sábado, 8 de setembro de 2012

TRAGÉDIA: ACIDENTE COM PAU-DE-ARARA MATA QUATRO PESSOAS EM ITAPIPOCA

Nesta manhã de sábado, 8, quatro pessoas morreram em acidente envolvendo dois caminhões no município de Itapipoca, a 147 Km de Fortaleza, na CE 168. A estrada liga os distrito de Barrentos à praia da Baleia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um caminhão transportava passageiros e o outro castanha e côco. O veículo pau-de-arara parou para o desembarque de um passageiro, quando o caminhão que vinha atrás não conseguiu frear a tempo e evitar o engavetamento.

A polícia ainda não divulgou o nome das vítimas nem quantos saíram feridos, mas confirmou a morte de três homens e de uma mulher que chegou a ser levada para o hospital.

Neste momento, há policiamento na estrada para controlar o trânsito intenso no local. Mais informações em instantes.

Diário do Nordeste
Imagem: web

HOJE É A ÚLTIMA NOVENA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

A Festa iniciou-se no último dia 02 de Setembro e termina neste domingo dia 09, na localidade de Santa Bárbara na nona rural de Alcântaras.

Continuam as festividades no sítio Santa Bárbara, com o tema: Maria Catequista e Missionária do Pai. Tendo com padroeira Nossa Senhora das Graças. 

Sábado dia 08, missa às 19h com pe. Edmilson é a noite das famílias e visitantes com o subtema: Maria, a grande catequista da família, no domingo será o dia da festa com o tema: Maria, Catequista e Missionária do Pai. Celebração às 10h.
Imagens: Arquivo (Igreja em Santa Bárbara, setembro de 2010)

Informações da Paróquia de Alcântaras

TRE-CE INDEFERE QUATRO CANDIDATOS A PREFEITO


Em sessão que se estendeu até as 21 horas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu na quinta-feira 06/09 mais 27 registros de candidatura – entre eles, o da candidata à Prefeitura de Aquiraz Ritelza Cabral (PCdoB) e do candidato a prefeito de Senador Pompeu, Luiz Flavio Mendes de Carvalho (PT). 

Também entram na lista de indeferidos os candidatos a prefeito de Choró Iracy Duarte Dantas (PMDB) e de Pacoti, Edson Leite Araújo (PSB). Eles poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e têm direito a fazer campanha até que saia a decisão final.

O registro de Ritelza foi barrado devido a problemas em contas de gestão, identificados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Entre as supostas irregularidades, estaria a contratação, sem concurso público, de cinco servidores do município à época em que Ritelza era prefeita. Ao blog Segunda Leitura, do O POVO, Ritelza disse não ter sido responsável pelas contratações e afirmou ter estranhado a decisão do TRE. Segundo ela, o processo foi posto em julgamento em véspera de feriado, com o pleno do Tribunal desfalcado de juízes titulares, somente 24 horas após parecer do Ministério Público. 

Em Senador Pompeu, a candidatura de Luiz Flávio também foi indeferida devido à desaprovação de contas de gestão, assim como nos casos de Pacoti e Choró. Devido ao horário em que foram divulgadas as decisões, O POVO não conseguiu localizar os candidatos.

O POVO Online 
(07/09/2012)

RECURSOS ELEITORAIS: TSE indefere primeira candidatura no Ceará


O candidato a prefeito de Brejo Santo pela Coligação Compromisso com o Povo (PR/PPS/PSDB), Samuel Marcos Araújo Figueiredo, é o primeiro postulante a uma prefeitura cearense a ter o registro da sua candidatura negado, neste ano, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes o TSE havia julgado vários recursos provenientes do Estado do Ceará, mas este foi o primeiro indeferindo o pedido de registro de um candidato a prefeito.

Trata-se de uma decisão monocrática, proferida pelo ministro Arnaldo Versiani, no dia 4 deste mês, publicada na sessão ordinária jurisdicional do TSE da última quinta-feira. Dessa decisão ainda cabe recurso para o pleno do TSE e para o Supremo Tribunal Federal (STF), informou o advogado do prefeito, Irapuan Camurça, ao informar que vai recorrer até o STF, se por preciso, por acreditar que a candidatura do seu cliente não pode ser negada enquanto não transitar em julgado o processo que deu origem à impugnação.

Samuel Marcos Araújo Figueiredo teve a sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação Pra Fazer Ainda Mais (composta por 12 partidos) com base no fato de o candidato ter sido condenado pela Justiça Eleitoral por captação ilícita de sufrágio.

Agravo

Nesse processo, ele foi condenado tanto pelo TRE quanto pelo TSE, mas como foi interposto um agravo de instrumento para o Supremo, Irapuan defende a tese de que Samuel Marcos pode ser candidato porque o processo de captação ilícita de sufrágio não transitou em julgado.

O registro de Samuel Marcos foi negado pelo juiz eleitoral de Brejo Santo, sendo a sentença confirmada pelo TRE. Ao negar seguimento ao recurso interposto pelo candidato, Arnaldo Versiani observa que, "configurada a prática de captação ilícita de sufrágio por decisão proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, a incidência da alínea j é decorrência que se impõe, independentemente de previsibilidade ou não de declaração de inelegibilidade pela procedência de representação em que se apura o ilícito eleitoral".

Em face da referida condenação por captação ilícita de sufrágio, o candidato estaria inelegível pelo período de oito anos a contar da eleição de 2008, o que alcança o pleito de 2012.

Em Brejo Santo, foram requeridos registro para duas chapas majoritárias. A coligação Compromisso com o Povo tem como candidatos a prefeito e vice-prefeito Samuel Marcos Araújo Figueiredo e Dalton Lacerda Vidal Vital, e a Coligação Pra Fazer Ainda Mais com Guilherme Sampaio Landim como candidato a prefeito e Edmar Alves Lucena Júnior como candidato a vice. A situação da candidatura de Guilherme, no sistema de divulgação de candidaturas do TSE é "deferido com recurso".

Na sessão do TSE do último dia 6, foram publicadas outras 12 decisões monocráticas de ministros daquela Corte em recursos oriundos de municípios cearenses. Desses, apenas um tratava de recurso em processo de registro de candidato a prefeito.

O caso trata das candidaturas de Adail Albuquerque Melo e José Militão Lima. Adail Ateve o registro deferido pelo juiz do município, sendo a sentença confirmada pelo TRE. No TSE, a ministra Laurita Vaz negou seguimento ao recurso, confirmando o registro da candidatura.

Diário do Nordeste Online

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

VALE A PENA RELEMBRAR: ALCÂNTARAS E OS ANTIGOS 07 DE SETEMBRO


Recordando o dia 07 de Setembro em Alcântaras nas décadas de 70, 80 e 90.

No dia da comemoração da independência do Brasil, dia sete de setembro, Alcântaras realizava um grande evento, onde havia um desfile feito pelas escolas da sede e dos povoados e grupos de jovens. No desfile, os alunos representavam os heróis brasileiros e as personalidades alcantarenses.

Todos os anos era tradição, as turmas sempre querendo fazer uma apresentação mais bonita. Logo o desfile havia se tornado uma competição entre a EMA – formada pelas escolas do município, e a ESBA -formada pelo  Educandário Santa Bernadete, onde quem seria o mais bem decorado. Mas, no final do desfile, todos seriam vencedores por contribuírem com a cultura de Alcântaras. O desfile sempre percorria as principais ruas da cidade  e tinha o seu fim na praça do mercado, onde era muito animado, com um clima bastante festivo. Com o passar dos anos passou a ter brincadeiras competitivas valendo prêmios; até que foi sendo esquecida pelos administradores públicos. 

Confira algumas e antigas imagens da Comemoração em Alcântaras-Ceará:
Texto: Aderson Silva Alcântara ( Graduando em Ciências Sociais pela UVA, Assessor Administrativo da ECOS, Historiador e autor da coluna " retratos de Alcântaras" publicada no Informativo Semanal o Serrano.

Fotos: Imagens Cedidas pela Biblioteca Municipal de Alcântaras ( Arquivo Municipal)

Postagem extraída do Blog Portal Jovem

AGENDA DA COLIGAÇÃO "ALCÂNTARAS DE PAZ E PROGRESSO" PARA ESTA SEXTA-FEIRA 07/09

A Coligação "Alcântaras de Paz e Progresso" realiza hoje 07 de Setembro, mais um comício no Centro de Alcântaras.

Os candidatos a Prefeito e vice, Eliésio Fonteles e Joaquim - 40, os candidatos a vereadores, além de lideranças chegarão em carreata, e em seguida apresentarão suas propostas de campanha. A concentração acontece no sítio Bom Fim a partir das 17:00 hs.

Os últimos

O último evento político da coligação "Alcântaras de Paz e Progresso", foi no último dia 01/09, com Terreiro Alegre no sítio Espírito Santo. Já a coligação "Alcântaras Levada a Sério" com João Lira e Toinha - 55, foi ontem 06/09, a localidade de Sítio São Bernardo.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MICROÔNIBUS DA AUTO ESCOLA PALMA PEGA FOGO EM COREAÚ


O veículo ficou totalmente destruído, e ainda não há suspeitas sobre a causa.

Moradores de Coreaú foram surpreendido na madrugada desta quinta-feira (06) quando um microônibus da empresa Auto Escola Palma foi tomado por chamas, O veículo estava estacionado próximo a praça Mãe Brasilina quando moradores do bairro avisaram o motorista do que havia ocorrido. Vários moradores e curiosos estavam no local quando a o veículo ainda estava em altas chamas, ninguém se feriu. Ainda não há suspeitas da causa.

Imagens e informações Blog RM no Foco

COREAÚ: CANDIDATURA DO PSB É INDEFERIDA NO TRE-CE


Chico Antônio -PSB disputa a eleição em Coreaú contra  Carlos Roner - PSDB que tenta a reeleição.

O candidato a prefeito de Coreaú pelo PSB, Francisco Antônio de Meneses Cristino (Chico Antônio), teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral, no início da noite de ontem (05).

A candidatura de Chico Antônio (PSB) que estava deferida com recurso contou com o placar desfavorável, no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ao ex-prefeito. Segundo informações, o julgamento teve o elástico placar de 6 a 0.

Informações do Sobral de Prima


AGENDA DA COLIGAÇÃO "ALCÂNTARAS LEVADA A SÉRIO" PARA ESTA QUARTA-FEIRA 06/09

Os candidatos a Prefeito e vice de Alcântaras João Lira e Toinha Sergino - 55, estarão hoje na localidade de São Bernardo, juntamento com os candidatos a vereadores e demais lideranças, para apresentarem suas propostas de campanha.

A concentração acontece no Centro de Alcântaras a partir das 17:00hs, e de lá saem em carreata em direção ao Sítio São Bernardo.

Resumo da Semana:

No último sábado 01 de setembro, a Coligação "Alcântaras de Paz e Progresso" com os candidatos Eliésio e Joaquim - 40, realizaram um animado "Terreiro Alegre" no Espírito Santo.

Já os candidatos João Lira e Toinha - 55, foram ao Sítio Bela Vista, em Motorriata, e lá realizaram uma caminhada pela localidade.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

FESTA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE EM COREAÚ, TEM INÍCIO HOJE 05/09

Foto: Arquivo, Igreja Matriz de Coreaú-CE, em 01 de junho de 2012

Tem início hoje 05 de Setembro, os Festejos de Nossa Senhora da Piedade 2012, Padroeira Católica do Município de Coreaú.

A Festa, que é uma das mais tradicionais na região norte do Ceará e do Vale do Coreaú, é comandada pelo Pároco local Pe. Lucione, e segue até o dia 15 deste mês. Tem como Tema: "A Igreja continua na história a testemunhar o ressuscitado."
Imagem extraídada do blog da Paróquia de N.S. da Piedade de Coreaú

TRE-CE JÁ INDEFERIU 33 CANDIDATOS


TRE já indeferiu 33 candidatos. Os julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) tiveram início no mês de agosto.
  
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já indeferiu o registro de 33 candidatos a prefeito e vice-prefeito no Estado, em decorrência da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Na noite de ontem, o pleno do TRE negou registro a Fernando Assef e Alexandre Ferreira Gomes, candidatos a prefeito em Boa Viagem e Acaraú, respectivamente. 

Nas sessãoes anteriores, o candidato a prefeito Dalton Lacerda, em Brejo Santo, também teve o registro indeferido porque possuiu condenação por captação ilícita de sufrágio, confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como Francisco Farias Neto, candidato a prefeito em Guaramiranga, que teve condenação pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) por crime de responsabilidade.

Por contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, tiveram os registros indeferidos os candidatos a prefeito José Flávio Morais, em Ipueiras; Paulo César dos Santos, em Amontada; Roberto Barbosa, em Jaguaruana; Wilebaldo Melo, em Mucambo, João Viana de Araújo, em Cedro; Acinésio Bezerra, em General Sampaio; Antônio Monteiro Pedrosa, em Arneiroz; Francisco Magno Magalhães, em Trairi; Raimundo Nonato Barroso, em Tururu; Clementino Campelo, em Palmácia; Francisco Nilson Alves, em Cedro; Francisco das Chagas Alves, em Graça; José Sinval de Carvalho, em Chorozinho; Afonso Cunha, em Jaguaretama; Francisco Iteildo Roque, em Antonina do Norte; Maria Neuma Bezerra, em Piquet Carneiro; Ademar Pinto, em Barroquinha; Hélio Fontenele, em Granja; Edvaldo Almeida, em Jaguaribara; Nilton Ricarte, em Baixio; Carlos Macedo, em Aurora; Cícero André, em Santa Quitéria; José Juvêncio, em Moraújo; e Anilton Pinheiro, em Ibicuitinga. Ariosvaldo Saldanha, em Jaguaretama, teve contas de gestão desaprovadas pela Câmara Municipal e Grijalva Parente, em Ubajara, teve suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União.

Os candidatos a vice-prefeito Roger Neves, em Marco, e Afonso Cordeiro, em Maranguape, que participam das chapas encabeçadas respectivamente por Ângelo Luís e George Valentim, tiveram o registro indeferido por possuir contas de gestão desaprovadas pelo TCM.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Nas eleições de 2010, a Lei da Ficha Limpa não pode ser aplicada por conta da legislação eleitoral. Neste pleito, a expectativa é de que o número de indeferimentos cresça por conta da aplicabilidade da lei de origem popular.


Disputa em Meruoca ainda indefinida

Em Meruoca, o ex-prefeito João Coutinho PT, sua situação no DivulgaCand nesta tarde de 05 de setembro, ainda consta seu registro indeferido com recurso.

Na sua ficha no TCM, consta duas desaprovações de Prestação de Contas de Governo (exercício 2001 e 2002).

Na Relação de Processos Com Nota de Improbidade João Coutinho Tinha 2
E na Relação de Processos Sem Nota de Improbidade, João Coutinho Tinha 8, e os dados dos 10 processos não consta mais na lista Atualizada do TCM encaminhada a Justiça Eleitoral.

Observação:
Exclusão dos dados do referido processo, por força de decisão judicial exarada pelo Excelentíssimo Senhor Ministro Celso de Mello, nos autos da Medida Cautelar em Reclamação nº 14113 do Supremo Tribunal Federal.

João tirou da disputa em Meruoca via prévias, o companheiro de partido e atual Prefeito Antônio Fonteles, e agora trava uma batalha na justiça para garantir sua candidatura.

João disputa a Prefeitura de Meruoca com a candidata Herik Zednik do PRB.

TRAIRI: OPERAÇÃO PRENDE 8 PESSOAS ACUSADAS DE DESVIAR R$ 20 MILHÕES


Município de Trairi, distante 124 km de Fortaleza. 

Operação prende oito pessoas acusadas de desviar R$ 20 milhões em Trairi; oito estão foragidos, sendo três secretários

Uma operação do Ministério Público Estadual (MPE) em conjunto com a Polícia Civil no município de Trairi prendeu até o momento oito suspeitos de crimes contra administração pública. Entre os envolvidos, a secretária de Ação Social, Germana de Paixão Oliveira e o procurador-geral do Município, Vinicius Barbosa Damasceno.

Além deles, foram presos nesta quarta-feira (5), ex-membros da comissão de licitação da Prefeitura, Evaldo Luis Antunes e Gabriela Chaves Souto, o empresário, José Ademar Barroso, a procuradora política, Caroline Gondim Lima, o advogado e ex-procurador autárquico do Município, José Eloiso Maramaldo Filho e o procurador jurídico municipal, Guilherme de Araripe Nogueira.

De acordo com o promotor de Justiça, Igor Pinheiro, o desvio de verba pública no município soma o montante de R$ 20 milhões. "São 16 mandados de prisão contra suspeitos de crimes contra a administração pública, fraudes em processo licitatórios, formação de quadrilha, condescendência criminosa e falsidade ideológica", informa.

As prisões foram efetuadas em Fortaleza, Eusébio e em Trairi. Os acusados ficarão presos na Delegacia de Trairi, somente os advogados serão encaminhados para a Delegacia Estadual de Capturas (Decap) em Fortaleza. 

Os 16 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz auxiliar de Trairi, Fernando Teles. Segundo o MPE, todos os acusados comenteram os crimes de formação de quadrilha e fraude de licitação.

Secretários foragidos
  
Até o momento, oito pessoas estão foragidas, são elas,  a secretária de Educação, Maria das Graças Barbosa, o secretário de Saúde, José Evandro Cunha, o vereador e ex-secretário de Cultura, Márcio Alves Ribeiro, o secretário de Finança, José Airton Ribeiro, o ex-secretário de Finança, Euclides de Andrade Castro, ex-membro da Comissão de Licitação, Manoel Carlos Oliveira, membro da Comissão de Licitação, Alexandre Pires Sousa e ex-contrato da prefeitura, Neio Lúcio Ferraz Passos. 

Conforme o MPE, a operação tem continuidade durante todo o dia em busca dos foragidos.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

7 MIL AGRICULTORES NO CEARÁ VÃO RECEBER O PAGAMENTO DO GARANTIA-SAFRA

Foto: Arquivo, zona rural de Alcântaras (março de 2009)

A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento referente ao Programa Garantia-Safra para 7.141 agricultores em cinco municípios cearenses: Meruoca, Morada Nova, Mucambo, Quixadá e Saboeiro. A Portaria 25 do Ministério, que prevê a liberação, está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (4).

O pagamento vem auxiliar produtores rurais que moram em municípios onde foram detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca e milho devido a estiagem.  A indenização será paga em até seis parcelas mensais, a partir deste mês, por meio de cartões eletrônicos da Caixa Econômica Federal.

Emergência

No Ceará, dos 184 municípios, 178 já decretaram situação de emergência. As mais afetadas ficam nas regiões do Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana onde, segundo a Defesa Civil estadual, vivem cerca de 2,5 milhões pessoas. 

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta promete ser a mais rigorosa seca enfrentada pelo Estado nos últimos 19 anos e a quinta pior da história. Para especialistas, a situação ainda vai piorar.

Pagamento

Além do Ceará, o Garantia-Safra também vai auxiliar mais de 180 municípios em oito estados brasileiros – Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O valor do garantia-safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo programa são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Do Diário do Nordeste/Agência Brasil

SECULT LANÇA II EDITAL DE SELEÇÃO DE ENTIDADE PRIVADA SEM FINS LUCRATIVOS


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lança o II Edital de Seleção de Entidade Privada Sem Fins Lucrativos para a realização de atividades culturais no valor de R$ 300.000,00, com recursos oriundos do Tesouro do Estado, para o ano de 2012.

De acordo com o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, o Edital objetiva selecionar, por meio de convênio, projetos que promovam a realização de oficinas para o Plano Estadual de Cultura e apoio para a realização das Conferências Municipais, Regionais, Estadual e Nacional de Cultura.

O proponente do projeto selecionado, cujos valores estejam acima dos limites mencionados compromete-se a realizar integralmente o projeto contemplado, independentemente de apoios adicionais, sendo-lhe facultada, no entanto, a busca de outros parceiros, em patrocínio direto, apoio institucional, bem como Leis de Incentivo à Cultura Municipal, Estadual e/ou Federal.

Os interessados devem enviar seus projetos e o envelope de inscrição com data de recebimento no protocolo da secult, no horário de 8h às 12h e das 13h às 16h30, ou enviadas, via sedex ou carta com aviso de recebimento, entre os dias 03 e 14 de setembro de 2012.

A Seleção será realizada pela Secretaria da Cultura do Estado, por meio da Comissão nomeada por Portaria, mediante apresentação dos documentos citados no Edital. A pessoa jurídica interessada em participar da presente seleção deverá ter mais de três anos de existência, comprovado na data do registro do ato constitutivo do Registro Civil da Pessoa Jurídica.


Confira aqui o resultado I Edital de Seleção de Entidade Privada sem fins.

Assessoria de Comunicação da Secult
Sonara Capaverde

MORADIA: ASSINATURA DE CONTRATO GARANTE CONSTRUÇÃO DE 2.084 UNIDADES EM SOBRAL


O governador Cid Gomes assina nesta quarta-feira (05), às 14h30min, no Palácio da Abolição, o contrato do programa "Minha Casa Minha Vida" de Sobral, na Região Norte, que contará com a construção de 2.084 unidade habitacionais.

A solenidade contará com as presenças do ministro interino das Cidades, Alexandre Cordeiro, e representantes da Prefeitura de Sobral, Banco do Brasil e da Construtora Direcional, responsável pela obra.

Serão dois contratos: Orgulho Tropical 1 (1.252 apartamentos) e Orgulho Tropical 2 (832 unidades habitacionais) . Os dois empreendimentos são vizinhos. Nos dois casos, o terreno será doado pela Prefeitura de Sobral que, por sua vez, os recebeu do Governo do Estado. Para viabilizar a construção das unidades habitacionais, o Governo dará ainda aporte financeiro no valor de R$ 6,2 milhões. No total, a construção dos dois empreendimentos receberá investimento de R$ 129,2 milhões.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

O OPERÁRIO, A MULHER E AGORA O PRESIDENTE NEGRO?


Lula quebrou um paradigma ao ser o primeiro presidente de origem popular na história do Brasil. Na sua sucessão, rompeu outra tradição ao escolher um mulher. Joaquim Barbosa já é aplaudido em restaurantes e chamado de herói. Será sua vez?


 Relator da Ação Penal 470, Joaquim Barbosa já vinha sendo aplaudido em restaurantes desde que aceitou a primeira denúncia sobre o mensalão, oferecida pelo ex-procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. Na sexta-feira, na posse do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Félix Fischer, foi chamado de herói pelo público ali presente. Humilde ao menos na aparência, ele disse ser apenas um “barnabé”, um servidor público cumpridor das suas obrigações.

Mineiro de Paracatu, Joaquim Barbosa fez carreira no Ministério Público, estudou em Paris e chegou ao Supremo Tribunal Federal por indicação do ex-presidente Lula. É, sem sombra de dúvida, o símbolo maior da transformação que está em curso no Poder Judiciário no Brasil. Uma mudança que tem, no julgamento da Ação Penal 470, um divisor de águas. Com as decisões até agora tomadas, o STF se torna certamente mais popular e menos “garantista” – um termo usado por advogados e juristas para definir a corte como o último refúgio dos direitos individuais previstos na Constituição Federal.

Se o filme vier a terminar com prisões de políticos graúdos, como José Dirceu, e empresários, como Kátia Rabello, do Banco Rural, e Marcos Valério de Souza, da agência DNA, Joaquim Barbosa será, certamente, uma das figuras mais populares do País – e, durante certo período de tempo, mais louvadas pelos meios de comunicação.

Terá, portanto, uma plataforma pronta para se lançar a um eventual projeto político. Rumores sobre suas ambições proliferam aos montes, em Brasília. O que Joaquim Barbosa prontamente negará. Mas um de seus colegas, Carlos Ayres Britto, que compete com ele pelo protagonismo no julgamento, já prepara, em segredo, uma candidatura ao Senado Federal por Sergipe, seu estado natal.

Joaquim Barbosa cumpriria ainda outro papel na política brasileira: o de quebrar, definitivamente, os preconceitos no Brasil. Lula foi o primeiro presidente de origem popular. Depois de sua posse, o filho de qualquer família humilde passou a ter o direito de sonhar com a presidência da República. Dilma Rousseff, como primeira mulher presidente, também quebrou um tabu. Será Joaquim Barbosa o primeiro negro a chegar lá?

Curiosamente, quem primeiro flertou com a possibilidade foi o delator do mensalão, Roberto Jefferson. Segundo o presidente do PTB, Joaquim Barbosa “joga para a plateia” e, por isso mesmo, seria um péssimo juiz e um ótimo candidato à presidência. A ele, ofereceu até a legenda.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SGT PAULO CLÉVER DEIXA O DESTACAMENTO POLICIAL MILITAR DE ALCÂNTARAS E ASSUME O COMANDO EM SANTANA DO ACARAÚ


Através de um ofício nº 60/2012, de 03 de setembro de 2012, da Delegacia de Polícia de Alcântaras, direcionado à Rádio Bela Vista FM precisamente ao programa “As 03 mais tocadas” do locutor Filho Alves, elaborado pelo próprio Sgt Paulo Cléver de Oliveira, o mesmo informa que: “com a consciência de um dever cumprido, a partir desta data, o mesmo está deixando o comando do Policiamento Militar de Alcântaras e passará a assumir o comando do destacamento de Santana do Acaraú”.

O Sgt Paulo Cléver, esteve sob o comando do Destacamento da PM de Alcântaras por menos de 02 meses, onde conseguiu manter a ordem e disciplina em ações de vandalismos e atividades como furtos e roubos.  Porém com seu geito próprio de trabalhar, o Sargento encontrou uma  certa resistência em Alcântaras. Possivelmente isto tenha acontecido por conta de que o Sargento já com 25 anos de experiências na PM, tem um potencial para um município de maior porte com ocorrências de maior relevância, pois os casos que permeiam Alcântaras são de pequenos portes, por mais que ultimamente tenham acontecido casos atípicos em Alcântaras.

Como se diz o dito popular: “Foi com muita sede ao pote”, esta é a expressão que mais se adapta ao caso, onde o Sargento, sem sombras de dúvidas com um pensamento positivo, tentou aplicar leis e regras que “assustaram” a comunidade. De certa forma, foi grande a colaboração dada pelo Sargento à população acantarense que sem sombras de dúvidas tem muito a agradecer pelo seu serviço prestado.

Hoje mesmo ja é possível observar que a viatura (Hi-lux) que prestava serviço já fora substituída por outra de menor porte.

Informações Blog Alcântaras

SECA DE 2012 NO CEARÁ, É A QUINTA PIOR DA HISTÓRIA, APONTAM ESPECIALISTAS


Há 75 dias sem chuva, a população do Semiárido no Ceará sofre com os efeitos da longa estiagem que afeta o estado.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos [Funceme], esta deve ser a mais rigorosa seca enfrentada pelo estado nos últimos 19 anos e a quinta pior da história. Para especialistas ouvidos pela Agência Brasil, a situação ainda vai piorar.

Das 184 cidades cearenses, 178 já decretaram situação de emergência [o governo federal ainda analisa o decreto de quatro municípios]. As mais afetadas ficam nas regiões do Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana onde, segundo a Defesa Civil do Ceará, vivem cerca de 2,5 milhões pessoas.

COMBATE - Para suprir a falta de água potável, o Exército está atendendo a 93 localidades com carros-pipa. Até o dia 10, mais 21 cidades começarão a ser atendidas por carros-pipa disponibilizados pela Defesa Civil do estado por meio de um convênio de R$ 8,3 milhões firmado com o Ministério da Integração Nacional. A expectativa é que este número aumente, já que, segundo a assessora técnica da Defesa Civil estadual Ioneide Araújo, o pior ainda está por vir.

“Com certeza, essa situação ainda vai se agravar. Ainda vamos entrar nos meses mais rigorosos da estiagem, e chuvas consolidadas mesmo, só a partir de fevereiro”, disse Ioneide à Agência Brasil, explicando que 154 municípios cearenses ficam em regiões caracterizadas como Semiárido, onde o período de chuvas só começa em fevereiro.

LA NIÑA? A preocupação da assessora é reforçada pela Funceme, cujo meteorologista, Namir Mello, informou que, no primeiro semestre deste ano, choveu 50% menos do que a média histórica para a época. Enquanto a média do período é 606,4 milímetros, este ano foram registrados apenas 299,2 milímetros.

Fenômeno que, em um ano marcado pelo efeito La Niña – que normalmente torna as chuvas mais regulares no Semiárido nordestino –, pode ter sido provocado pela indefinição nas temperaturas no Oceano Atlântico. De acordo com a Funceme, isso pode ter afetado a zona de convergência intertropical, principal sistema causador de chuvas no Ceará.

“A situação vai se agravar porque choveu pouco no primeiro semestre do ano e a estação da seca vai até novembro. A partir de dezembro, poderemos ter algumas chuvas rápidas e esparsas, próximo ao litoral. Outra coisa é que, por causa da redução de 50% no volume de chuvas, há menos água armazenada nos pequenos açudes, que abastecem as comunidades isoladas e os pequenos produtores rurais. Daí a necessidade do uso de carros-pipa para esses lugares. Os grandes açudes que abastecem as cidades e perenizam os rios estão bem de água”, completou o meteorologista.

Em todo o estado, a falta de chuva também afetou as plantações, provocando o aumento do preço de produtos como o feijão e, consequentemente, da cesta básica de alimentos, conforme revelou um estudo desenvolvido por estudantes do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri [Urca].

R$ 1 BILHÃO DE PREJUÍZO - Segundo o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará [Ematerce], o engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, os prejuízos dos produtores rurais com a seca já chega a R$ 1 bilhão e está prevista uma redução de 85% na safra de grãos A estiagem também está afetando o gado, mas, devido a programas estaduais que estimularam o registro, o tamanho do rebanho cresceu em comparação ao último levantamento.

Nesta terça-feira [4], o governo estadual e o Ministério do Desenvolvimento Social realizam uma cerimônia para marcar a instalação de mais uma cisterna de placa de cimento no Semiárido nordestino.

Com a instalação do equipamento de armazenamento de água no Assentamento Estadual Serrote Feio, em Madalena, no Sertão Central cearense, chegará a 500 mil o número de cisternas de placas construídas no Semiárido nordestino, 60.820 delas só no Ceará. As cisternas de cimento custam a metade das de plástico e são mais duráveis.


Via Icó é Notícias (Com informações da Agência Brasil)

SECULT ABRE SELEÇÃO PARA 40 VAGAS DE ESTÁGIO


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizará processo seletivo com 40 vagas para estágio. 

Podem participar estudantes dos cursos superiores de Administração, Arquitetura, Audiovisual, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Estatística, História, Pedagogia, Química, Recursos Humanos e Turismo.

Será oferecida bolsa no valor de R$ 538,00 e auxílio transporte, para jornada de 20 horas semanais.

Para concorrer o candidato deverá preencher a ficha de inscrição que está disponível no site www.secult.ce.gov.br e entregá-la até o dia 26 de setembro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Célula de Gestão de Pessoas, 9º Andar, Edifício São Luiz, na rua Major Facundo, nº 500, Centro. No ato da inscrição, deve entregar também cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de matrícula, curriculum vitae e curriculum acadêmico, duas fotos 3X4 atuais e declaração constante do Anexo II do edital devidamente assinada pelo candidato.

A seleção consistirá de análise da documentação apresentada e entrevista apenas aos candidatos aprovados na primeira fase, dentro do número de vagas existentes à época da seleção, no dia a combinar por ordem de chegada e em caráter eliminatório. A classificação final será com base na pontuação, que ficará a cargo da comissão examinadora. Em caso de empate, prevalecerá para fim de desempate, o maior numero de créditos cursado pelo candidato.

Este processo seletivo terá a validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado final no Diário Oficial do Estado.

Fonte O POVO Online

ANEEL SELECIONA MUNICÍPIOS PARA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR


Serão realizadas 19.470 entrevistas em 475 municípios do país para a 13ª edição do prêmio Iasc.

A Agência Nacional de Energia Elétrica escolheu, por meio de sorteio público, os municípios que participarão da avaliação do consumidor sobre as distribuidoras de energia elétrica. Esta será a 13ª edição da pesquisa anual que apura o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor. Ao todo, serão avaliados 475 municípios distribuídos pelas áreas de concessão das 63 distribuidoras que operam no país.

Serão realizadas 19.470 entrevistas para avaliar a qualidade a partir da percepção dos consumidores residenciais. O índice também auxilia a agência nas atividades de fiscalização e no aperfeiçoamento do processo regulatório e permite às empresas aperfeiçoarem seus serviços. Os questionários devem ser aplicados entre agosto e setembro de 2012.

No Ceará, os municípios sorteados foram:

Alcântaras, Camocim. Chorozinho. Ererê, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Milagres, Novo Oriente, Pacoti, Reriutaba, Saboeiro, Sobral, Tejuçuoca e Umari.

Redação O POVO Online

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores