sábado, 21 de setembro de 2013

ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA (1ª) COPA LIGA FUTSAL DE ALCÂNTARAS 2013

Os jogos finais da Primeira Copa Liga Futsal de Alcântaras 2013, acontecerão nos dias 02 e 05 de outubro, com transmissão ao vivo pela Rádios Tupinambá de Sobral e Bela Vista FM de Alcântaras.

Vem ai o grande encerramento da 1ª Copa Liga Futsal de Alcântaras 2013, com jogos dia 02 de outubro quarta feira (semifinal) e dia 05 de outubro sábado (final) entre as equipes: Bela Vista Esporte Clube, Palmeiras de Santa Rosa, Barcelona de Alcântaras e Grêmio da Prata. 

Venha prestigiar esse grande evento esportivo da cidade de Alcântaras, que acontecerá no Ginásio Rogério Aguiar a partir das 19 horas com transmissão das Rádios Bela Vista FM de Alcântaras e Tupinambá de sobral.

A realização é Liga Alcantarense de Desporto e Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio da Prefeitura Municipal de Alcântaras.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ACIDENTE ENVOLVENDO UM ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO DA CIDADE DE IPÚ

Os ônibus que transportam universitários de Ipu e Viçosa do Ceará para Universidades de Sobral sofrem acidente na BR-222 em Sobral, após colidirem um na traseira do outro.

Segundo relatos de alunos que vinham no ônibus da empresa Transpec, que presta serviço a Prefeitura de Ipu no transporte de universitários para a cidade de Sobral, o choque entre os dois ônibus se deu devido a um terceiro ônibus, também de universitários, que teria feito uma ultrapassagem perigosa fazendo com que o veiculo de Viçosa freasse bruscamente, onde o ônibus do Ipu acabou batendo na parte lateral da traseira do dele.

O motorista do ônibus do Ipu ainda tentou evitar o impacto, o que poderia ter ocasionado uma tragédia maior, jogando o ônibus para o acostamento da rodovia. Felizmente nenhum aluno se feriu gravemente apenas arranhões e uma aluna se queixou de dores nas costas. 

De acordo com informações próximo ao local uma Carreta que transportava ração tombou na Br-222, o que poderia ter sido o motivo dos ônibus terem que diminuir as velocidades bruscamente, ocasionando assim a colisão.
Fonte: Ipú Notícias (Fotos Diego Farias / Ipu Baladas)

ACIDENTE ENVOLVENDO O ÔNIBUS DOS UNIVERSITÁRIOS DE IPU NA BR-222

O ônibus que conduz os universitários de Ipu até a cidade de Sobral se envolveu em um acidente na BR-222 entre Sobral á entrada que dar acesso a cidade de Cariré.

Informações repassadas pelo radialista e acadêmico de Direito Rarisson Ramon, que todos estão bem, com exceção de uma aluna que está reclamando de dores nas costas.

Ainda segundo informações preliminares o acidente envolveu uma Carreta.

Informações do Ipú Notícias  



AGRICULTOR ORGULHOSO EXIBE, NA ALEMANHA, ABÓBORA DE 320 QUILOS

''Olli da Abóbora'' posou com sua criação mais célebre em sua propriedade em Fuerstenwalde na Alemanha.

O agricultor alemão Oliver Langheim, conhecido como "Kuerbis Olli" (Olli da Abóbora) posou com sua "criação" mais célebre - uma abóbora de 320 quilos - em sua propriedade em Fuerstenwalde (Alemanha).

De acordo com Olli, a abóbora continua na "idade de crescimento", ganhando de quatro a cinco quilos por dia.

Fonte: O Povo Online com AFP  


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

COMISSÃO DE CULTURA APROVA REGULAMENTAÇÃO DO OFÍCIO DE ARTESÃO

A Comissão de Cultura aprovou, na quarta-feira (18), o Projeto de Lei 7755/10, do Senado, que reconhece a profissão de artesão e traz as diretrizes para as políticas públicas de apoio, crédito e aperfeiçoamento do setor.
 
 De acordo com a proposta, artesão é toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual, realizada de forma individual, associada ou cooperativa.
A relatora, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), defendeu a aprovação do texto. Segundo ela, as medidas constantes do projeto atendem às reivindicações centrais da categoria. “É consenso a necessidade de promover imediatamente o reconhecimento da profissão de artesão, para que tenha visibilidade e políticas públicas de fomento”, sustentou.
 
Incentivos
Entre as ações que a União deverá adotar para o setor, a proposta prevê a destinação de linha de crédito especial para o financiamento da comercialização da produção artesanal. O governo também deverá facilitar a aquisição de matéria-prima e de equipamentos.
 
Caberá ainda ao Poder Público a integração dessa atividade em programas de desenvolvimento econômico e social; a qualificação e o estímulo ao aperfeiçoamento dos métodos de produção; e a identificação de novos mercados.
 
Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade, seguirá para análise conclusiva das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da 'Agência Câmara Notícias'

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM ALCÂNTARAS É TEMPORARIAMENTE INTERROMPIDO

Cidade ficou por mais de 04 horas com serviços paralisados. Repartições públicas e comércio foram os mais prejudicados.
 
A cidade de Alcântaras, zona norte do Ceará, ficou nesta ultima quinta-feira,19, em média 04 horas com serviço de fornecimento de energia suspenso. Logo cedo, agências bancárias, lotéricas, escolas e lojas em geral da sede ficaram sem energia, o que comprometeu durante toda a manhã a prestação de alguns serviços.
 
Conforme apurado pela equipe do Portal Jovem, a queda de energia teria sido ocasionada por fios partidos no Bairro Bela Vista, o que deixou os serviços dos correios, banco do Bradesco, casa lotérica, departamentos públicos e vendas do centro comercial alcantarense comprometidas.
 
 Neste ultimo caso, a falta de energia deixou indisponível o serviço de leitura de código de barras nos caixas dos mercadinhos, além de paralisar algumas bombas de postos de combustíveis e a cidade inteira sem o sinal da operadora oi.  O serviço somente foi normalizado por volta do meio dia.
 
Com Post de Francisco Freire (Poretal Jovem)
Foto: Aquivo Visão Norte, comércio na Rua Prefeito Roberto Ximenes

AUDITÓRIO DA INSPETORIA DO CREA-CE EM SOBRAL TERÁ NOME DE DOM JOSÉ TUPINAMBÁ DA FROTA

 
 O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realiza solenidade de nominação do auditório da Inspetoria Regional do Acaraú, em Sobral, no próximo dia 20 de setembro (sexta-feira). O evento acontece a partir das 19h e marca uma homenagem da autarquia ao detentor do Título Palatino de Conde Romano da Santa Sé e 1º Bispo da Diocese de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota (in memoriam).
 
Considerado o mais importante ícone do desenvolvimento institucional, cultural, religioso, social e econômico da cidade de Sobral e da Região Norte do Estado do Ceará, o religioso será prestigiado, ainda, com a presença do deputado estadual José Teodoro Soares, que, na ocasião, será orador da solenidade. Ex-reitor da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (Urca), o parlamentar é autor de obras dedicadas a Dom José.
 
Está confirmada, ainda, a presença do deputado federal José Linhares. A homenagem a Dom José Tupinambá da Frota foi de iniciativa do presidente do Conselho, engenheiro civil Victor Frota Pinto.
 
# Serviço: Nominação do Auditório da Inspetoria Regional do Acaraú
Data: 20 de setembro, às 19h
Local: Inspetoria Regional do Acaraú
Endereço: Rua Iolanda Barreto, n° 2, Bairro Cidao - Sobral-CE

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ÁGUA POTÁVEL: "ALCÂNTARAS RECEBE NOVE POÇOS TUBULARES"

O sistema de abastecimento de água de Alcântaras ganhou nove poços, sendo sete perfurados pela Cagece e dois já pertencentes à Prefeitura, que foram interligados à rede existente. Destes poços, oito já estão em operação e apenas um ainda será ativado até o início de outubro.

A medida teve como objetivo remediar à escassez de água bruta no município, permitindo a continuidade do abastecimento de água. Com os novos poços todos ativos, a vazão de água fornecida para a cidade chegará a 23 metros cúbicos por hora.

O sistema de abastecimento de Alcântaras possui uma Estação de Tratamento de Água com capacidade para 60 metros cúbicos por hora. Além disso, há um reservatório apoiado de 300 metros cúbicos e com um reservatório elevado de 100 metros cúbicos. São 11.981 metros de rede de distribuição e 1.216 ligações de água. A cobertura de água é de 99,48%.

O sistema de esgoto é composto de uma Estação de Tratamento de Esgoto com três lagoas de estabilização, sendo uma facultativa e duas de maturação. O índice de cobertura de esgoto é de 76,24%.
 
Assessoria de Comunicação da Cagece
Foto: Arquivo Visão Norte

HOMEM INVADE EMISSORA DE RÁDIO E AMEAÇA RADIALISTA WILSON GOMES EM SOBRAL

O radialista e blogueiro Wilson Gomes de Sobral, na região Norte do Ceará, foi surpreendido na tarde desta terça-feira (17) com a invasão de um homem identificado apenas como "Mariano", que invadiu os estúdios da rádio Tupinambá AM.

O homem estaria revoltado com uma notícia veiculada na abertura do programa Tribuna e Plenário, que falava sobre a arrecadação feita pelos administradores do Mercado Público.
"Quem é Wilson Gomes? Vou lhe processar, você não me conhece (...) eu ia fazer outra coisa, mas aconselharam eu não fazer. Quero a gravação do programa (...)", disse em tom ameaçador contra o radialista.

De acordo com Wilson Gomes, após o término do programa, o homem permaneceu na entrada da emissora, acompanhado de duas outras pessoas, esperando sua saida. "Tive qeu sair escoltado. Caso aconteça alguma coisa com a minha vida, colocarei a culpa em quem me fez ameaças".

Fonte: Ceará News7

terça-feira, 17 de setembro de 2013

SUSTO "ÔNIBUS DESGOVERNADO SAI DA GARAGEM MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS CAUSANDO DESTRUIÇÃO"

Um ônibus pertencente a Prefeitura Municipal de Alcântaras causou prejuízos nessa manhã de terça-feira ao descer de forma desgovernada em direção ao muro da garagem e uma residencia próxima do local

Por pouco não aconteceu uma tragédia, pois o horário em que o veículo desceu, era exatamente no intervalo entre duas turmas de alunos que saiam da Escola Estadual da cidade Francisco de Almeida Monte. O ônibus conhecido como sucatão (hoje reformado), no terreno em declive, avançou (sem condutor) e destruiu parte do muro, avançou a rua que normalmente é movimentada por alunos e invadiu uma residencia causando grande destruição, além do grande susto de quem presenciou ou escutou o estrondo. Um descuido, ou problema mecânico deve ter sido a causa do incidente, e felizmente ninguém ficou ferido.

Para quem não conhece a nova Garagem Municipal, atualmente fica estabelecida no bairro São José entrada da cidade, em um excelente espaço, amplo e que foi alugado pela Prefeitura. A antiga garagem não mais atendia a demanda de ônibus e outros veículos adquirido pela Prefeitura nos últimos anos.

Sobre a casa, pertence ao casal José Alcântara e Benedita, que devem ser reparados pelos danos. Veja imagens do local.

Imagens: Vleudócio Sales

NEPOTISMO: PROMOTORES SE REÚNEM NA CÂMARA DE SOBRAL. QUANDO SERÁ A VEZ DE ALCÂNTARAS?

Os representantes do Ministério Público, Promotores de Justiça Irapuan Dionísio e André Tabosa estiveram ontem (16) reunidos no Gabinete da Presidência da Câmara de Sobral, com praticamente todos os edis. Na pauta da reunião estava a questão do Nepotismo, no Executivo e Legislativo. Os senhores vereadores terão quer responder quanto antes se familiares estão em atividades nos dois órgãos (Prefeitura e Câmara). A ideia do MP é fazer valer a Lei do Nepotismo e pedir a exoneração em todos os casos. 

Do Blog Sobral de Prima

OBS: Com relação a questão do nepotismo, em Meruoca o problema foi muito bem resolvido no final do ano passado. Agora despertou em Sobral. Em Alcântaras já está mais do que na hora de também se fazer uma varredura, o que parece, é que aos poucos esta prática está voltando a ser comum. Além da lei federal, o município possui sua própria Lei que proíbe o nepotismo na administração pública municipal e no legislativo, criado e aprovado já faz alguns anos pela própria Câmara Municipal e de autoria do vereador Antônio Marcos - PSD.

SUCESSÃO ESTADUAL NO CEARÁ: LÚCIO ADMITE O 'PR' APOIAR A CANDIDATURA DE EUNÍCIO

O PR não descarta a possibilidade de ter candidato próprio ao Governo do Estado, em 2014, segundo informa o presidente estadual da sigla no Ceará, o ex-governador Lúcio Alcântara. Há também a chance de apoiar uma outra candidatura, segundo Lúcio, deixando claro que, a única opção já descartada é subir no palanque do candidato do governador Cid Gomes.

Lúcio Alcântara assegurou que não colocará seu nome para mais uma disputa ao Governo do Estado. Em 2010, o republicano concorreu ao cargo, mas terminou em terceiro lugar. Na sua opinião, é a vez de dar oportunidade para outras pessoas.

Caso seja descartada a hipótese de concorrer com um candidato próprio à sucessão estadual, o republicano informa que o PR pode apoiar o senador Eunício Oliveira (PMDB). Para a deputada federal Gorete Pereira (PR), seria uma "temeridade" o partido lançar um nome para a disputa majoritária. Na sua opinião, o melhor para a legenda seria apoiar um candidato e, caso o nome de Eunício Oliveira venha mesmo a se confirmar como candidato ao Governo do Estado, ela disse que fará de tudo para que o PR feche com o senador.

O ex-governador fez questão de salientar que o partido tem uma posição muito clara, que é de oposição tanto ao Governo do Estado quando à Prefeitura de Fortaleza. Mesmo assim, na Câmara Municipal, a bancada do republicana não segue unida nesse posicionamento. Dos três vereadores do PR com assento no Legislativo Municipal, apenas Capitão Wagner se colocou como oposição à atual administração. Segundo Lúcio, o partido não exigiu de seus parlamentares uma posição fechada.

Fonte: Diário do Nordeste 
Foto: Arquivo, campanha eleitoral em 2010 na cidade de Alcântaras

UECE ABRE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2014.1

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) por meio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) está recebendo a partir desta segunda-feira (16) até o dia 29 de setembro, inscrições para o primeiro Vestibular de 2014, exclusivamente pela internet. 

As inscrições para o certame destinam-se a selecionar candidatos para os cursos de graduação do primeiro período letivo de 2014. Estão sendo oferecidas 2.276 vagas, das quais 1.226 são para os cursos da Capital e 1.050 vagas para as Unidades da Uece no Interior do Estado. Informa o presidente da CEV, professor Cleiton Batista Vasconcelos, a inscrição via internet será para candidato pagante integral ou isento 50%.

A partir das 24h do dia 29 de setembro de 2013, o acesso à internet para geração da ficha eletrônica de inscrição e do boleto bancário será bloqueado. O boleto bancário que poderá ser gerado até as 23h59 do dia 29 de setembro (domingo), terá vencimento no dia 30 de setembro de 2013, último dia em que o candidato poderá pagá-lo.

A taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 poderá ser paga na rede bancária ou nos estabelecimentos por ela credenciados, através de boleto bancário emitido via internet, até o dia 29 de setembro, com vencimento no dia 30 de setembro de 2013. Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento dos campos da ficha eletrônica de inscrição e do boleto bancário. Na ficha Eletrônica de inscrição, o candidato indicará o curso e a língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha.

As provas serão aplicadas no dia 10 de novembro, a 1ª Fase (domingo), das 9 horas às 13 horas, com uma Prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia.  A 2ª Fase acontecerá nos dias 08 e 09 de dezembro, respectivamente (domingo e segunda-feira), com a realização de quatro Provas: uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.

Mais informações podem ser obtidas na sede da CEV, no Campus do Itaperi, situada na Av. Paranjana, 1700, no endereço eletrônico www.uece.br/cev ou pelos telefones 3101.9710 ou 3101.9711.

Assessoria de Imprensa da Uece

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

RERIUTABA-CE: CRIANÇA DE 2 ANOS CAI EM POÇO E É SALVA POR BOLHA DE AR FORMADA EM SHORT

O poço tinha água e o menino foi salvo por uma bolha de ar que se formou no short. Ele foi resgatado uma hora depois, consciente e sem ferimentos.

Uma criança de 2 anos caiu em um poço na semana passada, na comunidade de Açude do Mato, no município de Reriutaba, a 309,2 km de Fortaleza, e sobreviveu. O poço tinha água e o menino foi salvo por uma bolha de ar que se formou no short. Ele foi resgatado uma hora depois, consciente e sem ferimentos.

Segundo a tia da criança, Francisca Rodrigues Medeiros, 54 anos, ele estava brincando com uma menina de três anos por volta de 7 horas de segunda-feira, quando teria escorregado e caído no poço. Assustada, a menina acabou tapando o poço com uma madeira. Depois, ela correu para chamar a avó da criança.

Chegando perto do local, a avó ouviu o choro da criança, que também gritava pela mãe, relatou Francisca. "Ela tirou a madeira e encontrou a criança com a cintura para baixo dentro d'´gua. Ele estava batendo com as mãos na parede", disse Francisca. 

Dois homens ajudaram a resgatar a criança. Foi preciso duas escadas para alcançar o menino. "O short encheu de vento e o segurou. É um short fino, de elástico. Salvou a vida dele", comentou a tia da criança.

Nos braços da avó, a criança vomitou e foi levada ao hospital da cidade. Lá, o médico logo liberou o meninos após constatar que ele não havia ingerido muita água.

Fonte: Redação O POVO Online

SECRETÁRIO DE INFRA-ESTRUTURA DE ALCÂNTARAS DESMENTE NOTÍCIA DE QUE SERVIDORES DA PREFEITURA ESTARIAM CONSTRUINDO CASAS POPULARES

Ronaldo Barros-Secretário de Infra-estrutura de Alcântaras, explicou que o município está fazendo apenas a sua parte (contra partida).

O Secretário de Infra-estrutura de Alcântaras, Ronaldo Barros, em entrevista a imprensa, desmentiu a notícia espalhada pelo Sindicato dos Servidores e alguns pedreiros, de que a prefeitura estaria utilizando eles (servidores) para construírem unidades habitacionais do Programa “Minha Casa Minha Vida”. Ronaldo explicou que o município está fazendo apenas a sua parte (contra partida), sendo obrigação da gestão entregar o terreno pronto e não a construção das casas que é uma responsabilidade da empresa ganhadora da licitação. “Esse nivelamento do terreno que foi executado, é apenas o cumprimento da obrigação que acertamos com a União na celebração do convênio. Ficamos tristes com esse tipo de matéria que é jogado na imprensa, querendo destruir o trabalho que estamos realizando. Isso é lamentável”. Concluiu Ronaldo.

Fonte: blog de Política Marcelo Marques (Texto e imagem)

Como os pedreiros pediram ajuda ao Sindicato para acionar a justiça, o caso deve parar no Ministério Público, e só assim se saberá a verdade sobre as duas versões.

ENTENDA O CASO CLICANDO AQUI.

MAIS SEGURANÇA NO TRÂNSITO DE ALCÂNTARAS: POLÍCIA MILITAR ANUNCIA "EXIGÊNCIA" DO USO DE CAPACETE

O Destacamento de Polícia Militar de Alcântaras, no Ceará, anunciou durante a missa dominical noturna deste último dia 15 de setembro, que um trabalho educativo orientando o uso do capacete no município deverá ser iniciado nos próximos dias.

O Sargento Francisco Lindon Johnson de Vasconcelos, que durante sua fala também pediu o apoio dos pais para que a norma seja devidamente cumprida, enfatizou o crescente número de acidentes envolvendo motocicletas na pequena cidade serrana, o que por vezes tem resultado em lesões e até mortes. Este que já haveria com o apoio da população para implantar no município o Toque de Recolher, conta agora com o apoio dos munícipes para a adoção do uso do equipamento de segurança. Ainda segundo o SGT Johnson nenhuma infração e/ou apreensão será aplicada imediatamente aos condutores, mas que um trabalho de identificação dos condutores desobedientes à medida sera feita através da identificação dos veículos de motoristas reincidentes.

Em Alcântaras, onde os motoristas sempre ignoraram a legislação brasileira de Trânsito, a situação deverá começar a mudar a partir dos próximos meses.

Francisco Freire (Portal Jovem)

SOBRE O ACIDENTE OCORRIDO NA TARDE DE ONTEM 15/09 NA CIDADE DE COREAÚ

O nome da vítima trata-se do conhecido por Eudes morador da localidade de Campanário município de Uruoca.

Na batina entre moto e ônibus,  o motoqueiro não teve a mínima chance de sobrevivência. As imagens são de benedito Gilson (Manchão).

domingo, 15 de setembro de 2013

TERRÍVEL ACIDENTE NA TARDE DESTE DIA 15/09 NA CE-364 NA CIDADE DE COREAÚ

A noite em Coreaú entra com mais um índice para sua triste estatística de mortes por acidentes nas usas estradas, após o acidente ocorrido no final da tarde deste dia 15 de setembro dia de Nossa Senhora da Piedade

Já se aproximava das 16:30hs, quando a tragédia aconteceu, mais especificamente na CE-364 nas proximidades do matadouro público saída para o município de Moraújo, um homem ficou totalmente desfigurado, cabeça esmagada e com pedaços de membros espalhados pelo local do acidente. Uma cena triste que atraiu vários curiosos ao local.

O acidente envolveu um ônibus e um moto, que segundo populares, após o motoqueiro invadir a contra-mão, no impacto o motoqueiro não teve chances. Ainda segundo os populares a vítima era da região do município de Granja.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores