sábado, 2 de maio de 2020

VEJA NO MAPA ONDE ESTÃO OS CASOS CONFIRMADOS E SUSPEITOS DE COVID-19 NO MUNICÍPIO DE ALCANTARAS

Ao todo 17 localidades, incluindo a sede do município, possuem casos notificados. Destas, seis (06) locais testaram positivo para o novo coronavírus e onze (11) locais possuem casos apenas considerados suspeitos.

GOVERNO DO CEARÁ VAI PRORROGAR ISOLAMENTO SOCIAL E CRIAR 100 NOVOS LEITOS DE UTI EM UMA SEMANA

Em coletiva de imprensa realizada no Palácio da Abolição na noite desta sexta-feira (1º), o governador Camilo Santana revelou a preocupação com a velocidade com que o vírus Covid-19 tem se propagado no Estado e, principalmente, na capital cearense. Diante desse cenário antecipou que o decreto de isolamento social será prorrogado por tempo ainda a ser anunciado, e falou do reforço na estrutura de atendimento. Também participaram da coletiva o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e os secretários de Saúde do Estado e do município, Dr. Cabeto e Joana Maciel, respectivamente.

Camilo Santana mais uma vez apelou para que a população respeite o isolamento. “É importante o apelo que fazemos à sociedade sobre o isolamento social. Temos visto muitos descumprirem o decreto de distanciamento social e acompanhando o agravamento e aumento dos números em todo o estado. Com certeza faremos a prorrogação do decreto que vence na próxima terça-feira (5) e estamos avaliando a necessidade de endurecermos as medidas em Fortaleza”.

O governador informou que durante todo o final de semana haverá reuniões onde serão tomadas decisões importantes. “São decisões como a que tomamos hoje. Temos uma meta de até o final da próxima semana implantar mais 100 leitos de UTI na capital. Para isso, toda a nossa equipe tem trabalhado e vai trabalhar nos próximos dias. A situação é grave e se continuar da forma que está, não vamos ter condição de atender a toda a população. Estamos chegando perto do limite, mesmo com o esforço diário do Estado e Prefeitura ampliando os nossos leitos”. Essa ampliação, de acordo com o governador, envolverá a estrutura do Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza. “Vamos aproveitar o Centro de Formação Olímpica para ampliar a rede de atendimento em Fortaleza nos próximos dias para garantir atendimento aos casos menos graves”.
O prefeito Roberto Cláudio alertou para o cenário grave estabelecido atualmente no Ceará. “É um cenário difícil e a gente só vencerá essa luta se cada um de nós entender que esse é um desafio de cada um. Há o papel do poder público, o papel da Justiça, da imprensa e há o papel de comportamento de responsabilidade de cada cidadão que ama a sua família, seus vizinhos e sua comunidade”.

Segundo Roberto Cláudio, a atitude irresponsável dos que insistem em descumprir o isolamento social coloca em risco não apenas a sua própria vida. “Vemos cidades muito ricas, onde praticamente não há pobreza, com sistema de saúde bem estruturado vivenciar a realidade de paciente morrendo por falta de leitos, por não ter aderido com responsabilidade o isolamento social”.

Secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto avaliou que se o Estado não tivesse feito tudo o que já foi feito, o cenário seria muito mais crítico. “Isso é uma prospecção em cima de uma realidade que pode ser mudada. O que estamos falando é do esforço que as pessoas têm feito para dar a maior qualidade no atendimento, para fazer isso com a maior responsabilidade, obedecendo critérios técnicos e científicos e tentando passar o que é verdadeiro, de maneira transparente, disponibilizando dados no Integrasus. De um dia para o outro pode mudar, depende de todos nós, do setor produtivo, da sociedade civil, das organizações, da academia e de nós governo. Temos tentando ultrapassar aquilo o que a gente é capaz”.

Joana Vasconcelos reforçou que pacientes do grupo de risco que sintam qualquer sintoma da Covid-19 precisam procurar os serviços de saúde o mais rápido possível. “Os equipamentos do Estado e do Município estão preparados e fortalecidos. Já recebemos mais de 160 médicos, antecipamos a chegada do Médico Família em Fortaleza, em parceria com o Governo do Ceará, recebemos também médicos do Mais Médicos, equipamos todos os postos de saúde da capital com o oxímetro e caso o médico identifique a necessidade de internação, eles serão encaminhados para as unidades de referência”, relatou a secretária municipal de Saúde.

Antônio Cardoso - Assessoria de Comunicação Institucional Texto
Carlos Gibaja Fotos

terça-feira, 28 de abril de 2020

ALCÂNTARAS: CORONAVÍRUS CHEGA A SEDE DO MUNICÍPIO, VEJA BOLETIM ATUALIZADO

Nove (09) dias após ser confirmado o primeiro caso de COVID-19 no município de Alcântaras na localidade de sítio Bonfim, agora a cidade já tem dois casos confirmados. Veja o último boletim.

PREFEITURA DE MERUOCA INICIA A ENTREGA DOS KITS DA MERENDA ESCOLAR

O objetivo, é de complementar a alimentação durante o período de suspensão das aulas, em decorrência do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Merenda em casa. A Prefeitura de Meruoca iniciou, nesta segunda-feira (27/04), por meio da Secretaria de Educação, a entrega dos kits da merenda escolar para as famílias de alunos da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de complementar a alimentação durante o período de suspensão das aulas, em decorrência do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A distribuição dos kits acontece nas unidades escolares, onde os pais ou responsáveis recebem orientações para lavar as mãos com água e sabão ou utilizar o álcool gel, obedecendo o distanciamento entre as pessoas no processo de entrega.

Os mesmos cuidados são tomados pelos profissionais da Educação envolvidos na ação. Para isso, as unidades de ensino receberam equipamentos de proteção para uso durante a entrega dos kits como: máscaras, luvas e álcool gel.

Prefeitura de Meruoca 

MERUOCA: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA REALIZA DOAÇÃO DE MÁSCARAS PARA SEUS ASSOCIADOS

Associação São José do Sitio Recife
Ação visa combater e proteger a comunidade sobre o avanço do Coronavírus na localidade com foco nos moradores locais e Associação São José.

"A Associação Comunitária São José vem atuando de forma solidária em ações que possam ajudar às famílias da comunidade neste momento de Pandemia - Coronavírus, com doação de máscaras para seus associados, sendo que as mesmas foram produzidas por costureira da própria comunidade."

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores