sábado, 14 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO "ESCOLA FRANCISCO DE ALMEIDA MONTE ENTRE AS 13 MELHORES DO ESTADO"

Parabéns a Escola Francisco de Almeida Monte, e os alunos Romário Lucas da Silveira e José Fabiano Araújo Moreira.
Além da escola Francisco de Almeida Monte da cidade de Alcântaras, outras 12 escolas também serão premiadas pelo Governo no Estado.

SEDUC premia alunos e escolas com melhor desempenho no SPAECE

A Secretaria da Educação do Estado (SEDUC) divulga as listagens de alunos e escolas que obtiveram os melhores resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE 2008). Ao todo 813 alunos e 13 escolas da rede estadual do Ceará serão premiados. Cada aluno receberá um microcomputador e o quadro funcional das 13 escolas terá como premiação mais um mês de remuneração para cada servidor.
.
No dia 25 de setembro deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou os projetos que instituíram as Leis Nº 14.483 e Nº 14.484. A primeira estabelece a premiação para alunos do Ensino Médio com melhor desempenho acadêmico nas escolas da rede pública estadual de ensino que estão no nível adequado de proficiência, em língua portuguesa e matemática, conforme a escala da referida avaliação.
.
A segunda é destinada ao quadro funcional das escolas, que conforme os resultados do SPAECE 2008, atingiram médias de proficiência de língua portuguesa e matemática, nas três séries do Ensino Médio, igual ou superior a 1.500 pontos, e participação na avaliação de, no mínimo, 80% dos alunos.

Confira:

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

AVENIDA VIRGÍLIO TÁVORA AINDA EM OBRAS


Nova via em fase de construção e conclusão, encontra-se em mais de 50% concluída e deverá melhorar o fluxo de veículos e pessoas na cidade. No entanto, a obra que está sob a responsabilidade da Lance Construções e Projetos LTDA, tinha como prazo dado à execução 90 dias, e já deveria ter sido entregue.

Aos “Trancos e barrancos”, a Avenida Virgílio Távora vai tomando suas formas. A obra, um sonho de muitos administradores que passaram pelo executivo do município e principalmente da população residente no bairro Bela Vista, só agora saiu do papel.

A Praça Virgílio Távora, conhecida como praça do mercado, há anos estava com sua capacidade de movimentação esgotada. O local, palco de muitos acontecimentos culturais, políticos e Sociais estava pequeno, é também o principal centro de abastecimento do município, onde diariamente recebe inúmeros caminhões distribuidores para o comércio local e consumidores vindos de todas as partes do município.

Para a efetivação da obra, foi necessário um acordo entre o público e privado, a prefeitura teve que retirar parte da Rua Antunino Cunha, que faz parte de uma das primeiras que deram origem à cidade. Os pontos comerciais retirados serão construídos em novo local na extensão da nova Avenida.

São quase 400m de ampla circulação, saindo da Rua Roberto Ximenes com Praça Virgílio Távora até a rua Monsenhor Furtado, ligando o Centro da cidade ao bairro Bela Vista, terminando na Cohab. De lá, poderá seguir pela a Rua Virgílio Fernandes e chegar ao Bairro Santo Antônio; Por isso a obra é considerada tão importante, além dos benefícios ainda encurtou caminhos não só na cidade, mas também dos que circulam pelo trecho sítio Caldeirão e distrito de Ventura.

Além da Avenida, o espaço vazio que compreendia entre o centro e a Cohab está sendo preenchido com uma parte de um enorme loteamento residencial privado.

Foi essa parceria entre o público e privado, que objetivou a realização do modesto projeto de R$ 143.612,71 mil, o dinheiro veio do Governo do Estado, via Secretaria das Cidades, e ainda não inclusos a iluminação, que junto com a Avenida Antônio Rocha Freire, fará parte de uma outra etapa, mas o novo projeto só está previsto para 2010. Juntas as duas avenidas totalizaram cerca de 1,7 km.
Imagem: Blog Alcântaras

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

RESOLVIDO O PROBLEMA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ALCÂNTARAS


Atendendo a solicitação dos estudantes, a prefeitura disponibilizou dois transportes. Um ônibus durante o dia e contratou um microônibus particular para os alunos da noite. A informação nos foi repassada hoje pelo representante dos estudantes Paulo Ferreira da Silva, aluno do curso de Economia da UFC.

Estudantes de Alcântaras, universitários e de outros cursos que estavam sem transporte gratuito para ir a Sobral estão mais tranquilos. A prefeitura já está disponibilizando um ônibus da prefeitura que estava em manutenção e agora está sendo responsável pelos alunos do turno da manhã e contratou outro particular para os alunos da noite. A medida resolveu e garantiu o problema até o final do ano para que os alunos terminem o semestre letivo.

Para o próximo ano, a prefeitura informou que tentará viabilizar a compra de um transporte para os estudantes universitários. Por outro lado, os estudantes estão se organizando com uma associação, quando legalizada, os alunos poderão adquirir recursos, fazer convênios e etc. Como a solução por enquanto está resolvida, os alunos querem garantir a continuidade do serviço.

Entenda

Deste o dia 13 de Outubro, o transporte público para vários estudantes universitários e outros que fazem cursos em Sobral, estava paralisado. Uma denuncia feita alegava que o ônibus não devia está levando os estudantes, pois o ônibus adquirido através do Governo do Estado via convênio com o MEC, para a prefeitura de Alcântaras, deveria transportar apenas estudantes da rede pública do município e não universitários.

Como a maioria não tinha como arcar com as despesas de transporte, visto que, lá em Sobral os estudantes já possuem muitas despesas, além de outros desgastes que a situação estava causando; ontem, se aproximando de completar um mês do problema, os estudantes enviaram uma solicitação pedindo que a prefeitura encontrasse uma solução e resolvesse o problema dos estudantes. Ontem mesmo os estudantes já foram a Sobral sem precisarem arcar com as despesas de transportes. A maioria estava tendo muita dificuldade para prosseguir com os estudos.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

SEM TRANSPORTE GRATUITO, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ALCÂNTARAS PEDEM O FIM DO IMPASSE


Se não bastasse a peneira do vestibular para entrar na faculdade, e as horas de estudos para conseguir terminar o curso, estudantes ainda tem outro problema, que é se deslocar diariamente e chegar até a instituição de ensino superior. Hoje uma comissão de estudantes encaminhará uma nota ao prefeito pedindo o fim da situação e a solução para o problema.

Os estudantes universitários de Alcântaras, sem transporte para se deslocar a Sobral desde a segunda quinzena de outubro, ainda aguardam por uma solução da prefeitura. O problema já é de conhecimento de todos, e foi ocasionado depois de uma denuncia que muitos alegam ser mais um capítulo da velha política partidária de interior.

A situação poderia ser outra, se os estudantes universitários fossem realmente assistidos como deveria. Assim dá mesma forma que dá o direito, por outro lado não existem mecanismos que garantem isso. A constituição federal prevê a educação como dever do Estado, segundo ela, a Educação é um bem público.

Segundo o MEC, “Hoje, apenas 9% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos está cursando o ensino superior, número bem abaixo da Argentina, que tem 32%, dos Estados Unidos, com 50%, e do Canadá, com 62%. O Plano Nacional de Educação (2001/2010) prevê uma taxa de escolarização de 30% da população. O Estado brasileiro precisa promover políticas efetivas que garantam o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior expandindo as IFES para regiões que careçam de escolas superiores, criando vagas públicas nas universidades não estatais e privadas e ampliando os cursos noturnos nas universidades públicas já instaladas. O desafio da inclusão social é um dos temas centrais da reforma.”

Não adianta a criação de escolas se não criarem mecanismos para que os estudantes cheguem até ela, em Alcântaras, o problema com transporte é um exemplo disso. Não tendo alternativa, hoje uma solicitação feita pelos alunos será encaminha para que a administração municipal resolva o problema, pois, entende-se que o município é o principal interessado pela qualificação dos estudantes, pois dos estudantes é que vem o desenvolvimento futuro. Além disso, é o poder público mais próximo, capaz de trabalhar pelo bem comum.

O que não queremos, é que o município de Alcântaras sai das estatísticas, e que os estudantes tenham mais tranquilidade em seus estudos com os seus direitos garantidos.

SOLICITAÇÃO

Ilmo Senhor Prefeito Municipal de Alcântaras Raimundo Gomes Sobrinho, desde ano de 2005 estamos sendo beneficiados com a ampliação do Transporte escolar Universitário que continuou sendo oferecido no turno da noite durante a semana e passou a ser ofertado no turno da manhã e inclusive aos sábados bem como no período de férias por ocasião dos cursos de graduação oferecidos pelo FECOP.

No ano de 2007 tivemos um bom reforço quando o microônibus do Projeto Alvorada passou a transportar os alunos Universitários. Infelizmente, pessoas interessadas apenas na política partidária, numa total falta de bom senso denunciaram está ida dos estudantes no referido veiculo.

É de conhecimento de Vossa Senhoria que alguns dos Universitários não têm se quer condições financeiras para custear a faculdade e muito menos para pagar um transporte diário de ida e volta a Sobral. Alguns alunos já estão encerrando suas matrículas para continuarem depois e alguns pensam até em desistir do seu curso.

Vale ressaltar que estes estudantes formam a sociedade intelectual que futuramente trará melhorias e avanços na construção e desenvolvimento Municipais. Desta forma, pedimos que se sensibilizasse com a nossa situação e forneça um veiculo para que possamos continuar sonhando com um futuro melhor para toda a população Alcantarense. Sem mais para o momento e certos de sua compreensão e atendimento, antecipamos agradecimentos e subescrevemo-nos.

Alcântaras, 10 de Novembro de 2009
Cópia da solicitação:Enviada por um representante dos estudantes.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ALCÂNTARAS "ÚLTIMA PARTE DA IGREJA INSISTE EM NÃO CAIR"


Segundo informamos na sexta feira 06/11, estava prestes de ir ao chão a última das duas torres da Igreja Matriz de Alcântaras que está sendo demolida desde o dia 03 de Novembro.

Contrariando aos que alegava que a igreja não tinha sustentação, principalmente as torres, ironicamente logo a “torre”, uma delas insiste em não querer cair.

Segundo apuramos, os cabos de aço puxados pela maquina que faz o trabalho de demolição não estaria aguetando e estão arrebentando na hora de derrubar a torre. Isso põe em fim a tese de que ela não tinha sustentação. Durante o processo de demolição foram muitos as pessoas que teria extraído ferro dos entulhos, eles foram colocados na igreja na última reforma feita a cerca de três décadas atrás.

Durante o fim de semana e por todo o dia de hoje 09/11 a imagem da última parte da igreja ainda de pé, continua constrangendo moradores e visitantes que chegam à cidade. A cena de horror continua ilustrando a cidade.

Diante de tal situação, fica a pergunta, quem teria sido o técnico engenheiro ou responsável contratado pela administração da paróquia que teria atestado que a estrutura da igreja estava condenada?
Atualizando: depois de inúmeras tentativas frustradas, por volta das 6:30,início da noite desta segunda 09/11, a torre foi ao chão.

MUNICÍPIOS A SEREM FISCALIZADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS NESTA SEMANA


O Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, dando continuidade às inspeções nos municípios cearenses, estará no período de 09/11 à 13/11, fiscalizando a Prefeitura e Câmara dos municípios listados abaixo.

Lista dos municípios a serem fiscalizados de 09/11 a 13/11:

1) Acarape, 2) Altaneira 3) Aratuba 4) Aurora, 5) Beberibe 6) Cariré 7) Ibicuitinga, 8) Ipaporanga 9) Jaguaribe 10) Marco , 11) Miraíma 12) Missão Velha 13) Morrinhos, 14) Mucambo 15) Novo Oriente 16) Ocara, 17) Pacajus 18) Palhano e 19) Santana do Acaraú.

Ernesto Saboia Conselheiro - Presidente do TCM
Mais informações, ligue para (85) 3230 5158 ou acesse http://www.tcm.ce.gov.br/

Foto: Diário do Nordeste

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores