sexta-feira, 15 de maio de 2009

PREFEITURAS FICAM SEM OS BENEFÍCIOS





O governador recebeu a relação dos municípios que não poderão obter recursos extraordinários do Poder estadual.

Os municípios cearenses que estiverem em atraso com sua prestação de contas perante o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) estão impedidos de receber recursos do Governo do Estado por intermédio de convênios, contratos ou transferências voluntárias. Isso complica a situação de vários municípios atingidos pelas cheias, apesar das dificuldades enfrentadas por milhares de pessoas.


O governador Cid Gomes foi informado pelo presidente do TCM sobre os municípios em atraso com o Sistema de Informação Municipal (SIM). O ofício do presidente do TCM, Ernesto Sabóia, foi assinado no dia sete deste mês e recebido no dia 12, no Sistema de Protocolo Único da Seplag. No ofício consta a relação dos 43 municípios inadimplentes na data em que foi expedido.


Em seu ofício Ernesto Sabóia lembra que o artigo 42 da Constituição Estadual obriga os Municípios cearenses a remeterem, mensalmente, àquela Corte de Contas, as prestações de contas mensais por meio informatizado. Também transcreve o que o parágrafo 1º do Artigo 42, estabelecendo que: “A inobservância do disposto neste artigo, implicará a proibição para realizar novos convênios e contratos com o Governo Estadual e na suspensão das transferências de receitas voluntárias do Estado para os municípios infratores, sem prejuízo das demais sanções previstas na legislação vigente”.


Os municípios relacionados como inadimplentes até o último dia sete de maio, segundo a relação elaborada pelo Tribunal de Contas, são os seguintes: Abaiara, Acarape, Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Apuiarés, Arneiroz, Aurora, Banabuiu, Barroquinha, Baturité, Brejo Santo, Capistrano, Cascavel, Choró, Coreaú, Crato, Cruz, Ererê, Granja, Groaíras, Ibaretama, Icapuí, Icó, Ipaporanga, Itarema, Orós, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Pindoretama, Poranga, Quiterianópolis, Quixeramobim, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu, Senador Sá, Solonópole, Tururu, Umari e Uruburetama.(Diário do Nordeste, 15/05/09)

"sorte Alcântaras não está sofrendo com as cheias"

Foto: arquivo(Edilson), riacho São Bernardo.



O PENSAMENTO DO DIA

“Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis.”



Nicolau Maquiavel (Niccolò Machiavelli), (03 de maio de 1469 - 21 de junho de 1527). Filósofo e político italiano (Florença).

quinta-feira, 14 de maio de 2009

BRUNO E MARRONE EM COREAÚ


Por Blog do Gleison

Mesmo em meio as enchentes que desabriga várias famílias no interior do estado do Ceará, o gasto público com eventos que não são prioritários nestes momentos dificeis serão realizados na cidade de Coreaú, região norte do estado, cidade que conta com várias famílias desabrigadas e em estado de emergência decretado. A prefeitura levará como atração principal no seu festival de quadrilha próximo mês, uma das duplas sertaneja mais bem paga no Brasil, Bruno e Marrone.
Em tempo: Longe de não concordarmos com a promoção da cultura e lazer de qualquer que seja o município, só que o entendimento neste momento em que famílias estão em uma situação difícil, a prioridade deve ser o auxílio imediato e concentrado. (Armando Costa)
Foto: www.ferias.tur.br / reportagem do portalubauna.blogspot.com

quarta-feira, 13 de maio de 2009

"ALCÂNTARAS" E A PAZ ?

Dia 12 de dezembro de 2007, o município de Alcântaras completou seus primeiros 50 anos como município autônomo.Para alcançar esta posição não foi nada fácil. Foram décadas de lutas e trabalho por seus moradores. Passou por boas épocas de desenvolvimento e também por épocas ruins. As fugas de seus moradores para outros estados e cidades do país sempre foram constantes assim como a volta de muitos também.
Atualmente, 2009, outro ano histórico para Alcântaras, onde a menos de dois meses atrás, mais precisamente ás 19 horas do dia 25 de março de 1959, Roberto Ximenes de Aragão e Pedro Caetano Freire ambos eleitos em 3 de Outubro de 2008, tomavam posse como primeiro prefeito e presidente da Câmara respectivamente. Isso com certeza aconteceu em clima de paz e festa. Diferentemente de hoje (2009), teve a festa mais ainda não houve a Paz.
Mais um ano histórico e não muito que comemorar; a partir de 1997 a 2004, e em diante, crises e mais crises na administração pública municipal, os que saem do poder não se conformam e querem voltar a qualquer custo, os que estão querem assegurar o que lhe foi confiado pelo consenso da maioria. E assim vamos aos trancos e barrancos esperando por dias melhores. Fase difícil a de Alcântaras, mas não impossível.

terça-feira, 12 de maio de 2009

AOS LEITORES

Um lugar, compõe-se de seu povo e de sua história, o passado seja ele qual for, faz parte da história e portanto é o registro daqueles que habitam ou habitaram um determinado lugar.
Para se existir história, tem que preservar a memória dos acontecimentos do presente e do passado, portanto um povo sem memória é um povo sem passado e conseqüentemente um povo sem história.

Texto: 50 Anos de Emancipação Política de Alcântaras

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores