sábado, 10 de setembro de 2016

É NESTE SÁBADO (10), A ÚLTIMA NOITE DOS FESTEJOS DE NOSSA SR.ª DAS GRAÇAS EM SANTA BÁRBARA ALCÂNTARAS

O Povoado de Santa Bárbara localizado ao norte do município de Alcântaras, realiza nesta noite de sábado 11 de setembro, a última noite da Festa de N. Senhora das Graças.

A Festa teve início no último dia 04, onde ocorreu uma vasta programação religiosa e cultural durante toda a semana. O encerramento acontece no domingo (11). O tema da festa em 2016 "Maria, Mensagem de Misericórdia". Nesta última noite, além da presença de toda comunidade local, é também aguardada a presença de visitantes de diversas regiões de Alcântaras e demais localidades espalhadas pela serra da Meruoca.

Participem!

IDEB 2015: ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO EM ALCÂNTARAS É DE 7.0

O IDEB do município supera as metas projetadas para o ano de 2021.

O último levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira revelou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Alcântaras no Ceará continua a crescer, mesmo que em menor escala na comparação para o índice observado nos últimos dez anos para as séries "iniciais" do Ensino Fundamental.

 Na cidade onde para o ano base de 2015 o IDEB chegou a casa dos 7.0 pontos nas turmas de 4ª e 5ª ano o resultado é visto como positivo, mesmo sendo o menor crescimento das últimas quatro avaliações do INEP, quando a média de avanço seria de 0.52 no intervalo de dois anos. 

Do outro lado, para as séries de 8º e 9º ano o IDEB pulou de 3.8 em 2013 para 4.8 no ano ultrapassando também meta projetada para o ano de 2021. Nesta última categoria a média de avanço entre as avaliações  estaria em torno de 0.36, indicando portanto que os alunos que concluem o Ensino Fundamental na rede municipal tem aprendizado satisfatório antes de migrar para o Ensino Médio na rede Estadual de Ensino. O resultado completo com indicadores por ser conferido clicando no INEP clicando AQUI.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

77 DAS 100 MELHORES ESCOLAS DO PAÍS ESTÃO NO CEARÁ, MOSTRA IDEB

Para melhor visualisar, clique na imagem
As 24 melhores escolas dos anos iniciais do ensino fundamental estão todas no Ceará. As escolas municipais São Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral, lideram o ranking, com nota 9,8.

No que se refere aos primeiros cinco anos do ensino fundamental, 77 das 100 melhores escolas públicas do Brasil estão no Ceará. Os números que impressionam são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2015 e foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esse é apenas um dos parâmetros em que o Ceará se destaca na primeira parte do ensino fundamental. As 24 primeiras posições são todas ocupadas por escolas do Estado. Os desempenhos mais significativos são das escolas municipais São Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral. Ambas lideram o ranking com nota 9,8 no Ideb.

Combate à infrequência, avaliações semanais que baseiam o planejamento da semana seguinte e o ensaio de um tempo integral que oferece reforço escolar no contra-turno são três das ações destacadas pela diretora da Emílio Sendim, Mílvia Carvalho. A escola saiu de uma nota 7,4 na última avaliação, em 2013, para a atual 9,8.

A excelência se dá também, conforme a gestora, pela especialização da escola no nicho determinado do ensino fundamental — dos 702 alunos, apenas 75 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Isso faz com que tenhamos a certeza de que o aluno que sai no 5º ano está com a alfabetização consolidada. E nos dá mais garantia de que ele obterá sucesso nas próximas etapas de ensino”, comemora Mílvia.

Outros índices

Tanto nos primeiros anos do ensino fundamental quanto nos finais, do 6º ao 9º, o Ceará é quem apresenta os melhores resultados do Nordeste no Ideb. Na avaliação do 1º ao 5º ano, o Estado é o sexto do País, com nota 5,9, enquanto a média nacional é 5,5 e a do Nordeste 4,8. O Ceará foi também o que mais ultrapassou a meta estipulada, com 1,4 ponto acima dos 4,5 traçados.

Dos 183 municípios cearenses avaliados pelo índice, todos alcançaram a meta. Nesse quesito, apenas o Acre também conseguiu unanimidade nas cidades com meta cumprida para os primeiros cinco anos do ensino fundamental.

Quando são avaliados os dados do intervalo entre 6º e 9º ano, os números até são mais modestos. Mas os 4,8 obtido pelo Ceará ainda nos deixa na quinta posição do País e é superior aos 4,5 da média nacional e aos 4 da região. Além disso, o Ceará foi o único estado do Nordeste que conseguiu superar a meta, com meio ponto acima do objetivo traçado.

Enfocando os dados municipais, Sobral é a cidade com os melhores resultados, liderando o ranking nacional com nota 8,8. Em segundo lugar, outra cidade cearense: Pires Ferreira, com 8,7. Entre os dez municípios do País com melhores notas, quatro são do Ceará. Além das citadas, Deputado Irapuan Pinheiro (5º lugar, com 8,2) e Brejo Santo (6º lugar, com 8,1).

Para alcançar o topo e saltar em um ponto desde a última pesquisa, quando teve nota 7,8, a titular da Secretaria Municipal da Educação de Sobral, Iracema Sampaio, acredita na estruturação da política educacional em três eixos norteadores: fortalecimento da gestão escolar, com escolha de diretores por processo seletivo e autonomia financeira e pedagógica dada ao núcleo gestor; incremento da formação pedagógica, com investimento na formação do núcleo gestor e dos professores e na compra de material didático atualizado; e a valorização do magistério, com gratificações por desempenho.

“Esse terceiro ponto é muito importante porque faz com que os professores se redescubram no oficio de educar”, aponta a secretária. Ela destaca também o alinhamento das políticas do município que fizeram com que todas as escolas apresentem notas muito próximas. “Há um alinhamento no pensamento dos gestores de que é possível fazer, de que os meninos de escola pública têm potencial, desde que seja dada condição a eles de aprender e ao professor de ensinar”, explica.

Outro fator, apontado pelo secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar, é a adoção em todos os municípios das medidas preconizadas pelo Programa Alfabetização da Idade Certa (Paic). A formação continuada dos professores, a premiação dos melhores resultados e o apoio aos piores resultados, a determinação do montante de recurso recebido pelo município que deverá ser destinado à educação são algumas das ações destacadas pelo secretário.

“Hoje, uma grande parcela do investimento da Seduc é destinada ao ensino fundamental, porque entendemos que é tarefa do Estado ser parceira do município. Apostar na alfabetização é o que vai nos garantir melhores índices no futuro”, projeta.

Domitila Andrade e João Marcelo Sena ( O Povo Online)

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

TSE VAI APERTAR O CERCO CONTRA CANDIDATAS “LARANJAS”

A coluna Painel, na Folha, destaca que o TSE detectou fraudes no registro de candidaturas de mulheres no país. 

A Justiça Eleitoral identificou casos de siglas que recorreram a “laranjas” — registrando mulheres sem o consentimento delas — ou ofereceram vantagens financeiras para inflar o número de representantes do sexo feminino. Desde 2009, os partidos são obrigados a ter mulheres em pelo menos 30% dos nomes lançados. A corte pretende apertar o cerco nesta eleição contra legendas que tentam burlar a regra.

(Via Sobral de Prima)

NO SEGUNDO COMÍCIO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 EM ALCÂNTARAS, OPOSIÇÃO MOSTROU QUE ESTÁ FORTE

Passeata e motorriata teve concentração na entrada na cidade, seguindo rumo ao Centro, local no comício
Passados quase uma semana após o primeiro comício do grupo da oposição no município de Alcântaras, e o segundo evento político na praça do mercado nesta campanha; a manifestação da última sexta-feira 02 ainda tem dado o que falar e tem servido de termômetro para o acirramento político das eleições até o momento.

O comício foi bastante movimentado do início ao fim, e serviu para mostrar além dos candidatos ao executivo: Cleuvilândia Menezes Prefeita e seu vice João Lira Ximenes, a multidão presente pode ouvir as principais propostas de campanha e governo para o município, além da oportunidade de conhecerem os candidatos a Câmara de vereadores.

Repercussão do evento.

Pelo lado da oposição que realizou o evento, a grande maioria demostraram satisfação positiva e sentimento de que superaram todas as expectativas. Já muitos partidários da situação, a desconfiança durou somente até a noite de sábado onde foi realizado um grande comício na localidade rural de sítio Prata.
Deputado Sérgio Aguiar
No centro Ex-prefeito Raimundo Manduca. Candidata a prefeita Cleuvilândia e a vice-prefeito João Lira

PROJETO CIDADE DAS ARTES REALIZA OFICINA TIRA-DÚVIDAS SOBRE CHAMADA PÚBLICA NA QUINTA-FEIRA, 8, EM SOBRAL


A Oficina Introdução ao Mapa Cultural será realizada no dia 8 de setembro, das 18h às 22h, no Centro de Educação à Distância do Governo do Estado do Ceará. 

Sobral é a primeira cidade-sede do projeto Cidade das Artes, uma proposta de valorizar e fortalecer a cultura do interior cearense, dinamizando equipamentos culturais, espaços públicos e sítios de valor histórico e cultural. E para conhecer artistas, grupos, brincantes, produtores, pesquisadores e agentes culturais de Sobral e outras cidades do Vale do Acaraú, o Instituto Dragão do Mar lança Chamada Pública.

Com objetivo de auxiliar os interessados no processo de cadastramento, será realizada nesta quinta-feira (8/9), das 18h às 22h, a oficina Introdução ao Mapa Cultural, uma oportunidade para tirar dúvidas e aprender como se inscrever na chamada pública do Cidade das Artes. A oficina é gratuita, não sendo necessária inscrição prévia, e será ministrada por André Lopes, no Centro de Educação à Distância do Governo do Estado do Ceará (Rua Iolanda P. C. Barreto, 138 - Derby Clube, Sobral). A disponibilidade de vagas será por ordem de chegada.

Além da oficina presencial do dia 8 de setembro, serão realizadas outras duas sessões tira-dúvidas, transmitidas on-line pelo site www.cidadedasartes.org.br, nos dias 9 e 13 de setembro, das 20h às 21h, para auxiliar os interessados.

CHAMADA PÚBLICA - A Chamada Pública segue com inscrições abertas até o dia 11 de setembro para vivência Trajetos de Criação e até o dia 25 de setembro para inscrições na programação cultural, exposição fotográfica e Audiovisual. O Projeto Cidades das Artes mapeará e selecionará, mediante curadoria, projetos artísticos de Sobral e das seguintes cidades do Vale do Acaraú: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.

SOBRE O PROJETO - O objetivo do Cidade das Artes, com a realização do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE), é descentralizar as políticas públicas de cultura. Sobral, Aracati, Icó, Viçosa, Quixeramobim e Barbalha são as cidades que acolherão, ao longo de 2016, 2017 e 2018, uma ampla e diversificada programação artística, toda ela interligada a processos formativos, através de cursos e oficinas capazes de deixar como legado técnicos e profissionais aptos a atuar no mercado das artes.

Serviço: Oficina - Introdução ao Mapa Cultural - Aprenda como se inscrever na chamada pública do Cidade das Artes com André Lopes
Data: 8 de setembro de 2016
Horário: 18 horas às 22 horas
Local: CED - Centro de Educação à Distância do Governo do Estado do Ceará
Endereço: R. Iolanda P. C. Barreto, 138 - Derby Clube, Sobral – CE
Informações: (88) 3111-0257

Calendário de Inscrições da Chamada Pública:
- Inscrições para vivência Trajetos de Criação: até 11 de setembro
- Inscrições para programação cultural, exposição fotográfica e Audiovisual: até 25 de setembro

terça-feira, 6 de setembro de 2016

CHAMADA PÚBLICA CONVIDA ARTISTAS PARA O PROJETO SOBRAL CIDADE DAS ARTES

Artistas, grupos artísticos, brincantes, produtores, pesquisadores e agentes culturais de Sobral e outras cidades do Vale do Acaraú podem inscrever projetos para integrar o Sobral Cidade das Artes

Sobral será palco, a partir do dia 22 de setembro, do projeto Cidade das Artes, iniciativa do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). A cidade vai acolher, ao longo dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano, uma ampla e diversificada programação artística, toda ela interligada a processos formativos, através de cursos e oficinas capazes de deixar como legado técnicos e profissionais aptos a atuar no mercado das artes.

Para compor parte da programação cultural, o Instituto Dragão do Mar lança Chamada Pública, por meio da qual mapeará e selecionará, mediante curadoria, projetos artísticos propostos por artistas, grupos artísticos, produtores culturais, agentes da cultura, brincantes e pesquisadores de Sobral e das seguintes cidades do Vale do Acaraú: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de setembro de 2016, através do site: www.cidadedasartes.org.br. Poderão ser inscritos projetos nas áreas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Artes Urbanas, Culturas Populares, Audiovisual, Circo, Literatura, Fotografia e Patrimônio Histórico.

Sobre o projeto

A ordem é descentralizar as políticas públicas de cultura. Apoiado sobre o tripé criação- difusão-formação, o projeto Cidade das Artes tem como proposta valorizar e fortalecer a cultura do interior cearense, dinamizando equipamentos culturais, espaços públicos e sítios de valor histórico e cultural. Sobral, Aracati, Icó, Viçosa, Quixeramobim e Barbalha são as cidades que acolherão, ao longo de 2016, 2017 e 2018, uma ampla e diversificada programação artística.

Sobral é a primeira cidade-sede do projeto. A programação artística será semanal, de setembro a dezembro de 2016. Sobral Cidade das Artes abre passagem, portanto, para uma verdadeira festa dos sentidos, feita de música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais, fotografia, circo, arte urbana, literatura e gastronomia, tudo a um só tempo ocupando ruas e conectando espaços públicos referenciais, como o Teatro e a Praça São João, o Museu Dom José de Arte Sacra, a Ecoa, o Museu Madi e a Casa da Cultura, entre outros.

Sobre a chamada pública

A Chamada Pública também é uma convocatória para uma Exposição Fotográfica e Audiovisual coletiva. A exposição utilizará a técnica de projeção videomapping com edição e exibição das imagens em alta resolução nas instalações da ECOA, no Mudeu Madi, em muros, prédios públicos e monumentos históricos da cidade. A mostra de audiovisual, que também segue com inscrições abertas até o dia 25 de setembro, não tem caráter competitivo e visa reconhecer, incentivar e dar visibilidade à produção audiovisual local.

A Chamada Pública também é para a vivência do Trajetos de Criação, convocatória que se destina a artistas e grupos de artes cênicas de Sobral e das seguintes cidades do Vale do Acaraú: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 11 de setembro de 2016. O processo é on-line e realizado a partir de cadastro no Mapa Cultural do Ceará.

A convocatória vai selecionar artistas e grupos cênicos para participar de vivências com o Grupo Bagaceira (16 a 18 de setembro de 2016) e o Teatro Máquina (dias 29 e 30 de setembro de 2016), com o objetivo de conhecerem a proposta do Trajetos de Criação. Nessa vivência, além de conhecerem a proposta do Trajetos de Criação, os participantes estarão sujeitos a uma segunda seleção para integrar efetivamente o projeto.

Idealizado em parceira com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Trajetos de Criação tem a proposta de intercâmbio, de experimentação e de criação. O Teatro Máquina e o Grupo Bagaceira desenvolverão junto aos artistas e grupos selecionados uma ação, a um só tempo, artística e formativa, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, em Sobral.

Como se inscrever

Para inscrever-se na Chamada Pública do Sobral Cidade das Artes, o proponente deve primeiro criar um perfil pessoal ou coletivo no Mapa Cultural do Ceará, plataforma da Secult-CE, disponível no endereço eletrônico www.cidadedasartes.org.br. O cadastro é simples e habilitará o agente cultural a participar de projetos e editais futuros da Secult-CE, além de integrar uma rede social da cultura, facilitando o networking.

Depois de cadastrado no Mapa Cultural do Ceará, o artista, grupo ou demais agentes da cultura poderão se inscrever na Chamada Pública do Sobral Cidade das Artes, disponível na mesma plataforma. Todas as três convocatórias (programação cultural, exposição fotográfica e vivência do Trajetos de Criação) obedecem a esse mesmo processo.

Para ajudar no cadastro e na inscrição, será ministrada uma oficina de utilização do Mapa Cultural, no dia 8 de setembro, em Sobral, no CED (local sujeito a mudança). Outras duas sessões tira-dúvidas, transmitidas on-line pelo site www.cidadedasartes.org.br, nos dias 9 e 13 de setembro, das 20h às 21h, também vêm auxiliar os interessados.

Atenção!

Os inscritos passarão pelo crivo de uma curadoria especialmente criada para atender ao projeto Sobral Cidade das Artes. Os selecionados integrarão a programação artística que se se desenrola ao longo dos meses de outubro e novembro, em Sobral. Não haverá a divulgação do resultado dos selecionados para compor a Programação Cultural e nem para a Exposição Fotográfica. Os autores dos projetos selecionados serão comunicados internamente pela organização e os que não forem chamados continuarão com seus projetos inscritos no banco de dados para outras possíveis oportunidades. Já os selecionados para a vivência do Trajetos de Criação terão seus nomes divulgados no site oficial do projeto.

SERVIÇO
Lançamento do projeto Sobral Cidade das Artes: 22 de setembro de 2016.
Chamada Pública – Sobral Cidade das Artes
Inscrições para programação cultural: 1º a 25 de setembro de 2016.
Inscrições para exposição fotográfica e Audiovisual: 1º a 25 de setembro de 2016
Inscrições para vivência Trajetos de Criação: 1º a 11 de setembro de 2016
Sites para Inscrições: www.cidadedasartes.org.br
Dúvidas e sugestões: sobralcidadedasartes@gmail.com
Gratuito

AL/CE APROVA CRIAÇÃO DA DELEGACIA DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

Foto: Máximo Moura
A Assembleia Legislativa aprovou, em votação durante a sessão plenária desta terça-feira (06/09), duas mensagens de autoria do Poder Executivo. Uma cria a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco). A outra concede gratificação aos professores da educação básica.

A criação da Draco está prevista no projeto de lei nº 84/16, oriundo da mensagem nº 8.034/16. A matéria foi aprovada com quatro emendas do deputado Roberto Mesquita (PSD) e uma do deputado Audic Mota (PMDB). O texto prevê, ainda, a criação de cargos comissionados necessários para recompor a estrutura organizacional da Polícia Civil.

Já o projeto de lei nº 85/16, oriundo da mensagem nº 8.038/16, institui a Gratificação de Atividades Educacionais Especializadas (GAEE) aos ocupantes de cargos e funções de Especialistas em Educação Básica de Nível Superior, integrantes do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica (MAG).

Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Ceará

EMPREGOS: ISGH ABRE SELEÇÃO PARA O HOSPITAL GERAL WALDEMAR ALCÂNTARA, HOSPITAL REGIONAIS NORTE E DO CARIRI

O período de inscrições para os processos seletivos do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) que deverão contratar e credenciar profissionais estão abertos. O período para se inscrever vai até 16 de setembro. Os interessados devem se inscrever através do site (AQUI), efetuando o pagamento da taxa especificada para participação via boleto bancário.

O processo seletivo nº 2016/11 busca por candidatos de nível Superior para a função de Médico, nas especialidades de Terapia Intensiva Pediátrica; Terapia Intensiva Neonatologia (1 vaga); Terapia Intensiva Adulto; Clinica Médica/ Plantonista; e Pediatra, no Hospital Geral Waldemar Alcântara.

Já nos editais nº 2016/12 e 2016/13, há oportunidades para os Hospitais Regionais Norte e do Cariri, no grupamento de nível Superior Médico, nas especialidades de Terapia Intensiva Neonatal (7 vagas); Terapia Intensiva Pediátrica (4 vagas); Terapia Intensiva Adulta (5 vagas); Clinica Médica (1 vaga); Anestesiologista (1 vaga); Cardiologista/ Especialista em Eco cardiografia (2 vagas); Cirurgião Geral; Diarista (1 vaga); Emergencista Clínico (1 vaga); Infectologista (1 vaga); Médico para Sala de Recuperação Pós Anestésica (1 vaga); Plantonista Clínico (1 vaga); Terapia Intensiva Adulta (1 vaga); e Médico do Trabalho (1 vaga).

Os salários variam de R$ 5.999,51 a R$ 7.375,20, pelo desempenho de atividades em jornadas semanais de até 24 horas. A seleção será feita por meio de entrevistas individuais e coletivas, avaliação de currículo e experiência profissional, prova objetiva, prova de conhecimento prático e avaliação de títulos.

Com blog Sobral em Revista

LEI DEFININDO LIMITES MUNICIPAIS DEVERÁ SER VOTADA ATÉ FINAL DO ANO

O projeto de georreferenciamento dos limites municipais no estado do Ceará deverá ser concluído até o fim deste ano. A previsão é do presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa, Luiz Carlos Mourão Maia.

Conforme afirmou, neste momento, está sendo concluído o levantamento das macrorregiões de Sobral e de Ibiapaba. “Apesar do período eleitoral, os trabalhos continuam. Já há 155 concluídos, faltando 29 municípios para o final do trabalho”, disse. O Ceará conta atualmente com 184 municípios.

O trabalho de georreferenciamento é um convênio entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Assembleia Legislativa, em parceria com o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) e Associação dos Municípios do Estado (Aprece). A comissão é coordenada pela deputada Laís Nunes (PMB).   
       
De acordo com Luiz Carlos Mourão, a expectativa é de votação do projeto de autoria da Mesa Diretora, que irá atualizar e georreferenciar os limites de todos os municípios cearenses ainda neste ano.  A Lei nº 1153, de 22 de novembro, que fixa os limites municipais no Estado é de 1951 e previa revisões da legislação a cada quatro anos. Porém, desde então, nenhum estudo foi feito. Na época, os registros apontavam 95 municípios no Ceará. "É a primeira revisão, e a Assembleia do Ceará será a segunda do Brasil a ter todos os seus municípios numa única lei", informa Mourão. Ainda segundo ele, até agora, isso só ocorre em Santa Catarina.

“Daquele tempo até hoje, alguns dos marcos que serviam de referência para a divisão das cidades, como linhas telegráficas, rochas e até mesmo cursos e nascentes d’água, desapareceram. Portanto, fez-se necessário o georreferenciamento e a utilização de fotos de satélites, adquiridas do Google Earth”, frisou o presidente do colegiado.  

Conforme esclareceu Mourão, o trabalho é realizado em dois momentos. Primeiramente, a comissão envia aos municípios o conjunto de leis que fixam a demarcação territorial de cada um, para que as câmaras e executivos verifiquem se há e apontem áreas existentes que estão sendo administradas por prefeitura de município vizinho.

“De posse desses documentos, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, utilizando imagens do Google Earth, faz as demarcação. Caso as imagens não sejam suficientes, em razão de duplicidade de nome dos acidentes geográficos, fazemos a visita in loco. Muitas das pendências existentes são solucionadas através das imagens de satélite", acrescentou.

Durante os levantamentos realizados surgiram pendências, segundo o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da AL. Como exemplo, ele apontou os limites entre Fortaleza e Maracanaú. “Com a conurbação, foram geradas dúvidas sobre a responsabilidade pelos serviços públicos na região”, assinalou.  Mourão salientou ainda que o trabalho tem utilizado tecnologias de ponta, como geoprocessamento de dados e GPS, que permitem maior precisão na definição dos novos marcos territoriais.

Com blog Sobral de Prima

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

IFCE ABRE INSCRIÇÕES PARA SIMPÓSIO SOBRE ESCASSEZ DE ÁGUA

Evento será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro no IFCE de Sobral.

O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu inscrições para o I Simpósio Ambiente, Saúde e Segurança, que será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro. O evento tem como tema "Recursos Hídricos: os desafios frente à escassez" e contará com  palestras, minicursos, oficinas e sessão de apresentação de trabalhos técnicos e científicos.

Os interessados devem se inscrever por meio do site www.saneamentosobral.com.br. Após preencher as informações, é preciso fazer confirmação presencial da inscrição até o dia 27 de setembro, nas coordenações dos cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental ou Técnico em Meio Ambiente. Quem for participar dos minicursos ou da oficina precisa pagar uma taxa de R$ 10, também presencialmente.

No credenciamento, no dia 27 de setembro (manhã e tarde) é preciso levar também dois frascos de vidro (tipo café solúvel) com tampa de plástico, para coleta de leite materno. Os frascos serão doados para o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

A abertura do evento será na noite do dia 27, com a mesa redonda "Panorama dos Recursos Hídricos no Ceará", com representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Comitê da Bacia Hidrográfica de Acaraú e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE). As manhãs dos dias 28 e 29 também será de palestras.

No turno da tarde, ocorrem os minicursos e oficinas com temas como "Geoprocessamento aplicado ao estudo de bacias hidrográficas", "Fabricação de sabão a partir de óleo residual" e " Utilização de software para dimensionamento de redes de abastecimento de água". A apresentação de trabalhos técnicos e científicos será na noite do dia 28 e o encerramento na noite do dia 29, com a palestras "Mudanças Climáticas e Impactos sobre os Recursos Hídricos", com o PhD Alexandre Araújo Costa, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A programação completa pode ser acessada no site www.saneamentosobral.com.br. Mais informações: simposio@saneamentosobral.com.br.

SERVIÇO
I Simpósio Ambiente, Saúde e Segurança
Quando: 27 a 29 de setembro
Onde: IFCE Sobral
Inscrições: www.saneamentosobral.com.br
Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral
Tiago Braga

VINTE MUNICÍPIOS DO CEARÁ PERDERÃO RECURSOS DO FPM DEVIDO ESTIMATIVA DO IBGE

A nova estimativa populacional divulgada pelo IBGE nesta semana mostrou que 20 municípios cearenses perderam habitantes e podem ter reduzidos os percentuais de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Outros cinco que tiveram um aumento irrisório e cinco que permaneceram com a mesma população, também podem ser prejudicados. Do total, 159 municípios tiveram crescimento populacional.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito Ferreira, o próprio município que ele administra, Piquet Carneiro, apesar de ter tido um aumento populacional neste ano (de 16.461 para 16.599), na contagem passada o município acabou perdendo moradores que foram contados como se fossem de Mombaça. “Vou procurar de novo o IBGE e a Prefeitura de Mombaça, porque estamos sendo prejudicados. Só poderemos mudar de faixa se chegarmos próximos de 17 mil habitantes”, frisou

Ele observa, ainda, que a Aprece vai encampar essa luta ao lado das prefeituras prejudicadas e vai buscar o apoio da Confederação Nacional dos Municípios, junto ao IBGE. “Isso representa uma redução violenta dos repasses do FPM, que chega a ser a principal fonte de receita de muitos municípios do Estado. Não é justo. A cada ano vemos os recursos diminuindo. Se aceitarmos essa contagem, serão quatro anos e sofrimento. Acho que é chegada a hora de pedirmos a recontagem da população, pois muitos municípios que estão sendo prejudicados podem estar até mesmo com uma população bem maior do que essa estimativa”, pontuou.

As estimativas do número de habitantes são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

Em nível nacional, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) já se antecipou e enviou ofício ao IBGE solicitando um prazo para que os municípios possam contestar o levantamento. Segundo o Instituto, as populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.

“O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais que tenham ocorrido entre os municípios após 2010”, diz o órgão em nota técnica.

Os municípios que estão ameaçados de perder recursos devido à redução no número de seus habitantes são: Aratuba, Aurora, Cariús, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Ipueiras, Jaguaribe, Milagres, Milhã, Morada Nova, Orós, Porteiras, Quixelô, Reriutaba, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Tamboril e Tarrafas. Cinco mantiveram a mesma população: Abaiara, Ipaporanga, Jaguaretama, Parambu e Santa Quitéria. Já os cinco que tiveram um aumento irrisório de habitantes foram: Chorozinho, Jardim, Mucambo, Poranga e Umari.

Ceará Agora (Via Blog Luís Carlos Silva)

MADRE TERESA DE CALCUTÁ É CANONIZADA

Charge Sinfrônio Diário do Nordeste em 05.09.2016

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores