sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO: Começa as inscrições do ProUni 2011

Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas hoje (21) e seguem até 25 de janeiro. Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Os estudantes interessados no benefício deverão acessar o site do ProUni. Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas – também não pode ter zerado a redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita é de até três salários mínimos.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada dia 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa. O cronograma completa do ProUni está disponível no site do programa.

Fonte: O POVO Online

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SOBRE AS MUDANÇAS NO SECRETARIADO MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS: EDUCAÇÃO E SAÚDE

O ano de 2011 teve duas boas mudanças em duas secretarias municipais da Prefeitura de Alcântaras. Desde os primeiros dias de Janeiro, as Secretarias de Educação Básica e Secretaria de Saúde, estão com sob novas administrações. As mudanças agradaram a população.

O prefeito em exercício usou a racionalidade técnica e realizou duas mudanças extremamente importantes que há muito tempo o Raimundo Gomes Sobrinho mesmo sabendo que teria que fazer, no entanto não encontrou ou não teve ocasião adequada para tal atitude tomada pelo prefeito em exercício Antônio Marcos.

Entra um secretário de Educação que entende de “Educação”, ou seja, faz parte da área em que se aperfeiçoou e não por um ato ou capricho político. Da mesma maneira, na Secretária de Saúde, assumiu de maneira técnica administrativa alguém que entende do funcionamento da maquina da saúde pública, projetos, programas e metas devem ser melhores desenvolvidas na saúde pública de Alcântaras.

Não à toa, dois possíveis bons secretários, em duas secretarias administrativamente estratégicas e “recheadas” de recursos financeiros. Assim, Educação e Saúde devem ser bem gerenciadas com o Professor Pedagogo Joaquim Severiano Silva e o Enfermeiro Francisco dos Santos Gomes.
Inauguração do PSF do Bairro São José em 10/12/2010  (Antônio Marcos e Nascimento)

"Boa Sorte e bom trabalho ao Joaquim Silva e Nascimento."

Foto: Joaquim Silva, Blog Alcântaras

QUEM SERÁ O FUTURO SECRETÁRIO DE CULTURA DE ALCÂNTARAS ?

Diferentemente das Secretarias, "Educação e Saúde", a Secretária de Cultura ainda não tem aquela pessoa que se identifique com os valores culturais do município.

Antes vinculada a Secretária de Educação, assim denominada "Secretaria de Educação e Cultura", atualmente a Secretaria do Desenvolvimento da Cultura, Turismo e Desporto de Alcântaras (Secultur) até conseguiu alguns avanços, um deles podemos reconhecer como a própria criação da pasta específica de Cultura, no entanto ainda há muito o que fazer.

Com a saída do ex-secretário Miguel Marcelo (foto), para assumir uma  função  no Sec. de Saúde, a Secretária de Cultura simplesmente ainda não possui um substituto, e o pior, quem assumiria uma secretaria que depende de ousadia, vontade e criatividade para buscar recursos através de editais públicos ? Ou seja, uma secretaria ainda sem recursos próprios.

Três dias de Festival, uma “Semana Cultural” no final do ano nos dias que antecede o aniversário do município e que nem sempre acontece, além de alguns torneios de futebol durante o ano. Assim se resume a mais nova dentre as secretarias municipais que continua com o seu velho desprestígio. Salvo a Banda de Música Municipal, mas apesar das últimas melhorias, um dos maiores símbolos culturais do município, a Banda Municipal após 16 anos de existência, ainda não possui o seu Estatuto de Criação.

Um equipamento cultural que também reconhecidamente avançou na atual administração, foi a recém inaugurada nova Biblioteca Municipal Francisco Cunha Freire. O espaço é um dos melhores e mais bem equipados da região.

 A escolha

Para que a Cultura em Alcântaras tenha mais êxito, o Gestor Municipal, terá que escolher um futuro Secretário de Cultura baseada nos critérios de: Identificação com a cultura, capacitado, ousado e ambicioso por projetos culturais a captação de recursos financeiros. 

 "Antônio Marcos, descruze os braços, e dê mais um chaque-mate, agora na Cultura.
Outra coisa, manter a pessoa em um cargo público por causa de um v..., é prezuízo para o desenvolvimento do município, Alcântaras não aguenta mais.!"

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DISPUTA PELA PREFEITURA DE SOBRAL EM 2012 DEVERÁ EMPOLGAR

Depois da saída de Leônidas Cristino, nome de confiança dos irmãos Ferreira Gomes, do comando do executivo de Sobral, a disputa eleitoral em Sobral deverá ser bem diferente das eleições anteriores. Clodoveu Arruda mau assumiu e já especula-se alguns nomes para a disputa eleitoral em 2012. Leia mais do Blog Marcelo Marques. 

Alguns nomes começaram a aparecer para a disputa para a prefeitura de Sobral em 2012. O primeiro ensaio partiu do vereador Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão)-PP, anunciando que para uma eleição que poderá acontecer com 21 vereadores, o Partido Progressista poderia ter candidato próprio e bota na fogueira o nome de Padre José Linhares-PP, que está comprometido com os "FGs" até a medula.

Clodoveu de Arruda-PT como prefeito de Sobral, será o candidato natural a reeleição. Outro nome que aparece sempre em uma campanha política, estaria já se preparando para a disputa o vereador Marco Prado-PSDB (oposição aos Ferreira Gomes), fiel ao Tasso Jereissati, e doido para receber sinal verde do galeguinho(grana ) para bancar a campanha e realizar o seu sonho de governar Sobral.

Outro nome que surge no cenário político no município é o do atual presidente da Câmara, João Alberto Adeodato Júnior-PSB, que não mais disputará cargo para o legislativo, podendo ter possibilidade de entrar em uma vice.  Existe ainda o nome de Oman Carneiro, que está por enquanto preocupado em pagar suas dívidas de campanhas ( prefeitura e deputado federal ), e disse que não fala em candidatura por enquanto para 2012, e finalmente o nome do Sindicalista Muniz Lima-PR, que também hoje é oposição ao paço municipal, e contará com os incentivos de Roberto Pessoa e Lúcio Alcântara, adversários mortais dos FGs.

"Nas últimas quatro eleições municipais em Sobral, Cid Gomes venceu em 1996 e 2000, e ainda emcaminhou Leônidas em 2004 e 2008 para a vitória em um jogo de cartas marcadas. Agora Depois do Fracasso da administração do PT em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, o prefeito veveu tem aí dois anos para mostrar que tem  talento para administrar, isso se quiser continuar sendo prefeito de uma das maiores e importante cidade do Ceará, Sobral!"

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PROBLEMAS NAS INCRIÇÕES DO SISU LEVA A EXONERAÇÃO DO PRESIDENTE DO INEP

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, foi exonerado hoje (18) do cargo, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União.

A demissão ocorre após o registro de diversos problemas no acesso ao site de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A gestão de Neto foi marcada ainda por falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que chegou a ser reaplicado para estudantes prejudicados.

Fonte: Agência Brasil e Portal Ceará Agora

"ENEM e SISU, todos esses processos e sistemas de seleções só trouxeram transtornos e problemas aos estudantes, fica assim muito mais fácil ou menos burocrático tentar o tradicional vestibular onde o processo de resume em um ou dois dias de prova e o candidato tem que se preocupar somente em estudar e fazer a prova.

Estudantes, procurem uma Universiade mais próxima e que ainda adota o vestibular, estude e resolva o problema..."

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PROJETO SOCIAL EM ALCÂNTARAS, ENSINA A "ARTE DE TRANSFORMAR"

Bolsas, cestas e outros objetos pessoais e domésticos são produzidos a partir do aproveitamento de revistas e jornais.

A Coordenação do Projeto Alcriartes- mais cultura para Alcântaras, iniciou neste último sábado (15.01), as aulas de técnicas básicas de transformação do lixo reciclável em peças artesanais.

A modalidade integra o pacote de minucursos oferecidos pelo projeto, sendo a 5ª e ultima em execução.A mesma ofertou 15 vagas, estando apenas treze preenchidas, ao todo serão 5 aulas a serem ministradas por Eline Freire ( Orientadora responsável), as mesmas terão duração de 4h corridas e deverão ser  no mínimo frequentadas 75%  para que o projeto conceda direito a certificado de participação.
Fonte: Blog Portal Jovem

DIA DO CEARÁ (17 DE JANEIRO)

Capital     Fortaleza
Área (km²)     148.920,538
Número de Municípios     184
População 2010     8.448.055

" No dia 17 de janeiro de 1799, o Ceará conseguiu a emancipação de Pernambuco. A data faz parte do calendário oficial do Estado."

 Conheça um pouco sobre a história do Ceará

Com a decisão do rei de Portugal D. João III em dividir o Brasil em capitanias hereditárias, coube ao português Antônio Cardoso de Barros, em 1535, administrar a Capitania do Siará (como era chamada a região correspondente as capitanias do Rio Grande, Ceará e Maranhão). Entretanto a região não lhe despertou interesse. Só então, em 1603, é que o açoriano Pero Coelho de Sousa liderou a primeira expedição a região, demostrando interesse em colonizar aquelas terras.

Pero Coelho se instalou às margens do rio Pirangi (depois batizado rio Siará), onde construiu o Forte de São Tiago, depois destruído por piratas franceses. A esquadra de Pero Coelho  teve que enfrentar ainda a revolta dos índios da região que inconformados com a escravidão, destruíram o forte obrigando os europeus a migrarem para a ribeira do rio Jaguaribe. Lá, a esquadra de Pero Coelho construiu o Forte de São Lourenço. Em 1607, uma seca assolou a região e Pero Coelho abandonou a capitania.

Em 1612 foi enviado ao Siará o português Martim Soares Moreno, considerado o fundador do Ceará, que também se instalou às margens do Rio Siará (atualmente Barra do Ceará), onde recuperou e ampliou o Forte São Thiago e o batizou de Forte de São Sebastião. Deu-se início a colonização da capitania do Siará, dificultada pela oposição das tribos indígenas e invasões de piratas europeus.

No ano de 1637, região foi invadida por holandeses, enviados pelo príncipe Maurício de Nassau, que tomaram o Forte São Sebastião. Anos depois a expedição foi dizimada pelos ataques indígenas. Os holandeses ainda voltaram ao litoral brasileiro em 1649, numa expedição chefiada por Matias Beck e se instalaram nas proximidades do rio Pajéu, no Siará, onde construíram o Forte Schoonenborch.

Em 1654, o Schoonenborch foi tomado por portugueses, chefiados por Álvaro de Azevedo Barreto, e o forte foi renomeado de Forte de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. A sua volta formou-se a segunda vila do Ceará, chamada de vila do Forte ou Fortaleza. A primeira vila reconhecida foi a de Aquiraz. Em 1726, a vila de Fortaleza passou a ser oficialmente a capital do Ceará após disputas com Aquiraz.

Ocupação

Duas frentes de ocupação atuaram no Siará, a primeira, chamada de sertão-de-fora foi controlada por pernambucanos que vinham do litoral, e a segunda, do sertão-de-dentro, controlada por baianos. Ao longo do tempo o Siará foi sendo ocupado o que impulsionou o surgimento de várias cidades. A pecuária serviu de motor para o povoamento e crescimento da região, transformado o Siará na “Civilização do Couro”.
 
Entre os séculos XVIII e XIX, o comércio do charque alavancou  o crescimento  econômico da região. Durante esse período, surgiram as cidades de Aracati, principal região comerciária do charque, Sobral, Icó, Acaraú, Camocim e Granja. Outras cidades como Caucaia, Crato, Pacajus, Messejana e Parangaba (as duas últimas bairros de Fortaleza) surgiram a partir da colonização indígena por parte dos jesuítas.

A partir de 1680, o Siará passou à condição de capitania subalterna de Pernambuco, desligada do Estado do Maranhão. A região só se tornou administrativamente independente em 1799, quando foi desmembrada de Pernambuco e o cultivo do algodão despontou como uma importante atividade econômica. Às vésperas da Independência do Brasil, em 28 de fevereiro de 1821, o Siará tornou-se uma província e assim permaneceu durante todo o período do Império. Com a Proclamação da República  Brasileira, no ano de 1889, a província tornou-se o atual estado do Ceará.

Momentos históricos

Em 1817, os cearenses, liderados pela família Alencar, apoiaram a Revolução Pernambucana. O movimento, que se restringiu ao município do Cariri, especialmente na cidade do Crato, foi rapidamente sufocado.

Em 1824, após a independência, foi a vez dos cearenses das cidades do Crato, Icó e Quixeramobim demonstrarem sua insatisfação com o governo imperial. Assim eles se aderiram aos revoltosos pernambucanos na Confederação do Equador.

No século XIX, vários fatos marcaram a história do Ceará, como o fim da escravidão no Estado, em 25 de março de 1884, antes da Lei Áurea, assinada em 1888. O Ceará foi portanto o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão. Um cearense se destacou nessa época: o jangadeiro Francisco José do Nascimento que se recusou a transportar escravos em sua jangada. José do Nascimento ficou conhecido como Dragão do Mar (atualmente nome de um centro cultural em Fortaleza).

Entre 1896 e 1912, o comendador Antônio Pinto Nogueira Accioly governou o Estado de forma autoritária e  monolítica. Seu mandato ficou conhecido como a “Política Aciolina” que deu início ao surgimento de diversos movimentos messiânicos, alguns deles liderados por Antônio Conselheiro, Padre Ibiapina, Padre Cícero e o beato Zé Lourenço. Os movimentos foram uma forma que a população encontrou de fugir da miséria a qual se encontrava a região. Foi também nessa época que surgiu o movimento do cangaço, liderado por Lampião.

Nos anos 30, cerca de 3 mil pessoas se reuniram, sob a liderança do beato Zé Lourenço, na região no sítio Baixa Danta, em Juazeiro do Norte. O sítio prosperou e desagradou a elite cearense. Em setembro de 1936, a comunidade foi dispersa e o sítio incendiado e bombardeado. O beato e seus seguidores rumaram para uma nova comunidade. Alguns moradores resolveram se vingar e preparam uma emboscada, que culminou num verdadeiro massacre. O episódio ficou conhecido como “Caldeirão”.

Nos anos 40, com a Segunda Guerra Mundial, foi montado uma base norte-americana no Ceará mudando os costumes da população, que passou a realizar diversos manifestos contra o nazismo. Também na mesma década, o governo, afim de estimular a migração dos sertanejos para a Amazônia realizou uma intensa propaganda. Esse contingente formou o “Exército da Borracha”, que trabalharam na  exploração do látex das seringüeiras. Milhares de cearenses migraram para o Norte e acabaram morrendo no combate entre Estados Unidos e Aliados com os exércitos do Eixo, sem os seringais da Ásia para abastecê-los.

Fontes: pt.wikipedia.org
  www.ceara.com.br
 br.geocities.com
  www.secult.ce.gov.br
(Foto, Fortaleza, site do IBGE)

O PMDB NO GOVERNO DILMA !

A pressão do PMDB por cargos e vantagens políticas no governo Dilma Rousseffe
Charge dos Jornais O POVO (Clayton) e Diário do Nordeste (Sinfrônio) em 17 Janeiro de 2011

INSCRIÇÃO DO SISU COM FALHAS E LENTIDÃO

As inscrições estão sendo realizadas através do site http://sisu.mec.gov.br, no entanto está sendo muito difícil a conclusão do inscrição, o que está causando frustração aos candidatos. Leia mais.

As inscrições para vagas em instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tiveram início ontem com muita lentidão e algumas falhas. Estudantes no Ceará e em vários outros estados passaram o dia enfrentando dificuldades para acessar o site.
Alunos da rede pública cearense podem utilizar laboratórios de informática das escolas para acessar Sisu

O Ministério da Educação (MEC) admitiu, por meio da assessoria de imprensa, que o Sisu estava "lento" e apresentava "alguma instabilidade", registrando picos de 600 acessos por minuto. Hoje deverá ser ampliado o número de computadores dedicados a manter o funcionamento do Sisu. Até as 16 horas de ontem, foram registradas 122 mil inscrições - um número considerado "muito bom" pelo governo. Segundo o MEC, o Sisu suporta até 200 mil acessos simultâneos. Ao todo, são oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições no Brasil.

Estudantes do CE

Os problemas foram semelhantes aos registrados na estreia do site no ano passado. Ontem alguns demoraram até oito horas para conseguir se inscrever em uma vaga. Ansiosos por suas notas, muitos jovens cearenses passaram o domingo tentando acessar o portal do MEC.

"Até consegui entrar na página, só que não carregou toda. Então fechei o site e quando tentei acessar de novo não consegui, a página não estava disponível", conta a estudante Daniela Carvalho, 18 anos.

Para alguns estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o congestionamento não é novidade, como afirma, Manuela Bessa, 18 anos, que até às 17h de ontem não havia conseguido realizar inscrição.

"Já era de se esperar que o site desse esse problema todo. Não estou vendo nenhum movimento do MEC nem de ninguém para melhorar o acesso", reclama Manuela.

Seduc

Segundo a Articuladora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Hernita Carmem, o MEC já foi informado que no Ceará estudantes encontraram dificuldades. Para facilitar o acesso de alunos da rede pública ao sistema, serviços de atendimento estão montados nos laboratórios de informática das escolas estaduais. A iniciativa da Seduc será realizada até amanhã.

Estudantes do interior podem se encaminhar a uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento (Crede). Alunos de Fortaleza têm a opção de encontrar ajuda na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cearanoenem@seduc.ce.gov.br. Aqueles que preferirem, podem tirar as dúvidas pelo MSN no email cearanoenem@hotmail.com ou pelo Skype "cearanoenem".

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores