sábado, 24 de maio de 2014

(HUMOR) CONHEÇA O PROJETO "MULA URBANA" A VIDA NA COMUNIDADE!

Mula Urbana é um projeto do ator Cearense Luciano Bertchiolli, e tem o intuito de falar das situações vividas nas comunidades do Rio de Janeiro...(favelas) de uma forma bem humorada.

Não deixe de assistir a VIDA NA COMUNIDADE PARTE 1, clicando no vídeo acima, no Canal no Youtube. ou acessando o site.

Luciano Bertchiolli é um ator Cearense e alcantarense radicado no Rio de Janeiro, e tem em seu currículo várias participações em programas da Globo, como novelas e outras produções

Veja mais sobre o assunto clicando no link: www.mulaurbana.com.

ENEM SUPERA EXPECTATIVA DO INEP E ULTRAPASSA OS 9,5 MILHÕES DE INSCRITOS

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu mais de 9,5 milhões de inscrições, o que supera a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para este ano (8,2 milhões). O número significa um  aumento de 21,8% em relação ao ano passado, quando 7,2 milhões se inscreveram. 

As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.

Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

Com informações da Agência Brasil

FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO SÍTIO BELÉM EM ALCÂNTARAS, SEGUE HOJE 24/05 COM A ÚLTIMA NOVENA

A capela de Belém fica localizado às margens da Rodovia Iraudo Cristino, a cerca de 4,5 km da cidade de Alcântaras e 12,5 km do Centro da cidade de Coreaú.

Acontece hoje dia 24/05 a Festa de Nossa Senhora de Fátima na localidade de Belém  zona rural do município de Alcântaras. Muitos fieis e visitantes devem comparecer ao local para prestigiar o evento religioso e cultural.

O encerramento da Festa acontece na manhã de domingo dia 25.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

RESUMO DAS ÚLTIMAS CHUVAS NO ESTADO DO CEARÁ

Foto: Alcântaras, arquivo
As chuvas atingiram 63 municípios e 76 localidades no Ceará nas últimas horas. A maior precipitação foi registrada na cidade de São Benedito 26.0 mm. Acompanhe o resumo de todo o Estado do Ceará, com foco nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, no período compreendido entre às 7:00 de 22/5/2014 às 7:00 de 23/5/2014.

Litoral Norte: Marco (sede) 2.0, Açude Sobral (sede) 1.6, Alcântaras (sede) 0.8, Cruz (sede) 0.4 milímetros.

Ipiapaba: São Benedito (sede) 24.0, Nova Betânia (Nova Russas) 19.0, America (Ipueiras) 14.5, Sitio Vambira (Viçosa do Ceará) 13.0, Matriz (Ipueiras) 12.3, Croatá (sede) 7.2, Frecheirinha  (sede) 6.0, Cariré  (sede) 6.0, Tianguá (sede) 5.5, Ibiapina (sede) 4.0, Graça  (sede) 4.0, Carnaubal (sede)  3.2 e Mucambo (sede) 3.0 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Trairi (Posto: Trairi) : 26.0 mm
São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 24.0 mm
Banabuiu (Posto: Banabuiu) : 21.8 mm
Apuiares (Posto: Apuiares) : 20.0 mm
Nova Russas (Posto: Nova Betania) : 19.0 mm
Itatira (Posto: Itatira) : 18.0 mm
Crateus (Posto: Aeroporto(crateus)) : 15.0 mm
Ipueiras (Posto: America) : 14.5 mm
Mulungu (Posto: Mulungu) : 14.0 mm
Iguatu (Posto: Iguatu) : 14.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 76
Total de municípios com chuva em todo o estado: 63
Dados extraídos às : 12:00 de 23/5/2014. (Informações Funceme).

ESTADO INTENSIFICA AÇÕES PARA GARANTIR VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), vai visitar os municípios cearenses para acompanhar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa. 

A ideia, segundo o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, é visitar os municípios e orientar sobre a importância da vacinação do rebanho, em parceria com os Sindicatos Rurais e movimentos sociais, escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e Prefeituras Municipais. “Vamos percorrer os municípios neste primeiro momento, e perto do dia 31 de maio (data final da campanha), vamos intensificar as ações nos municípios que apresentarem os menores índices”.

Entre os próximos dias 25 e 30 de maio, acontecerá, em Paris, a Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O Ceará estará representado no evento pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e pelo presidente da Adagri, Augusto Júnior. O evento deve confirmar o Nordeste Brasileiro, incluindo o Ceará, e o Norte do Pará como zona livre internacional de febre aftosa com vacinação. Os auditores da OIE visitaram o Ceará em fevereiro deste ano e constaram que o Estado cumpriu as exigências internacionais para pleitear o título.

Os produtores rurais devem vacinar o rebanho bovino e bubalino até 31 de maio. Segundo o coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio, o rebanho cearense é de aproximadamente 2,5 milhões de cabeças e a meta da primeira etapa é vacinar mais de 95% dos animais e imunizar mais de 80% das propriedades.

A dose da vacina custa aproximadamente R$ 1,70 e a multa para quem não vacinar dentro do prazo será de aproximadamente R$ 16, por cabeça não vacinada.

O secretário Nelson Martins destaca que o principal interessado em vacinar o rebanho é o produtor rural. “Um animal contaminado pode causar um prejuízo enorme, pois todo o rebanho poderá ser sacrificado também, por isso o maior interessado em vacinar é o produtor rural, que terá muitos benefícios quando o nosso Estado for reconhecido internacionalmente como livre de aftosa”, destacou.

Da Assessoria de Comunicação da SDA

CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS CHEGA A SOBRAL COM PALESTRA DE CACO BARCELLOS

O quarto encontro da Campanha Ceará Sem Drogas, organizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, será realizado no Centro de Convenções de Sobral, no próximo dia 30 de maio, às 15 horas, e contará com a presença do jornalista Caco Barcellos.

“A Assembleia traz ao Ceará um profissional que vai apresentar uma outra visão sobre a questão da dependência química. Caco Barcellos tem sido competente na retratação dos fatos sociais brasileiros para os telespectadores”, afirma o presidente da Assembleia e líder da campanha, deputado Zezinho Albuquerque (Pros).

A Campanha Ceará Sem Drogas já realizou eventos em Fortaleza, Crato e Limoeiro do Norte. Os três primeiros encontros contaram com a palestra do comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande, que relatou a sua experiência com a dependência química e como superou o vício.

A mobilização também chegou ao futebol nos jogos do Campeonato Cearense de Futebol. Os times do Ceará e Fortaleza entraram em campo com faixas da campanha.


Caco Barcellos é diretor do programa semanal "Profissão Repórter", da TV Globo, que já produziu reportagens sobre vários temas, como: a experiência de países que mudaram sua legislação sobre as drogas; o envolvimento de jovens com os entorpecentes; a triste realidade das cracolândias de São Paulo e Rio de Janeiro; a situação das famílias que sofrem com a dependência; e a situação de crianças vítimas do crack.  
O jornalista é autor de três livros. Um deles, “Abusado”, relata os bastidores das ações de um grupo de traficantes do Comando Vermelho. O livro mostra a curta vida dos jovens que se envolvem com o tráfico.

Sobre Caco Barcellos
O repórter e escritor Caco Barcellos tem 38 anos de experiência em coberturas jornalísticas. Atuou por dez anos no jornalismo impresso. Na televisão, ficou conhecido pela produção de grandes reportagens investigativas. É repórter de vídeo desde 1984. Por sete  anos foi correspondente internacional, baseado em Nova Iorque, em Paris e em Londres.

Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Aline Pedrosa)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

VOLTOU A CHOVER FORTE EM ALCÂNTARAS E DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ. ACOMPANHE OS NÚMEROS DA FUNCEME

Foto: Alcântaras, arquivo.
Depois de vários dias, voltou a chover forte em Alcântaras, a precipitação da tarde de quarta-feira 21/05 atingiu todo município, e na sede o volume foi de 15.0 milímetros segundo a Funceme. 124 localidades de 95 município também registraram chuvas, sendo a maior na cidade de Caucaia na região Metropolitana de Fortaleza 73.4 mm.

Acompanhe o resumo de todo o Estado do Ceará, com foco nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, no período compreendido entre às 7:00 de 21/5/2014 às 7:00 de 22/5/2014.

Litoral Norte: Camilos (Meruoca) 26.4, Gameleira (Massapê) 26.0, Uruoca (sede) 22.0, Paracuã (Uruoca) 22.0, Miraíma (sede) 20.2, Sinhá Sabóia (Sobral) 17.5, Alcântaras (sede) 15.0, Meruoca (sede) 15.0, Açude Sobral (Sobral) 12.2, Camocim (sede) 12.0, Marco (sede) 11.0, Santana do Acaraú (sede) 6.0, Granja (sede) 4.1, Cruz (sede) 2.2, Morrinhos (sede) 2.0 milímetros.

Ibiapaba: Coreaú (sede) 40.0, Pacujá (sede) 39.2, Açude Forquilha (sede) 15.0, Manhoso (Viçosa do Ceará) 9.1, Groaíras (sede) 8.0, Cariré (sede) 8.0, Frecheirinha (sede) 2.0 e São Benedito (sede) 1.0 milímetro.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Caucaia (Posto: Caucaia) : 73.4 mm
Irauçuba (Posto: Missi) : 70.0 mm
Cascavel (Posto: Cascavel) : 62.0 mm
Coreaú (Posto: Coreaú) : 40.0 mm
Pereiro (Posto: Pereiro) : 39.4 mm
Pacujá (Posto: Pacujá) : 39.2 mm
Pacajus (Posto: Pacajus) : 39.2 mm
Aquiraz (Posto: Berra Bode) : 38.0 mm
Capistrano (Posto: Capistrano) : 36.0 mm
Fortim (Posto: Fortim) : 35.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 124
Total de municípios com chuva em todo o estado: 95
Dados extraídos às : 12:20 de 22/5/2014. (Informações Funceme).

quarta-feira, 21 de maio de 2014

DER-CE ABRE VAGAS DE NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO E SUPERIOR

O período de inscrições para a seleção pública 01/2014 do Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER-CE) começa às 10h da próxima quarta-feira, 21, que será executada pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).

São disponibilizadas 20 oportunidades, sendo duas reservadas para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) nos seguintes cargos:
Nível Médio/Técnico - Cadista (4 + 1 PNE) e Técnico em Estradas (2);
Nível Superior - Advogado Pleno II (2), Cartógrafo/Geólogo Pleno (1), Engenheiro-agrônomo Pleno (1), Engenheiro Civil Pleno I (2), Engenheiro Civil Pleno II (5 + 1 PNE) e Engenheiro Mecânico Pleno II (1).

Além da formação, é exigida experiência mínima de quatro anos para funções de nível superior e pelo menos três anos de experiência para as de nível médio/técnico. Os profissionais serão contratados temporariamente, com salários que variam de R$ 2.288,43 a R$ 6.441,00 em jornadas de 40 horas semanais.

Para participar, os candidatos devem atender aos requisitos dos cargos e realizar a inscrição até o dia 1º de junho de 2014, mediante preenchimento do formulário disponível no site www.funcab.org.br. As inscrições custam R$ 57,00 para nível médio/técnico e R$ 100,00 para nível superior.

Todos os candidatos vão fazer  prova objetiva, composta por questões que versarão sobre o conteúdo programático constante no edital, e prova de títulos. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 15 de junho, em horário e local divulgados posteriormente.

Esta seleção pública terá validade de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogada uma vez por igual período, a critério da administração pública.

Mais Informações Aqui.

Fonte: Redação O POVO Online

O NOVO CURSO DA FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA: PROMOÇÃO DA EQUIDADE NO SUS

A Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), realiza o projeto Promoção da Equidade no SUS, que conta com curso à distância e seminário presencial. Para participar, é preciso fazer inscrição online e acompanhar a publicação de 12 fascículos pelo O POVO, sempre às quartas-feiras, a partir deste dia 21 de maio. Complementando a formação, será realizado seminário no próximo dia 23 de maio, no Centro de Eventos do Ceará.

O curso - com carga horária de 120 horas, haverá certificado emitido pela Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O resultado da prova online, disponível entre os dias 11 de agosto e 11 de setembro, definirá se o cursista receberá certificado de extensão universitária, caso o aluno obtenha nota maior ou igual a seis.

A veiculação dos fascículos, no O POVO, será iniciada nesta quarta-feira, 21 de maio, e prosseguirá semanalmente até o dia 6 de agosto. Além dos fascículos impressos, os cursistas terão à disposição tutoria online, videoaulas, por meio da TV O POVO, aos sábados, e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O conteúdo, o perfil dos autores dos fascículos, o calendário de atividades e a ficha de inscrição para participar do curso estão disponíveis na página AQUI..

Seminário – o encontro presencial será nesta sexta-feira, 23 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, das 14h às 18 horas. Joaquín Molina, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e André Bonifácio, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, são presenças confirmadas.

Além das palestras, o encontro contará com apresentações de capoeira, maracatu, quadrilha junina infantil e oficinas de fanzine para a criançada.  No encerramento, haverá pocket show do MC Edi Rock, do grupo Racionais MC’s.

Os participantes do seminário também terão direito a certificado online.  A inscrições para o curso poderão ser realizadas, durante o seminário.

SERVIÇO
Curso Promoção da Equidade no SUS
Período: 21 de maio a 6 de agosto
Inscrição gratuita: AQUI. 
Informações (85) 3255 6153 ou 0800 280 2210 

Seminário Promoção da Equidade no SUS
Quando: 23 de maio, das 14h às 18 horas
Onde: Centro de Eventos do Ceará
Inscrição gratuita: AQUI.
Informações (85) 3255 6185

PRESIDENTE DA AL RECEBE REIVINDICAÇÕES DE SERVIDORES DO DETRAN

Zezinho Albuquerque recebe reivindicações de servidores do Detran
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), recebeu, na manhã desta terça-feira (20/05), representantes dos servidores do Detran e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE), Eliene Uchoa, que encaminharam reivindicações da categoria. Também estava presente o superintendente do órgão, Igor Ponte.

Zezinho Albuquerque salientou o papel da AL em promover o entendimento entre a sociedade, a classe trabalhadora e o Governo do Estado e disse que as reivindicações apresentadas pelos servidores foram levadas ao governador Cid Gomes, que já se prontificou em atendê-las.

A presidente do Sinedetran-CE, Eliene Uchoa, ressaltou que, em outubro de 2013, o Governo do Estado firmou um acordo com a categoria e que eles esperam que seja respeitado. Conforme Eliene, uma das reivindicações é a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) com as melhorias defendidas pela categoria, pois o que foi aprovado não contemplou algumas exigências dos servidores, como a melhoria financeira.

O superintendente do Detran, Igor Ponte, agradeceu o presidente Zezinho Albuquerque pelo fato de a Assembleia atuar como mediadora junto ao Governo. Ele disse que a situação caminha para um bom entendimento e que acredita que o Executivo irá avaliar melhor a questão.

Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Aline Pedrosa)

OS MELHORES E OS PIORES MUNICÍPIOS NO ÍNDICE SPAECE-ALFA

Índice Spaece-Alfa mede qualidade da educação em 184 cidades do Ceará. Fortaleza teve índice 136,3; Meruoca teve a melhor avaliação: 267,8 pontos.

(Do G1 CE) Fortaleza teve o mais baixo desempenho na educação entre os 184 municípios do Ceará segundo o índice Spaece-Alfa, divulgado nesta terça-feira (20). A cidade de Meruoca, no interior do Ceará, obteve o maior índice, com 267,8 pontos, enquanto Fortaleza somou 136,3 pontos no índice.

Em relação ao 2º ano, um acompanhamento do desempenho entre os anos de 2007 e 2013 demonstra que 81,6% dos estudantes do Ceará são alfabetizados ao término dessa série. Em 2007, esse percentual era de 39,8%. Segundo o Governo do Estado, com esse resultado é possível verificar que as crianças estão mais preparadas para os anos seguintes da educação básica.

Em 2013, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos das redes municipais no nível adequado subiu para 31,1%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,5% e passou para 20,5%.
saiba mais

As informações estão relacionadas aos resultados das avaliações da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao término do 5º ano, realizadas em 2013, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). De acordo com o levantamento, 99.569 alunos do 2º ano e 122.526 do 5º ano do Ensino Fundamental de 4.550 escolas públicas participaram da avaliação externa da Secretaria da Educação (Seduc), que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes.
Spaece-Alfa

O Spaece-Alfa foi implantado em 2007, com a implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que tem objetivo de garantir alfabetização das crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic está implantado nos 184 municípios cearenses com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura, segundo a secretaria estadual de educação.

Também de acordo com a secretaria, o Programa está focado em cinco eixos: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. A Seduc informa que no ano passado, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade, com o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5).

Índice de educação no Ceará
Piores índices
Fortaleza 136,3  
Icó 136,6
Morada Nova 138,9
Quixadá 141,3  
Itapipoca 142,9  
Camocim 143  
Santa Quitéria 145  

Índice de educação no Ceará
 Melhores índices
 Meruoca 267,8
 Mucambo 263,4
 Nova Olinda 258,9
 Abaiara 257,3
 Porteiras  254,1
 Cariré  251,7
Varjota 249,1

terça-feira, 20 de maio de 2014

NOVOS CURSOS DO PRONATEC SERÃO OFERTADOS EM ALCÂNTARAS


Inscrições terão início nesta quarta-feira 21 de maio.

Em junho novas duas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) terão aulas de formação profissional inciadas em Alcântaras, zona norte do Ceará.

Nesta segunda-feira, 19, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Alcântaras (STDS) anunciou por meio de cartazes que a partir da próxima quarta-feira, 21, estarão abertas no CRAS Maria Alice Gomes as pré-inscrições para os cursos de Operador de Supermercado e Representante Comercial, ambos ofertados pelo Serviço Social do Transporte e Sistema Nacional de Aprendizagem no Transporte( SEST/SENAT). 

As turmas que terão cerca de 24 vagas serão capacitadas no período da manhã e noite, e terão carga horária de 160 horas/aula e 200 horas/aula respectivamente. Para o primeiro é exigido ter idade maior ou igual a  16 anos e nível médio incompleto, para o segundo a regra da idade é a mesma, entretanto a escolaridade deve está concluída. Para se inscrever os interessados deverão dirigir-se ao local de inscrição portando as cópias do RG,CPF, Número do NIS, Comprovantes de Escolaridade e Residência. Os menores de idade devem realizar as inscrições acompanhados dos pais e/ou responsáveis. 

Para maiores informações o canal de atendimento da STDS se dar pelo fone (88) 3640.1043. Em Alcântaras, as aulas para os novos cursos devem ter inicio já no dia 02 de junho de 2014.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

PREFEITURA DE COREAÚ, REALIZA ENTREGA DAS PRIMEIRAS UNIDADES HABITACIONAIS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

Foram entregues 12 das primeiras 47 residencias
Todas as residencias foram construídas nas mesmas imediações, ou seja, no mesmo local, e que agora receberá o nome de Bairro VILA BRASIL.

Os beneficiados (sorteados), não precisaram entrar na história com O TERRENO, até porque, os beneficiários de Coreaú são pessoas que realmente não tinha a mínima condição. 
Novo Bairro recebeu o nome de Vila Brasil

É NESTA TERÇA-FEIRA 20 NA ESCOLA DE MÚSICA DE SOBRAL

Grato pelo convite!
Aula demostrativa da arte de Lutheria - manutenção e restauração de violinos e violas. Às 09h na Escola de Música de Sobral, com o professor Maestro Ubaldino Antonio Cavestrano.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

(LIMINAR REVOGADA) TRE AFASTA DO CARGO PREFEITO DE IBICUITINGA

Decisão saiu nesta segunda-feira (19) na sessão presidida pela desembargadora Iracema do Vale

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) revogou a liminar que mantinha no cargo o prefeito e o vice-prefeito do município de Ibicuitinga,distante 190 km da Capital, José Edmilson Gomes e José Maria Fernandes, respectivamente. A decisão saiu nesta segunda-feira (19) na sessão presidida pela desembargadora Iracema do Vale. 

Com a publicação da decisão no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), assumirão os cargos de prefeito e vice-prefeito de Ibicuitinga, Francisco Anílton Pinheiro Maia e Clemário Fernandes, 2º colocados nas eleições de 2012.

Na votação para revogar a liminar, o desembargador Francisco Filgueira Mendes e os juízes Luís Praxedes, Joriza Magalhães e Mauro Liberato votaram pelo afastamento do prefeito e do vice-prefeito. Foi voto vencido, o juiz Cid Marconi, que havia concedido a liminar na Ação Cautelar nº 15.104.

Tramitam no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará dois Recursos Eleitorais do prefeito e vice-prefeito afastados, acusados de abuso de poder econômico e político, conduta vedada e captação ilícita de sufrágio, nas eleições de 2012, que ainda serão julgados pela Corte do tribunal.

PSOL ESCOLHE SEU NOME AO GOVERNO: AILTON LOPES

Com 75 votos do total de 129 delegados que participaram da conferência realizada na tarde de sábado, o PSOL escolheu o nome do professor e sindicalista Aílton Lopes, para ser homologado, na convenção do partido em junho, como candidato Governo do Estado. Essa foi a primeira vez que a sigla teve que organizar uma votação para definir a candidatura da agremiação, já que houve consenso no processo dos pleitos anteriores.

A escolha de Aílton Lopes representou a vitória da ala do partido liderada pelo vereador João Alfredo e advogado Renato Roseno. Apesar de 42% dos delegados terem optado pela candidatura de Adelita Monteiro, o sindicalista Aílton Lopes minimizou os riscos de haver uma dificuldade para construir a unidade do PSOL em torno do nome dele, ressaltando que, apesar do desgaste gerado durante esse processo de escolha, a outra pré-candidata já havia afirmado que não havia diferenças no projeto defendido pelos dois.

Fonte: Diário do Nordeste (Via Sobral em Revista)

PLANO SAFRA 2014/2015 DISPONIBILIZA R$ 156 BILHÕES A PRODUTORES

O Plano Safra 2014/2015 vai disponibilizar R$ 156,1 bilhões em recursos, sendo R$ 112 bilhões para financiamentos de custeio e comercialização e R$ 44,1 bilhões para os programas de investimento. O valor representa alta de 14,7% sobre os R$ 136 bilhões do plano anterior.

O limite de financiamento de custeio, por produtor, foi ampliado de R$ 1 milhão para R$ 1,1 milhão, enquanto o destinado à modalidade de comercialização passou de R$ 2 milhões para R$ 2,2 milhões.

Dos recursos disponibilizados nesta edição do Plano Safra, R$ 132,6 bilhões são com juros inferiores aos cobrados no mercado, um crescimento de 14,7% em relação aos R$ 115,6 bilhões previstos na temporada anterior. As taxas de juros anuais mais baixas estão nas modalidades voltadas para armazenagem, irrigação e inovação tecnológica, de 4% (5% no crédito de armazenagem para cerealistas); práticas sustentáveis, juros de 5%; médios produtores, de 5,5%; e máquinas e equipamentos agrícolas, de 4,5% a 6%.

De acordo com o Ministério da Agricultura, entre os destaques do plano estão o aperfeiçoamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), incentivo aos médios produtores, a ampliação da capacidade de armazenagem nas fazendas, a inovação tecnológica no campo e o desenvolvimento da pecuária de corte.

Da Agência Brasil

ENQUANTO ISSO! NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS...

O lugar onde deveria discutir projetos e outros benefícios em prol da população, fiscalizar e também ajudar o poder executivo no sentido de solucionar os problemas da população.

Ao invés disso, há pessoas que usam o espaço da Câmara Municipal a fim de desafogar mágoas, ódios e rancores, e o pior, pago com o dinheiro público, que é do povo, a fim deste mesmo povo estar sujeito escultar expressões baixas e vulgares.

A Câmara Municipal não é como um qualquer balção de bodega. Acho que neste lugar deveria ter um pouco mais de respeito!

RESUMO DAS ÚLTIMAS CHUVAS REGISTRADAS NO ESTADO DO CEARÁ

A Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME, registrou chuvas em 47 localidades de 37 municípios do Estado. A maior precipitação na localidade Liziê no município de Santa Quitéria 33.0 mm milímetros. Confira o resumo de chuvas no Ceará, com foco nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, no período de 7:00 de 18/5/2014 às 7:00 de 19/5/2014.

Ibiapaba: Ararendá (sede) 13.6, Coreaú (sede) 11.0, Açude Forquilha (sede) 3.8 e Poranga (sede) 1.0 milímetros.

Litoral Norte: Lagoa do Carneiro (Acaraú) 10.2, Camocim (sede) 8.0, Granja (sede) 6.4, Massapê (sede) 6.3, Sobral (sede) 5.0, Cruz (sede) 4.8, Marco (sede) 3.5, Amontada (sede) 3.5, Acaraú (sede) 3.2 e Meruoca (sede) 1.0 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Santa Quitéria (Posto: Liziê) : 33.0 mm
Maracanaú (Posto: Parque São João) : 32.1 mm
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(água Fria)) : 21.2 mm
Canindé (Posto: Açude São Mateus) : 20.0 mm
Umirim (Posto: Umirim) : 19.0 mm
São Luis Do Curu (Posto: São Luis Do Curu) : 18.0 mm
Beberibe (Posto: Sitio Forquilha ) : 18.0 mm
Itapajé (Posto: Santa Cruz) : 17.2 mm
Fortim (Posto: Fortim) : 15.0 mm
Maracanaú (Posto: Novo Maracanaú) : 14.6 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 47
Total de municípios com chuva em todo o estado: 37
Dados extraídos às : 11:40 de 19/5/2014

Chuvas de sábado e início de domingo:
Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 17/5/2014 às 7:00 de 18/5/2014

Ibiapaba: Sitio Urubu (Coreaú) 15.0 milímetros.

Litoral Norte: Santana do Acaraú (Santana do Acaraú) 33.0, Prata (Bela Cruz) 27.0, Marco (sede) 17.8, Parazinho (Granja) 13.0, Meruoca (sede) 8.0, Lagoa do Carneiro (Acarau) 5.1, Miraíma (sede) 2.1 e Sinhá Saboia (Sobral) 1.7 milímetros.

Informações Funceme.

NOTA DE PESAR


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque, lamenta o falecimento de 22 pessoas, conforme informações atualizadas, neste domingo (18/05), em decorrência de um acidente com um ônibus que fazia o percurso Boa Viagem/Fortaleza. O acidente se deu no km 304 da BR-020, no município de Canindé.

“Neste momento, fica a nossa palavra de conforto às famílias daqueles que perderam suas vidas na tragédia. Fazemos votos de que todas as medidas sejam tomadas para amparar as famílias. Este foi um triste domingo para o Ceará. A Assembleia Legislativa e todos os que a compõem estão solidários aos familiares das vítimas”, afirma Zezinho Albuquerque.

Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará (Salomão de Castro)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores