sábado, 11 de março de 2017

DIA DO CONSUMIDOR VAI MOVIMENTAR ASSEMBLEIA SEMANA QUE VEM

A Assembleia Legislativa realiza, na próxima segunda-feira (13/03), 14h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene que marcará a abertura da semana em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março. A iniciativa foi proposta pelo deputado Fernando Hugo (PP), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da AL.

Na solenidade, serão homenageados, com a entrega de placas alusivas à data, o Dr. Luiz Sávio Aguiar, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE); Ticiano Gomes Feitosa, coordenador do setor de atendimento do Decon, e Francisco das Chagas Nóbrega Filho (in memoriam), ex-coordenador de extensão do Procon Assembleia, representado pela família.

O Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. A necessidade do CDC nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo, servindo de incentivo e modelo para a criação dos demais Procons do País.

Semana do consumidor


Durante toda a semana, serão realizadas várias atividades envolvendo a Procuradoria Geral de Justiça, Defensoria Pública e Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, dentre outros.

No Dia Internacional do Consumidor (15/03), a programação começa com um café da manhã, às 8h, na sede do Decon, seguido pela divulgação, a partir das 9h, do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, 2016, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Das 9h às 16h, acontecerá a festa do Dia Mundial do Consumidor, com apresentações, palestras, orientações jurídicas, registro de reclamações e distribuição de materiais informativos, na Praça do Ferreira. 

Haverá ainda orientação jurídica e registro de reclamações, das 9 às 16h, no Decon/CE, Procon Assembleia, OAB/CE, ACFOR, Anatel, ANS, Arce, Sincegás, além de negociação de dívidas (parcelamento e descontos nas faturas vencidas, emissão de 2a via, consulta SPC/Serasa, entre outros serviços) da Cagece, Enel, OI, TIM, VIVO e CLARO.

Mais informações:

Assessoria de imprensa Procon Assembleia 
Leiliany Pinheiro (85) 99714.8837

Assessoria de imprensa Assembleia Legislativa do Ceará
Salomão de Castro (85) 99611.8953
Ilo Santiago Jr. (85) 99611.8950

sexta-feira, 10 de março de 2017

MERUOCA: DIVULGADO EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Meruoca, através de sua SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, atendendo ao que dispõe a Lei Municipal nº 584/2003, divulga e estabelece normas específicas para a abertura de inscrições e a realização de processo seletivo simplificado destinado a contratação de professor e secretário escolar. Por tempo determinado e formar um banco de recursos humanos, nos termos deste Edital de Abertura nº 01/2017, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público nas escolas da rede municipal.

O Processo Seletivo será realizado pela SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, através de Comissão Executora devidamente constituída por ato da Secretária Municipal da Educação, obedecidas às normas e os requisitos exigidos neste Edital e na legislação correlata.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo Seletivo destina-se a suprir carências temporárias para atuarem como Professor e secretário escolar do corpo docente efetivo da Rede Municipal de Educação.
1.2. O Processo Seletivo de professor destina-se a suprir carências temporárias do corpo docente efetivo da Rede Municipal de Educação, para lecionarem no âmbito da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Atendimento Educacional Especializado - Referência I, bem como a atender às situações em razão dos seguintes afastamentos:
- Licença para tratamento de saúde;
- Licença à gestante;
- Licença por motivo de doença em pessoa da família;
- Trato de interesses particulares;
- Outros afastamentos e situações que ocasionem carência temporária...

Veja o edital completo clicando AQUI.

CANCELADA A SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE COREAÚ

Após ter o resultado da primeira etapa (entrevista) adiado por cera de 10 dias, ou seja, para este dia 10 de março, a decisão deixa muitos surpresos com o comunicado. Veja na íntegra:

Conforme Recomendação n° 02/2017 do Ministério Público Estadual, e visando o compromisso da gestão em realizar processos de seleção mais eficientes, para que não haja interpretações dúbias e respeitem os princípios constitucionais da administração pública: Legalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Resolve-se CANCELAR o processo seletivo 002/2017. Conforme decreto n° 10/2017.
Para mais infirmações clique AQUI.

LADRÕES FURTAM EQUIPAMENTOS DA IGREJA MATRIZ DE SANTANA DO ACARAÚ

A Igreja Matriz de Santana do Acaraú foi assaltada na noite de quarta feira (8), segundo o Sacristão Expedito Teles os ladrões devem ter ficado escondido dentro do templo ao final do Terço dos Homens. “Não há sinais de arrombamento e tudo indica que eles ficaram dentro da igreja”, destacou o sacristão.

Foram furtados, uma mesa de som, microfones e outros objetos pertencentes a Igreja de Senhora Sant’Ana. A ação só foi percebida na manhã desta quinta-feira (9), quando o Sacristão, encontrou as portas da Igreja abertas e deu falta dos objetos.

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, onde deu início as investigações. O Pároco Pe. Tomé da Silva, que se encontra em retiro com o clero da Diocese de Sobral, entrou em contato com os advogados da Diocesanos, que irão prestar queixa e realizar o boletim de ocorrência.
Fonte: Tribuna dos Vales (Via Sobral Agora)

VEJA O ÚLTIMO BOLETIM DA FUNCEME, SOBRE AS ÚLTIMAS CHUVAS REGISTRADAS NO CEARÁ

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia - Funceme, choveu em 99 municípios em todo o estado do Ceará no período de 7:00 de 09/03/2017 às 7:00 de 10/03/2017. A maior precipitação ocorreu no município de Milagres: 56.0 milímetros. Nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, foram poucos os município que registraram precipitações, que se concentraram nais nas região metropolitana, no sul (Cariri) e região Jaguaribana. Veja alguns números do último boletim da Funceme.

Litoral Norte:

Pessoa Anta Granja 29.0
Timonha Granja 29.0
Camocim Camocim 13.0
Chaval Chaval 10.0
Aranau Acaraú 9.3
Alcantaras Alcântaras 4.8
Jericoacoara Jijoca De Jericoacoara 3.5
Itarema Itarema 2.0

Ibiapaba:

Sao Jose Das Lontras Ipueiras 44.0
Ibiapina Ibiapina 28.0
Sitio Vambira Viçosa Do Ceará 8.8

10 maiores chuvas por Municípios no dia:
(159 postos com chuva de 265 informados)

Tauá (Posto: Marruas) : 65.0 mm
Milagres (Posto: Comunidade Valdivino) : 56.0 mm
Iracema (Posto: Bastioes) : 54.0 mm
Ipueiras (Posto: Sao Jose Das Lontras) : 44.0 mm
Aurora (Posto: Ingazeira) : 41.0 mm
Farias Brito (Posto: Farias Brito) : 40.0 mm
Iracema (Posto: Canafistula) : 39.6 mm
Mauriti (Posto: Mauriti) : 38.0 mm
Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 37.0 mm
Fortaleza (Posto: Castelao) : 32.9 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 159 de 265 postos informados
Total de municípios com chuva em todo o estado: 99
Dados extraídos (atualizados) às : 13:10 de 12/3/2017

quinta-feira, 9 de março de 2017

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROMOVE REÚSO DA ÁGUA DE AR CONDICIONADO

Foto: Marcos Moura/Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Ceará, visando contribuir para a preservação dos recursos hídricos, vem realizando o reúso de água de aparelhos de ar condicionado da Casa Legislativa. A iniciativa é da Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenada pela Diretoria Adjunta Operacional (DAO) da AL.

A coordenadora suplente da Comissão Gestora da A3P,  Josaína Menezes, informou que um único ar-condicionado da AL rende 10,5 litros de água por hora. O material é coletado em tambores e distribuído em garrafas pet. A água arrecadada é usada nos radiadores dos carros oficiais da casa e na rega dos jardins. Diariamente, é possível coletar 115,5 litros de água provenientes de equipamentos de ar condicionado da sede principal do Poder Legislativo.

O chefe da Divisão de Serviços Gerais da AL, Cláudio Henrique Martins, explica que o projeto de reúso de água vem sendo realizado na Casa desde 2010. De acordo com ele, além de promover a preservação do meio ambiente, a ação contribuiu para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti nas dependências do Poder Legislativo, pois a água que provinha dos condicionadores de ar costumava ficar empoçada, gerando risco para a proliferação do transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Atualmente, o aproveitamento da água está sendo feito nos condicionadores de ar da sede da AL. A ideia, ainda conforme Josaína, é estender a iniciativa para o edifício anexo da Casa, localizado na rua Barbosa de Freitas.

Assessoria de imprensa AL/CE

terça-feira, 7 de março de 2017

APENAS 58 MUNICÍPIOS REGISTRARAM CHUVAS NAS ÚLTIMAS HORAS NO ESTADO DO CEARÁ

De acordo com a Funceme, choveu em apenas 58 municípios em todo o estado do Ceará no período de 7:00 de 06/03/2017 às 7:00 de 07/03/2017. A maior precipitação ocorreu no município de Capistrano 34.0 milímetros. Veja os números das regiões Litoral Norte e Ibiapaba, além das dez maiores precipitações em todo o estado do Ceará.

Litoral:

Icarai De Amontada Amontada 13.0
Lagoa Do Carneiro Acaraú 4.3
Prata Bela Cruz 3.6
Cruz Cruz 3.5
Acarau Acaraú 3.0
Camocim Camocim 2.0
Uruoca Uruoca 1.0
Sinha Saboia Sobral 0.4

Ibiapaba:

Tiangua Tianguá 14.6
Sao Benedito São Benedito 14.0
Mucambo Mucambo 11.0
Capim 1 Groaíras 7.4
Ubajara Ubajara 7.4
Ipueiras Ipueiras 7.0
Reriutaba Reriutaba 5.0
Graca Graça 5.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 5.0
Carnaubal Carnaubal 4.4
Picada Guaraciaba Do Norte 4.0
Groairas Groaíras 4.0
Guaraciaba Do Norte Guaraciaba Do Norte 3.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:
(75 postos com chuva de 85 informados)

Capistrano (Posto: Capistrano) : 34.0 mm
Quixeré (Posto: Lagoinha) : 25.0 mm
Itapipoca (Posto: Arapari) : 24.0 mm
Itapipoca (Posto: Itapipoca) : 23.0 mm
Missão Velha (Posto: Gameleiro De S. Sebastiao) : 19.8 mm
Icapuí (Posto: Retiro Grande) : 17.2 mm
Paracuru (Posto: Poço Doce) : 17.2 mm
Redenção (Posto: Açude Acarape Do Meio) : 16.4 mm
Tianguá (Posto: Tiangua) : 14.6 mm
São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 14.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 75 de 85 postos informados
Total de municípios com chuva em todo o estado: 58
Dados extraídos às : 14:55 de 7/3/2017

MAIS UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL É ROUBADO EM ALCÂNTARAS

José Ribamar teve dinheiro levado na manhã da última segunda-feira, 06. Ele conseguiu recuperar 81% do dinheiro roubado.

Os casos de roubos e pequenos furtos na sede de Alcântaras tem virado rotina na cidade que até então era conhecida pela vida pacata e tranquilidade de seus moradores. Após serem invadidas lojas do centro, roubados celulares de jovens e de elementos haverem saqueado lojas de roupas e recentemente a casa lotérica, novos registros do aumento da criminalidade tem tirado o sossego de muitos alcantarenses, que não se sentem tão seguro frente a liberdade de elementos já bem conhecidos pela Policia Militar. 

Na última segunda-feira,06/03, um dos mais tradicionais comerciantes da sede do município serrano teve cerca de R$800 levados por um jovem infrator que já vinha sondando o movimento do pequeno estabelecimento e que se aproveitou de um descuido do proprietário para realizar o delito.

De acordo com o Sr. José Ribamar Ferreira, 65 anos, enquanto ele foi ao banheiro, um rapaz sem identidade relevada adentrou sua bodega, e levou parte do dinheiro que seria usado para o pagamento de compromissos e de alguns boletos. Seu José, que após tomar conhecimento de quem seria o invasor ao seu comércio, se dirigiu até a residência do suspeito, que confessou o crime, após buscas em vários cômodos conseguiu recuperar boa parte da quantia roubada. 

De acordo com o Comando da PM local, o Subtenente que fazia plantão naquele dia na cidade, tomou conhecimento sobre o caso, mas a vítima não teria prestado queixa na delegacia. Sobre o assalto a Loteria Trajano, ocorrida no Domingo de Carnaval, o Subtenente Johnson disse que o principal suspeito acabou confessando o crime, e que um novo processo foi aberto contra o infrator conhecido vulgarmente como Lucas Caucaia, que já cumpre pena em regime semi-aberto, mas que poderá voltar a ter reclusão  em regime fechado, após o julgamento do caso.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

segunda-feira, 6 de março de 2017

CLIMA AGRADÁVEL NA CIDADE DE ALCÂNTARAS!

Apesar das boas chuvas registradas nos meses de janeiro e fevereiro, e do agradável clima de inverno (período de chuvas) dominando a natureza, há quatro dias a cidade não registra chuvas significativas, apenas garoas e bastante neblina principalmente na região do distrito de Ventura. Apesar disso, o clima é só de otimismo!

A imagem é do anoitecer na última sexta-feira dia 03, com destaque por trás das torres da igreja Matriz de Alcântaras. 

CARNAVAL 2017 EM ALCÂNTARAS PASSOU SEM DEIXAR MUITAS SAUDADES

Apesar de ter passado em PAZ! e das belas festas produzidas para as crianças, para os idosos, do "Renascer" que foi um dos melhores já realizado em Alcântaras, mesmo assim o Carnaval 2017 no município no sentido de folia carnavalesca foi um dos que não deixará muitas saudades.

O Pinga Folia realizado no Balneário Pinga durante três dias, também fez a sua parte, mas a animação dos Blocos, a que realmente animava nos dias que antecediam o dias oficiais do carnaval, durante a festa e em alguns casos até depois, estes parecem mesmo ser coisa do passado!

Entre os inúmeros blocos, "Pinga Nim Mim" e "Sem Juízo" os que mais fazem falta! fica só a dúvida, será que um dia voltará como antes?
Carnaval das Crianças: promovida pelas Secretarias de Educação e Cultura do município
Renascer: encerramento na quadra da Escola Inocência 
Fotos: Idosos (Secretaria de Ação Social de Alcântaras)

MICHEL TEMER DESISTE DE MORAR NO PALÁCIO DA ALVORADA

Charge Amarildo para o Blog do Amarildo

MUNICÍPIOS COM CHUVAS NAS ÚLTIMAS HORAS NO ESTADO DO CEARÁ, SEGUNDO A FUNCEME

De acordo com a Funceme, choveu em 103 municípios em todo o estado do Ceará no período de 7:00 de 05/03/2017 às 7:00 de 06/03/2017. A maior precipitação ocorreu no município de Granja 132.0 mm, seguido de Quixadá com 79.0 milímetros. Veja os números das regiões Litoral Norte e Ibiapaba, além das dez maiores precipitações em todo o estado do Ceará.

Litoral Norte:

Timonha Granja 132.0
Pessoa Anta Granja 28.0
Camocim Camocim 19.0
Sinha Saboia Sobral 15.0
Jericoacoara Jijoca De Jericoacoara 13.0
Cruz Cruz 12.2
Lagoa Do Carneiro Acaraú 11.2
Barroquinha Barroquinha 10.3
Aranau Acaraú 9.3
Chaval Chaval 6.0
Ac. Sobral Sobral 5.0
Prata Bela Cruz 4.2
Massape Massapê 4.1
Acarau Acaraú 3.2
Miraima Miraíma 1.1
Santana Do Acarau Santana Do Acaraú 1.0

Ibiapaba:

Hidrolandia Hidrolândia 52.0
Betania Hidrolândia 52.0
Groairas Groaíras 36.8
Nova Russas Nova Russas 35.0
Ac. Araras Varjota 28.0
Ipueiras Ipueiras 24.0
Carire Cariré 22.0
Amanaiara Reriutaba 21.0
Ipaporanga Ipaporanga 14.0
Tiangua Tianguá 13.2
Ipu Ipu 13.0
Graca Graça 12.0
America Ipueiras 11.8
Ac. Forquilha Forquilha 11.2
Sao Benedito São Benedito 11.0
Croata Croatá 11.0
Picada Guaraciaba Do Norte 10.0
Guaraciaba Do Norte Guaraciaba Do Norte 9.0
Matriz Ipueiras 7.0
Ubajara Ubajara 7.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 6.5
Mucambo Mucambo 6.0
Reriutaba Reriutaba 5.0
Capim 1 Groaíras 2.4

10 maiores chuvas por Municípios no dia:
(150 postos com chuva de 174 informados)

Granja (Posto: Timonha) : 132.0 mm
Quixadá (Posto: Quixada) : 79.0 mm
Quixadá (Posto: Ac. Cedro) : 72.6 mm
Quixadá (Posto: Custodio) : 57.0 mm
Ipaumirim (Posto: Ipaumirim) : 55.6 mm
Quixelô (Posto: Quixelo) : 55.0 mm
Hidrolândia (Posto: Betania) : 52.0 mm
Hidrolândia (Posto: Hidrolandia) : 52.0 mm
Quixadá (Posto: Tapuiara) : 50.0 mm
Santa Quitéria (Posto: Trapia) : 37.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 150 de 174 postos informados
Total de municípios com chuva em todo o estado: 103
Dados extraídos às : 14:55 de 6/3/2017

EDUCAÇÃO: GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL NO CEARÁ

No Ceará, 26% das escolas da rede estadual funcionam em tempo integral. São 63,5 mil alunos já beneficiados com jornada prolongada de ensino.

O governador Camilo Santana lançou, na manhã desta segunda-feira (6), no Centro de Eventos, o Programa de Ensino Médio Integral do Ceará. A ação, que começou como projeto piloto em 26 escolas no ano passado, está sendo ampliada para 45 novas unidades. Ao todo, são 71 escolas de ensino regular com a jornada prolongada, somadas às Escolas de Ensino Profissional, o Estado passa a ter mais de 26% das escolas funcionando em tempo integral.  Já são 63,5 mil alunos beneficiados com essa modalidade.

Ao todo, 31 municípios cearenses contam com escolas de ensino regular em tempo integral, beneficiando cerca de 15,5 mil alunos. As 45 novas unidades estão localizadas entre os 20 municípios mais populosos - dentro de áreas consideradas mais vulneráveis. Para o programa capitaneado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) serão investidos mais R$ 108,8 milhões - 20% do governo federal e 80% do governo estadual. Os recursos serão usados na adequação estrutural de cada escola que se tornará de Tempo Integral: ampliação, adaptação e aquisição de novos equipamentos, contas públicas, alimentação escolar, custos com salários e contratações de novos profissionais em todo o Estado.

Mais informações Governo do Ceará clicando AQUI.

SAQUES DO FGTS INATIVO COMEÇAM NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA; PRAZO VAI ATÉ JULHO

Na próxima sexta-feira (10), mais de 4,8 milhões de trabalhadores que têm contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e se enquadram nas regras definidas pelo governo poderão sacar o valor depositados nessas contas. Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 30,2 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS.

De acordo com o cronograma definido pelo banco, os trabalhadores com contas inativas do FGTS e que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro poderão efetuar o saque a partir do dia 10 de março. O primeiro lote compreenderá 16% do total de pessoas com direito a fazer a retirada. Ao todo, o saldo das contas inativas é de R$ 43,6 bilhões.

O prazo para saques vai até 31 de julho. O trabalhador que perder o prazo só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enquadrar nas outras possibilidade de saque previstas nas regras do fundo, entre as quais, ser morador de região afetada por catástrofe natural.

Podem sacar o saldo das contas inativas do FGTS os trabalhadores com carteira assinada que, em um ou mais contratos de trabalho, pediram demissão ou foram demitidos por justa causa com o contrato finalizado até 31 de dezembro de 2015.

Conforme o calendário de saque definido pela Caixa Econômica Federal, o mês de abril terá o maior volume de pagamentos, com a possibilidade de saque para os trabalhadores que fazem aniversário nos meses de março, abril e maio. Ao todo, 26% dos trabalhadores terão o direito de retirar o montante a partir de 10 de abril.

Mais informações Agência Brasil clicando AQUI.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores