sábado, 25 de junho de 2011

HOJE TEM JORGE VERCILLO NO ENCERRAMENTO DO FESTIVAL DE INVERNO EM MERUOCA

Como é de tradição, uma multidão deve invadir a cidade de Meruoca para acompanhar a última noite do VIII Festival de Música em Meruoca.

O encerramento do festival fica por conta do show do cantor Jorge Vercillo. É esperado pessoas de vários municípios de regiões do Ceará, além de outros estados.

Alcântaras e Sobral em peso na Meruoca nesta noite de 25 de junho.


A programação deste sábado 25/06 é a seguinte:

Show com Dona Lêda
Final do Competitivo
Show com Kabra da Peste
Show com Jorge Vercillo

FESTA DE SÃO PEDRO EM LANCHINHA-ALCÂNTARAS

Prossegue até domingo dia 26/06 as comemorações da Festa de São Pedro da comunidade de Lanchinha que fica ao leste da cidade de Alcântaras.

É mais um dos tradicionais festejos do calendário católico da Serra da Meruoca. Lanchinha fica  localizado no entorno do conhecido povoado de Carmolândia. Hoje é a última novena, e as comemorações se estendem pelo domingo 26/06. Oficialmente o dia de São ocorre em 29 de junho.

Foto arquivo: capela de São Pedro em setembro de 2006

TRADICIONAL NOITE DE SÃO JOÃO NO SÍTIO SANTANA

Aconteceu na noite de São João (24/06) uma animada fogueira no Sítio Santana zona rural de Alcântaras.

Resgatando a tradição de uma das festividades juninas que sempre aconteciam naquele lugar, que eram realizadas pelo Sr. Sales (In Memoriam), sua esposa a Sra. Fransquinha resolveu fazer a fogueira resgatando assim a tradição que passou uns anos sem acontecer.

Logo as 19:00 horas aconteceu a Celebração da Palavra de Deus ali mesmo no terreiro, em seguida a comunidade festejou ao som de Humberto dos Teclados.

Sentados sobre o lajeiro no terreiro ou mesmo na casa-de-farinha muitos se deliciaram das comidas típicas preparadas pela família de Dona Fransquinha (bolo-de-milho, tapioca, batata-doce, mungunzá,…).

Confira mais da noite de São João no blogalcantaras

Dia de São João (24 de Junho)

Vários costumes juninos representam atos em homenagem a São João. A fogueira, por exemplo, lembra o anúncio do nascimento de João Batista, filho de Isabel e primo de Jesus, à Virgem Maria. Como era noite e Isabel morava em uma colina, esta foi a forma encontrada para o aviso.

Por este motivo, nas noites de junho são montadas fogueiras como forma de celebração. Para a Igreja Católica, o acontecimento significa algo mais, o de preparar a vinda de Jesus. No sertão, o batismo de João também é lembrado com banhos à meia-noite no rio mais próximo. 

Com Nordesteweb

PP DE SOBRAL SE PREPARA PARA AS ELEIÇÕES 2012

Reunião Define Pré-Candidaturas Progressistas Sobralenses

Na última quinta-feira, 23, o Partido Progressista de Sobral reuniu os membros do Diretório Municipal, simpatizantes e filiados no Plenário 5 de Julho da Câmara Municipal, para apresentação dos nomes de prováveis candidaturas proporcionais da legenda que concorrerão nas eleições de 2012.

A reunião teve início às 10 horas e contou com as presenças do Presidente Estadual da agremiação Deputado Federal Pe. José Linhares Ponte, do Presidente do Diretório Municipal Dr. Vicente Pontes Carvalho e do Líder do PP na Câmara e articulador progressista Vereador Zezão.

Durante o encontro, o Deputado Federal Padre Zé fez um relato resumido do panorama político nacional, abordando a Reforma Política, com destaque para as discussões em torno de coligações, financiamento público de campanha e fidelidade partidária, entre outros temas.

Fazendo coro com os suplentes e filiados, o Vereador Zezão explicou a insatisfação dos progressistas com a gestão municipal, esclarecendo que apesar de fortalecido e aliado presente da administração atual, através da destinação de recursos das emendas do Deputado Federal Padre Zé para investimento no município e do alinhamento político da bancada de vereadores com as decisões do Executivo, o PP está sendo omitido das grandes decisões e preterido no preenchimento de cargos, procedimentos legais e sabidamente adotados nas esferas governamentais federal, estadual e municipal.

Sensível às questões apresentadas, o Presidente Estadual Progressista Deputado Federal Padre Zé solicitou ao Vereador Zezão a elaboração de relatório da situação atual e dos pleitos do PP sobralense para apresentação ao Prefeito Municipal em reunião a ser agendada nos próximos dias, e anunciou uma Palestra de Formação Política a ser proferida por especialista direcionada a todos os filiados progressistas de Sobral em agosto deste ano.

Atualmente, o Partido Progressista de Sobral, dentre os cerca de 2.000 filiados, tem cadastrados 6 mulheres e 31 homens dispostos a conduzir a bandeira progressista rumo ao Legislativo Sobralense em 2012.
PP - PRESENTE NO DIA-A-DIA DO SOBRALENSE.
Por José Lúcio Ribeiro

sexta-feira, 24 de junho de 2011

HOJE TEM SESSÃO LEGISLATIVA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Hoje tem sessão na Câmara Municipal de Alcântaras, será a primeira com a volta de Antônio Marcos ao Legislativo Municipal depois de 10 meses como prefeito interino.

Outra novidade na sessão parlamentar será a posse do suplente de vereador que ocupará a vaga deixada por Joaquim Freire Carvalho, hoje vice-prefeito. No lugar de Joaquim deve assumir o 1º suplente Francisco Reges Albuquerque Ramos (Reges do Bom Fim) do PMDB que conseguiu 108 votos nas eleições de 2008. A vaga também pode ser requerida pelo 2º suplente de vereador pela coligação PSB-PT-PMDB José Ximenes Machado (Dedezim) também do PMDB com 99 votos.

O motivo sobre as especulações de quem assumiria a vaga de vereador deixada por Joaquim, seria em torno de uma possível desfiliação do PMDB feito pelo 1º suplente Reges do Bom Fim.

Se Reges assumir, a bancada de vereadores residente na zona rural de Alcântaras passa a ser a maioria com cinco (5) representantes na Câmara Municipal.

MARCO-CE: GOL CAI EM CANAL DE IRRIGAÇÃO E 5 PESSOAS MORREM

Cinco pessoas morreram em acidente em Marco, na Região Norte. Quatro das vítimas eram da mesma família e iam para um culto. De acordo com a Polícia, o condutor perdeu o controle do veículo e o carro caiu num canal de irrigação, afogando todos os passageiros

O carro ficou quase todo submerso e foi retirado com a ajuda de um guincho (GEGÊ RAMOS/SOBRAL PORTAL DE NOTÍCIAS)
Acidente de carro, o mais trágico do feriado de Corpus Christi, deixou cinco pessoas mortas em uma estrada carroçável na localidade de Santa Rosa, em Marco, a 234 km de Fortaleza. Quatro das vítimas eram da mesma família. 

De acordo com informações do delegado de Bela Cruz, Fernando Menezes, o grupo seguia, por volta das 7h da manhã de ontem, em um Gol para um culto, quando o motorista José Benedito de Freitas teria perdido o controle da direção. O veículo caiu em um canal de irrigação do baixo Acaraú, ao lado da estrada, o que ocasionou o afogamento de todos os passageiros. O carro ficou quase todo submerso e foi retirado com a ajuda de um guincho.

Foram acionados agentes do programa Pró-Cidadania de Marcos e policiais militares, mas as vítimas já estavam mortas. A Polícia Forense também esteve no local, e os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Sobral.

Segundo Fernando Menezes, o condutor não tinha habilitação para dirigir. Ainda de acordo com o delegado, uma das hipóteses é que o condutor tinha problemas cardíacos e teria sofrido um ataque no momento do acidente. “Isso é suposição, mas não houve registro de que havia animais nem outros carros no momento do acidente”, pontua.

Além do motorista, morreram Francisco das Chagas de Freitas e Raimunda Maria de Freitas, pais do condutor, Manoel José de Freitas, e o pedreiro Manoel José de Elias. De acordo com o delegado, as vítimas foram identificadas por familiares que foram ao local do acidente, mas outras informações não foram confirmadas. Ainda segundo o delegado, o local registrou pelo menos outro acidente. Há aproximadamente dois anos, uma moto caiu no local, e o condutor morreu afogado.

Outros acidentes

Nas rodovias estaduais, foram registrados quatro acidentes com dois feridos até o fim da tarde de ontem. 

Francisco Soares Barbosa, 61, foi atropelado por um carro no quilômetro 257 da CE-O60, em Senador Pompeu. O condutor do veículo prestou socorro no local, e a vítima foi levada em estado grave para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza.

Na CE-065, um carro colidiu lateralmente com uma moto. O condutor da moto, Alysson da Silva Rocha, 25, teve ferimentos leves.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
As vítimas morreram afogadas em um canal de irrigação que segue ao lado da estrada carroçável. O veículo ficou completamente submerso e foi preciso usar um guincho puxado por um caminhão para retirar o veículo.

thiagomendes@opovo.com.br

80 PREFEITURAS CEARENSES CONTRATARAM EMPRESAS FRAUDULENTAS

O esquema que levou à decretação da prisão de dois prefeitos tem raio de ação muito maior. Em 80 municípios, as prefeituras fizeram contratos com a rede de corrupção. Todas serão alvo de investigação, conforme promotor

As investigações que resultaram nos mandados de prisão do prefeito de Senador Pompeu e outras 30 pessoas, na última terça-feira, podem surtir efeito dominó em dezenas de municípios. Levantamento feito pelo O POVO com informações do Portal da Transparência, disponibilizadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), identificou que pelo menos 80 das 184 prefeituras do Ceará já contrataram os serviços das empresas envolvidas no esquema do empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, que fraudava licitações.

Pelas informações do Portal da Transparência, as prefeituras contrataram os serviços destas empresas de 2006 até 2010. “Não vou dizer que estão no mesmo grau de comprometimento de Senador Pompeu, mas todas elas certamente serão alvo de investigação”, garantiu o promotor Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).

Ele prefere não estimar o valor do rombo deixado pelo grupo, afirmando que qualquer estimativa “é temerária”. Em Nova Russas, o prefeito Marcos Alberto Martins Torres (PSC) já foi preso. O prefeito de Senador Pompeu teve prisão preventiva decretada. Segundo Alcântara, as investigações constataram que é o mesmo grupo atuando em vários municípios, com o mesmo “modus operandi” para desviar dinheiro.

Esse é, portanto, só o “pequeno começo”. “Em todos os municípios em que o grupo do Raimundo Morais atuou existe o comprometimento de servidores e agentes políticos com o crime organizado”, disse. Agora, ele garante que o Ministério Público atuará “de forma incansável” para identificar os autores, beneficiários e representará pela prisão preventiva de todos.

Além disso, a Procuradoria buscará ressarcimento de tudo aquilo que foi desviado de todos os municípios.

Ele afirma que, uma vez decretados os mandados de prisão, é fundamental que os acusados sejam presos o mais rápido possível, para que não destruam as provas, para não ameaçarem nem constrangerem testemunhas e não continuem a desviar recursos públicos.

O POVO tentou ontem falar com a prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro, presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) pelo celular. Três ligações foram atendidas, mas a pessoa não dizia nada e depois a ligação caía. Em seguida, o celular foi desligado. O POVO tentou também falar com a prefeita por meio da chefe de gabinete da Prefeitura. Segundo ela, a prefeita estaria na zona rural de General Sampaio e, por isso, incomunicável. Ela orientou que a reportagem enviasse um e-mail à prefeita, mas até o fechamento da matéria, ela não havia respondido. General Sampaio é um dos municípios da lista.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Muitos prefeitos devem estar preocupados com as investigações do Ministério Público. Pelo menos 80 já contrataram os serviços das empresas envolvidas no esquema do empresário Raimundo Morais Filho.

lucinthya@opovo.com.br

quinta-feira, 23 de junho de 2011

COMEÇA O VIII FESTIVAL DE INVERNO DE MERUOCA

Começará nesta quinta-feira( 23), o VIII Festival de Inverno de Meruoca, e prosseguirá até o sábado( 25 ) de junho, reunindo músicas classificadas nas categorias Regional e Competitiva, com as atrações principais Tribo de Jah (foto) e Jorge Vercilo.

De acordo com informações da Coordenação, neste ano foram mais de 200 composições inéditas inscritas, vindas de todo o Brasil, como: São Paulo Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro. Do Ceará inscrições de Sobral, Irauçuba, Mucambo, Hidrolândia, Forquilha e Pires Ferreira dentre outros.

Essas foram as músicas classificadas do VIII Festival de Inverno de Meruoca!

A flor e o espinho (Ivânia Catarina);
Aconteceu (Grupo Bossambar);
Amor (Isaac Cândido e Simone Guimarães);
Assovio (José Ferreira);
Cá em nós (Fernando Rosa);
Eclipse (Mário Soul);
Lendas brasileiras (Juliana Roza);
Malfeito (Tavinho Limma);
Na lua da minha estrada (Ermano Morais);
O Grão (Cláudio Mendes);
O Sonho (Ciço Lifrate);
Presságio (Paulo Façanha);
Quem dera (Laecio Beethoven);
Quer carona? (Arma Sophia);
Recanto da serra (Wilson Cirino);
Silêncio e escuridão (Zebeto Correa);
Simples arte (Caixa de Entrada);
Traços (Jord Guedes);
Vai e vem (Lupe Duailibe);
Voz de atriz (Marcos Catarina);
Cante o que eu sinto, poeta (Régis Brito);
Capital da zona norte (Antônio Santana);
Difícil esquecer (Itallo Mourão);
Gangorra (Dulcivando Azevedo);
Luzias (William Rodrigues);
Noite de São João (Will Kpeli);
O suor não escorre em vão (Daniel Vitório);
Senhor da canoa (Tafarel Teixeira);
Sinais dos tempos (Moacir Costa);
Vida de verso (Kelly Brasil

A programação oficial do VIII Festival de Inverno, nos dias 23, 24 e 25 de junho, está assim definida:

QUINTA-FEIRA (23 DE JUNHO )

 Festival Competitivo Regional
Festival Competitivo Nacional
Show com Pingo de Fortaleza
Show com tribo de Jah

SEXTA-FEIRA (24 DE JUNHO )
Banda Degrau
Festival Competitivo Regional
Festival Competitivo Nacional
Show com David Duarte
Show com banda Groovytown

SÁBADO (25 DE JUNHO )
Show com Dona Lêda
Final do Competitivo
Show com Kabra da Peste
Show com Jorge Vercillo

Fonte: Blog Marcelo Marques

HOJE É FERIADO DE CORPUS CHRISTI

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."

Leia mais sobre Corpus Christ no Wikipédia

JUNCÃO EM SOBRAL PRONTO PARA A SÉRIE C DO BRASILEIRÃO

Após receber equipamentos do estádio Castelão, que se encontra em reforma para Copa do Mundo 2014, o estádio do Junco começa a se preparar para o campeonato Brasileiro da Série C.

As instalações das cadeiras já começaram e continuam em ritmo acelerado, assim como o gramado, que também passa por tratamento e são realizadas algumas correções da grama, a estrutura para o Placar Eletrônico está sendo preparada e após confeccionada, os técnicos da empresa responsável pela instalação estarão vindo a Sobral para começar a instalar. Segundo o Secretário de Esportes do Município, Hermenegildo Sousa, o estádio estará preparado e com boa estrutura para receber os torcedores e acomodar o Guarany em seus jogos do campeonato Brasileiro.
Fonte: site do Guarany/blog Bené Fernandes

quarta-feira, 22 de junho de 2011

UECE DIVULGA RESULTADO DA 1ª FASE DO VESTIBULAR 2011.2

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulgou hoje, quarta-feira, 22 de junho, o resultado da primeira Fase do Vestibular de 2011.2.

 Estão aptos para a segunda etapa do certame 4.578 candidatos. A segunda fase acontecerá nos dias 03 e 04 de julho, domingo e segunda-feira, respectivamente, no horário das 9h às 13h, com quatro provas: uma de Redação e três Específicas, cada uma delas com 20 questões, totalizando 60 questões de múltipla escolha, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

Na primeira fase estavam inscritos 12.395 candidatos para 1.721 vagas, sendo 11.438 candidatos em Fortaleza e 957 para as unidades da UECE no Interior do Estado. Os 6.100 vestibulandos concorrem a 1.945 vagas.

Além do Campus do Itaperi, as provas da segunda fase serão realizadas no Centro de Humanidades e nas unidades da UECE nos seguintes municípios: Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu e Itapipoca.

Ceará é Notícia, com informações da Uece

Serviço:


MEC DIVULGA PRIMEIRA CHAMADA DO SISU

Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não fizerem a matrícula

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta quarta-feira, 22, a lista dos aprovados em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Cerca de 450 mil se candidataram para disputar uma das 26 mil vagas ofertadas em 48 instituições públicas de ensino superior.

Os aprovados terão os dias 27 e 28 deste mês para fazer a matrícula nas instituições de ensino. Os estudantes puderam escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não fizerem a matrícula.

No dia 2 de julho, o MEC divulga a segunda chamada, com prazo de matrícula nos dias 5 e 6 de julho. Após esse período, o sistema gera uma lista de espera que fica disponível para as instituições selecionarem candidatos para as vagas remanescentes. Podem entrar na lista os estudantes que não foram selecionados (em nenhuma das opções escolhidas) nas duas primeiras chamadas. Os interessados deverão fazer essa opção no próprio sistema, entre os dias 2 e 7 de julho.

A lista dos aprovados pode ser consultada no site do MEC. Os estudantes também poderão consultar o resultado da seleção pelo telefone 0800 61 61 61. Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior.

Agência Brasil/O POVO


CLIMA DE INVERNO CONTINUA EM ALCÂNTARAS

Mesmo tendo terminado oficialmente o inverno no Ceará, as chuvas ainda continuam. O frio tem marcado as noites e manhãs em Alcântaras

Alcântaras é comum nesta época do ano as baixas temperaturas, isso em decorrências de suas características geográficas e naturais por se tratar de uma região serrana. No entanto o que vem acontecendo neste mês de julho, não é somente o frio, onde as chuvas da pós estação tem se tornado frequentes. A cidade amanheceu com forte ameaça de chover, e por toda a manhã de hoje 21/06, o clima foi bastante frio no município.

Clique na imagem e veja o gráfico das chuvas ocorridas em Alcântaras durante o mês junho registrados pela Funcene.

Chuvas até o doa 20 de junho

I ENCONTRO DE ESCRITORES DO VALE DO ACARAÚ

Acaraú: A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, irá realizar o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú neste 22 de junho, a partir das 18h, no auditório da Escola Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Monsenhor Edson Magalhães, em Acaraú/Ce.

Na oportunidade, serão homenageadas personalidades acarauenses que se destacam no campo cultural, como o professor e poeta Dimas Carvalho e o historiador Totó Rios, que no evento receberão o Troféu Nicodemos Araújo. Nicodemos foi um poeta e historiador de grande destaque na história do Município, e é o grande homenageado do evento.

Na escola em que ocorrerá o Encontro, poderá ser conferida exposição com o acervo bibliográfico, arquivo fotográfico e medalhas condecorativas de propriedade do poeta Nicodemos Araújo. A partir do dia 23 de junho, a exposição pode ser conferida na Bblioteca Pública Municipal Poeta Nicodemos Araújo, situada na Rua Major Coelho, s/n, Centro de Acaraú, em frente à Praça do Colégio Virgem Poderosa.

Já confirmaram presença ao Encontro do dia 22 vários poetas e escritores,de renome, premiados em Academias de Letras além de jornalistas e colunistas. Na escola, poderá ser conferida a exposição do poeta Nicodemos Araújo, grande homenageado do Encontro, que ocorre exatamente no dia de sua morte. Nicodemos Araújo, o grande homenageado do Encontro O poeta e historiador autodidata, Nicodemos Araújo nasceu em Acaraú em 10/03/1905 e falecido em 23/06/1999.

Escreveu valiosos trabalhos sobre a região norte do Ceará, notadamente, sobre Bela Cruz e Acaraú. É autor de 12 livros de poesias, 12 de história, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia.
Pertenceu a Academia Sobralense de Estudos e Letras, Academia Cearense de Letras, Academia de Letras Municipais do Brasil e a União Brasileira de Escritores.

Maiores informações:
88 96931002
Edson Costa

Sobral de Prima

terça-feira, 21 de junho de 2011

FESTIVAL DE QUADRILHAS DE ALCÂNTARAS: CONFIRA AS DATAS

Está definida a data para o 15º Festival de Quadrilhas de Alcântaras.

Mantendo a tradição do último final de semana do mês de julho, o Festival acontecerá nas datas de 28, 29 e 30 de julho de 2011.

As atrações serão confirmadas em breve e as inscrições de Quadrilhas podem ser efetuadas através do BlogAlcântaras 

Confira algumas imagens do Festival de Quadrilhas de Alcântaras 2010 clicando AQUI

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CURSOS SUPERIORES: Inscrições para o ProUni começam nesta segunda-feira

As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar mensal per capita até 1,5 salário mínimo

Estudantes interessados em conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni)  podem se inscrever a partir desta segunda-feira, 20, no processo seletivo do segundo semestre de 2011. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou quantas bolsas serão ofertadas nesta edição. Criado em 2004, o programa oferece a alunos de baixa renda bolsas em instituições privadas de ensino superior.

Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral.  É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.

As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar mensal per capita até 1,5 salário mínimo. Já as parciais, que custeiam 50% da mensalidade, podem ser pleiteadas por candidatos com renda familiar mensal per capita até três salários mínimos.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 24 de junho. Ao inscrever-se, o candidato pode escolher até três opções de curso e instituição diferentes.

A divulgação da lista dos pré-selecionados em primeira chamada está prevista para o dia 27 de junho. Os aprovados deverão comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até 6 de julho, a fim de comprovar as informações prestadas durante as inscrições. Haverá ainda mais duas chamadas, nos dias 12 e 25 de julho, para preencher as vagas remanescentes. O cronograma completo pode ser consultado no site do programa.

Agência Brasil/O POVO

APÓS FIM DO INVERNO, CEARÁ RECEBE CHUVAS DA PÓS-ESTAÇÃO

Desde o fim da semana passada, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em dezenas de municípios. Somente na madrugada desta segunda-feira, 20, choveu em 74 cidades do Estado. 

De acordo com o meteorologista Vinícius Oliveira, o Ceará está na pós-estação chuvosa, que segue até o fim de julho. Nessa época, é comum eventos de chuva alternados com períodos de sol. O que forma estas nuvens é um sistema conhecido como Ondas de Leste, que se forma na costa africana e pode chegar ao Ceará, principalmente no litoral leste e na região Jaguaribana.

A maior chuva registrada nesta madrugada ocorreu em Mucambo, na região da Ibiapaba, com 97 milímetros. Em Catarina, no Sertão Central, a chuva foi de 50mm e no município de Amontada, no Litoral Norte, a precipitação registrada foi de 45mm. Em Fortaleza, a chuva foi de apenas 0,6mm. 

A previsão é que nesta terça-feira, 21, é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e áreas próximas. Nas demais regiões do Ceará, haverá variação entre céu parcialmente nublado e claro. As informações são da Funceme.

Redação O POVO Online

domingo, 19 de junho de 2011

IFCE Sobral realiza fase única do processo seletivo

O Campus Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizou neste domingo, dia 19, o exame de seleção para os cursos técnicos.

 O processo destina-se ao preenchimento de 210 vagas para os cursos técnicos em Fruticultura, Panificação, Meio Ambiente, Eletrotécnica, Mecânica e Agroindústria. Ao todo, 385 candidatos participam do concurso que ocorreu em fase única, com a realização de provas de conhecimentos gerais e redação. O resultado final será divulgado no dia 11 de julho no site www.ifce.edu.br.

Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Sobral
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos
Manuella Nobre – MTB - CE 2087JP
PABX: (88)3112.8100


Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores