terça-feira, 3 de abril de 2018

MAIS DE 125 MIL PESSOAS JÁ PEDIRAM ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO ENEM

Até as 19h30 de ontem (2), 125.766 mil pessoas apresentaram requerimentos de isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Outros 6.781 candidatos acessaram o sistema para justificar a ausência no Enem do ano passado e assim garantir a gratuidade neste ano. O sistema para pedir a isenção e justificar a ausência foi aberto às 10h desta segunda-feira.

Neste ano, pela primeira vez o pedido de isenção da taxa de inscrição será feito antes do período de inscrição. Até o ano passado, os dois atos eram simultâneos. Também pela primeira vez os candidatos que tiveram a isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão de justificar a ausência para ter a gratuidade novamente.

Tanto o pedido de isenção quanto a justificativa de ausência devem ser feitas na Página do Enem 2018. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 23 de abril. Caso o pedido seja negado, a partir deste mesmo dia e até o dia 29 de abril o interessado poderá apresentar novos documentos. O resultado do recurso será divulgado no dia 5 de maio e, se for negado, o interessado ainda terá a opção de fazer a inscrição e pagar a taxa de R$ 82.

Isenção

Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também poderá ficar isendo o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.

Da Agência Brasil

DOIS ADOLESCENTES SÃO MORTOS EM UNIDADE SOCIOEDUCATIVA DE SOBRAL

Dois adolescentes sob tutela do Estado no Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente, em Sobral, a 250 km de Fortaleza, foram mortos por outros internos. Conforme O POVO Online apurou, o primeiro caso ocorreu no último sábado, 31. O segundo foi registrado nesta segunda-feira, 2. A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) não informou as datas. Em nota, comunicou apenas que as duas pessoas faleceram no fim de semana. 

De acordo com o órgão, uma equipe se deslocou para o local para realizar todos os procedimentos e prestar suporte às famílias das vítimas. A nota informa ainda que sindicância foi instaurada pela Corregedoria da Seas para reavaliar os procedimentos de segurança do centro socioeducativo. 

“Em paralelo, a Polícia Civil do Estado do Ceará iniciou os trabalhos de investigação. Todos os procedimentos de responsabilização para os adolescentes envolvidos já estão sendo encaminhados junto à delegacia da região”, comunicou a Seas. Apurações iniciais indicam que não havia relatos de ameaças ou risco pessoal em relação aos adolescentes, garantiu a administração do sistema socioeducativo. 

Negligência

Contudo, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca) rebate o posicionamento do Estado. Para a entidade, houve negligência por parte da Seas no segundo caso, já que gestores do órgão estavam no interior da unidade durante a morte.

Por meio da assessoria de imprensa, o Cedeca informou que irá notificar a Seas, o Ministério Público do Ceará, a Procuradoria Geral da Justiça e a Defensoria Pública do Estado em busca de investigações e reforço na segurança dos locais.

“Estamos também encaminhando informes do episódio à Organização das Nações Unidas (ONU), à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e aos conselhos de direitos humanos, da criança e adolescente e de prevenção e combate à tortura”, informou a instituição.

É o segundo caso de assassinatos de jovens sob custódia do Estado em menos de cinco meses. Em novembro do ano passado, quatro adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, na Sapiranga, foram retirados do local e executados na vizinhança. 

Do O Povo Online.

1ª CÃOMIADA SOBRAL ACONTECE PRÓXIMO SÁBADO, 7 DE ABRIL, NO ARCO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Cachorros e gatinhos, acompanhados dos seus tutores, além de defensores da causa animal têm encontro marcado, no próximo sábado, 7 de abril, no Arco Nossa Senhora de Fátima, para a 1ª edição da Cãomiada Sobral.

Realizado pelo grupo de protetores independentes Marlove, o evento contará com a presença e apoio de um dos principais defensores de animais no Estado, o vereador de Fortaleza, Célio Studart.

A Cãomiada- que já teve quatro edições em Fortaleza-  chega a Sobral com o objetivo de conscientizar os sobralenses sobre o cuidado com os animais abandonados e reivindicar um Hospital Público Veterinário e uma Delegacia de Defesa Animal no Estado do Ceará.

Aberta ao público, a 1° Cãomiada Sobral ajudará os protetores independentes do Grupo Marlove, que estarão vendendo uma camisa, por R$ 20,00, no local do evento. O lucro das camisas será destinado como doação aos protetores para ajudar os animais abandonados.
SERVIÇO:

1ª edição da Cãomiada Sobral
Local: Arco Nossa Senhora de Fátima
Data: 07/04/2017
Horário: 16h

Assessoria de Imprensa (Carol Vasconcelos).

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores