sábado, 28 de novembro de 2009

RELIGIÃO “SÍTIO SILVA COMEMORA A FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS”

A comunidade do Sítio Silva a cerca de 6 km da sede de Alcântaras, está encerrando as suas festividades em louvor a Nossa Senhora das Graças.


A região é muito prestigiada pelos visitantes, e hoje, última novena, é esperada uma multidão de pessoas vindas de toda serra da Meruoca e da região de Coreaú.


Para chegar ao sítio silva, pessoas vindas da cidade de Alcântaras devem pegar a CE para Coreaú e entrar no entroncamento da estrada na localidade do sítio Macaco, enquanto que os vindos da região do Vale do Coreaú devem entrar na localidade de Milagre nas imediações da escola Vicente Rodrigues de Sousa.


O encerramento da festa fica para domingo 29 de Novembro, que durante todo o dia e entrando pela noite promete muita animação.


A festa do sítio Silva é considerada uma das mais animadas da região.


Foto: arquivo (fiéis em frente a igreja)


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PEDREIRO SOFRE DESCARGA ELÉTRICA EM ALCÂNTARAS


Pedreiro Sofre descarga elétrica em construção na cidade de Alcântaras, segundo informações obtidas, ele teria encostado sua colher de pedreiro nos fios de alta tensão. o fato ocorreu nesta manhã de sexta-feira 27/10.

O Pedreiro Tarcísio Machado Araújo 46, foi arremessado de uma construção ao ser atingido por uma descarga elétrica.

O Sr. Garcia como é mais conhecido, encostou involuntariamente uma de suas ferramentas em um dos fios de alta tensão e logo sofreu uma descarga elétrica onde foi arremessado do local, por sorte não chegou a cair de cima da laje.

O pedreiro foi socorrido pelo colega de trabalho e foi encaminhado para o hospital da cidade. Do hospital de Alcântaras o caso foi encaminhado a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde o mesmo continua em observação.

Fonte: informações do Blog Alcântaras

MORAÚJO "CARAVANA DA TV DIÁRIO PRESTA SERVIÇOS SOCIAIS A POPULAÇÃO"


A TV Diário de Fortaleza estará logo mais, em uma promoção de eventos e realização de serviços na cidade de Moraújo.

A zona norte vai receber, hoje, a programação de serviços sociais e diversão da Caravana da TV Diário. O município escolhido desta vez foi Moraújo, localizado a 291 quilômetros da Capital cearense. Quem quiser participar do evento pode ir até a Avenida Prefeito Raimundo Benício, que fica no Centro da cidade, em frente à Prefeitura Municipal. As atividades acontecem das 15 às 18 horas.

Os moradores de Moraújo vão poder curtir show de humor, trio elétrico com apresentadores da TV Diário e sorteio de muitos prêmios. Será uma tarde de cidadania.

Dos apresentadores da emissora, estão confirmadas as presenças do personagem Zeca Estrada e do jurado do programa Sábado Alegre e que também é diretor da Biblioteca Circulante, Luiz Cruz .

Sobre a relação de serviços que serão prestados à população estão ações que serão realizadas pela Secretarias de Ação Social e de Saúde. Os moradores terão acesso à corte de cabelo e manicure, em duas tendas. Para verificar como está a saúde, haverá aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e, também, distribuição de preservativos.

A Caravana da TV Diário é um projeto que busca aproximar, cada vez mais, os seus telespectadores da emissora, levando várias atrações de sua programação nas visitas aos municípios. Desde o início do ano, foram contempladas, com as ações do projeto, diversas regiões do ceará.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Super Mathias

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

SEDUC DIVULGA RESULTADO DE CONCURSO PARA PROFESSORES. VEJA A LISTA DOS APROVADOS

A convocação para a próxima etapa, que corresponde à prova prática está prevista para o próximo dia 4 de dezembro

A Secretaria da Educação(Seduc) divulgau na tarde desta quinta-feira, 26, o resultado da primeira fase do Concurso para Professor da Rede Estadual, aplicada no dia 1º de novembro passado. Veja a lista aqui.
.
O Concurso é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão(Seplag). Serão ofertadas 4 mil vagas, distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio.
.
A convocação para a próxima etapa, que corresponde à prova prática está prevista para o próximo dia 4 de dezembro. Nesta fase que é de caráter eliminatório e classificatório, o candidato irá dar uma aula na disciplina que está concorrendo.
.
Veja as informações no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb), responsável pela organização do Concurso.
.
Fonte: Seduc e Jornal O Povo

CEARÁ PODE GANHAR ATÉ 20 NOVOS MUNICÍPIOS


Nova lei de autoria de Domingos Filho poderá emancipar distritos no Estado

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB) anunciou que irá apresentar um projeto de lei complementar regulamentando a criação de novos municípios no Ceará. Com a nova lei, estima-se que o Estado do Ceará ganharia entre 15 a 20 novos municípios, no caso atuais distritos que seriam emancipados.

"Nós imaginamos entre 15, no máximo 20 distritos", afirma Luiz Carlos Mourão Maia, presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembléia Legislativa.

Última lei neste sentido foi aprovada em 1951

Conforme informou, o Legislativo, ao lado do IBGE, realizou um estudo sobre os limites das cidades, para uma nova organização de limites. Segundo o presidente da AL, a última lei neste sentido foi aprovada em 1951.

42 deputados já assinaram e apoiam a decisão

De acordo com o deputado, o projeto de sua autoria, subscrito por 42 deputados, objetiva definir regras estaduais. “Se esperar boa vontade da Câmara dos Deputados nunca vai se ter nada". Hoje, o Ceará tem 184 municípios.

A proposta de Domingos Filho determina que o distrito tenha pelo menos 8 mil habitantes, população maior do que a de 14 municípios cearenses. Lembrou que em São Paulo há um município com apenas 804 habitantes. “O distrito de Jurema, que tem 146 mil habitantes, não pode se emancipar porque não há norma de regência”,explicou.

Na Região Norte, Ubaúna-Coreaú (Foto), é um dos distritos que sonha com sua independência política. Acredito que não esteja entre os 20 possíveis emancipados no Ceará.

Reportagem: Portal Verdes Mares
Foto: férias.tur.br

TRE CASSA PREFEITO E VICE PREFEITO DE ALCÂNTARAS


O julgamento foi adiado por duas vezes durante essa semana, segunda e terça-feira. Mas a decisão acabou saindo nesta noite de quarta 25 de Novembro. Desta vez a decisão não atingiu o presidente da câmara Antônio Marcos.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral julgou, nesta noite de quarta-feira, improcedente o recurso eleitoral da Ação de Investigação Judicial Eleitoral proveniente do município de Alcântaras.

Com isso, o TRE, por maioria, manteve a decisão do juiz que cassou os diplomas do prefeito Raimundo Gomes Sobrinho, e do seu vice, Joaquim Benício Filho.

Na foto acima arquivo, o prefeito Raimundo Gomes e o vice Joaquim Benício, que devem recorrer da decisão.
.
Fonte: algumas informações do TRE-CE

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ONTEM HOJE E SEMPRE "ALCÂNTARAS"


Um lugar compõe-se de seu povo e de sua história, o passado seja ele qual for, faz parte da história e, portanto é o registro daqueles que habitam ou habitaram um determinado lugar.

Para se existir história tem que preservar a memória dos acontecimentos do presente e do passado, portanto um povo sem memória é um povo sem passado e consequentemente um povo sem história.

Passados apenas pouco mais 50 anos de emancipação política de nosso município, mesmo assim ainda não possuímos um registro oficial de nossa memória, fatos e acontecimentos históricos deixam de serem datados e assim caem no esquecimento da população em geral que habita o lugar.

Pensando nisso, nos habitantes desse lugar, cidade e região conhecida por Alcântaras, elaboramos uma série de artigos aonde através de pesquisas coletadas através da memória oral, documentos antigos e atuais, fotos e outras fontes possíveis de pesquisas, vieram apresentar à população local, informações sobre nossa história política, religiosa, e fatos e acontecimentos gerais e culturais que nos levaram a entender melhor nosso passado, o presente e consequentemente o futuro.

Brevemente estaremos disponibilizando partes do documento, que de uma curiosidade inicial, quem sabe um dia, poderá se transformar em um livro, e quem sabe ainda, o maior registro da contará a nossa história.

A política, o seu povo, a região geográfica, suas origens, a religião, e a cultura de forma geral.

O registro, no entanto são dedicados principalmente á aquelas pessoas que tem contribuído para fortalecer a história e cultura de Alcântaras, verdadeiramente sentida e não fingida.

Aos Sites e Blogs da cidade, aos estudantes que pouco tem acesso a história local, e também aos curiosos e críticos, bem ou mal eles acabam fortalecendo nossos conceitos.

"Alcântaras fará aniversário de emancipação política no próximo 10 de Dezembro, Aguardem."
Fotos: anoitecer (Praça Gregório Cunha Freire)

IMAGEM DESOLADORA


Igreja Matriz de Alcântaras que foi demolida para dar lugar a um novo templo vem chamando a atenção dos curiosos.

Enquanto a nova Matriz não começa a ser reerguida, a imagem que se tem da Praça João Capristano e do local da igreja ambos localizados no centro de Alcântaras, é simplesmente desoladora.

O terreno onde existia a antiga igreja centenária construída em 1908 e que foi palco de uma grande polêmica em torno de sua demolição ocorrida no início deste mês, continua chamando a atenção de moradores e principalmente dos visitantes que chagam a cidade.

Quem pensava que era uma brincadeira, ou que o projeto não iria se concretizar, está dando de cara com o espaço que mais se parece com uma cena de um filme de destruição ocasionado por uma verdadeira catástrofe da natureza. No entanto o ato foi ocasionado realmente pela ação do homem.

Os curiosos querem ver para crer no que aconteceu no local, câmeras fotográficas são comuns no entorno do terreno. Enquanto isso os moradores ao redor da igreja tem que conviver com o clima de incomodo, além da constante e intensa poeira nas imediações do local.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

COREAÚ "POPULAÇÃO FAZ JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS"


População faz trabalho de polícia e realiza captura de ladrões em distrito de Coreaú.
.
Moradores da localidade de Araquém e vizinhança se reuniram para dar fim a uma serie de furtos de motos que vinha acontecendo naquela região e resolveram agir, na ultima sexta feira o movimento foi intenso naquele distrito e por ventura aqui em Coreaú, pois os moradores de lá conseguiram capturar os assaltantes que vinha agindo com frequência na estrada Coreaú-Araquém, neste mesmo ano dois professores daqui de Coreaú foram alvo certo dos assaltantes quando voltavam para casa, não se sabe se eram os mesmo. A foto foi enviada para nós por representantes da segurança municipal. Não temos informação quanto ao nome dos presos.

Esse tipo de crime há muito tempo vem ocorrendo no município de Coreaú e assustando não só os moradores de lá, mas principalmente motoqueiros de outros municípios da zona norte que precisavam ir a Coreaú.
.
Fonte: com informações do Blog Romildo Moura

VESTIBULAR "UFC DIVULGA RESULTADO DA 1ª FASE"


A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou o resultado da primeira fase do vestibluar 2010.
.
Confira nos links abaixo o resultado da primeira fase, cursos e cidades, nome dos aprovados ou resultado indivudual:
.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CAGECE INTERROMPERÁ TEMPORARIAMENTE O FORNECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE DE ALCÂNTARAS


A informação foi repassada pelo Senhor Manoelito, gerente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) de Alcântaras, durante o programa do Filho Alves na Rádio Bela Vista FM nessa tarde de segunda-feira.

Segundo o gerente da CAGECE em Alcântaras, o corte programado no fornecimento de água será causado devido aos trabalhos de manutenção, onde serão limpos os reservatórios apoiados e elevados.

A cidade ficará temporariamente sem água no período de 07h00min ás 19h00min do dia 24 de Novembro, terça-feira. Por isso segundo ele, as pessoas devem se preparar para o corte no fornecimento, principalmente as pessoas que não possui reservatório ou caixa d água em casa.

Outro assunto também esclarecido no programa foi a respeito da nova taxa de esgotamento sanitário que está sendo cobrado a partir deste mês de Novembro.

Mais informações poderá ser obtido pelo fone: 3640-1420
Escritório da Cagece em Alcântaras.

AGRICULTORES DE ALCÂNTARAS PARTICIPAM DA CARAVANA MAIS ALIMENTOS


Teve início na última segunda feira e prosseguiu durante toda a semana a "Caravana Mais Alimentos".

Desde segunda-feira (16), a. Durante toda a semana, os agricultores familiares de cinco regiões cearenses receberam a Feira Itinerante Tecnológica do Programa Mais Alimentos. Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Na Zona Norte, o encontro foi realizado na última sexta-feira dia 20/11 na cidade pólo; Sobral, onde agricultores de vários municípios da região se reuniram no Parque de Exposições da cidade.

Sobral foi a ultima cidade-pólo a receber a caravana com 20 carretas, utilizadas para o transporte das máquinas e equipamentos, e mais de 150 profissionais para demonstração dos produtos. Outras cidades foram: Crato, Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Baturité.

No local foram expostos tratores, máquinas e equipamentos agrícolas de empresas parceiras do Programa. Os agricultores também tiveram acesso direto às instituições financeiras que disponibilizaram facilidades na contratação de linhas de crédito do Mais Alimentos e ainda vários outros serviços apresentados especialmente ao produtor e trabalhador rural. “O homem do campo”.

“Uma grande oportunidade para o pequeno produtor cearense”, ressaltou o Secretário Camilo Santana.

O encontro teve a participação do secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, e de representes do MDA. Além de várias autoridades de Sobral como o prefeito Leônidas Cristino, entre outros.

Do município de Alcântaras, teve a participação de um expressivo número de agricultores familiares. E representando o poder executivo municipal, esteve presente o Secretário de Desenvolvimento Agrário do município Francisco Eneudo.

Na foto acima, o encontro do Secretário de Desenvolvimento Agrario do Estado Camilo Santana e do município de Alcâmtaras Francisco Eneudo.

Com informações do Portal do Governo do Estado do Ceará

CEARÁ SPORTING CLUB "VALEU VOZÃO"



VALEU VOZÃO, EM 2010 NA PRIMEIRONA DO BRASILEIRÃO !

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores