sábado, 8 de fevereiro de 2014

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA STDS DE ALCÂNTARAS


NOTA DE ESCLARECIMENTO DA STDS

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Alcântaras (STDS) vem por meio desta tornar publico alguns esclarecimentos a cerca de postagens e publicações inverídicas no que diz respeita a administração e utilização do Centro de Formação Profissional e Inclusão Social João Caetano Freire, localizado no Sítio Espírito Santo neste município conforme o que segue:

Sobre a reforma e utilização do referido espaço para sediar cursos de formação, a STDS informa que em nenhum momento a alocação destes foi feita sem prévia comunicação aos representantes da PJ do Espírito Santo considerando que:

1.1 – Por três vezes foi feita reuniões na sede da secretaria e na própria residência da gestora com representantes da entidade para discutir estratégias de conciliação e adequação de dias e horários para a utilização do referido espaço, inclusive da liberação e utilização de todas as dependências, chaves e mobília;

1.2 – Em nenhum momento os jovens haveriam sofrido intimidação e sido expulsos do local que inclusive está sendo utilizado para promover a inclusão, valorização e qualificação de pessoas como tem ocorrido com integrantes da própria PJ local;

1.3 – Sobre a afirmativa de que haveria sido trocado a fechadura do espaço e restrição dos jovens ao local, a STDS informa que desconhece esta pratica, considerando que as mesmas chaves de portas e dependências continuam a ser utilizada e que tanto o grupo de jovens Só o Amor Constrói, bem como a comunidade local utilizaram o espaço para suas confraternizações de final de ano;

Por fim a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Alcântaras ressalta que não faz parte de sua política, a exterminação de jovens e/ou qualquer outro grupamento social, entendendo que seu papel é promover, democratizar, fomentar projetos e programas de inclusão social voltadas em grande maioria para a juventude como o Projovem. Programa Primeiro Passo, Ser cidadão, Grupo de Teatro e o Pronatec e que continua aberta para o diálogo.

Alcântaras,07 de fevereiro de 2014

(Extraído do Site da PMA)

PRIMEIRA SESSÃO DE 2014 DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS FOI BASTANTE MOVIMENTADA

Vereador Antônio Marcos - PSD
Veja um pouco do que aconteceu na da primeira sessão da Câmara Municipal de Alcântaras no ano de 2014. No final da reunião que teve uma presença expressiva de pessoas no local, ainda foram votados e aprovados projetos importantes para a população.

(Com textos e fotos do blog Andarilho da Notícia)
Na sessão ordinária dessa sexta-feira (07/02) o vereador Antônio Marcos, ressaltou com relação à sêca que assola  todo o Ceará. Aqui, fizemos um requerimento paleativo, pois não era um projeto sustentável, mas para o momento era ideal, ou seja para cavar os cacimbões, mas não foi atendido pelo poder executivo. Outro assunto tratado pelo vereador da oposição, foi com relação a criação de cargos por parte do executivo, segundo Antônio Marcos, como pode o prefeito está demitindo funcionários e agora cria mais cargos.

Presidente Manoel Albuquerque -PROS
O presidente da casa Manoel Albuquerque ressaltava que ouvindo atentamente os colegas vereadores, gostaria de falar sobre algumas ações que está acontecendo no município, "pois percebo eu, que os colegas vereadores não estão vendo, mas quero relatar algumas obras, que inclusive já relatamos nessa casa, ou seja, o calçamento da Santa Rosa até Boqueirão (Sobral) que teve início na última segunda-feira. Estivemos em Fortaleza e o prefeito protocolou a perfuração de dez poços profundo para o município, inclusive cinco poços já foram perfurados, inclusive o vereador Antonio Marcos, ainda diz, que o prefeito não está fazendo nada pela sêca; outro fator era o carro pipa que tinha sido prometido pelo PAC II, já chegou e está no município; com relação a adutora emergencial já foi prometido pelo governador, e que à mesma seria vinda da barragem Meruoca". Ressaltou Manoel Albuquerque.

Vereadora Cleuvilândia -PT
Na abertura dos trabalhos legislativos de 2014, que estava furiosa, era a vereadora Cleuvilândia. Ao mesmo tempo que na tribuna da casa, à mesma, se dizia feliz , pela presença de  colegas professoras na câmara, mas que não só nesta sessão, mas que vinhesem  mais vezes para acompanhar os trabalhos dos senhores vereadores. "É uma satisfação muito grande dizer aos professores que não é preciso fazer greve, como já fizemos em tempos atrás, para que o piso salarial fosse reajustado." falou a parlamentar, mas não esclarecendo que as condições e circunstâncias do piso defendido por ela antes, eram muito diferentes do defendido por ela hoje. 

A maioria das duras palavras da vereadora, foram direcionadas ao Sindicalista Charlys Menezes e outra parte a um líder do movimento social e religioso (PJ) do sítio Espírito Santo, as últimas sobre o polêmica instalada nas redes sociais sobre a escola João Caetano, relatou que a história é diferente, e que os jovens não foram proibidos de utilizar o local.
José Maurício - PSD
Outro que foi a tribuna da Câmara Municipal de Alcântaras, foi o vereador José Maurício do PSD. Sua maior crítica foi em relação ao sofrimento dos funcionários contratados. Para ele, os acontecidos não foram nenhuma surpresa, se enganou quem quis!. Segundo ele, isso precisa acabar. Não é possível ser demitido três vezes ao ano, "sai, volta, tira". Também fez questionamentos sobre a seleção pública e que até agora não saiu do papel.

Em uma sessão extraordinária convocada na mesma noite, ainda teve a discussão, votação e aprovação de projetos importantes para o município.

VEREADOR GILBERTO FREIRE PRESTA ESCLARECIMENTOS SOBRE SEU MANDATO PARLAMENTAR

(Vereador Gilberto do Quinca-PMDB)
Na Sessão dessa sexta-feira, quem foi a tribuna foi o vereador Gilberto do Quinca. O nobre vereador relatou com relação diárias recebidas pelo mesmo no período de 2013. Segundo mesmo estaria alí na tribuna, prestando contas, por motivo de críticas feito por um blog no município, que tinha feito críticas ao mesmo. O vereador ressaltou com relação à criticas feita à administração, que segundo o vereador o melhor maneira, antes de se criticar é procurar o poder legislativo, pois é aqui, o caminho para quem reivindica."Não é porque fazemos parte do grupo do prefeito, é que, jamais iremos apoiar algo errado da administração" Ressaltou Gilberto do Quinca. (Blog do Andarilho texto e foto)

ALGUÉM DEVE TER ENTENDIDO ERRADO!
Em relação as diárias, não existiu nenhuma crítica ao vereador Gilberto. Nenhuma mesmo! O vereador foi um dos que menos recebeu esta ajuda de custo em 2013 e até se assemelhou a vereador de oposição que geralmente não é prestigiado, ficando na frente de apenas 02 dos 09 parlamentares de Alcântaras. Apesar de ser 1º Secretário da Câmara e vereador da situação, entre os 06, foi quem menos usou esse direito, inclusive muito menos de quem até pouco tempo fazia oposição

A prestação de contas do vereador na sessão de ontem 07/02, foi mais um diferencial a seu favor, pois geralmente alguns agentes públicos não dão um passo, vou repetir, UM PASSO! se não receber uma diária. Em nem por isso o seu desempenho é inferir ao dos demais vereadores. Esse vício não é coisa só de Alcântaras, e não é de hoje. E a maioria de quem recebe diárias, não a utiliza integralmente, ou não a vê como uma ajuda de custo e sim como um dinheiro extra, infelizmente é esta a cultura!

Então Parabéns ao vereador Gilberto, que mesmo sem necessidade prestou esclarecimentos!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

(JUVENTUDE DEVE SER PRIORIDADE) DISTRITO DE VENTURA É MAIS UM FOCO DE PROTESTOS DA JUVENTUDE DE ALCÂNTARAS

Com a frase "O GOVERNO MUNICIPAL ESTÁ SE LIXANDO PARA A JUVENTUDE DE ALCÂNTARAS" jovens do Distrito de Ventura, única área urbana fora da cidade de Alcântaras, começaram uma campanha de alerta para o Governo Municipal sobre alguns pontos que afetam diretamente a juventude local. Confira:

Texto extraído do Blog Portal Jovem
Que a juventude alcantarense, sofre com a falta de políticas públicas, isto não é novidade. De fato a falta de perspectiva, de apoio à cultura, ao esporte e à fixação dos nossos jovens na cidade ainda são problemas pertinentes. O que podemos ainda destacar é que até pouco tempo, mesmo que de forma tímida, estorou algumas construção de quadras esportivas em distritos e povoados específicos. E ultimamente o que observamos é o abandono e total descaso com essas construções, podemos citar como exemplo a quadra do Sítio Silva, que ainda está inacabada depois de tanto tempo do início das obras e sem deixar de comentar do espaço esportivo do Distrito de Ventura, onde resta apenas o piso, que está esburacado e sem manutenção há muito e muito tempo.

Nos últimos dias, visando à sensibilização do poder público, os jovens do Distrito de Ventura elaboraram um vídeo que foi publicado em redes sociais e por incrível que pareça, mesmo com todos os que se dizem representantes do povo estarem conectados a esta tecnologia, nenhum deles tomara qualquer posicionamento até o momento. Logo, isso não causa nenhuma admiração, pois aqui em Alcântaras quando o assunto é o povo se fazem de surdos e mudos. Mas é só esperar o período eleitoral que conseguem enxergar a todos e tentar, de alguma forma, angariar seus votos iludindo-os com mil promessas.

Até quando os alcantarenses irão deixar que fatos como esses se tornem rotina na realidade do município? Os ditos REPRESENTANTES fazem o que querem na cidade e a população permanece calada. Como pode uma administração que se diz ao lado povo, deixar que locais públicos como a quadra de Ventura chegue ao estado que se encontra? E estes permaneçam de mãos cruzadas. É válido destacar que os Jovens desse distrito ainda se arriscam em carros paus-de-arara para chegar até as escolas da sede. E esta situação, por que ainda não foi regularizada? Já que foi alegado anteriormente que a estrutura da estrada era o grande empecilho, mas e agora? Mesmo com o revestimento de asfalto, a alteração do transporte não foi feita. E barras de proteção porque ainda não foram instaladas?

Tá na hora do Governo Municipal fazer alguma coisa pelo o Povo da Ventura! Os jovens estão simplesmente jogados a suas próprias sorte. Quando a juventude será olhada por esses Administradores, que assumiram o compromisso com todo o povo alcantarense?

Observando toda a juventude de Alcântaras, conclui-se que esta é extremamente ociosa, devido à falta de mecanismos de lazer, estudos, diversão e centros culturais. Vê se que nossos jovens têm grande potencial de desbravarem por caminhos sem volta como as drogas, crimes e terem um futuro incerto, sem qualificação, obrigando-se a sair de Alcântaras, pois a falta de investimentos e atenção à Juventude na terra de João Capistrano é enorme, e a exclusão é gritante, o Governo Municipal é e será o grande culpado da marginalização da juventude. Com isso várias alternativas devem ser pensadas, os homens do poder devem estar preocupados com isso, mas pelo visto não dão a mínima para a juventude, só os olham na época das Eleições, isso é fato. Então a Juventude precisa dar o troco nesses políticos que não movem uma palha a favor da classe e, claro, não ficar calados.

A Juventude do Distrito de Ventura está fazendo a parte dela, cabe agora os Administradores mostrarem o porque que foram eleitos! Os jovens precisam estar presentes no cenário social, e receber a atenção e respeito que merecem. Podem ser pensadas várias alternativas e projetos, basta a vontade dos gestores públicos que a nossa juventude sairá do nada, para se fazerem protagonistas do bem em nossa cidade.

Te desafiamos gestores públicos, ascendam a Juventude!

Texto: PSOL Alcântaras
Post. Douglas Alcântara

(POR PASTORAL DA JUVENTUDE) DESRESPEITO A JUVENTUDE DE ALCÂNTARAS

A PJ DO ESPIRITO SANTO PRECISA VOLTAR PRA CASA.

(Texto extraído do Blog Portal Jovem)
Na Comunidade do Espírito Santo existe, há 11 anos, um grupo de jovens com o nome "Só o Amor Constroi", e que hoje compõe a Pastoral da Juventude da Paróquia de Alcântaras, e que desde o início se reúnem no Colégio João Caetano Freire, que fica na própria comunidade. Esse espaço por muito tempo foi abandonado pelas sucessões de gestores municipais, se sustentando com o esforço dos próprios jovens que não deixaram o espaço virar casa de ratos, sempre cuidaram com muito zelo e propriedade.

O espaço é utilizado para reuniões, discussões, cursos e os mais diversos eventos do Grupo de Jovens e da Comunidade.

Mas nessa semana os jovens foram surpreendidos pela notícia de que eles não poderão mais utilizar espaço que há muito tempo os mesmos veem cuidando e zelando! 

O atual Governo Municipal realizou uma reforma no espaço e agora irá destiná-lo para a realização de cursos de formação. Ótima iniciativa. Mas não é justificável que tire um direito adquirido dos jovens locais de realizar suas reuniões e encontros. Trocaram a fechadura do espaço e restringiram o acesso da juventude local. Isso é EXTERMÍNIO.

Alcântaras já não tem Políticas Públicas de Juventude, e o que resta os gestores querem tirar da juventude. Isso é inaceitável!

O espaço é da Comunidade, e por isso o grupo da PJ do Espírito Santo tem direito sim de utilizar do local. 

Atenção vereadores, prefeito, secretários, não deixe o grupo de jovens na rua, sem espaço para se reunirem. Pois isso é Extermínio de Jovem. Deem de volta a casa do Grupo!

Texto: Pastoral da Juventude
Post. Douglas Alcântara 

BALNEÁRIO O PINGA, COM NOVA ADMINISTRAÇÃO E MANTENDO A TRADIÇÃO NO CARNAVAL

O local é uma opção para alcantarenses e visitantes. Foto arquivo 2013
Depois de mais de um ano, o Balneário Pinga está de volta a administração do proprietário, e vai manter tradição do Carnaval no local. 

Apesar da grande diminuição no volume de água, e para manter a tradição dos que preferem um Carnaval mais tranquilo, o Pinga vai promover uma programação especial durante os últimos três dias de Festa, domingo, segunda e terça-feira.  

Diferente dos últimos anos, não terá a participação da prefeitura municipal que realizava o evento. O Pinga também está com sua administração original, no caso, novamente nas mãos do proprietário Benildo Reinaldo. No ano de 2013, o estabelecimento estava alugado a terceiros. 

NADA DE MINISTÉRIOS! EUNÍCIO DEVE SER MESMO CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Charge Sinfrônio, Diário do Nordeste em 07/02/2014.

(PODER LEGISLATIVO DE ALCÂNTARAS) CÂMARA MUNICIPAL ABRE OS TRABALHOS LEGISLATIVOS DE 2014 NESTA SEXTA-FEIRA

Câmara Municipal de Alcântaras abre trabalhos legislativos nesta sexta-feira 07/02.

Acontecerá nesta  sexta-feira (07/02) a partir das 19:00 hs a primeira Sessão Ordinária de 2014 da Câmara Municipal de Alcântaras. Segundo, o presidente da casa Manoel Albuquerque, vários projetos já estão tramitando, dentre eles, o aumento salarial de todos os servidores de salário mínimo, e dos que ganham mais do salário mínimo, inclusive o projeto do poder executivo concedendo aumento de 5,56% a estes profissionais.

O outro projeto do executivo é reajuste dos professores. Estes projetos já estão na Câmara para serem apreciados e votados, além, de vários requerimentos. Será uma sessão bastante movimentada na abertura dos nossos trabalhos. Ressaltou Manoel Albuquerque.

Texto e foto do Blog Andarilho da Notícia 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

TERMINA PRAZO PARA MATRÍCULA DOS SELECIONADOS NA SEGUNDA CHAMADA DO PROUNI

Os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (6) para comparecer às instituições de ensino, entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição e providenciar a matrícula. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é desclassificado.

O candidato deve verificar na instituição os horários e o local onde tem que comparecer. Na página do ProUni na internet estão relacionados os documentos a serem entregues, entre eles documentos pessoais e comprovantes de rendimento, de residência e de conclusão do ensino médio.

O estudante que não tenha sido pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro, com entrega dos documentos nos dias 19 e 20.

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Nesta primeira edição de 2014, o ProUni teve 1.259.285 candidatos inscritos. Eles concorreram a 191,6 mil bolsas de estudos, sendo 31.636 bolsas integrais e 59.989 parciais

Da Agência Basil

(NA CÂMARA DOS DEPUTADOS) EM PRONUNCIAMENTO, PADRE ZÉ DESTACA A PASTORAL PARLAMENTAR CATÓLICA

O Deputado Padre José Linhares proferiu no dia de ontem, 05/02, um pronunciamento registrando um histórico da Pastoral Parlamentar Católica do Congresso Nacional. No discurso, Padre Zé destaca as principais ações dos parlamentares católicos e as efetivas contribuições proporcionadas para a sociedade brasileira, buscando sempre conscientizar a todos os membros sobre a importância do serviço ao reino de Deus.

Confira abaixo a íntegra:
O Sr. JOSÉ LINHARES (PP–CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, a esta tribuna com o propósito de fazer um breve registro acerca do histórico da Pastoral Parlamentar Católica, que existe desde 19 91, ano a partir do qual esteve sob a coordenação do Deputado Osmânio Pereira (MG), cuja gestão se estendeu até 1999.

A seguir, assumi essa responsabilidade, de modo que já me encontro há mais de 13 anos à frente dessa missão que considero muito honrosa e especial, em CNBB promove missa para parlamentaresfunção dos elevados objetivos que pretendemos alcançar, em função das efetivas contribuições que, em conjunto, podemos proporcionar para o País e a sociedade brasileira, trabalhando, cada vez mais, com o máximo de consciência e dedicação, a serviço do reino de Deus e pela correspondente valorização da atuação parlamentar.

A propósito, quando passei a coordenar a Pastoral, em 1999, havia dois padres no Congresso Nacional: além de mim, o Padre Roque Zimmermann.
Nos primeiros anos da Pastoral Parlamentar Católica, as celebrações das missas ocorriam sempre no âmbito do Congresso Nacional. Porém, de 1995 a 2002, durante o mandato do Vice-Presidente Marco Maciel, as missas passaram a ser realizadas no Palácio do Jaburu. Nesse período, constantemente eram convidados bispos e sacerdotes de outros estados para conduzirem as celebrações.

No ano 2000, por ocasião do ano jubilar, cerca de 20 parlamentares participaram em Roma das celebrações presididas pelo Papa João Paulo II.

A partir de 2002, as missas da Pastoral Parlamentar Católica passaram a ser celebradas na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em todas as terceiras quintas-feiras de cada mês.

No ano de 2007, por ocasião da visita do Papa Bento XVI, formou-se uma comitiva de aproximadamente 30 parlamentares que participaram da Santa Missa presidida pelo Sumo Pontífice em Aparecida do Norte.
Atualmente, 200 a 250 parlamentares, entre deputados e senadores, são membros da Pastoral Parlamentar Católica. Atualmente temos no Congresso Nacional, quatro parlamentares que são sacerdotes católicos: eu, Padre Luiz Couto, Padre Ton e Padre João.

Importa assinalar que, além das missas, a Bancada Católica promove retiros e/ou manhãs de oração e reuniões para discutir temas relevantes e buscar o estabelecimento de orientações e diretrizes seguras para a atuação no Congresso Nacional.

Não poderia deixar de registrar ainda a participação do Padre José Carlos Brandi Aleixo, jesuíta, e do Padre José Ernanne Pinheiro, assessor da CNBB, lembrando que ambos sempre concelebram as santas missas com o coordenador da Pastoral e os eventuais bispos e sacerdotes convidados.

Tradicionalmente, em cada celebração, um parlamentar é escolhido para realizar a reflexão (homilia). Naquele momento, então, o parlamentar expõe um pouco da própria história e discorre acerca dos principais problemas de sua região.

Após as santas missas, a CNBB oferece um café da manhã, que constitui outro proveitoso ensejo para o congraçamento dos parlamentares.

Em suma, a Pastoral Parlamentar Católica, por intermédio das atividades que promove e da crescente participação dos parlamentares, tem sido um fator preponderante para união de forças, compartilhamento de experiências, comunhão e edificação pela fé em Deus e em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Aproveito a presente oportunidade, enfim, para dirigir os merecidos agradecimentos à Igreja, à CNBB, aos membros da Pastoral Parlamentar Católica, e estender e renovar o convite para que mais pessoas venham se juntar a nós e participar das celebrações, reuniões e demais ações e eventos que evocam e reforçam as responsabilidades cristãs, o sentido da vida, a importância da união e da solidariedade, o amor a Deus e ao próximo.
Muito obrigado.

Pe. JOSÉ LINHARES
Deputado Federal

Por e-mail da Assessoria

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CID GOMES AUTORIZA E INICIA OBRA DE ADUTORA DA MERUOCA

O governador Cid Gomes assinou nesta quarta-feira (05), na Serra da Meruoca, Região Norte do Estado, a ordem de serviço para a construção de uma adutora emergencial que transportará água do Açude Jenipapo até a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na Meruoca. As obras começaram de imediato.

A nova adutora beneficiará 13.693 habitantes da localidade. O investimento é de R$ 727.225,70. A prvisão é que no prazo de 30 dias, as obras sejam concluídas.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

CRIANÇAS COM MENOS DE 5 ANOS DEVEM SER VACINADAS CONTRA SARAMPO

A campanha de vacinação contra sarampo, que em Fortaleza começou no último dia 27 de janeiro, e em mais 16 municípios cearenses no sábado, 1º de fevereiro, ainda precisa da atenção dos pais e responsáveis pela saúde das crianças. 

Devem levar os filhos de seis meses a menores de 5 anos aos postos de vacinação. Com a vacina tríplice viral, além de protegidos do sarampo, as crianças  ficam imunizadas contra caxumba e rubéola. A cobertura vacinal média dos 17 municípios que estão contemplados na campanha de vacinação estava até às 13 horas desta terça-feira, 5 de fevereiro, em 47,95%, quando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. A campanha está prevista para terminar no dia 8 deste mês.    

Nos 17 municípios a campanha quer vacinar 250.019 crianças de seis meses a menores de cinco anos. Mesmo que já tenham sido vacinados, as crianças nessa faixa etária precisam receber a vacina novamente em Fortaleza, Uruburetama, Jaguaribe, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Pindoretama, Pacatuba, Cascavel, Pacajus e Horizonte.

Parte desses municípios já superaram os 95% de crianças imunizadas, mas na faixa etária  de seis meses a menores de 1 ano e também com 1 ano de idade. Porém, a campanha amplia a cobertura até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A Secretaria da Saúde do Estado mobiliza e alerta as coordenações municipais de imunização para o alcance da meta, que assegura proteção às crianças e tranquilidade para os pais e gestores da saúde pública.

Assessoria de Comunicação da Sesa

CHUVAS NO CEARÁ DEVERÃO SER MAIS INTENSAS SOMENTE A PARTIR DA SEGUNDA QUINZENA DE FEVEREIRO

Alcântaras, em de janeiro de 2014
Após algumas pequenas chuvas na cidade de Alcântaras, o prognóstico para os próximos dias, não são nada animadores e as chuvas deverão voltar somente na segunda quinzena deste mês.

Apesar do registro de boas precipitações ainda na pré estação chuvosa em todas as regiões do Ceará as chuvas devem dar uma trégua neste mês de fevereiro, segundo informado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme o órgão que monitora a atividade climática no Estado, as precipitações só voltarão a ser mais frequentes e intensas na segunda quinzena de fevereiro. Isso porquê o ramo de Convergência Intertropical teria afastado-se do Ceará o que pode ocasionar a redução de grandes chuvas de forma generalizada no Estado. Entretanto para os próximos dias, a tendência é que o céu permaneça parcialmente nublado com pancadas isoladas de chuvas em algumas cidade. Em Alcântaras, onde o mês de janeiro registrou um acumulado pluviométrico de apenas 27.0 mm, não houve registros de chuvas para a quadra chuvosa de 2014 até o momento.

Reeditado por Visão Norte, com informações do blog 'O Serrano' e 'Portal Jovem'

(RECURSOS HÍDRICOS EM ALCÂNTARAS) RESERVATÓRIO PINGA RECEBERÁ SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM

Imagens do Açude Pinga em 01 de Fevereiro de 2014
O Açude Pinga, responsável durante anos pelo abastecimento hídrico da cidade de Alcântaras, irá passar por obras de revitalização e uma pequena expansão de sua capacidade de armazenamento.

A empresa vencedora de uma licitação do Governo Estadual, e portanto executora da obra será a CMENEZES ENGENHARIA que tem sede na cidade de Alcântaras.

Atualmente, no reservatório ainda existem duas pequenas lagoas do leito do riacho Santana que foi represado para a construção do açude, mas que não servem para o abastecimento da cidade, e que atualmente é feito através de poços profundo perfurados dentro do próprio açude.
Captação de água  
Obs. Posteriormente, divulgaremos mais detalhes sobre a obra que será executada no Açude Pinga.

ESTRADAS: PRF e PRE registram 19 acidentes com 9 feridos nas rodovias cearenses

Ao todo, 33 condutores tiveram suas CNHs recolhidas em rodovias cearenses, na última terça-feira, 4.

As Polícias Rodoviárias Federal e Estadual registraram, durante as últimas 24 horas, 19 acidentes nas rodovias cearenses, com nove pessoas feridas. Desses, nove ocorreram nas rodovias federais, com três feridos. Nas rodovias estaduais, foram registrado dez acidentes, com seis feridos.

Ao todo, 33 condutores tiveram suas Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhidas em rodovias cearenses, na última terça-feira, 4. Duas pessoas foram presas dirigindo veículos roubados e um condutor, com passagens pela Polícia e carregando pequena quantidade de entorpecentes, foi detido em Sobral.

O suspeito foi abordado na altura do km 222 da BR-222, em Sobral, dirigindo um veículo Audi, com placa do Ceará. O motorista de 25 anos apresentou um comportamento alterado e, após consultas aos sistemas de segurança pública, foi constatado que ele possuía diversas passagens pela Polícia por roubo. 

No veículo, foram encontrados 46,7 gramas de substância análoga à cocaína; 49,5 gramas de substância análoga ao crack e uma balança de precisão.

Redação O POVO Online

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

NO DIA MUNDIAL DO CÂNCER, CAMPANHA QUER DERRUBAR PRECONCEITOS SOBRE A DOENÇA

Exames para diagnosticar o câncer Divulgação
"Derrube os mitos!" é o slogan da campanha deste ano do Dia Mundial do Câncer, lembrado nesta terça-feira (4). Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (Uicc), o objetivo da ação é disseminar conhecimento sobre os vários e diferentes tipos de tumores malignos e derrubar preconceitos a respeito da doença.

O primeiro mito, segundo a campanha, é o de que não se deve falar sobre o câncer, o segundo, de que câncer não tem sintomas ou sinais. O terceiro mito a ser derrubado é o de que não há nada que se possa fazer contra a doença.

De acordo com o coordenador de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Claudio Noronha, o desconhecimento é um dos maiores vilões na luta contra a doença que, a cada ano, provoca cerca de 8 milhões de mortes no mundo. 

“A falta de conhecimento e o medo causam verdadeiras barreiras para o tratamento. Por isso, o conhecimento é um elemento importantíssimo para o controle do câncer e essa campanha é muito válida” comentou.

O médico ressaltou que metade dos cânceres pode ser evitada com mudanças no estilo de vida, como é o caso do tabagismo. Não é a toa que, no mundo todo, o câncer de pulmão é o mais frequente”, disse ele, ao ressaltar que no Brasil, devido ao controle do tabagismo, esse tipo de câncer já não figura em primeiro lugar. “Muitas vezes, a pessoa não consegue fazer isso sozinho, mas é preciso buscar ajuda, buscar o serviço de saúde”.

Noronha acrescentou que a obesidade é outro fator de risco, que pode ser prevenido com boa alimentação e atividade física, e lembrou que o uso do protetor solar pode evitar o câncer de pele. “Apenas 10% a 15% do total dos cânceres são de causa hereditária. A maior parte da incidência está ligada ao ambiente, ao estilo de vida”, esclareceu. “São coisa que agridem seu organismo a vida inteira e você acaba perdendo a batalha para essa agressão”.

Da Agência Brasil

Leias mais sobre o assunto clicando AQUI.

E O INVERNO QUE NÃO EMPLACA NO CEARÁ!


Charge Clayton, para o Jornal O Povo em 04/02/2014

(ELEIÇÕES 2014 NO CEARÁ) EUNÍCIO, O SONHO DE VIRAR GOVERNADOR E AS ARTICULAÇÕES PALACIANAS

Essa é da Coluna Radar, da Veja Online (Via Eliomar de Lima):

Dia, sim, outro, também, Eunício Oliveira procura Michel Temer para queixar-se da bomba que está se armando no Ceará. Caso Cid Gomes não o apoie – algo pouco provável hoje – Eunício concorreria ao governo batendo de frente com as duas máquinas, a estadual e a federal.

Uma das possibilidade que a cúpula peemedebista já tratou com Eunício é a de construir seu nome para a Esplanada. Nesse cenário haverá dois problemas – o menor deles, explicar a Vital do Rêgo que ele dançou; o outro, convencer Dilma Rousseff a entregar a Eunício e ao PMDB um ministério com robustez suficiente para resolver a parada.

Sim, ninguém enxerga Eunício, que já foi ministro das Comunicações, topando abandonar o sonho de ocupar a cadeira de Cid Gomes em troca do mediano Turismo ou do pouco valorizado Ciência e Tecnologia, por exemplo.

SOBRE A CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS!

Clique na imagem para melhor visualizar
Se estão viajando e utilizando a ajuda/benefício, é sinal de que estão trabalhando pelo município, pelo menos é este o sentido. Nesse quesito, acho que o Presidente do Legislativo de Alcântaras não deixa nada a desejar, pois entre os municípios vizinhos, só fica atrás do Gestor da Câmara de Sobral, maior cidade da zona norte do Ceará e com uma população de quase 18 vezes a do Município de Alcântaras.

Veja quanto o município pagou em diárias para os vereadores no ano passado. As informações são do TCM/CE.

MANOEL FREIRE ALBUQUERQUE 8.400,00
FRANCISCO REGES ALBUQUERQUE BARROS 3.320,00
ROGÉRIO ANGELO FERREIRA 3.040,00
CLEUVILANDIA MENEZES COSTA MACHADO 2.400,00
JOSÉ CUNHA FREIRE 2.120,00
ANTÔNIO AÍRTON ALBUQUERQUE 1.780,00
GILBERTO FREIRE CARVALHO 1.600,00
MANOEL ARAÚJO PORTELA 300,00
JOSÉ MAURÍCIO CARVALHO 200,00
ANTÔNIO MARCOS XIMENES CARVALHO 200,00
*FRANCISCO RÉGIS ALBUQUERQUE BARROS 60,00

A publicação foi atendendo o pedido de um leitor, despertado depois de projetos polêmicos aprovados pelos mesmos. (o blog particularmente, acha razoável os gastos)

Obs.: Não foi possível comparar com o município de Massapê, devidos dados indisponíveis, ou simplesmente, a Câmara pode não utilizar o sistema de diárias. Os demais são Meruoca, Moraújo, Coreaú e Sobral.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

QUATRO PESSOAS MORREM E TRÊS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA BR-222

Carro da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Governo do Estado do Ceará, é um dos envolvidos no acidente.

Dois carros se envolveram em uma colisão frontal no km 159 da BR-222, no município de Irauçuba, distante 168 km de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira, 3. No acidente, três pessoas morreram no local e quatro ficaram feridas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um dos veículos envolvidos na colisão, um Ford Fiesta, é da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Governo do Estado do Ceará. O outro veículo é do modelo Fiat Uno. A PRF informou que algumas das vítimas ficaram presas nas ferragens e equipes de resgate se encaminharam até o local do acidente.

Faleceram no local do acidente, José Lusmar Monteiro, 67 anos, condutor do Fiat Uno; Adauberto Monteiro Souza, 64 anos, passageiro do Uno; e o condutor do Fiesta, Francisco Moacir de Oliveira Filho, de 41 anos. A passageira do Fiesta, Márcia Chagas Valentim Teles, 33 anos, que teve lesões graves e foi levada ao hospital, não resitiu aos ferimentos e faleceu na unidade hospitalar, segundo a PRF. As outras vítimas continuam internadas no hospital em estado grave. São elas: Luciana Alves dos Santos, 41; Francisco Jackson Rodrigues Felix, 21; e Maria Lilian Santos da Costa, 53.
 Fonte: O Povo Online (Atualizada às 20h26min)
Fotos: Maikon Rios / Clesio Marques

(PLUVIOMETRIA NO CEARÁ) CRATEÚS TEM MAIOR CHUVA NO DOMINGO

Crateús. O mês de fevereiro começou com poucas chuvas no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) choveu em apenas 12 municípios (dados consolidados até as 14h de ontem). A maior chuva foi registrada neste município, com 21,2mm, que caiu ao amanhecer do domingo.

A tendência, segundo o órgão, é diminuir ainda mais as precipitações pluviométricas, que deverão voltar a ocorrer a partir da segunda quinzena de fevereiro, quando normalmente a quadra invernosa fica mais evidente no Estado.

"O ramo da Zona de Convergência se afastou e, por conta desse fenômeno, houve instabilidade e diminuiu as chuvas. Com o afastamento, a tendência é diminuir as precipitações", explica a meteorologista Cláudia Rickes, da Funceme.

Para hoje, a previsão é de que o céu permaneça nublado na maior parte do Estado, com possibilidade de chuvas isoladas e de pouca intensidade na região sul, na faixa litorânea e serra da Ibiapaba. Para amanhã, a Funceme informa que segue a mesma tendência de hoje.

O órgão informa ainda que para os próximos cinco dias não deverá ocorrer chuvas no Estado. Pelo menos de forma significativa. Podem ocorrer precipitações isoladas. "Não há previsão de chuvas generalizadas para o Ceará nos próximos cinco dias. A tendência é de que a Zona de Convergência em condições favoráveis oscile para o Estado na segunda quinzena de fevereiro, trazendo as chuvas da quadra invernosa deste ano", aponta a meteorologista.

No acumulado de janeiro, o maior volume pluviométrico foi registrado em Acopiara, com 205mm, seguida de Itapipoca, com 185,6mm. Completam a lista os municípios de São Benedito, com 180mm; Pacujá, que registrou 169mm; São Gonçalo do Amarante com 165,3mm; em Ibiapina o órgão registrou 160mm; em Viçosa do Ceará 155mm; Frecheirinha com 127mm; em Palmácia 123.4mm e em Barroquinha 122.4mm.

As chuvas da pré-estação molharam praticamente todas as regiões do Estado no mês de janeiro. E mesmo não sendo consideradas ainda o início da quadra invernosa pela Funceme, trouxeram esperança para a população. Geraram a expectativa de um inverno regular, que propicie condições favoráveis para a lavoura.

No primeiro prognóstico do órgão, divulgado no dia 21 de janeiro, a probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará foi de 40%. Com a previsão, o órgão fez um alerta para a possibilidade de a seca ser prolongada em 2014. Com isso, há o risco de comprometer a recarga dos reservatórios. Os números causaram preocupação, mas os agricultores conservam a esperança de boas chuvas.
As cidades dos Sertões dos Inhamuns já estão sendo beneficiadas com as últimas precipitações no Interior, trazendo a esperança do inverno. (Foto Silvania Claudino)

Fonte: Diário do Nordeste

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores