sábado, 12 de novembro de 2016

MEIO AMBIENTE: QUEIMADAS AMEAÇAM À FAUNA E FLORA DA SERRA DA MERUOCA

Um verdadeira devastação com queimadas no qual geram  destruição da fauna e flora na Serra da Meruoca. Apesar que a mesma é protegida pela APA (Área de Preservação Ambiental), vem preocupando a população da referida serra.  

São focos vistos por populares  que trafegam e moradores que vivem na serra, principalmente quem mora no distrito de Palestina e adjacências. Outro fator preocupante são arvores gigantes as margens da CE-440  que estão com suas raízes comprometidas com as queimada, principalmente com aproximação do inverno.

Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR REAFIRMA O SEU DESEJO DE DISPUTAR A PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

Deputado camocinense Sérgio Aguiar
Sentindo que esta é a sua grande oportunidade de chegar a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual, Sérgio Aguiar (PDT), vem costurando acordos políticos com vários deputados dos mais diferentes partidos para conseguir o seu intento, reafirmando a sua condição de candidato.  

Sérgio que por duas vezes retirou sua candidatura em nome do consenso, não esconde de ninguém que agora não abrirá mão de chegar a comandar a Assembleia Legislativa do Ceará.

Em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia, Sérgio Aguiar destacou que o deputado Murilo Aguiar, avô dele, integrou o Parlamento por cinco mandatos, foi prefeito do município de Camocim e morreu durante a disputa da Presidência da Mesa Diretora, em 1985. “Murilo Aguiar foi um líder político combatente, que dedicou a vida à defesa dos mais carentes”, disse.

Segundo o parlamentar, Murilo Aguiar legou ações edificantes que fizeram com que a família Aguiar mantivesse a vocação política e acelerasse o progresso de Camocim, sua terra natal. “Não é a toa que Camocim hoje está entre as 50 cidades pequenas do Brasil que apresentam melhor desenvolvimento econômico”, apontou.

Blog Política em Evidência (Marcelo Marques)

VESTIBULAR 2017.1 DA UECE COMEÇA NESTE DOMINGO (13)

Com 26.053 candidatos inscritos, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza neste domingo (13), das 9h às 13h, a 1ª Fase do Vestibular de 2017.1, com uma Prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha, compreendendo Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia.

Os 26.053 candidatos disputam 1.583 vagas, das quais 711 são para os cursos da Capital e 872 vagas para as unidades da Uece, no Interior do Estado, localizadas nos municípios de Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Tauá.

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), professor Fábio Perdigão, recomenda aos candidatos, que cheguem ao seu local de prova, com uma hora de antecedência, isto é, às 8h. Fábio Perdigão informa ainda, quanto ao celular, é melhor não trazê-lo, pois o mesmo poderá eliminá-lo do certame.

A 2ª Fase do certame acontecerá nos dias 04 e 05 de dezembro (domingo e segunda-feira respectivamente), com a realização de quatro Provas: uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.

O Cartão de Informação do candidato, com os endereços e locais de prova está disponível no site www.uece.br/cev O primeiro Vestibular de 2017 será realizado nas sedes da Uece, no Campus Itaperi, situado na Avenida Silas Munguba, 1.700, e no Centro de Humanidades (CH), localizado na Avenida Luciano Carneiro, 345, e nas unidades dos municípios já citados acima e em vários Colégios da Rede Pública e Particular de Fortaleza.

Concorrência

A concorrência tem como média geral 16,46 candidatos para cada vaga. No ranking dos cursos mais procurados, o campeão é o curso de Medicina, com 171,52 candidatos para cada vaga das 30 ofertadas, com 5.146 candidatos inscritos. O curso de Nutrição vem em segundo lugar, com 109,93 candidatos para cada vaga. Já o curso de Enfermagem é o terceiro mais concorrido, com 83,20 para cada vaga das 20 ofertadas, o quarto mais concorrido é o curso de Medicina Veterinária, com 1.110 inscritos, para 74,00 candidatos por vaga. O curso de Psicologia vem em quinto lugar, com 2.149 inscritos, para 58,08 candidatos, das 37 vagas ofertadas.

Mais informações podem ser obtidas na sede da CEV, no Campus do Itaperi, situada na Av. Dr. Silas Munguba, 1700, no endereço eletrônico www.uece.br/cev ou pelos telefones 3101.9710 ou 3101.9711.

Assessora de Imprensa da Uece (Fátima Serpa)

CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) TERÁ INICIO ATÉ MARÇO DE 2017

Representantes presentes na reunião em Alcântaras - (Foto: SEDAMA)
Alcântaras está entre os 18 municípios 'contemplados 'pela SEMACE

Agricultores e proprietários de terra de mais de cem municípios do Ceará terão até março do ano que vem o serviço de georreferenciamento de terra realizados. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) que tem prazo final de implantação no Estado até dezembro de 2017 será feito de forma gratuita para posseiros, donos de terra, meeiros e proprietários de imóvel rural com até 4 módulos fiscais.

O município de Alcântaras que está entre os dezoito municípios da região norte beneficiados terá supervisão do processo feito pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). Para isso e, visando orientar instituições representativas, ONGs, Secretaria de Agricultura e a Ematerce, uma reunião ocorreu na pequena cidade serrana na manhã da última quinta-feira,10.

De acordo com o supervisor Cleverton Albuquerque, a previsão é que os trabalhos sejam iniciados até o segundo trimestre do ano que vem."Nossa previsão é que até fevereiro/março seja iniciado as ações em nossa região. inclusive aqui em Alcântaras onde muitos agricultores serão beneficiados com essa ação desenvolvida em 109 municípios do Estado de acordo com o contato com o BNDES", frisou o zootecnista.

Em todo o Ceará até maio de 2016 apenas 0,70% das áreas rurais tinham sido cadastradas e no país apenas o Distrito Federal tinha na época mais de 98% das unidades informadas ao SISCAR.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

GRENDENE ABRE VAGA DE LÍDER TÉCNICO DE PRODUÇÃO

Traga as suas experiências, o seu conhecimento e as suas ideias para fazer parte do nosso universo! Se você tem vivência em gestão de equipe, disponibilidade para residir em Sobral (CE) e tem curso superior concluído ou em andamento, participe do nosso processo seletivo para Líder Técnico de Produção. Para informações adicionais, acesse goo.gl/9bOvcE

Inscrições até o dia 11 de novembro. Clicando AQUI.

Herbert Rocha

AMÉRICA LATINA REAGE À ELEIÇÃO DE DONALD TRUMP PARA A PRESIDÊNCIA DOS EUA

Foto: Divulgação Internet
Antes mesmo de saber os resultados das eleições presidenciais norte-americanas, o governo mexicano reagiu na madrugada (9) de hoje a uma eventual vitória do candidato republicano Donald Trump, que provocou queda no valor do peso. As autoridades da área econômica convocaram uma entrevista para esta quarta-feira, com o objetivo de acalmar os mercados.

Quando a contagem de votos terminou, o jornal El Universal anunciou: “Trump ganha a presidência dos EUA; o peso (mexicano) em queda livre”. Os mercados reagiram às declarações de Trump que, durante a campanha, propôs acabar com o Nafta – o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio com o Canadá e o México, em vigor desde 1994.

O acordo, que reduz barreiras alfandegárias, levou ao fechamento de fábricas nos Estados Unidos. As empresas reduziram seus custos, mudando-se para o território mexicano, onde a mão de obra é mais barata. Montavam eletrodomésticos e automóveis, com componentes importados, e exportavam o produto acabado ao mercado norte-americano e terceiros mercados.

Trump sugeriu cobrar um imposto de 35% sobre as importações mexicanas, o que teria sério impacto no país vizinho, além de construir um muro na fronteira, para impedir a entrada de imigrantes ilegais.

Na Bolívia, o presidente Evo Morales reagiu pelo Twitter. Ele disse que nos Estados Unidos “valem mais as armas que os votos” e elogiou as revoluções populares da Venezuela, do Equador e da Nicarágua. O jornal Granma, de Cuba, tinha na capa a notícia de segunda-feira: a eleição do ex-guerrilheiro Daniel Ortega, para um terceiro mandato consecutivo na Nicarágua. O presidente Obama tinha iniciado um processo de reaproximação com o governo comunista cubano, depois de mais de meio século de guerra fria.

Na Argentina, o jornal La Nacion lembra que o país teve uma relação de altos e baixos com os Estados Unidos: na década de 90, foram mais que próximas. Nos últimos 12 anos, foram distantes. Em março, os argentinos inauguraram uma nova etapa quando o presidente Barack Obama visitou o país para se encontrar com Maurício Macri, que acabava de assumir o poder há três meses. A maioria dos analistas ouvidos considera incerto o futuro com Trump.

Na América Latina, como nos Estados Unidos, as manchetes dos jornais online noticiaram a vitória de Trump como algo inesperado e surpreendente, cujos desdobramentos são ainda imprevisíveis.

No Chile será realizado nesta quinta-feira (10) um seminário sobre os “Novos Desafios da América Latina”, com a participação dos presidentes do Banco Central da Argentina, Federico Sturzenegger, e do Brasil, Ilan Goldfajn, além do ministro da Fazenda chileno, Rodrigo Valdes, e o diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional, Alejandro Werner. O impacto da vitória de Trump – no comércio internacional – provavelmente 

Da Agência Brasil

VITÓRIA DE DONALD TRUMP SURPREENDE O MUNDO

Donald Trump (Foto: New York Post)
A vitória de Donald Trump a presidência do Estados Unidos nesta manhã de quarta-feira 09 de novembro de 2016, surpreendeu o mundo.

Contrariando todo o planeta, o bilionário Trump do partido republicano venceu Hillary Clinton candidata do partido democrata e que desde o início da campanha era a grande favorita a ser a próxima presidente dos Estados Unidos.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

ALCÂNTARAS: CRESCIMENTO DA CIDADE CHAMA ATENÇÃO DE VISITANTES

Centro urbano cresceu muito nos últimos 19 anos diz turista.

O desenvolvimento de Alcântaras e a consequente expansão de seu perímetro urbano tem chamado a atenção de  filhos da terra que há anos não visitavam o município. Com dezenas de obras ligadas a infraestrutura, a cidade que ganhou novas praças, ruas e avenidas nos últimos anos tem mais de 80% da sede pavimentada com manta asfáltica e totalmente iluminada. 

Com um comércio pulsante e atualizado com as últimas tendências do mercado, além de novas lojas a cidade também teve ampliado sua frota de veículos e a oferta de serviços afins como postos de combustíveis, casas de peças e oficinas. Tantas melhorias associadas ao bom trabalho desenvolvido ao longo dos últimos vinte anos pelo poder publico tem agradado turistas que elogiam o crescimento da cidade, que na essência ainda continua pacata e hospitaleira.

Centro de Alcântaras - CE
"Estive aqui pela última vez em outubro de 97, durante os Festejos da Padroeira e lembro que o centro era pequeninho e ainda no calçamento. Hoje a cidade parece estar maior, mais iluminada, cheia de praças e outras opções como os mercadinhos. Pelo pouco que vi, percebo que a cidade se desenvolveu muito nos últimos dezenove anos e continua sempre bem cuidada e com povo acolhedor", salientou Sr. Antônio, que hoje mora no Pará.

Apesar dos avanços, ate o ano de 2010, Alcântaras situava na 174ª posição no ranking do indice de desenvolvimento municipal entre as cidades do Ceará, porém estava na frente de 28% das demais cidades no quesito IDH. Para o secretário de obras, as pequenas melhorias desenvolvidas nos últimos anos refletem na melhor programação para se realizar obras públicas que envolvem a mobilidade urbana, crescimento sustentável e possibilitam melhor qualidade de vida aos turistas e visitantes.

"Nos últimos cinco anos, buscamos catalogar todas nossas potencialidade com o intuito de guiar as ações do poder publico no que se refere ao desenvolvimento urbano. Além de melhorarmos o serviço de limpeza publica, a rede de iluminação, pavimentar ruas e avenidas também reformamos e revitalizamentos prédios e espaços públicos. Hoje a cidade conta com mapeamento topográfico, urbano e turístico o que sem dúvidas é um grande passo para que possamos continuar a se desenvolver no futuro", frisou Ronaldo Barros.

Post.Francisco Freire (Portal Jovem)

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

GABARITOS DO ENEM SAEM NA QUARTA-FEIRA E RESULTADO FINAL NO DIA 19 DE JANEIRO

Os estudantes terão acesso ao resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 19 de janeiro. No resultado, poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas realizadas neste final de semana: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cujo tema foi a intolerância religiosa no Brasil. O gabarito será divulgado na manhã da quarta-feira (9), segundo anúncio feito neste domingo (6) pelo Inep.

Mesmo com o gabarito em mãos, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

 Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final, em janeiro.

Neste final de semana, mais de 8 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país. As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

 Agência Brasil (Via Blog Sobral em Revista)

GOVERNO CANCELA 469 MIL BENEFÍCIOS DO BOLSA FAMÍLIA E BLOQUEIA 667 MIL

Ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário encontrou irregularidades em 1,136 milhão de benefícios do Bolsa Família. Destes, 469 mil foram cancelados e 667 mil, bloqueados. No caso dos bloqueios, os usuários têm até três meses para comprovar que cumprem os requisitos do programa de distribuição de renda e podem voltar a receber o benefício. A pasta também convocou 1,4 milhão de famílias para fazer atualização cadastral em janeiro de 2017.

Os dados são resultado de um pente-fino no Bolsa Família iniciado em junho, que envolveu diversas bases de dados nacionais.

Os cancelamentos já começam a valer em novembro e terão impacto de R$ 1,024 bilhão na folha de pagamento do Bolsa Família. No caso dos bloqueios, o governo espera uma economia de R$ 1,428 bilhão, caso as irregularidades sejam confirmadas.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, os recursos economizados com o fim de benefícios indevidos serão aplicados na própria área social. Parte desse dinheiro contribuirá, inclusive, para o ingresso de novos usuários no Bolsa Família.

“Não houve, em nenhum momento, redução dos programas sociais. Não há nenhum direcionamento do governo para reduzir ou acabar com eles. Em junho, inclusive, nós reajustamos o Bolsa Família em 12,5%. O Orçamento de 2017 para o programa é superior ao de 2016. O reajuste deste ano foi acima da inflação e pode ser que tenha novamente [reajuste] no ano que vem”, disse o ministro.

Cruzamento de dados

Para realizar o pente-fino, o governo cruzou informações do Cadastro Único para Programas Sociais, que contêm os inscritos no Bolsa Família, com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal de Contas da União compararam a base de dados do Bolsa Família com informações sobre 114 mil doadores de campanha para candidatos às eleições de 2016, o que levou ao bloqueio de 13 mil benefícios.

De acordo com o secretário nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, quando o benefício é bloqueado, o pagamento continua sendo feito, mas o dinheiro não pode ser sacado. “Se for resolvido o problema [que causou o bloqueio], as pessoas sacam de forma retroativa”, informou. Os  beneficiários nessa situação devem procurar as instâncias municipais responsáveis pelo Cadastro Único.

Renda acima da declarada

Os cancelamentos e bloqueios ocorreram porque o governo identificou que os beneficiários do Bolsa Família atingidos pela medida tinham renda acima da declarada oficialmente. A exceção são os 13 mil bloqueios a partir dos dados do TSE e TCU, motivados pela revelação de que os beneficiários figuravam como doadores de campanha com valores acima do permitido.

Nos casos em renda per capita mensal dos beneficiários superava R$ 440, houve cancelamento. Já as famílias com renda mensal per capita entre R$ 170 e R$ 440 tiveram o benefício bloqueado. E a chamada para atualização cadastral destina-se aos beneficiários com renda abaixo de R$ 170, mas em cujas informações prestadas foi encontrada alguma inconsistência.

Os municípios com maior número proporcional de cancelamentos - ou seja, em relação à quantidade de beneficiários - foram Treviso (SC), com 25,93%; Picada Café (RS), com 23%; Vargem Bonita (SC), com 18,89%; Itaipulândia (PR), com 16,62%; Muçum (RS), com 16,42%; Santa Ernestina (SP), com 16,35%; Jumirim (SP), com 15,87%; Presidente Lucena (RS), com 15,38%; Cocal do Sul (SC), com 15,33% e Nova Erechim (SC), com 15,28%.

Considerando o número absoluto de cancelamentos, a lista inclui metrópoles populosas, como São Paulo (28.664 cancelamentos), Rio de Janeiro (11.887), Salvador (6.389), Fortaleza (5.383), Manaus (3.666), Brasília (3.606) e Recife (3.378).

Pente-fino será mensal

O governo anunciou que, a partir de agora, o pente-fino nos benefícios do Bolsa Família ocorrerá todos os meses. Outra novidade é que a análise de possíveis irregularidades será prévia à concessão de novos benefícios. Segundo Osmar Terra, ainda este mês, o governo deve anunciar ainda este mês um programa de inclusão produtiva, destinado a auxiliar a inclusão da população assistida pelo Bolsa Família na atividade econômica.

O Bolsa Família é voltado para famílias extremamente pobres (renda per capita mensal até R$ 85) e pobres (renda per capita entre R$ 85,01 e R$ 170). Ao entrarem no programa, elas recebem o auxílio financeiro e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação. Atualmente, cerca de 13,9 milhões de famílias recebem o benefício concedido pelo governo federal.

Da Agência Brasil

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores