sexta-feira, 4 de outubro de 2019

IFCE SOBRAL PROMOVE X SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

Evento será realizado entre 9 e 11 de outubro com o tema Agricultura Orgânica e Familiar.

O campus de Sobral do IFCE realizará, entre os dias 9 e 11 de outubro, a X Semana da Alimentação, com o tema "Agricultura Orgânica e Familiar: realidade e desafios". Além de palestras, a programação inclui a I Feira da Agroindústria, a II Mostra de Produtos para Restrições Alimentares (Mostrali) e minicursos. As inscrições estão abertas a partir do dia 30 de setembro, por meio de formulário eletrônico (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGAP_NoKH4-kxRTOo8eMcgmyeS_dj4wDBNEKBJbBhBBG00uA/viewform ). 

Estima-se que cerca de 70% da comida que chega às mesas das nossas casas é proveniente da agricultura familiar. Essa modalidade de agricultura tem relação direta com a segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Além disso, impulsiona economias locais e contribui para o desenvolvimento rural sustentável ao estabelecer uma relação íntima e vínculos duradouros da família com seu ambiente de moradia e produção. Entre os temas das palestras estão "Certificação de Produtos Orgânicos no Estado do Ceará", "Alimentos Regionais: aplicação em uma alimentação saudável" e "A Panificação e as Dietas com Restrições Alimentares", entre outros.

O evento tem como objetivo apresentar aos estudantes da área de Alimentos os desafios atuais encontrados na produção e serviços de alimentação da Região Norte, agregando valor à sua formação e ampliando sua visão em torno da área de atuação profissional, podendo também atender estudantes de outros cursos, campi e instituições e ainda pessoas da comunidade que se interessem pelas propostas e atividades oferecidas. A realização é do Centro Acadêmico da Tecnologia em Alimentos (CATALI), com apoio das coordenações dos cursos do Eixo de Produção Alimentícia, formado pelos cursos de Tecnologia em Alimentos, Técnico em Agroindústria e Técnico em Panificação.

II Mostrali
Como parte da programação do evento, haverá a II Mostra de Produtos para Restrições Alimentares (Mostrali), na noite do dia 9 de outubro, de 19h30 às 21h30, no pátio do Bloco de Alimentos.

A iniciativa é da disciplina de Restrições Alimentares. Estudantes dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Técnico em Panificação vão apresentar, às comunidades interna e externa, alternativas de produtos para pessoas com restrições alimentares, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os alunos serão avaliados pelos professores e pela comunidade quanto ao potencial de consumo dos alimentos elaborados.

Os produtos apresentados serão para pessoas com diabetes, intolerância a glúten, intolerância à lactose, obesidade e hipertensão. Quem quiser participar é só comparecer ao local do evento, não há inscrição.

Confira a prévia da programação do evento (https://ifce.edu.br/sobral/arquivos/ProgramaoXSemanadaAlimentao.pdf )

SERVIÇO
X Semana da Alimentação 
Quando: 9 e 11 de outubro
Onde: IFCE Sobral

IFCE OFERTA 280 VAGAS EM OITO CURSOS TÉCNICOS EM SOBRAL

Inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 18 de outubro, exclusivamente pela internet.

O campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou o edital do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos no semestre 2020.1. As inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 18 de outubro, exclusivamente pela internet. Ao todo, são ofertadas 280 vagas em oito cursos, todos gratuitos.

A taxa de inscrição é de R$ 50. Para solicitar a isenção, os candidatos precisam, primeiramente, realizar a inscrição em qselecao.ifce.edu.br e, depois, fazer o pedido da isenção em https://esolis.ifce.edu.br/, anexando todos os documentos necessários (o passo a passo está no item 7 do edital), também no período de 7 a 9 de outubro. Têm direito à isenção candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública ou na condição de beneficiários de bolsa integral em escola particular e que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; candidatos inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; e candidatos declarados baixa renda.

As ofertas são para oito cursos técnicos gratuitos (Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho). Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. As aulas são no turno da noite, com exceção dos cursos de Agropecuária e Segurança do Trabalho, que são vespertinos (tarde). Cada curso conta com 35 vagas.

A data das provas (Redação e Conhecimentos Gerais) será no dia 24 de novembro, no turno da manhã. O resultado final será divulgado no dia 27 de dezembro, e as aulas iniciam no dia 27 de maio de 2020. Para se inscreverem, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico do IFCE (qselecao.ifce.edu.br), onde poderão também consultar o edital para obtenção de mais informações.

Sobre o sistema de cotas

O IFCE reserva 50% do total das vagas ofertadas para candidatos egressos de escolas públicas. Não poderão concorrer a essas vagas candidatos que tenham, em algum momento, cursado parte do ensino fundamental em escolas particulares. Para concorrer às vagas do Sistema de Cotas para Egressos de Escolas Públicas reservadas aos candidatos pretos, pardos e indígenas e pessoa com deficiência, os candidatos deverão, ao efetuar a inscrição via Internet, marcar a opção correspondente a essas vagas, o que implica autodeclarar-se pertencente ao grupo étnico preto, pardo ou indígena e pessoa com deficiência.

SERVIÇO

Inscrições para os cursos técnicos

Quando: de 7 a 18 de outubro


Período para requerer isenção da taxa de inscrição: 7 a 9 de outubro (também pela internet, ver instruções no edital)

Cursos ofertados: Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores