sábado, 15 de fevereiro de 2014

RÁDIO BELA VISTA FM DE ALCÂNTARAS PREPARA UM NOVO SITE PARA OS SEUS OUVINTES INTERNAUTAS

A Direção Geral da Rádio FM Bela Vista da cidade de Alcântaras, está preparando um novo site especialmente para os seus ouvintes. O objetivo é aproximar mais ainda os ouvintes com a emissora, sobretudo, os espelhados por todo este país. Para isso todo um novo projeto está sendo criado, e que permitirá mais informações e interatividade.

O novo endereço  é esse do link: http://www.belavistafmalcantaras.com

Só lembrando que o Visão Norte não mantém nenhuma relação formal com a Rádio de Alcântaras, mas sim apóia o trabalho desenvolvido pela a mesma, no intuito de contribuir com essa rede de informação, comunicação e cultura local e que há 08 anos presta um excelente serviço a toda uma comunidade regional neste estado do Ceará.

(CAMPANHA CONTRA ENTORPECENTES) I ENCONTRO 'CEARÁ SEM DROGAS' SERÁ REALIZADO NO CRATO

A Campanha Ceará sem Drogas, organizada pela Assembleia Legislativa, e lançada no dia 31 de janeiro deste ano, começa a mobilizar a sociedade no interior do Estado para os encontros regionais sobre prevenção e combate aos entorpecentes. 

O primeiro encontro será dia 21 de fevereiro, no Crato, na região do Cariri, com a presença do ex- jogador, Walter Casagrande, que também participou do lançamento da campanha, que aconteceu em Fortaleza. De acordo com o coordenador de Comunicação Social da Assembleia, Adriano Muniz, serão mais sete encontros para tratar do assunto e debater políticas de combate às drogas. Além da região do Cariri, já estão confirmadas visitas a Sobral e Limoeiro do Norte.

Adriano Muniz também informa que, ao longo da campanha, todas as regiões do Estado serão visitadas para tratar do enfrentamento à dependência química. “Buscamos para nos ajudar nessa conscientização da campanha uma pessoa pública, que já tenha tido envolvimento com entorpecentes, que possa compartilhar com a sociedade sua experiência e mostrar aos jovens que as drogas não levam a lugar algum”, destacou.

Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará


JUSTIÇA CASSA MANDATO DE VEREADOR DE UMIRIM

O Juiz da 107ª Zona Eleitoral do Estado do Ceará, Francisco Marcello Alves Nobre, cassou o mandato do vereador de Umirim José Eufrázio Sales Teixeira. A decisão atende a uma ação do Ministério Público Eleitoral, assinada pelos promotores de Justiça Cláudio Feitosa Frota Guimarães e Sergio Henrique de Almeida Leitão.

O vereador foi julgado por ter fornecido declarações falsas para que eleitores pudessem se habilitar em programa social do Governo Federal, o Garantia Safra. Com intenção de captar votos, José Eufrázio Sales Teixeira atestava para os fins de prova junto à Secretaria de Agricultura de Umirim que os portadores dos documentos teriam praticado atividade agrícola em sua propriedade durante o ano de 2012. Cerca de 110 pessoas que teriam se beneficiado fizeram o cadastro no programa federal com a declaração do vereador em 2012. No ano passado, foram apenas 46.

Na sentença, foi declarado também que José Eufrázio Sales Teixeira fica inelegível por oito anos e deve pagar multa no valor de R$ 20 mil.

Portal Ceará Agora

VOLTOU A CHOVER EM ALCÂNTARAS NA TARDE DA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA 14/02. VEJA TAMBÉM AS 10 MAIORES CHUVAS DO ESTADO

Praça da Matriz de Alcântaras na tarde de 14/02/2014
Depois de vários dias, voltou a chover de maneira convincente na cidade de Alcântaras. Apenas de apenas 11 milímetros, a chuva na tarde de ontem 14/02 animou os moradores, devido a força como veio e não somente de ameaças como nos últimos dias. Veja onde também choveu no período de 7:00 de 14/2/2014 às 7:00 de 15/2/2014 e informados até às 10:25 de 15/2/2014 no site da Funceme.

Litoral Norte

Aranau (Acaraú) 42.4 mm; Pessoa Anta (Granja) 18.0 mm; Camílos (Meruoca) 13.0 mm, Alcântaras (sede) 11.0 mm; Itarema (sede) 10.0 mm; Sinhá Sabóia (Sobral) 9.5 mm; Lagoa do carneiro (Acaraú) 9.4 mm; Prata (Bela Cruz)  8.4 mm  E Acaraú (sede) 4.0 mm.

Ibiapaba

Ibiapina (sede) 55.0 mm; Tianguá (sede) 40.0 mm; Manhoso (Viçosa do Ceara) 15.0 mm; Graça (sede) 10.0 mm; Sitio Vambira (Viçosa do Ceará) 5.6 mm e Mucambo (sede) 4.0 mm.

10 maiores chuvas acumuladas por Municípios no dia!

Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 55.0 mm
Acaraú (Posto: Aranau) : 42.4 mm
Tianguá (Posto: Tianguá) : 40.0 mm
Barro (Posto: Barro) : 35.0 mm
Mauriti (Posto: Mararupa) : 24.0 mm
Guaramiranga (Posto: Guaramiranga) : 21.0 mm
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 18.0 mm
Viçosa do Ceara (Posto: Manhoso) : 15.0 mm
Meruoca (Posto: Camilos) : 13.0 mm
Mulungu (Posto: Mulungu) : 13.0 mm

A previsão é de mais chuvas nas próximas  horas em todos o Estado do Ceará

Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 14/2/2014 às 7:00 de 15/2/2014
Total de postos com chuva em todo o estado: 32. Total de municípios com chuva em todo o estado: 29
Dados extraídos automaticamente às : 10:25 de 15/2/2014 no site da Funceme

(ELEIÇÕES 2014) NÃO HÁ NENHUMA CONFIRMAÇÃO DE DESISTÊNCIA DA REELEIÇÃO DO DEPUTADO ESTADUAL ROGÉRIO AGUIAR


Sobre a possível desistência do Deputado Estadual Rogério Aguiar não concorrer a reeleição este ano, na verdade não há nada de confirmado.

Segundo apurado, pelo menos em Alcântaras, o Deputado mantém reuniões com políticos de Alcântaras e uma base de apoio formado no município. O que existe de fato, é que funcionário(s) do também empresário Rogério Aguiar, tentam convece-lo a deixar a vida pública. O então Deputado lidera na cidade de Marco, o maior pólo moveleiro do Estado do Ceará e uma das maiores redes de empresas (lojas) no ramo de móveis espalhadas pelo país. A ideia é o político se dedicar as suas empresas. No entanto o que há até agora são somente especulações e nada confirmado quanto a sua possível desistência como divulgada dias atrás.

CEARÁ É O ESTADO QUE MAIS APROVA NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - OAB; SÃO PAULO É O 17º, MOSTRA ESTUDO

Universidades públicas aprovam 69,1% dos estudantes, contra 44,1% das privadas.

15/02/2014 - O melhor desempenho na prova objetiva da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é dos estudantes do Ceará, Estado em que 54,9% dos concorrentes foram aprovados, conforme mostra estudo inédito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que analisou a últimas nove edições do concurso. Depois do Ceará, as maiores aprovações são do Rio Grande do Sul (51,2%) e Minas Gerais (50,6%). Já São Paulo aparece apenas na 17ª posição, com 43,1% dos alunos aprovados, abaixo da média brasileira, de 46%. Nas últimas posições aparecem três Estados da Região Norte: Amapá (33,3%), Amazonas (34,8%) e Rondônia (36,7%).

Ao todo, nas últimas nove edições, 397 mil pessoas concorreram a uma vaga no exame, que permite ao bacharel de Direito exercer a advocacia. Desse total, 46% conseguiram a aprovação em uma tentativa e 80% passaram em até três tentativas. São Paulo concentra 21,9% dos candidatos (86.659 concorrentes). “O aumento de cursos em São Paulo foi mais vertiginoso do que em outros lugares do Brasil. São Paulo tem as melhores faculdades do País e as piores também”, afirma o presidente da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coelho, sobre a posição do Estado mais rico do País no ranking.

Em relação à área jurídica, a maior parte dos examinandos aprovados optou por Direito Constitucional (31,3%), seguido por Direito Civil (28,7%) e Direito Empresarial (20,0%). A área com menor proporção de aprovados é a do Direito do Trabalho, opção de 12,9% do total de aprovados.

Universidades. Os alunos das universidades públicas representam apenas 10,8% do total de participantes e alcançam 69,1% de aprovação. Já a aprovação dos oriundos de universidades privadas (89,2% do total de concorrentes) é de 44,1%.

Entre as universidades, as que mais aprovaram foram Universidade de São Paulo (USP), câmpus Ribeirão Preto (85,7%), Universidade Federal de Viçosa (75,8%), Universidade de São Paulo (USP), cÂmpus São Paulo (70,9%), Universidade Federal de Pernambuco (69,3%) e Universidade Federal de Minas Gerais (68,8%).

A OAB criou um selo para instituições de ensino que atendem critérios de excelência e regularidade de desempenho estabelecidos pela entidade. Em 2001, dos 176 cursos avaliados pela entidade, 13% receberam o selo OAB. Já em 2011, dos 790 cursos analisados, 7% garantiram o selo.

Entre 1995 e 2012, as matrículas em cursos de Direito mais do que triplicaram, passando de 215 mil para 737,3 mil (+342,9%). “Essa proliferação de cursos nos preocupa, porque não vem acompanhada de qualidade. Há universidades que praticam estelionato educacional. As boas faculdade têm índice de aprovação alto, as faculdades sem qualidade é que puxam a aprovação para baixo”, considera Coelho.

Depois de Administração (com 833 mil matrículas), Direito foi o curso de graduação mais procurado pelos estudantes brasileiros, respondendo por 10,5% do total de matrículas, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2012. Em 2011, eram oferecidos 211 cursos de Direito, sendo o terceiro mais oferecido no Brasil (atrás de Administração e Pedagogia).

Guilherme Soares Dias -Especial para o Estado (Via São Gonçalo Notícias)

(ESTIAGEM EM ALCÂNTARAS) APÓS RECLAMAÇÃO DE MORADORES, CHAFARIZ É RECUPERADO, EQUIPAMENTO ESTAVA DESATIVADO HÁ MAIS DE TRÊS ANOS

Imagem: Facebook da SEINFRA
Desativado no final de 2010, um importante equipamento publico do Junco em Alcântaras foi recuperado para garantir distribuição de água aos moradores do bairro.

O Chafariz publico da Rua Salustiano Rocha, conhecido popularmente como "chafariz do Beto" depois de mais de três anos foi reativado pela Prefeitura Municipal. O equipamento demolido por ser considerado foco de proliferação do mosquito da dengue por anos ficou inutilizável até que o problema da falta d'água voltasse a afligir a população da sede de Alcântaras. 

A obra executada pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Obras reconstruiu o equipamento que no inicio do mês foi matéria de reclamação dos moradores do Junco que tinham que dirigir-se até a Rua Roberto Ximenes para buscar água em outro chafariz, que também tem recebido reparos. Ainda no Bairro do Junco, outro chafariz foi desativado em meados de dezembro de 2006, e ficou inutilizável para a população do Sitio Espirito Santo, que em épocas de seca buscava água no equipamento. Ainda no mesmo bairro outro chafariz foi desativado no inicio da década, quando fora suspenso o abastecimento de água feito em torneiras instaladas no muro da Escola José Parsifal Barroso. 

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

O outro chafariz da Escola Gregório Cunha também citado na matéria, atualmente passa por reforma. Relembre a publicação do Visão Norte clicando no link abaixo:

Moradores do bairro do Junco são os que mais sofrem com a falta d'água em Alcântaras

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

(ALCÂNTARAS) DIVULGADO EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Alcântaras, no Ceará divulgou nesta sexta-feira,14, no Diário Oficial dos Municípios o Edital 20140212-1/2014 que dispõe sobre sobre a seleção publica simplificada de provas e títulos para contratação de profissionais em regime temporário em diversos cargos para atender necessidades de excepcional interesse publico do município. 

Conforme os documento serão ofertados 53 vagas distribuídas entre as funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório de Análises Clinicas, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Motorista,Operador de Máquinas,Recepcionista, Vigia, Agente Administrativo,Auxiliar de Consultório Dentário, Monitor Sócio Educativo, Secretário Escolar, Técnico de Enfermagem, Técnico Agrícola, Técnico em Meio Ambiente, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo,Psicologo, Tecnólogo de Irrigação e Drenagem, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, e Veterinário com vencimentos que variam de R$ 362 a R% 3.195. Para  candidatos de nível superior serão ofertados 12 cargos entre graduação e tecnológo; para escolaridade média serão 18 vagas. Já para escolaridade fundamental serão ofertados 23 vagas.

As inscrições estão abertas no período de 19 a 22 de fevereiro no Centro de Referência e Assistência Social - CRAS. As taxas de inscrições variam de R$ 30 a R$ 100 de acordo com o nível escolhido. O dia, horário e local das provas serão divulgados posteriormente por meio de edital. O período de contratação dos aprovados será em regime CLT com validade de 2 (dois) anos podendo ser a mesma prorrogada por igual período.

Redação do Blog O Serrano

(AÇÕES CONTRA A ESTIAGEM) GOVERNADOR DEFINE LOCAIS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVAS ADUTORAS EMERGENCIAIS, ALCÂNTARAS ESTÁ NA LISTA

O governador Cid Gomes fez reunião na noite desta quinta-feira (13) para definir mais 8 adutoras emergenciais que serão construídas nos próximos meses para suprir o abastecimento de água de cidades do Interior que sofrem com os efeitos da estiagem. O Governador levará o planejamento para construção das novas adutoras a Ministra do Planejamento, Mirian Belchior, em Brasília na próxima semana para viabilizar os recursos.

Os locais definidos foram Canindé, Crateús, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Potiretama e Maranguape. Do ano passado até agora foram 16 adutoras que já foram concretizadas ou estão fase final de construção com 225km no total. Durante a reunião, também foi atualizado o panorama de perfurações e instalações de poços pelo Governo do Estado que de Janeiro de 2013 até agora já superam 3 mil executados por Sohidra, SDA, Defesa Civil e Cagece.

A reunião contou com a presença do Presidente da Assembleia, José Albuquerque; os secretários Danilo Serpa, do Gabinete do Governador; Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário; os presidentes da Cogerh, Renes Frota; da Sohidra, Leão Montezuma; da Cagece, André Facó, além de técnicos da Defesa Civil e demais órgãos envolvidos.

Adutoras emergenciais

O projeto de adutoras emergenciais foi concebido com a utilização de tubos fabricados em aço corten, material que tem em sua composição elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. O fabricante estima a durabilidade média dos tubos de 10 anos, portanto após esta crise, os equipamentos ficarão a disposição do Estado para ações emergenciais de abastecimento, pois os mesmos poderão ser reutilizados em locais distintos. Os tubos contam com sistema de engate rápido e junta travável, que permite a montagem de canalizações auto-ancoradas na superfície do terreno, dispensando a abertura de valas. Estas especificações possibilitam maior agilidade na montagem dos tubos, bem como redução nos custos com transporte e estocagem.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil

Trabalhos da construção da Adutora Emergencial em Meruoca
Em 2013, o Governador, já tinha visto como medida emergencial, a possibilidade de levar água da Barragem Meruoca, para o município de Alcântaras. Agora é oficial. (As fotos são de blog Andarilho da Notícia)

(MERUOCA) SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E COORDENADOR DE ENDEMIAS TRATAM DA CONSTRUÇÃO DE 50 CASAS DE ALVENARIA PARA SUBSTITUIR AS DE TAIPAS

Foto: Luiz Carlos Silva (www.meruoca.ce.gov.br)
Na imagem, o Coordenador de endemias Aírton Bastos e Secretária Ana Célia. Município ainda existe cerca de 420 casas de taipa.

Estiveram reunidos na quarta-feira (12/02), o coordenador de endemias, Aírton Bastos e a secretária de assistência Social, Ana Célia, quando analisaram o projeto da construção de 50 casas de alvenaria, que serão construídas para substituir casas de taipa que deram positivas no programa da doença de chagas. Segundo o coordenador de endemias o município, Aírton Bastos, na Meruoca ainda existe 420 casas de taipas, tendo o município que elaborar mais projetos para beneficiar todos que moram em casas  de taipa. Explicou o coordenador de endemias.

Segundo, Ana Célia, as pessoas que serão contempladas com este projeto das 50 casas, foram cadastradas já algum tempo atrás e em algumas casas que foram encontradas o “barbeiro” (bicudo), essas pessoas serão beneficiadas com o projeto. "Estamos estendendo este projeto nas mais diversas partes do município, e fazendo novo levantamento para constatarmos exatamente a onde o aparecimento do bicudo aconteceu, para que esses moradores de casas de taipa possam ser beneficiados”. Concluiu Ana Célia. (Via Blog Marcelo Marques)

Apesar da região ser a mesma, alguns aspectos sociais e até econômicos entre Alcântaras e Meruoca são muito diferentes. Em 2010 para 2011, a Prefeitura de Alcântaras, substituiu via projeto da Secretaria de Ação Social, cerca de 30 casas de taipas. Na época o difícil foi encontrar 30 casas de taipa no município, e algumas só existiam  por que, sendo moradores de alguns sítios, os donos da terra não permitiam o morador levantar/construir uma casa de alvenaria. Foram incluídas também, algumas casas que não eram 100% de taipa. Locais onde foram construídas estas residencias; sítio Pau Ferrado, sítio Santana e etc. Hoje em Alcântaras já devem existir outras casas de taipas, mas são poucas.

Já em Meruoca, apesar das inúmeras casas entregues na última gestão do ex-prefeito João Coutinho, ainda existem cerca de 420 casas de taipa no município.

Sobre o assunto leia mais clicando no link abaixo:

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

NESTA SEXTA-FEIRA 14/02 TEM PRÉ-CARNAVAL EM SOBRAL


SOBRE A OBRA DE RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM PINGA EM ALCÂNTARAS

Barragem receberá pavimentação (calçamento), além de vegetação apropriada. Após a obra, o reservatórios terá os padrões mínimos em segurança de barragens, de maneira a reduzir a possibilidade de acidentes e suas consequências.

Após a análise da proposta de preços nº 20130006 e embasada em parecer da COGERH, no dia 15 de janeiro, a Comissão declarou como vencedora do certame licitatório a empresa C. MENEZES ENGENHARIA LTDA. com proposta de preços no valor global de R$ 222.576,80.

Apesar de realizado o processo em dez/2013, devido alguns procedimentos burocráticos ainda não foi possível o início da obra de recuperação do Açude Pinga. A barragem receberá além da restauração e compactação na parte da parede estragada pela ação da água, receberá também uma pavimentação em pedras na parte interna da parede, além de uma especie de grama (capim de burro) na área externa. Ainda dentro do Açude, será realizada uma drenagem, onde será escavada e retirados bancos de areias e parte das pedras.

Da justificativa da Obra

A Barragem Pinga, localiza-se no município de Alcântaras. Atualmente o reservatório é o principal responsável pelo abastecimento municipal. As obras para a construção da barragem tiveram sua conclusão em 1993, mesmo sendo considerada de baixo porte submete-se diretamente a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei N° 12.334/2010), onde devem ser observados os padrões mínimos em segurança de barragens, de maneira a reduzir a possibilidade de acidentes e suas consequências. Os serviços de recuperação consistirão no desmatamento, destocamento e recomposição dos taludes, recobrimento com proteção vegetal no talude de jusante, execução de proteção com enrocamento no talude montante e execução de um dreno invertido no pé do talude de jusante, tendo em vista que a barragem não possui drenagem interna, e existem indícios de percolação na área a jusante da barragem.

Significado de Talude: (s.m. Terreno em declive; rampa, escarpa. Declive na superfície de uma parede, de um aterro ou de uma construção).

Atrasos

Apesar de licitada em dezembro (dia 10), devido férias de funcionários, o processo só teve continuidade em 15 de janeiro quando foi divulgado o resultado oficial. Os trabalhos começaram tão logo esteja assinada e liberada.
Clique na imagem para melhor visualisar
Informações Portal de Licitações do Governo do Estado do Ceará e C.MEMEZES
Sobre a C. Menezes Engenharia LTDA

A Empresa é especializada em Obras de Engenharia, Projetos em Geral, Engenharia de Avaliações e Consultoria, com experiência em obras públicas, sobre tudo com o Governo Federal, entre elas; na Universidade Federal do Piauí - IFPI em Teresina- PI, Embrapa- Sobral e no Ministérios da Agricultura em Fortaleza, e Consultoria para o BNB. Site (www.cmenezes.com.br.)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

(RECURSOS HÍDRICOS) 29 CIDADES NO CEARÁ ESTÃO COM RISCO DE ENTRAR EM COLAPSO

Clique na imagem para melhor visualisar
Desse total, 10 estão em situação de alta criticidade, na iminência de entrar em colapso. Municípios precisam de ações emergenciais, como perfuração de poços e construção de Adutoras de Montagem Rápida

O Ceará tem hoje 29 municípios com risco de colapso no abastecimento de água. Desse total, 10 foram classificados em situação de alta criticidade, oito de média criticidade e outros 11 de baixa criticidade (ver infográfico). Todos demandam ações emergenciais que, no geral, incluem perfuração de poços e construção de Adutoras de Montagem Rápida. O relatório com as ações está sendo finalizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

“As propostas ainda serão analisadas pelos representantes do Comitê Integrado de Combate à Seca para que a ação a ser executada seja definida”, explicou o representante da Cogerh no Comitê, Gianni Lima. De acordo com ele, perfuração de poços deverá ser a solução para grande parte das cidades. Onde a criticidade de abastecimento foi considerada alta, essas ações devem chegar ainda este mês. A Cogerh garante que o colapso nunca vai existir porque as ações sempre vão garantir alguma fonte de água.

Cinco municípios deverão ainda receber adutoras definitivas através do Ministério da Integração, sob responsabilidade da Secretaria de Recursos Hídricos. As licitações das obras estão previstas para este mês e o próximo (março), entretanto, não há data definida para concretização. É o caso de Irauçuba, Quiterianópolis, Tauá, Potiretama e Caridade. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com o assessor de desenvolvimento rural da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nicolas Frabe, entre as prefeituras há uma certa “impaciência em relação ao andamento das obras de solução definitiva, que vão demorar anos para serem concluídas”.

Sobre a perfuração de poços, Nicolas afirma que a maior dificuldade apontada pelos prefeitos é a demora no atendimento decorrente da capacidade reduzida do Governo, que possui poucas perfuratrizes para a demanda.

As Adutoras de Montagem Rápida (AMR) são consideradas pelas gestões municipais como o sistema mais eficaz de atendimento emergencial. Entretanto, o assessor de desenvolvimento rural da Aprece afirmou que a oferta industrial ainda é limitada e o atendimento aos municípios tende a ser lento.

Sobre os pleitos dos prefeitos junto ao Governo Federal, ao longo de 2013, Nicolas destacou duas ações contempladas de combate à seca: R$ 17,35 milhões para atendimento de 34 municípios prioritários pelo Programa Água para Todos, onde cada município receberá quatro sistemas de abastecimento de água para atender comunidades rurais, com recursos descentralizados diretamente do Governo Federal.

Atrasos

Na edição do último sábado, O POVO mostrou que somente seis municípios do Ceará tiveram ações emergenciais contra a seca concluídas. Em outros 16, as obras emergenciais - prometidas para o fim de 2013 - estavam atrasadas.

Fonte: Matéria extraída do O Povo Online

OBS: No gráfico, Alcântaras está na situação de Baixa Criticidade ,ou seja, poderá entrar em colapso (caso não chover) entre o fim do ano e início de 2015.

Já o município de Meruoca, no gráfico, se encontra na situação de Alta Criticidade, que quer dizer, o município está prestes a entrar em colapso.

SUSPEITO DE LANÇAR ROJÃO QUE MATOU CINEGRAFISTA DA BAND É PRESO A CAMINHO DE IPU

Caio é escoltado em avião por agentes da Polícia Civil. (FOTO: Divulgação/ Polícia Civil)
Caio Silva de Souza estava viajando para cidade do interior cearense, pretendendo ficar na casa de seus avós. Segundo a Polícia, ele não reagiu ao ser preso.

Caio Silva de Souza, suspeito de acender o rojão que matou o cinegrafista da Rede Bandeirantes, Santiago Andrade, foi preso na madrugada desta quarta-feira (12) na rodoviária de Feira de Santana (BA). Caio estava viajando para Ipu, a 324 km de Fortaleza, pretendendo ficar na casa de seus avós. Segundo a Polícia, Caio não reagiu ao ser preso.

A prisão de Caio foi decretada na segunda-feira (11), mas o jovem não foi encontrado em sua residência, em Ninópolis, na Baixada Fluminense, e nem no hospital onde trabalha como porteiro. Já na terça-feira (12), a Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou a imagem do acusado.

EX-PREFEITO DE TAMBORIL É CONDENADO POR CONTRATAÇÃO IRREGULAR DE SERVIDORES TEMPORÁRIOS

O ex-prefeito da cidade de Tamboril, José Jeová Souto Mota e outros quatro ex-gestores foram condenados pela Justiça Eleitoral daquela comarca, por contratação irregular de servidores temporários.

De acordo com os autos, a ação ocorreu no período que antecedeu o pleito eleitoral de 2012, quando 20 cargos provisórios foram preenchidos irregularmente. Cada envolvido deverá pagar uma multa no valor de R$ 5.320.

A sentença, proferida no último dia 5, atende a um pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que havia ajuizado uma representação em dezembro de 2012, através do promotor de Justiça Marcelo Cochrane Santiago Sampaio.

Além do ex-prefeito, os demais representados são: Raimundo Farias Calaça, chefe de gabinete à época; a ex-secretária do Trabalho e Ação Social Mayara Veras Gomes Lima; o ex-secretário de Educação do Município Gilson Luiz Souto Mota; e o ex-secretário de Saúde Joaquim Gomes da Silva Neto. Os dois últimos são também irmãos do ex-prefeito.

Portal Ceará Agora

(GARANTIA-SAFRA) MUNICÍPIOS PRECISAM CONFIRMAR A ADESÃO AO BENEFÍCIO

Os municípios cearenses que ainda não aderiram ao benefício do Garantia-Safra devem fazê-lo até o próximo dia 20 de fevereiro.

 A informação é da Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (COCRED) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). De acordo com o coordenador Arimatea Gonçalves, depois que a adesão dos agricultores é concluída, cada município deverá pagar R$ 38,25 por agricultor cadastrado. “20 municípios ainda não aderiram ao Programa e caso isso persista até o dia 20, os agricultores que se cadastraram ficarão sem receber”, alertou.

334.113 agricultores pagaram os boletos do benefício no valor de R$ 12,75 e garantiram o recebimento mínimo de R$ 850,00, em caso de perda de pelo menos 50% da produção deste ano. Já o Governo do Estado vai investir aproximadamente R$ 26,56 milhões para que os trabalhadores recebam o benefício. A União paga R$ 255 por agricultor cadastrado. “Isso representa R$ 284 milhões entrando na economia do Ceará para compensar o agricultor, caso se confirme outro ano de seca, disse o Secretário Nelson Martins.

Assessoria de Comunicação da SDA

(EDUCAÇÃO) LISTA DE ESPERA DO PROUNI RECEBE INSCRIÇÕES A PARTIR DE QUINTA-FEIRA 13

Os candidatos que não foram selecionados nas duas chamadas do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem estar atentos ao prazo de inscrição na lista de espera, que dura apenas dois dias: amanhã (13) e sexta-feira (14). A adesão será online.

Há mudança, neste ano, quanto aos procedimentos da lista de espera. O integrante da lista, que for convocado, terá os dias 19 e 20 para apresentar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino na qual pretende estudar. Após o processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.

O ProUni oferece bolsas de estudo, em instituições particulares de ensino superior, a estudantes de baixa renda. Neste primeiro semestre, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta, em relação à primeira edição do ano passado.

As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais pagam 50% da mensalidade e são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública de educação básica em exercício, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Nesta primeira edição de 2014, o ProUni teve 1.259.285 candidatos inscritos.

Da Agência Brasil

(PLUVIOMETRIA) CHOVE EM 79 CIDADES DO INTERIOR NESTA QUARTA-FEIRA

A maior precipitação foi registrada na região Norte, 74 mm em Senador Sá (Arquivo).

Até a manhã desta quarta-feira (12) choveu em 79 municípios, segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos). A maior precipitação foi registrada em Senador Sá (74 mm), na região Norte do Estado. Seguido por Farias Brito (65.6 mm) e Barro (54 mm).

Também ocorreu precipitações Aiuaba (52.4 mm), Icó (49 mm), Aurora (46.2 mm), Granjeiro (42 mm), Cedro (41 mm) e Jaguaribe (40 mm). Os dados foram extraídos até as 10h desta quarta. A chuva é relativa ao Período de 7h de terça às 7h desta quarta-feira.

Funceme prevê ocorrência de chuvas no centro-sul do Estado

A Funceme prevê que em virtude da atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) e de áreas de instabilidade atmosférica provenientes do oceano Atlântico o céu deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas no centro-sul do Ceará, principalmente entre madrugada e início da manhã. Nas demais regiões do Estado, nebulosidade variável com chuvas isoladas.

Na última terça-feira, as chuvas no interior chegaram a 104 mm.

(LEGISLATIVO) UNIÃO DOS VEREADORES (UVC) QUER ENSINAR VEREADOR A SER VEREADOR

A UVC inova mais uma vez na implantação da primeira escola legislativa institucional do Ceará. A idéia tem como objetivo oferecer aos Vereadores e Câmaras, consultoria de projetos de lei nas mais variadas áreas , além de promover e formatar conceito público propositivo aos assistidos, tornando a atuação parlamentar mais dinâmica.

De acordo com o presidente, o vereador Audic Mota “estamos realizando mais um sonho em busca do fortalecimento da formação dos vereadores” , enfatizou.

OBJETIVOS
• Pesquisa de  legislatura: Envolve principalmente o conhecimento macro onde o legislador atua;
• Interação mandato/sociedade organizada: Criar canais de comunicação com a sociedade a fim de definir parâmetros para construção dos projetos;
• Composição de projeto: Elaboração de proposituras, seja indicação ou direta, mediante análise e avaliação técnica coerente e em comum acordo com a sociedade envolvida;
• Estratégias de comunicação: Publicidade aos atos de mandato é dever parlamentar, para isso a comunicação oferece vários mecanismos (On e OFF line), basta conhecê-los e utilizá-los de acordo com a necessidade, neste caso o planejamento de mídia é fundamental.

SERVIÇO
Para saber mais sobre a Escola Legislativa da UVC, clique AQUI.

Via Blog Sobral em Revista

(MASSAPÊ) PREFEITO INAUGURA UM 'POSTE' DE SAÚDE

A cidade de Massapê, vai ficar na história. O prefeito da cidade, Antônio José, entregou a comunidade de Ipaguaçu Mirim, um Poste de Saúde. O equipamento foi entregue com direito a festa, discurso e descerramento de placa.

A comitiva que foi até a localidade teria sido convidada para inaugurar um Posto de Saúde da Família, mas ao descerrar a placa observaram que na verdade se tratava de um 'poste' de saúde. Resta saber se esse vai 'dar a luz'.

Fonte: Blog Wilson Gomes

Olha! apesar do imprevisto e das brincadeiras, o importante mesmo é que a comunidade de Ipaguaçu Mirim, ganhou um moderno Posto de Saúde. Parabéns para a comunidade e para a Gestão Municipal de Massapê.

(MERUOCA) MUNICÍPIO REALIZA PROJETO "ÁGUA NA ESCOLA"

Foto: Web, apenas ilustração
Em uma parceria com o governo federal e município, através do FNDE, o município de Meruoca está realizando projeto Água na Escola. Este projeto, vem sendo realizado com sucesso nas escolas do município, e que está atravessando um momento de estiagem. 

Os referidos poços já foram cavados nas escolas; Manoel Rodrigues (São João), Murilo Pio (Palmeiras) Henrique Severino (Palestina) Manoel Daví (Anil), Beatriz Sanford (Anil). Ainda serão perfurados poços nas escolas; Raimundo Rodrigues (Floresta), José Barbalho (Camilos).

"Acreditamos que teremos bastante água, para atender as necessidades das comunidades, principalmente em momentos de estiagem que atravessa o município". -Ressaltou secretário de Educação Prof. Antonio Crispim. 

Blog Andarilho da Notícia

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DEPUTADO ROGÉRIO AGUIAR ESTÁ DEIXANDO A VIDA PÚBLICA?

Circula pela cidade de Santana do Acaraú (Zona Norte) que o deputado estadual do PSD, Rogério Aguiar, não deverá concorrer a reeleição neste ano de 2014. O deputado com fortes aliados no Baixo Acaraú e Região Norte estaria deixando a vida pública? (Blog Sobral de Prima)

Rogério Aguiar em Alcântaras

A primeira vez que apareceu como candidato em Alcântaras foi em 2002 sendo expressamente votado e fazendo dobradinha com Leônidas Cristino como candidato a Deputado Federal. Em 2006 e 2010 foi o mais votado, a última com 35,59% dos votos válidos. Ainda em 2010, foi bastante atacado verbalmente pelo também Deputado e candidato Teo Menezes, virtual companheiro de partido no PSDB e apoiado pela então oposição em Alcântaras. A sua resposta aos ataques foi o silêncio, e meses depois viu aquele que o atacou cair no meio do escândalo dos banheiros.

Rogério Aguiar é sempre visto pelo interior de Alcântaras, sobretudo em alguns festejos religiosos. Devidos aos esforços em liberar alguns projetos para o município, chegou a receber o título de Cidadania Alcantarense. Não é um Deputado de destaque na Assembleia, mas em Alcântaras, é uma pessoa de fácil acesso as pessoas mais simples. Seu melhor amigo é o ex-prefeito Raimundo Manduca a quem chama de amigo-irmão.

ESTRADAS: PRF e PRE registram 23 acidentes com duas mortes

Foto: Web, apenas ilustração
As Polícias Rodoviárias Federal e Estadual registraram, durante as últimas 24 horas, 23 acidentes nas rodovias cearenses, com nove feridos e duas mortes. Desses, nove ocorreram nas rodovias estaduais, com um ferido e duas mortes. Nas rodovias federais, foram registrados 14 acidentes com oito feridos. 

Ao todo, dez condutores tiveram suas Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhidas e três pessoas foram presas , nesta segunda-feira, 10.O primeiro acidente fatal ocorreu em Quixadá, no km 146 da CE-060. Um Fiat Strada capotou e matou o motorista, identificado como Francisco de Assis Lima, 59 anos. 

Às 15h10min de segunda, uma colisão entre um carro e uma mobilete deixou uma pessoa morta no Eusébio, no km 16 da CE-040. João Camilo de Lima, 91 anos, condutor da mobilete, morreu no local antes que o atendimento chegasse.

Redação O POVO Online

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

NOVOS ACESSOS E MELHORIA NO TRÂNSITO EM TORNO DA GRENDENE

Em setembro de 2013, a Grendene estabeleceu uma parceria com a Prefeitura com vistas a um plano de ação para melhoria do trânsito em torno da indústria que vem crescendo vigorosamente em Sobral. Esta dinâmica econômica, que mudou para melhor a vida de muitas pessoas, vem demandando ajustes naturais de planejamento de mobilidade urbana para cerca de 20 mil pessoas, que chegam todos os dias à empresa, usando diversos meios de transporte.

O plano considera várias ações multidisciplinares e todas elas priorizam a segurança das pessoas, evitando aglomerações externas, separando o fluxo de caminhões e de pessoas, criando estacionamentos para ônibus e alterando o sentindo de algumas ruas.

Fluxo de Caminhões
Uma das principais ações deste plano está ligada à construção de mais uma área industrial que funcionará como um Centro de Distribuição (CD). O novo CD, que já é chamado na cidade de "Fábrica 8", promoverá uma grande mudança no tráfego do entorno da empresa, pois concentrará todo o fluxo de caminhões para a CE 362 (estrada para Massapê) que foi recentemente duplicada e tem melhores condições viárias do que a Av. Pimentel Gomes, onde se encontram as principais portarias da Grendene.

Fluxo de Pessoas
Além da construção de uma nova portaria exclusiva para caminhões, a Grendene redistribuiu os acessos de pessoas nas portarias da fábrica 6 (Av. Pimentel Gomes) e nas portarias das fábricas 2 e 3, ambas localizadas na Rua Dr. Paulo Sanford. Esta distribuição em três portarias, em duas ruas diferentes, trará um melhor controle da distribuição de entrada e saída dos colaboradores.

Para que todo este plano fosse posto em prática, a Grendene divulgou, para cada colaborador, qual o percurso que ele deve fazer desde a sua entrada até o seu posto de trabalho, bem como a sua saída. Este novo movimento diário de 20 mil pessoas está em fase de adaptação e é constantemente analisado pela Grendene. A avaliação preliminar demonstra que já houve uma significativa melhora na distribuição do trânsito de pessoas e veículos, mesmo sem o início do funcionamento da nova portaria de caminhões, prevista para este primeiro semestre de 2014.

Além destas ações, houve também a intensificação das campanhas de educação para o trânsito em parceria com a Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano - CTTU - da Prefeitura de Sobral.

Novos Estacionamentos para Ônibus
Outra ação importante é a construção de dois estacionamentos para os ônibus das cidades vizinhas que servem aos colaboradores da empresa. Um dos estacionamentos está sendo construído pela Grendene, em terreno da própria empresa, mas com acesso totalmente externo pela rua Paulo Sanford, de modo a servir aos colaboradores que utilizam as portarias 2 e 3. O segundo estacionamento está em análise pela Prefeitura de Sobral e será construído às margens Av. Pimentel Gomes.

Sentido Único
Para que estas obras fossem iniciadas, houve um estudo geral do sistema viário, incluindo a criação de um binário (conjunto de duas ruas paralelas com sentidos contrários de tráfego) composto pela rua Paulo Sanford e rua José Custódio de Azevedo. Todo este conjunto de ações envolveu muito planejamento de especialistas, tanto da Grendene como da Prefeitura e do Detran. Após o período inicial de adaptação aos novos caminhos,  haverá uma importante melhora no trânsito da região, com reflexos positivos para toda a cidade.

-- 
Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

domingo, 9 de fevereiro de 2014

(INSEGURANÇA) UMA MOTO É ROUBADA NO FINAL DA TARDE DESTE DOMINGO EM ALCÂNTARAS

Local em frente ao roubo. No Centro de Alcântaras
O comerciante pára o veículo em frente ao seu estabelecimento, abre e levanta o portão, e entra rapidinho no comércio para pegar algo. Enquanto isso, deixa sua moto ligada em frente. Uma situação até então comum em Alcântaras, só que desta vez a moto simplesmente é roubada.

Esta situação aconteceu um no final da tarde deste domingo 09/02, com o Sr. Tarcísio Maricota. Os ladrões provavelmente não são da cidade e depressa sumiram com o veículo.

Ainda não temos maiores informações sobre esse roubo.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores