sábado, 7 de março de 2015

DEPUTADO FEDERAL MOSES RODRIGUES É RECEBIDO POR MINISTRO DO ESPORTE

Nesta quinta-feira (05), o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) foi recebido pelo ministro do Esporte, George Hilton, em Brasília. Durante a reunião, o parlamentar dialogou sobre demandas para a área de esporte no Estado do Ceará e apresentou propostas apontadas por vereadores e lideranças do município de Sobral para o desenvolvimento local. 

Moses Rodrigues entregou os requerimentos e defendeu a necessidade de cada uma das solicitações feitas pelos representantes municipais. “Nossa conversa foi bastante cordial. O ministro ficou entusiasmado ao saber que destinamos quase R$ 1,7 milhão do recurso do orçamento impositivo para ações de infraestrutura esportiva. Defendi cada solicitação, uma a uma, e reforcei que os espaços a serem construídos ou reformados representam mais que áreas de lazer, são espaços de inclusão e socialização”, afirmou Moses Rodrigues.

Dentre os requerimentos apresentados ao ministro, o deputado destacou as solicitações para o município de Sobral. “A reforma Ginásio de Esporte solicitado pelo vereador Zezão será de grande importância para do distrito de Caracará. Os vereadores Cláudio Gil, Fransquinha do Torto e Gilmar Bastos também solicitaram a construção de ginásios de Esportes para as localidades de Aracatiaçu, Torto e Serrote do Piaba, respectivamente. Dois vereadores de situações partidárias distintas, Kaká Linhares e Fredim, se uniram em prol do distrito de Jaibaras e essa foi uma surpresa. Eles solicitaram um espaço comum para a população. Nós também recebemos solicitações de praças poliesportivas para o distrito de Boqueirão, através da liderança política representada pelo Dr. João Alberto Adeodato, e para o distrito de Taperuaba, na pessoa do Expedito Carneiro, liderança local”, destacou o parlamentar.

Ainda no Ministério dos Esportes, o deputado federal Moses Rodrigues entregou outro requerimento solicitando recursos para serem investidos em mais municípios do Estado. “O esporte aliado a uma educação de qualidade é um dos maiores instrumentos de inclusão social que existe. Está em nossas mãos poder transformar a realidade de milhares de jovens cearenses, por isso envolvi os representantes do povo nessa discussão, para que juntos encontremos novos caminhos de desenvolvimento”, afirmou o deputado federal.

Enviado pela Assessoria 

DEPUTADO FEDERAL ODORICO MONTEIRO PROMOVE PLENÁRIAS NAS REGIÕES LITORAL-LESTE/JAGUARIBE E MACIÇO DE BATURITÉ

Dando sequência aos encontros regionais iniciados semana passada, o parlamentar visitará as duas regiões neste fim de semana. As plenárias serão a base de conteúdo do planejamento estratégico do mandato. Os eventos de saábado e domingo reúnem apoiadores de 22 municípios

Após 25 anos de atuação no executivo, onde foi secretário de saúde das cidades de Icapui, Quixadá, Sobral e Fortaleza, o médico e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, decidiu lançar seu nome para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Foi sua primeira disputa eleitoral. No dia 5 de outubro de 2014, o petista natural de Arneiroz recebeu a gratificante votação de 121.640 votos. Destes, quase 13 mil votos espalhados nas regiões do Maciço e do Litoral-Leste/Jaguaribe.

No dia da sua vitória, em discurso, Odorico fez uma importante promessa. Tornaria seus quatro anos na Câmara marcados por um mandato popular. Antes de completar um mês do seu primeiro mandato, o novo Deputado Federal cearense já dá sua primeira mostra do que vem na sua atuação. O planejamento estratégico do mandato será construído democraticamente junto aos eleitores e lideranças de cada pedaço do Ceará.

O plano será precedido de 9 encontros regionais, em nove cidades, de diferentes regiões do Ceará. Pacoti receberá o segundo encontro neste sábado e receberá lideranças de 12 municípios. Limoeiro receberá a terceira plenária, que ocorrerá neste domingo, 8/3, onde se concentrarão eleitores e lideranças de 10 cidades da região Litoral Leste / Jaguaribe. Após os encontros regionais, que abrangem aproximadamente 100 cidades cearenses, haverá a grande plenária estadual, que dará os subsídios necessários para as indicações do planejamento final.

Serviço: 
Plenária Regional Litoral Leste-Jaguaribe
Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Limoeiro
Data: 8/3
Horário: 9h

Plenária Maciço de Baturité
Local: Anexo da Câmara de Vereadores de Pacoti
Data: 7/3
Horário: 9h

Enviado pela Assessoria de Comunicação

MERUOCA REGISTRA CHUVA DE 180.0 MILÍMETROS. VEJA O ÚLTIMO BOLETIM PLUVIOMETRICO DA FUNCEME

Foto: Site da Prefeitura de Meruoca
Ao todo no período de 7:00 de 06/3/2015 às 7:00 de 07/3/2015, a Funceme registrou chuvas em 43 pontos distribuídos em 38 municípios do Estado do Ceará. 

As maiores precipitações ocorreram em Meruoca (Posto: Meruoca): 180.0 mm, Granja (Posto: Pessoa Anta): 60.0 mm e Umirim (Posto: Umirim): 58.0 milímetros. Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Meruoca Meruoca 180.0
Pessoa Anta Granja 60.0
Morrinhos Morrinhos 24.0
Acarau Acaraú 18.4
Lagoa Do Carneiro Acaraú 10.2
Panacui Marco 9.1

IBIAPABA

Local/posto Município
Sitio Vambira Viçosa do Ceará 10.2
Graca Graça 8.6
Ipueiras Ipueiras 4.0
Reriutaba Reriutaba 3.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Meruoca (Posto: Meruoca) : 180.0 mm
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 60.0 mm
Umirim (Posto: Umirim) : 58.0 mm
Mucambo (Posto: Mucambo) : 28.0 mm
Araripe (Posto: Brejinho) : 27.8 mm
Iracema (Posto: Ema) : 27.0 mm
Morrinhos (Posto: Morrinhos) : 24.0 mm
Itapipoca (Posto: Itapipoca) : 23.2 mm
Caririaçu (Posto: Caririacu) : 22.0 mm
Orós (Posto: Palestina) : 21.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:55 de 7/3/2015

(CHUVAS EM ALCÂNTARAS) APÓS DERRUBAR MUROS, PARTE DA CRECHE MARIA RAULINO, ESTÁ SERIAMENTE AMEAÇADA

O muro que separa o terreno da Creche Maria Raulino e a Escola Estadual Francisco de Almeida Monte em Alcântaras caiu e agora ameaça a própria creche.

O problema teve início deste o sábado da última semana com as intensas chuvas que caíram no município, e podem também estar relacionadas com a construção de uma Quadra de Esportes na Escola Estadual Francisco de Almeida monte.

Ontem (06/03), com a chuva e fortes ventos, o prolema se agravou a agora já ameaça diretamente a escola que teve as aulas suspensas em duas salas da aula. Detalhe: A quadra em construção na Escola pertence ao Estado, já a creche em perigo pertence ao município. Veja algumas imagens de sexta-feira: 

DEVIDO O APAGÃO OCORRIDO EM FORTALEZA E REGIÃO NORTE DO CEARÁ, FUNCEME NÃO DIVULGA O BALANÇO DAS CHUVAS

Devido ao apagão que aconteceu na manhã de hoje dia 07 de março, a Funceme não divulgou o balanço das últimas chuvas registradas no estado do ceará

No entanto, divulgamos aqui que em Alcântaras, choveu 12.0 milímetros segundo o nosso pluviômetro, isso no período de 7:00 de 6/3/2015 às 7:00 de 7/3/2015. Más, até às : 13:15 de 7/3/2015, nada de algum registro de chuvas da Funceme.

Atualizado às 18:17. Na verdade a falha foi no nossa,  a "Funceme Registou sim" as ultimas chuvas do dia no estado do Ceará. Na verdade até o momento não divulgou foi a chuva de Alcântaras.

APAGÃO EM ALCÂNTARAS GERA PROBLEMAS NO COMÉRCIO

Assim que aconteceu o apagão elétrico na manhã deste sábado 07 de março, logo se teve conhecimento que o problema era geral e não só em Alcântaras.

Sobral, Meruoca, Coreaú e várias cidades de região estava sem energia elétrica. Em Alcântaras, o problema afetou principalmente o comércio local, onde os mercadinhos e demais lojas tiveram alguns transtornos quanto o atendimento a clientes, pois a maioria tem o sistema tanto de estoque, quanto de vendas informatizado.

Muitos comerciantes tiveram que improvisar a tradicional balança manual a invés da digital elétrica, e também as antigas anotações.

O energia elétrica em Alcântaras já foi restabelecida.

REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (RMF) E CIDADES DA REGIÃO NORTE DO ESTADO SOFREM APAGÃO ELÉTRICO

Cruzamento entre avenidas Desembargador Gonzaga e Oliveira Paiva
Após a queda de energia que deixou a Capital, Região Metropolitana e a parte Norte do Estado sem luz, alguns bairros de Fortaleza estão tendo o fornecimento normalizado, segundo informara, via Facebook, alguns leitores do Diário do Nordeste.

Henrique Jorge, Genibáu, parte de Messejana, Presidente Kennedy, Granja Lisboa, Antônio Bezerra, Mucuripe, Jockey Clube, Jardim América, Passaré, Manuel Dias Branco, Parquelândia, Parque Dois Irmãos, Carlito Pamplona, Farias Brito, Guararapes, Papicu, Sapiranga e Bairro de Fátima já estão com energia.

Os semáforos, contudo, continuam apagados em boa parte da cidade, complicando o trânsito em diversas regiões. 

Falha em subestação

De acordo com a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a queda foi causada por uma falha na subestação Fortaleza II, de responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Informações do Jornal Diário do Nordeste

sexta-feira, 6 de março de 2015

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS REALIZOU SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AS MULHERES

Uma bela festa foi realizada em homenagem a todas as mulheres nesta noite de sexta-feira 06 de março.

Em comemoração ao "Dia Internacional de Mulher", a ser comemorado domingo próximo "dia 08", a Câmara Municipal de Alcântaras, por iniciativa da Vereadora Cleuvilândia Menezes, incluiu neste ano o que deverá ser seguido por todos os presidentes a partir do dia de hoje "UMA MERECIDA HOMENAGEM A TODAS AS MULHERES"! 

Em breve mais informações sobre essa histórica sessão solene!

CASOS DE DENGUE AUMENTAM 139% NO PAÍS


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou hoje (6) que, nos dois primeiros meses do ano, houve aumento de 139% nos casos notificados de dengue, em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro e fevereiro de 2015, foram 174,67 mil registros, contra 73,13 mil no primeiro bimestre de 2014.

Os números foram divulgados em um evento no qual estavam reunidos mais de 600 gerentes e diretores clínicos responsáveis pelas unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo.

Segundo o ministério, os números preliminares de mortes, casos graves, além da nova denominação dengue com sinais de alarme caíram 28% e somaram 555 casos. No ano passado, foram 771.

De janeiro para fevereiro, a redução foi 17,2% nos casos graves, caindo de 93, em 2014, para 77, em 2015. A queda nas mortes foi 37% (62, em 2014, para 39, nos dois primeiros meses de 2015).

O Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões aos estados e municípios para melhorar o combate aos mosquitos transmissores da dengue e da febre chikungunya. Deste total, R$ 121,8 milhões foram destinados às secretarias municipais de saúde e R$ 28,2 milhões, para as secretarias estaduais.

Aedes aegypt é mosquito transmissor da dengue da febre chikungunya. Foto: Arquivo Agência Brasil

Da Agência Brasil

AS CHUVAS NO ESTADO DO CEARÁ NO PERÍODO DE QUINTA-FEIRA (05) PARA SEXTA-FEIRA (06)

Ao todo no período de 7:00 de 05/3/2015 às 7:00 de 06/3/2015, a Funceme registrou chuvas em 168 pontos distribuídos em 117 municípios do Estado do Ceará. 

As maiores precipitações ocorreram em Amontada (Posto: Icaraí de Amontada) : 105.0 mm, Aurora (Posto: Ingazeira): 98.0 mm e Granjeiro (Posto: Granjeiro): 92.2 milímetros. Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Icaraí de Amontada Amontada 105.0
Uruoca Uruoca 38.0
Martinópole Martinópole 36.0
Panacui Marco 35.0
Granja Granja 30.0
Itarema Itarema 29.0
Carvoeiro Itarema 22.0
Amontada Amontada 20.5
Barroquinha Barroquinha 16.3
Paracuã Uruoca 12.8
Acaraú Acaraú 12.6
Pessoa Anta Granja 9.0
Chaval Chaval 6.0
Aranau Acaraú 5.3
Cruz Cruz 5.0
Meruoca Meruoca 5.0
Sinhá Sabóia Sobral 0.3

IBIAPABA

Local/posto Município
Forquilha Forquilha 30.0
Ac. Forquilha Forquilha 28.6
Ubauna Coreaú 26.6
Graça Graça 26.0
Groaíras Groaíras 17.8
Frecheirinha Frecheirinha 17.0
São Benedito São Benedito 16.6
Ipueiras Ipueiras 15.3
Cariré Cariré 12.0
Viçosa Do Ceara Viçosa Do Ceará 12.0
Ibiapina Ibiapina 11.0
Ac. Araras Varjota 8.6
Ipaporanga Ipaporanga 8.0
Matriz Ipueiras 6.3
Pacujá Pacujá 5.1
Nova Russas Nova Russas 4.0
Coreaú Coreaú 4.0
América Ipueiras 3.6
Guaraciaba do Norte Guaraciaba do Norte 2.0
Capim 1 Groaíras 2.0
Croata Croatá 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Amontada (Posto: Icaraí de Amontada) : 105.0 mm
Aurora (Posto: Ingazeira) : 98.0 mm
Granjeiro (Posto: Granjeiro) : 92.2 mm
Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 82.0 mm
Cariús (Posto: São Sebastião) : 78.0 mm
Assaré (Posto: Aratama) : 62.0 mm
Orós (Posto: Guassussê) : 61.0 mm
Solonópole (Posto: Solonópole) : 61.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 55.4 mm
Iguatu (Posto: Quixoa) : 50.2 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:55 de 6/3/2015

(REAJUSTES) SÓ 30 MUNICÍPIOS DO CE PAGAM PISO NACIONAL A PROFESSORES

O valor mínimo a ser pago é R$ 1.917,78. Mas, muitos gestores alegam dificuldades para cumprir.
  
Dois meses após o Governo Federal ter estabelecido o novo reajuste no salário dos professores públicos em 13,01% apenas 30 municípios do Ceará estão cumprindo a Lei do Piso Nacional do Magistério. Esse é o resultado do último levantamento feito pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) junto aos sindicatos de servidores filiados. Quixadá e Ibaretama, municípios do Sertão Central, se destacam por terem concedido percentuais acima do estabelecido, com 20% e 17% respectivamente.

Ainda de acordo com o levantamento da Fetamce, noutros dois municípios, Canindé e Ocara, foram beneficiados apenas os professores com formação de Nível Médio. Nas outras 28 cidades o índice de reposição salarial foi aplicado de forma linear, contemplando também os educadores graduados, mestres e doutores. Maracanaú teve crescimento dos salários de 10% para todos. Já em Quixeramobim, só se alcançou o reajuste de Nível Médio, que ficou em 8,02%.

Matéria completa no Diário do Nordeste

quinta-feira, 5 de março de 2015

CHOVEU EM 40 MUNICÍPIOS NAS ÚLTIMAS HORAS NO CEARÁ. A MAIOR PRECIPITAÇÃO OCORREU EM COREAÚ

Coreaú -próximo ao Terminal Rodoviário. Foto: Benedito Gilson
Ao todo no período de 7:00 de 04/3/2015 às 7:00 de 05/3/2015, a Funceme registrou chuvas em 49 pontos distribuídos em 40 municípios do Estado do Ceará. 

As maiores precipitações ocorreram em Coreaú (Posto: Coreaú) : 31.8 mm, Ipaporanga (Posto: Ipaporanga) : 31.0 mm e Moraújo (Posto: Moraújo) : 27.0 milímetros. Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Moraújo Moraújo 27.0
Barroquinha Barroquinha 26.2
Camocim Camocim 17.0
Camilos Meruoca 15.6
Martinópole Martinópole 12.5
Amontada Amontada 12.5
Alcântaras Alcântaras 11.0
Parazinho Granja 11.0
Prata Bela Cruz 10.0
Sobral Sobral 7.0
Ac. Sobral Sobral 6.4
Pessoa Anta Granja 5.0
Lagoa do Carneiro Acaraú 4.0
Sinhá Sabóia Sobral 3.0
Santana do Acaraú Santana Do Acaraú 2.4
Panacui Marco 1.3
Uruoca Uruoca 1.0
Miraíma Miraíma 1.0

IBIAPABA

Local/posto Município
Coreaú Coreaú 31.8
Ipaporanga Ipaporanga 31.0
Manhoso Viçosa Do Ceará 21.0
Picada Guaraciaba Do Norte 15.0
Ararendá Ararendá 5.0
Poranga Poranga 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Coreaú (Posto: Coreaú) : 31.8 mm
Ipaporanga (Posto: Ipaporanga) : 31.0 mm
Moraújo (Posto: Moraújo) : 27.0 mm
Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 26.2 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso) : 21.0 mm
Cascavel (Posto: Cascavel) : 18.0 mm
Camocim (Posto: Camocim) : 17.0 mm
Meruoca (Posto: Camilos) : 15.6 mm
Guaraciaba Do Norte (Posto: Picada) : 15.0 mm
Amontada (Posto: Amontada) : 12.5 m

Dados extraídos da Funceme às : 14:05 de 5/3/2015

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO DE ALCÂNTARAS CLEUVILÂNDIA MENEZES, ANUNCIA HOMENAGENS AS MULHERES PELO TRANSCURSO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Sessão da Câmara de Alcântaras no último dia 20/02
Os vereadores de Alcântaras estarão se reunindo nesta sexta-feira (06/03), no plenário Raimundo Nonato, para mais uma Sessão Ordinária e uma Solene, para homenagear as mulheres alcantarenses, pela passagem do Dia Internacional da Mulher que ocorrerá no domingo dia 08 de março.

Em conversa com a imprensa, a Presidente da Câmara de Alcântaras, Cleuvilândia Menezes PT, afirmou que está confirmada para o dia 06 de março, a Sessão Solene para marcar o Dia Internacional da Mulher que acontece no dia 08 de março, homenageando várias mulheres das mais diferentes profissões, escolhidas através de votação popular, realizada através de um blog do município. “Esperamos neste dia que a nossa Câmara esteja lotada, para que possamos homenagear essas mulheres guerreiras de nosso município”. Concluiu a Presidente.

Com informações blog Política em Evidência

ALCANTARENSE TININHO MARCA MAIS UM GOL, E AJUDA O GUARANY NA PERMANÊNCIA DA ELITE DO FUTEBOL CEARENSE

Foto: Site Oficial do Guarany
Na vitória de ontem do Guarany de Sobral contra o Horizonte fora de casa, Tininho marcou mais um gol, o time de Sobral lidera o grupo da morte que define os dois rebaixados.

Além de ser um jogador importante no esquema tático do Guarany, o meia Tininho marcou o seu terceiro gol nos últimos três jogos. Ontem 04/03 marcou o último da virada contra o Horizonte 4 X 3. Antes marcou na vitória contra o Itapipoca 3 x 2, e no empate diante do São Benedito 1 x 1.

O Grarany de Sobral que ficou de fora da disputa do Cearense apenas por saldo de gols, agora lidera o grupo da morte que define dois times rebaixados e dois na série A do próximo ano. Confira a classificação:

Guarany, 7 pontos, 3 jogos, 1 empate, 2 vitórias.

Itapipoca, 4 pontos, 3 jogos, 1 vitória, 1 derrota, 1 empate.

Horizonte, 3 pontos, 3 jogos, 2 derrotas, 1 vitória.

São Benedito, 2 pontos, 3 jogos, 2 empate, 1 derrota.

quarta-feira, 4 de março de 2015

(ENERGIA ELÉTRICA) 5 MILHÕES DE FAMÍLIAS DEVEM PERDER BENEFÍCIO DA TARIFA SOCIAL

Como neste ano o Tesouro não fará aportes na conta, a diferença será paga via tarifas. Número representa 38% de um total de 13,1 milhões de famílias participantes do programa.
  
O Governo Federal decidiu excluir 5 milhões de famílias do programa Tarifa Social de energia até o final deste ano. De acordo com publicação do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (4), a medida é para tentar conter a inflação e controlar os gastos do setor elétrico em 2015.

O número representa 38% de um total de 13,1 milhões de famílias beneficiadas com descontos na tarifa de energia. Para ter acesso ao programa é necessário estar abaixo de um determinado nível de renda e de consumo.

O corte será responsável por uma redução de cerca de R$ 600 milhões no custo do programa neste ano, que é repassado às tarifas de todos os consumidores.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os casos não se enquadravam nas regras do programa, sejam eles por erro de cadastro ou por mudanças no perfil econômico ou de consumo das famílias beneficiadas.

Fonte: Diário do Nordeste Online

FUNCEME REGISTOU CHUVAS EM APENAS 18 MUNICÍPIOS NA ÚLTIMAS HORAS

Ao todo no período de 7:00 de 03/3/2015 às 7:00 de 04/3/2015, a Funceme registrou chuvas em 18 pontos distribuídos em 16 municípios do Estado do Ceará. As maior precipitação ocorreu em Quixeramobim (Posto: São Miguel): apenas 13.0 milímetros. Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Campanário Uruoca 6.0
Camocim  Camocim 2.0
Sinhá Sabóia Sobral 0.3

IBIAPABA

Local/posto Município
Manhoso Viçosa do Ceará 9.0
Mucambo Mucambo 2.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Quixeramobim (Posto: São Miguel) : 13.0 mm
Trairi (Posto: Trairi) : 10.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso) : 9.0 mm
Itapagé (Posto: Itapajé) : 8.5 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Pecém) : 8.2 mm
Uruoca (Posto: Campanário) : 6.0 mm
Itapagé (Posto: Santa Cruz) : 5.4 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 5.0 mm
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 4.0 mm
Maranguape (Posto: Maranguape) : 3.8 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:40 de 4/3/2015

(FASE DE VOTAÇÃO) HOJE É O ÚLTIMO DIA DE ESCOLHAS DA "COMENDA MULHER MULHER!"


Comenda mulher mulher! Segue até a meia noite de hoje. A promoção é da Câmara Municipal de Alcântaras.

Internautas tem até as 23:59 de hoje para votar na candidata preferida ao título de homenagem promovido pela Câmara Municipal de Alcântaras. A Comenda Mulher Mulher que vai agraciar dez nomes de mulheres alcantarenses próxima sexta-feira,06, durante uma sessão solene no parlamento municipal, é uma iniciativa da Presidente da Casa, Cleuvilândia Menezes (foto). 

Nesta segunda fase da pesquisa, trinta nomes concorrem a titulação que está organizada em dez categorias. Para participar os interessados devem CLICAR AQUI e escolher entre os os nomes sugeridos, validando a votação no final quando solicitado um endereço de e-mail válido. 

A votação com e-mail falso ou inexistente são automaticamente desconsiderada pela plataforma google docs.

As escolhas da comenta estão a cargo (organizado) através do Blog Portal Jovem

Com Post.Francisco Freire 

DEPUTADO MOSES RODRIGUES SE REÚNE COM EXECUTIVA NACIONAL DO PPS

Nesta terça-feira, 03, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) participou de uma reunião com a Executiva Nacional do PPS, em Brasília, para analisar as circunstâncias da crise política e econômica do país.

“Esse é um momento de ampliar o diálogo político. O país está diante de uma crise anunciada. Queremos, através de vias legislativas, encontrar alternativas de enfrentamento e assim, apontar saídas para esse momento crítico”, afirmou Moses Rodrigues.

No encontro, ainda foram discutidos temas centrais, como o aumento do custo de vida dos brasileiros, observado através dos reajustes nas tarifas de energia e de combustíveis; a ameaça de desemprego; a eclosão de greves em diversos setores; manifestações. Na pauta, o presidente nacional da sigla, Roberto Freire, ainda fez analogia a gestões passadas e as comparou a atual conjuntura. 

LANÇAMENTO DO LIVRO “HISTÓRIA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO CEARÁ”

Grato pelo convite!
Nessa quinta-feira, 5, às 19 horas, será relançado na Casa da Cultura de Sobral, o livro “História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – Dos seus primórdios aos dias atuais”, de autoria do Subtenente Bombeiro Militar José Luciano Viana do Nascimento, abordando a trajetória da secular corporação em nosso Estado.  A obra foi lançada, no mês de dezembro de 2014, em fortaleza.

Abordando fatos históricos ocorridos no período de 1840 a 2013, o autor relata que “no Brasil, o primeiro Corpo de Bombeiros foi organizado no Rio de Janeiro, em 1856, passando a ter organização militar somente em 1880”, portanto, há 135 anos.

Ao longo de seus 90 anos de existência no Ceará, quando foi criado o Pelotão de Bombeiros de Fortaleza a 8 de agosto de 1925, a instituição foi testemunha e combatente de inúmeras tragédias acontecidas no estado.

Na cidade de Sobral, a unidade de bombeiro militar foi fundada em 4 de abril de 1973 tendo iniciado suas atividades somente alguns dias depois da chegada do efetivo na cidade, composto de 12 homens transferidos de Fortaleza. Hoje o Município sedia a 1ª Seção de Bombeiros do 3º Grupamento de Bombeiros, responsável pela prevenção de incêndios, pânicos e outros sinistros na Região Norte e Sertão dos Inhamuns.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA ANUNCIA AUTORIZAÇÃO PARA ABERTURA DE CURSOS DE MEDICINA NO CEARÁ

Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (03/03), o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), anunciou a autorização dada pelo Ministério da Educação para a abertura de cursos de Medicina em cinco municípios do Ceará.

“O MEC e o nosso ministro da Educação, Cid Gomes, aprovaram a autorização para a abertura de cursos de Medicina nos municípios de Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas. É uma grande conquista para o nosso ensino superior”, avaliou Zezinho Albuquerque, parabenizando os municípios contemplados.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) disse que a medida é uma evolução para o ensino do Estado, mas lamentou a ausência do município do Crato entre as cidades beneficiadas. “Para liberação de um curso desse nível deve haver exigências e acredito que o prefeito do Crato não tenha preparado a documentação em tempo hábil”, comentou.

A deputada Mirian Sobreira (Pros) comemorou o fato de Iguatu ter sido agraciado com a aprovação. A parlamantar também avaliou que há tempo para o município do Crato se preparar para receber, posteriormente, o curso de Medicina. Já o deputado Professor Teodoro (PSD) recordou o quanto era difícil no passado trazer o curso de Medicina para o Ceará.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que havia antes participado do programa Narcélio Limaverde da FM Assembleia (96,7MHz), estava presente no Plenário. Durante o anúncio da vinda dos cursos, ele também demonstrou contentamento com a notícia.

Da Assessoria de Imprensa - AL/CE

terça-feira, 3 de março de 2015

PELA SEGUNDA VEZ DESDE SÁBADO, ALCÂNTARAS ENTRE AS MAIORES CHUVAS DO ESTADO. CONFIRA OS ÚLTIMOS NÚMEROS DA FUNCEME

Região de Coreaú e Moraújo vista do Talhado em Ventura Alcântaras
Ao todo no período de 7:00 de 02/3/2015 às 7:00 de 03/3/2015, a Funceme registrou chuvas em 185 pontos distribuídos em 130 municípios do Estado do Ceará. As maiores precipitações ocorreram em Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 115.0 mm, Moraújo (Posto: Moraújo) : 62.0 mm e Senador Sá (Posto: Salão) : 61.0 milímetros. 

Com 53.0 milímetros no único posto de coleta da Funceme nu município, mais uma vez o município de Alcântaras ficou novamente entre as 10 maiores precipitações do estado. Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Moraújo Moraújo 62.0
Salão Senador Sá 61.0
Acaraú Acaraú 57.6
Alcântaras Alcântaras 53.0
Icaraí De Amontada Amontada 53.0
Senador Sá Senador Sá 49.2
Itarema Itarema 43.0
Camilos Meruoca 37.4
Cruz Cruz 30.0
Parazinho Granja 29.0
Barroquinha Barroquinha 28.3
Pessoa Anta Granja 27.0
Aranau Acaraú 26.3
Martinópole Martinópole 25.0
Amontada Amontada 23.0
Bela Cruz Bela Cruz 21.0
Morrinhos Morrinhos 21.0
Carvoeiro Itarema 21.0
Santa Cruz Amontada 20.8
Prata Bela Cruz 18.6
Santana do Acaraú Santana Do Acaraú 18.6
Jericoacoara Jijoca de Jericoacoara 18.0
Paracuã Uruoca 17.4
Ac. Sobral Sobral 16.6
Miraíma Miraíma 16.0
Campanário Uruoca 14.0
Chaval Chaval 13.0
Lagoa Do Carneiro Acaraú 11.1
Massapê Massapê 10.8
Sinhá Sabóia Sobral 9.8
Camocim Camocim 9.0
Sambaíba Granja 8.6

IBIAPABA

Local/posto Município
Ibiapina Ibiapina 115.0
São Benedito São Benedito 49.2
Manhoso Viçosa Do Ceará 45.0
Ubajara Ubajara 38.2
Tianguá Tianguá 37.4
Ubauna Coreaú 32.0
Graça Graça 31.0
Viçosa Do Ceara Viçosa Do Ceará 27.0
Mucambo Mucambo 25.0
Nova Betânia Nova Russas 24.0
Reriutaba Reriutaba 24.0
Frecheirinha Frecheirinha 21.0
Pacujá Pacujá 17.1
Pires Ferreira Pires Ferreira 16.2
Sitio Vambira Viçosa Do Ceará 14.2
Picada Guaraciaba Do Norte 12.0
Nova Russas Nova Russas 11.8
Ipueiras Ipueiras 11.0
Ipu Ipu 10.9
Guaraciaba Do Norte Guaraciaba Do Norte 10.2
Hidrolândia Hidrolândia 10.0
Croata Croatá 10.0
Matriz Ipueiras 8.0
Ararendá Ararendá 8.0
Ipaporanga Ipaporanga 7.0
Pindoguaba Tianguá 6.0
Santa Tereza Croatá 4.3
Carnaubal Carnaubal 4.0
Ac. Araras Varjota 3.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 115.0 mm
Moraújo (Posto: Moraújo) : 62.0 mm
Senador Sá (Posto: Salão) : 61.0 mm
Acaraú (Posto: Acaraú) : 57.6 mm
Amontada (Posto: Icaraí De Amontada) : 53.0 mm
Alcântaras (Posto: Alcântaras) : 53.0 mm
Senador Sá (Posto: Senador Sá) : 49.2 mm
São Benedito (Posto: São Benedito) : 49.2 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso) : 45.0 mm
Itarema (Posto: Itarema) : 43.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 12:05 de 3/3/2015

(JANEIRO E FEVEREIRO) CHUVAS FICARAM ABAIXO DA MÉDIA

Açude Várzea da Volta em Moraújo, acumulando água. Imagem VN do dia 01 de março
O total de chuvas somado ao prognóstico da Funceme é fonte de preocupação para produtores e gestores.
  
O mês de fevereiro recém-terminado voltou a registrar índices pluviométricos negativos em comparação com a média para o período, que é de 127.1 milímetros (mm). Choveu 106.8 mm, verificando um desvio negativo de 15.9 mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que prevê para a quadra chuvosa de 2015, 50% de probabilidade de ocorrência de uma nova estiagem, totalizando um ciclo de quatro anos seguidos de seca.

Fevereiro é o primeiro mês da quadra chuvosa no Estado (fevereiro a maio). O olhar do sertanejo e das autoridades está voltado para março, que se inicia. Este mês traz uma esperança mística, a celebração do padroeiro do Ceará, São José. Comemorado no próximo dia 19, acredita-se que, se chover nessa data, o inverno está assegurado no sertão. É um mito. Não há correlação científica, mas, apenas coincidência com a passagem do equinócio de outono no hemisfério Sul.

As chuvas registradas em média em fevereiro último, 106.8 mm, depois de três anos seguidos de seca, foram as mais intensas para o período desde 2013. Já com o mês de janeiro passado ocorreu o inverso. A Funceme registrou apenas 28.8 mm, bem abaixo do que foi observado nos últimos quatro anos.

Matéria completa no Jornal Diário do Nordeste 

EMENDAS DO DEPUTADO MOSES RODRIGUES APROVADAS NA CÂMARA SÃO ELOGIADAS POR ESPECIALISTA

(Imagem: internet)
As emendas do deputado federal Moses Rodrigues, aprovadas na semana passada, na Câmara Federal, repercutem positivamente no Estado do Ceará. Nesta semana, os textos inseridos ao Projeto de Lei nº 2447/2007, que institui a Política Nacional de Combate a Desertificação e diminuição dos efeitos da Seca, foram avaliados pelo professor de Geografia Fernando Collet Ibiapina.

Na avaliação, o especialista afirma que as emendas “representam o início de um novo olhar por parte do legítimo representante do Poder Legislativo Federal, para o crescimento socioeconômico de seu povo do semiárido”. Os textos aprovados pela Câmara Federal preveem a perfuração de poços profundos para a extração de água e a criação de centros de pesquisas de enfrentamento à seca.

Avaliação completa

O processo de desertificação do território cearense abrange um total de 57 % do Estado, com destaque aos núcleos de Irauçuba, Inhamuns e Jaguaribe. As emendas apresentadas pelo deputado federal Moses Rodrigues vão ao encontro dos anseios da sofrida população sertaneja, já tão castigada pelas adversidades climáticas de sua região.

A criação de centros de pesquisas e o uso de novas tecnologias, bem como a conscientização e o manejo de práticas sustentáveis propostas pelo Dep. Moses representam o início de um novo olhar por parte do legítimo representante do Poder Legislativo Federal, para o crescimento socioeconômico de seu povo do semiárido. Parabéns, Deputado Moses Rodrigues!

Fernando Collet Ibiapina
Professor

segunda-feira, 2 de março de 2015

SEGUNDA-FEIRA DE MUITA CHUVA EM ALCÂNTARAS, A MAIOR PRECIPITAÇÃO DE 2015 NO MUNICÍPIO

Mais de 55.0 mm em nosso pluviômetro
Já se aproximando das 00:00 horas de terça-feira e os alcantarenses amanhecerão com a maior chuva do ano ocorrido no município.

Aproximadamente 55.00 milímetros até o momento. Diferentemente do último sábado (28/02), quando o município recebeu uma enxurrada em poucos minutos, a chuva desta segunda-feira (02/03) foi dividida em dois momentos mais fortes, a tarde e a noite

Lembrando que a Funceme só divulga o balanço das últimas horas a partir das 7:30 de cada dia. No município é divulgado a medição de apenas um posto de coleta e que fica localizado na sede.

PRÓXIMO SÁBADO (07), ASSEMBLEIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS - SINDICAN

A partir das 14:30hs no Kátia Club de Alcântaras.

EDITAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS-CE – SINDICAN, inscrito no CNPJ Nº 08.216.001/0001-80, com sede na rua Roberto Ximenes, s/n, Centro, CEP: 62.120-000, Alcântaras-Ce, Por seu presidente, convoca toda a categoria dos servidores públicos do município de Alcântaras com base territorial no município de Alcântaras no estado do Ceará, para participarem de Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no Kátia Club de Alcântaras, situado a rua Antunino Cunha, s/n, centro, Alcântaras, Ceará no dia 07 de Março de 2015 (SÁBADO) as 14:30hs em primeira convocação e as 15:00hs em segunda convocação com qualquer número de participantes para discutir e deliberar sobre a seguinte pauta: 1ª Campanha salarial 2015; 2ª Desfiliação do SINDICAN da FETAMCE, (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará)

Alcântaras, Ceará, 20 de Fevereiro de 2015

136 MUNICÍPIOS DO CEARÁ REGISTRARAM CHUVAS DE SEGUNDA-FEIRA (01) PARA TERÇA-FEIRA (02) SEGUNDO A FUNCEME

Ao todo no período de 7:00 de 01/3/2015 às 7:00 de 02/3/2015, a Funceme registrou chuvas em 222 pontos distribuídos em 136 municípios do Estado do Ceará. As maiores precipitações ocorreram em Aurora (Posto: Sitio Tipi) : 102.0 mm, Barro (Posto: Monte Alegre) : 78.6 mm e Iguatu (Posto: Riacho Vermelho) : 78.0 milímetros. 

Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Barroquinha Barroquinha 48.1
Cruz Cruz 41.0
Carvoeiro Itarema 41.0
Prata Bela Cruz 40.0
Lagoa Do Carneiro Acaraú 27.3
Bela Cruz Bela Cruz 27.0
Acaraú Acaraú 21.6
Jericoacoara Jijoca de Jericoacoara 18.0
Aranau Acaraú 15.2
Chaval Chaval 10.0
Pessoa Anta Granja 10.0
Martinópole Martinópole 9.0
Granja Granja 8.6
Ac. Sobral Sobral 6.8
Camocim Camocim 6.0
Miraíma Miraíma 4.9
Sambaíba Granja 4.4
Panacui Marco 4.0
Sinhá Sabóia Sobral 3.7

Em Alcântaras, choveu 1.0 milímetro (não divulgado pela Funceme)

IBIAPABA

Local/posto Município
Capim 1 Groaíras 62.0
Ipueiras Ipueiras 44.0
Nova Betânia Nova Russas 42.0
América Ipueiras 32.8
Groaíras Groaíras 27.5
Conceição Hidrolândia 27.0
Ibiapina Ibiapina 25.0
Ipaporanga Ipaporanga 25.0
Matriz Ipueiras 12.0
Viçosa Do Ceara Viçosa Do Ceará 12.0
Manhoso Viçosa Do Ceará 12.0
Frecheirinha Frecheirinha 10.0
Tianguá Tianguá 9.8
Nova Russas Nova Russas 9.5
Ubajara Ubajara 9.4
Croata Croatá 8.2
Mucambo Mucambo 7.0
Poranga Poranga 5.0
Ubauna Coreaú 5.0
Picada Guaraciaba Do Norte 2.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Aurora (Posto: Sitio Tipi) : 102.0 mm
Barro (Posto: Monte Alegre) : 78.6 mm
Iguatu (Posto: Riacho Vermelho) : 78.0 mm
Paracuru (Posto: Paracuru) : 75.0 mm
Campos Sales (Posto: Barão de Aquiraz) : 75.0 mm
Barro (Posto: Cuncas) : 75.0 mm
Ipaumirim (Posto: Ipaumirim) : 74.0 mm
Orós (Posto: Palestina) : 72.4 mm
Barro (Posto: Engenho Velho) : 70.0 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Mangabeira) : 70.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:55 de 2/3/2015

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores