sábado, 20 de novembro de 2010

CONFIRMADA A BANDA "DESEJO DE MENINA" NO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS

A Banda Desejo de Menina fará um Show em homenagem ao  53 anos de Emancipação Política de Alcântaras

Leia mais do Portal Jovem

Próximo dia 10.12.2010, O municipio de Alcântaras-Ce, completará 53 anos de emancipação política. E para comemorar seu aniversário quem estará fazendo a festa na cidade é a banda que é recorde em audiências nas rádios de todo o Brasil: BANDA DESEJO DE MENINA.

Haviam muitos comentários a respeito da vinda ou não da banda, no entanto está marcado na agenda de dezembro da banda, um show para este município, conforme o que foi publicado no site forroparaomundo.com.

Tradicionalmente ocorre uma semana inteira dedicada a comemoração do aniversário do município, com varias atrações e uma difereciada programação.No entanto a Secretaria de Cultura do Município ainda não divulgou nenhuma informação.
CONFIRA A AGENDA DA BANDA
A banda Desejo de Menina chega a marca de 33 shows já fechados nos mês de dezembro. Confiram as cidades:

01 Mateus-MA
02 São Raimundo-MA
03 Barra do Corda-MA
04 Fortaleza/Pacatuba-CE
05 Santa Luzia-MA
06 Collinas-MA
07 Barras-PI
08 Itaporanga-PB
09 São Raimundo Nonato-PI
10 Alcântaras-CE
11 Murici-AL
12 Teotônio Vilela-AL
13 Serra Grande-PB
14 Santa Quitéria-MA
15 Vitória do Mirim-MA
16 Correntes-PI
17 Parnaíba-PI
18 Aracati-CE
19 Bacabal-MA
20 DESCANSO rsrsrsrsrs
21 Novo Oriente-CE
22 Castelo-PI
23 Mirador-MA
24 Sobral/Guaraciba-CE
25 Piripiri-PI
26 Jeremoabo-BA
27 Amarante-PI
28 Batalhas-PI
29 Alto Longá-PI
30 Anaporus-MA
31 Teresina/C.Maior-PI

UFC DIVULGA O RESULTADO DA 2ª ETAPA DO VESTIBULAR 2010 DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS

Foi divulgado no final na tarde de quarta-feira, 17 de novembro, o resultado da 2ª etapa do Vestibular 2010 dos cursos semipresenciais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foram ofertadas 2.300 vagas em vários cursos pelo o Ceará.


As duas etapas foram realizadas no dia 24 de outubro, em Fortaleza e outros 25 municípios do Estado. O resultado da primeira etapa foi divulgado no dia 04 de novembro, podendo ser consultado aqui.

Vagas
Este processo seletivo oferece 2.300 vagas distribuídas para o público em geral ou exclusivas para os cadastrados na Plataforma Paulo Freire, validados pelo fórum estadual (PARFOR). Os cursos são oferecidos pela modalidade UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Veja também:

Site Canal Vestibular
Parabéns aos aprovados do município de Alcântaras
INGLÊS: Ademir Lustosa Raulino. Bruno Ismael Diogo da Costa. Lucinilton Magalhães Costa. Luis Carlos Costa e Macques Relly Silva

ESPANHOL: Alice Parente Carvalho. Antonio Aclecio Moreira Mendes. Isaíra Alcantara Carvalho. Karla Rayane Freire Alcantara. Inacia Joelia Moreira. Monick Érica Freire Aguiar. Morgana Barros Mendes. Romário Freire Alcantara. Romério Freire Alcantara e Weridiany X. Magalhães Rocha

PORTUGUÊS: Vicente de Paulo Alcantara. Francisca Joiane Lira e Francimara Brandão Albuquerque

ADMINISTRAÇÃO:  Leonardo Alcantara Benicio.

 Lista disponibilizada no Blog Alcântaras.

SÍTIO BELÉM EM ALCÂNTARAS SENTE A PERDA DE JOSÉ AMADOR

José Benjamin da Silva (José Amador), exerceu mandado de vereador chegando a ocupar a vice-presidência da Câmara Municipal. Sua residência foi durante décadas a principal referência da localidade de sítio Belém na zona rural de Alcântaras. Seu corpo receberá homenagens na Câmara na tarde de hoje 20/11.

Leia mais do Blog Alcântaras
Natural de Coreaú, Sítio Jurema, sempre teve vínculos ao município de Alcântaras e no período de 1982 a 1992, exerceu o cargo de Legislador Municipal, sendo por dois mandatos, um de 04 anos e outro de 06.

Seu Zé Amador foi um grande mobilizador social e disponibilizava seu carro, na época, que era grande carência de transportes, para condução de pessoas, sobretudo para o hospital, o mesmo ainda realizou trabalho de parto, quando necessário.

Certa vez, mobilizou o setor onde morava e realizou um casamento comunitário com o Vigário Monsenhor Furtado, na Escola do Sítio Belém.

Seu Zé, deixa na saudade 12 filhos (todos com boas formações acadêmicas), 22 netos e 01 bisneto.

José Amador (77),  31/03/1933   19/11/2010

"Fica aqui o meu sentimento de pesar aos parentes do Senhor José Amador, em especial aos filhos Franci, Jean, Verônica, Janaína, Mariazinha e Celinha, além de outros que não recordo dos nomes"

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CANCELADO O ENCONTRO DO CAEP

Uma nova data será marcada para o encontro

O terceiro encontro de estudo e Formação política, Cultural e Social da cartilha “Gente Consciente”, promovido pelo o Centro de Atividades e Estudos Políticos (CAEP) e deveria acontecer no próximo sábado 20/11 foi cancelado por motivo de falecimento do pai de um dos participantes desta formação! O senhor José Benjamim da Silva (José Amador)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

FORMAÇÃO POLÍTICA: CAEP PROMOVE 3º ENCONTRO NA CIDADE DE ALCÂNTARAS

O Centro de Atividades e Estudos Políticos (CAEP) segue com o estudo do terceiro dos (5) módulos do seminário de Formação política, Cultural e Social “Gente Consciente”. O encontro acontece no Kátia Club de Alcântaras. Outros dois encontros já aconteceram. Para este terceiro  estudo, é esperada a presença de Gilvan Rocha (foto).

CONVITE

Vimos por meio deste Convidar-lhe para participar do 3º módulo do seminário de Formação política, Cultural e Social “Gente Consciente” que será ministrado por Gilvan Rocha. Gostaríamos de contar com a sua honrosa participação. Lembramos, porém, que será emitido um certificado de participação, pelo CAEP.

GILVAN ROCHA, Militante Socialista há mais de 50 anos, Fundador do Movimento Comunista Internacional na década de 60, foi exilado político por 6 anos durante a Ditadura Militar. É autor de vários livros, como: Vermelho Cor da Esperança,  Meio Século de Caminhada Socialista, Comunistas Filhos da pátria, é fundador e diretor do Centro de Atividades e estudos políticos, CAEP.Escreve, sistematicamente no caderno Opinião, do jornal O Povo-CE e no Correio Cidadania.

DATA: 20 de Novembro de 2010
HORÁRIO:  13:00h
LOCAL: Kátia Club
REALIZAÇÃO: CAEP – FORTALEZA-CE

Sobre esse assunto leia mais clicando AQUI

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

APÓS TREMORES DE TERRA, O TETO DE UMA GARAGEM DESABA EM ALCÂNTARAS

O teto de uma garagem desabou no início da noite desta quarta-feira 17/11 em Alcântaras. A suspeita é que os dois tremores de terra ocorridos no dia tenham contribuído para o desabamento do imóvel.

Um tremor de terra aconteceu às 12: 40, mas foi aproximadamente às 19:00 hs, logo após um leve abalo sísmico e o segundo do dia, que um estrondo aconteceu na rua Francisco Guilherme assustando os moradores do bairro do Junco e alguns do centro da cidade de Alcântaras. Muitos moradores saíram de casa para ver o que teria acontecido, além do susto,  a preocupação foi agravada pois na região do desabamento, há algumas construções e alguém poderia ter se vitimado.

Logo se percebeu que o teto de uma garagem tinha desabado, e o prejuízo foi apenas material. Por sorte o dono do veículo que foi atingido não estava no local na hora do ocorrido, e apesar do imóvel já velho, a suspeita mais provável é de que as vibrações de terra ocorridos nos dois tremores do dia tenha derrubado o teto da garagem.

Desde o dia 10 de Novembro que os tremores voltaram a serem frequentes na região de Alcântaras, a preocupação da população aumentou e já vem sofrendo intensamente com abalos sísmicos desde o início de 2008.

TÉCNICOS DO INSTITUTO AGROPÓLOS DO CEARÁ REALIZAM PALESTRA NO DISTRITO DE VENTURA

Os produtores da agricultura familiar poderão vender suas frutas que serão destinadas a merenda escolar em Alcântaras. O Instituto Agropólos do Ceará e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Alcântaras apoiam os produtores locais.

Para isso, estiveram reunidos hoje 17/11 no distrito de Ventura em Alcântaras, técnicos do Instituto Agropólos do Ceará, membros da Associação  Comunitária local, representantes do Executivo  Municipal, além de produtores rurais de caju e outras frutas diversas.

O objetivo do encontro que foi realizado pela Secretaria de Agricultura e os técnicos do Agropólos Dr. Edrardo e Narcelo, é dá suporte por meio de assistência técnica na produção de frutas , alavancar projetos de aproveitamento e viabilizar a inclusão dos produtos na agricultura familiar na merenda escolar da rede pública de ensino municipal.

 Segundo o Secretário de Agricultura Francisco Eneudo, articulador da palestra; o próximo passo será expandir esse tipo de palestra para outras regiões de Alcântaras, cadastrar mais produtores para que possam receberem orientação técnica em cada produção específica, a fim de posteriormente esses produtos possam atender com qualidade a demanda local e os produtores passam ter mais uma incremento na sua fonte de renda familiar.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

MUNICÍPIOS SE PREPARAM PARA A NOVA VERSÃO 7.0 DO CADASTRO ÚNICO DO GOVERNO FEDERAL

Gestores, coordenadores, digitadores e outros técnicos que atuam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal já estão sendo treinados para receber a nova versão 7.0 para operacionalização do Cadúnico. Através do cadastro Único é que milhões de famílias são incluídas no Programa Bolsa Família do Governo Federal.

Todos os 184 municípios cearenses serão treinados para que a partir do dia 10 de Janeiro o novo cadastro único possa entrar em operação. Após os municípios serem treinados para realizarem as entrevistas no novo Caderno Verde de entrevistas em substituição ao Caderno Azul, agora os técnicos dos municípios estão aprendendo a operar o novo Sistema da versão 7.0 que será online e em substituição ao sistema da versão 6.0.5 Off-line.

Ao todo 15 turmas que são formadas por grupos de municípios deverão receber o treinamento que está sendo oferecido e capacitado por Técnicos da Gerência de Serviços Sociais da CAIXA em Fortaleza (GISES), que além de ser responsável pela área do Ceará, também abrange tecnicamente seu apoio ao cadúnico nos Estados do Piauí e Maranhão.

A capacitação é promovida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Na fotos, os participantes da última semana na turma 6, em treinamento no hotel Blue Tree em Fortaleza.

Turma 6 – dias 09 e 10/11/2010:
Acopiara, Alcântaras, Baixio, Barro, Cariré, Coreaú, Dep. Irapuan Pinheiro, Ipaumirim, Itapajé, Jati, Penaforte, Senador Pompeu, Solonópole

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FALECEU RAIMUNDO FREIRE ALCÂNTARA

Raimundo Freire Alcântara, era o primeiro filho do casal Antônio Guilherme de Alcântara e Ermilinda Freire Alcântara.

Raimundo Freire deixou a  vila de São José dos Alcântaras (hoje Alcântaras) ainda adolescente, cerca de 15 anos de idade, e foi morar com parentes no município de São Gonçalo do Amarante onde viveu a maior parte de sua vida.  Lá ele teria mais chances de exercer a sua vocação para o trabalho.

Alguns de seus parentes em São Gonçalo era os primos de seu pai, o casal Maria Dolores Alcântara e Silva e  José Waldemar Alcântara e Silva, ex-Senador e ex-Governador do Estado do Ceará.
      
Por ter passado muito tempo afastado de sua terra, era um dos menos conhecidos da família Freire Alcântara. Poucos também sabem que um de seus ideais era ver emancipado a sua terra natal no qual contribui para a fato em 1957. Raimundo Freire também era leitor e coleccionador de jornais, revistas e livros, além de outros objetos.

Infelizmente tornou-se conhecido em Alcântaras, não pela sua cultura, mas sim pela fortuna e outros bens que acumulou ao longo de sua vida trabalhando nos diversos cargos públicos na cidade de São Gonçalo do Amarante próximo a região metropolita na de Fortaleza.

Raimundo Freire não deixou filhos.

Faleceu aos 96 anos na Santa Casa de Misericórdia de Sobral na tarde de sábado 13/11 e seu sepultamento aconteceu na manhã de domingo 14/11 no Cemitério São José em Alcântaras.

Na foto a igreja Matriz da cidade de São Gonçalo do Amarante, que junto de Alcântaras, era também uma de suas pátrias.

Foto do Blog São Gonçalo Notícias.

GUARANY DE SOBRAL É CAMPEÃO BRASILEIRO SÉRIE D - 2010

Mesmo com a vitória, o Guarany só receberá a taça oficial quando for julgado o caso contra o América do Amazonas.

O Guarany de sobral protagonizou ontem um feito inédito no futebol cearense: vencer uma competição nacional. Com a conquista da Série D do Brasileiro de 2010 o Cacique do Vale passa a ser um orgulho não apenas para a cidade de Sobral, mas para todo o Estado.

O título foi conquistado após a goleada de 4 a 1 sobre o América/AM, no Estádio do Junco. Na partida de ida, o Bugre empatou por 1 a 1 no Colosso dos Tapajós. Apesar da vitória incontestável, a conquista somente será reconhecida e homologada pela CBF após o fim do impasse judicial entre o Madureira e o time amazonense, que escalou jogador irregular na semifinal contra os cariocas.

A questão jurídica não impediu o Guarany de jogar uma partida com raça e determinação de campeão e também não inibiu a torcida, que compareceu em massa no Estádio.

O jogo

O primeiro tempo foi morno no seu início, quando poucas chances de gol apareceram de lado a lado. O Cacique do Vale chutou a primeira bola a gol apenas aos 12 minutos, através de Wanderley, que chutou fraco, da entrada de área.

Para encerrar os momentos ruins da partida, surgiu o primeiro gol aos 25 minutos. E veio dos pés do atleta que havia sido afastado do time, por indisciplina. Ele voltou e deu a volta por cima. Bismarck lançou Danilo Pitbull, que se livrou do zagueiro e, na saída do goleiro, chutou forte e marcou 1x0.

Aos 31, Júnior Alves cabeceia no angulo e o goleiro Naylson não segura. É o segundo gol do time da casa.

Segundo tempo

O América voltou melhor no segundo tempo. Logo aos 4 minutos, o meia Luiz Carlos cobrou falta, Vantuir espalmou, e Clailson aproveitou, diminuindo para 2 a 1. Mas a boa fase dos amazonenses terminou aí. Aos 10 do segundo tempo, Wanderley mandou uma bomba da entrada da área e ampliou para 3x1,dando tranquilidade com o placar dilatado. O lateral Tiago Granja havia acabado de entrar quando fechou o placar para o Guarany, aos 17 minutos. Ele recebeu a bola na entrada da área e tocou no canto: 4 a 1.

Antes de a partida terminar, os torcedores gritavam ´é campeão´. O governador Cid Gomes estava no Junco e comemorou com o elenco do Guarany.

Ficha Técnica

Guarany de Sobral - 4

Vantuir; Tiago Granja (Jony, 15/2ºT), Júnior Alves, Tobias e Zadda; Ricardo Baiano, Carlos,Alberto e Bismark; Wanderley (Jean, 23/2ºT) e Danilo Pitbull (Leo Olinda, 36/2ºT)

Técnico: Oliveira Lopes

América/AM - 1

Naylson; Catatau, Guará, Santiago e Rondinelli (Rozemiro, 30/2ºT); Bigú (Clailson, 36/1ºT), Batista, Clayton e Luiz Carlos; Felipe e Ivan (Edinho, 15/2ºT)

Técnico: Sérgio Duarte

Competição: Série D do campeonato Brasileiro (Partida Final) Estádio: Junco, em Sobral (CE) Data: 14 de novembro de 2010 Árbitro: Afonso Amorim de Sousa Assistentes: Francisco Pereira de Lima Júnior e Francisco Machado Gaspar (trio do PI) Renda: R$ 73.525 Público: 7.950 pagantes Gols: Danilo Pitbull (25/1ºT), Júnior Alves (31/1ºT), Clailson (4/2ºT), Wanderley (10/2ºT) e Jony (17/2ºT).

Cartões amarelos: Junior Alves, Ricardo Baiano e Carlos (GUA); Naylson, Guará, Rozemiro, Luiz Carlos e Ivan (AME) Cartão Vermelho: Batista

REGIÃO NORTE

Madrugada de festa nas ruas de Sobral

Após o jogo de ontem, as ruas de Sobral ganharam um colorido vermelho e preto exibido nas faixas, bandeiras e nas camisas dos torcedores do Bugre, que já tinham orgulho de ser sobralense e agora tem orgulho de serem campeões brasileiros de futebol. Quem não foi ao estádio pode assistir ao jogo pela TV Diário, que transmitiu ao vivo a final e parte da comemoração.

A festa já estava preparada desde o primeiro jogo quando o time cearense empatou fora de casa com mesmo America/AM. Nem a ameaça de não haver final afastou os torcedores dos bares para comemorar o título. Na saída principal do Estádio do Junco, uma carreata foi organizada por um grupo de torcedores que, utilizando carros e motos, se concentraram na passagem dos atletas, transmitindo toda a energia na massa bugrina para os novos heróis.

A apoteose das comemorações foi na micareta Carnabral. Em cima do trio, nos camarotes ou entre os foliões, os jogadores do Guarany se misturavam entre aos torcedores mais eufórico que não cansavam de esbanjar alegria. "Esse momento é de agradecimento, pois jamais vou esquecer o que o torcedor fez por mim quando permitiu a mina volta", disse Danilo Pitbull.

A ascensão à terceira divisão obriga a diretoria a montar um time mais competitivo, inclusive no campeonato cearense, para não fugir o foco de que time do Guarany é uma equipe campeã nacional. A permanência do treinador Oliveira Lopes é estratégica. "Esse não é o momento para falar sobre o assunto, vou aguardar as coisas acontecerem", disse o técnico. Colaborou Wilson Gomes.

GUARANY

Grupo campeão da ´Série D´

O Brasil foi apresentado ao Guarany Sporting Club, que se sagrou o primeiro clube cearense a vencer um torneio nacional.

Com uma campanha arrasadora em casa, o Guarany de Sobral passou pela primeira fase da Série D invicto em seu domínio. A sequência de bons resultados só foi interrompida quando o Bugre perdeu para o JV Lideral, no Maranhão.

Na 2ª fase, o Santa Cruz não foi capaz de segurar o Guarany.

Nas oitavas, Sampaio Corrêa não foi capaz de parar o rubro-negro, que passou pelo Vila Aurora nas quartas, garantindo o acesso à Série C de 2011.

Contra o Araguaína surgiu a esperança do título, que se confirmou na partida contra o América do Amazonas.

Fonte: Ivan Bezerra (Repórter)

domingo, 14 de novembro de 2010

POVOADO DE ROSÁPOLIS EM ALCÂNTARAS, FESTEJA A SANTA DAS ROSAS

A comunidade do Povoado de Rosápolis comemora neste final de semana os festejos de Santa Terezinha. O lugar ganhou o nome de Rosápolis em homenagem aquela que é considerada a Santa das Rosas.

O encerramento da aconteceu nesta manhã de domingo 14/11 e teve como tema: Santa Terezinha  "Modelo de Amor Eucarístico e Missionário". Durante todo o dia de domingo é grande a movimentação de fiéis e visitantes no lugar. Além da festa religiosa, outras movimentos sociais devem se estenderem pela noite de domingo.

Santa Terezinha, é considerada a Santa das Rosas, e por isso na década de 1960 foi construído em homenagem a Santa Terezinha uma capela dentro do sítio Santa Rosa

Na ocasião, o pároco do município de Alcântaras e ainda paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Meruoca, Padre Monsenhor José Furtado, denominou a  vila de casas em volta da capela, com o nome de  Rosápolis, onde muitos escrevem Rosápoles e é eternamente conhecido para a maioria como Santa Rosa.

Para se ir ao Povoado de Rosápolis ou sítio Santa Rosa há duas vias de acesso partindo da cidade de Alcântaras, pela estrada sítio Espírito Santo-São Bernardo 9 km, ou pela estrada Maracajá-São Luís 6 Km. Ainda por Sobral pegue a estradas Sobral-Boqueirão.

"As fotos da pequena capela e da imagem do altar são do último sábado 13/10 antes do início da celebração religiosa."

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores