sexta-feira, 26 de junho de 2009

Festa de São Pedro no Sítio Lanchinha


Prossegue até domingo dia 28/06 as comemorações da Festa de São Pedro da comunidade de Lanchinha que fica ao leste da cidade de Alcântaras na serra da Meruoca.

A programação teve inicio no dia 20/06. Durante e período muita oração e palavra de Fé dirigida a comunidade representada pelos diversos seguimentos sociais ali existente e aos visitantes.
A programação segue com os três dias finais:

Dia 26/06 – Sexta-feira, Noite dos Casais e Missionários. Tema – Com São Pedro, construiremos um Reino de Justiça. 19:00 h – Celebração Eucarística (Padre Edmilson).

Dia 27/07 – Sábado, Noite dos Visitantes e Comunidades. Tema – Jesus, o grande Catequista do Pai. 19:0 h – Celebração Eucarística (Padre Edmailson).

Dia 28/07 – Domingo Dia da FestaTema - Agora, não sou eu que vive, é Cristo que vive em mim. 10:00 h – Celebração Eucarística (Padre Edmilson).

Durante o período confissões antes das Missas e Terços as 06:00 da manhã.
Dia 27, após a Missa haverá Leilão. e dia 28 1ª Eucaristia, e Batizados e após a Missa.
Imagem: Portal São Francisco

terça-feira, 23 de junho de 2009

Resultado do Ceará Spaece-Alfa (Alcântaras e Meruoca)




Educação influencia repasse do ICMS
Os municípios melhor avaliados na alfabetização de alunos garantiram maior repasse do ICMS

A situação financeira dos municípios que não conseguiram cumprir o dever de casa, de alfabetizar os alunos a níveis considerados aceitáveis pelo Governo do Estado, pode piorar. Ontem, o governador Cid Gomes informou que o desempenho dos alunos no processo feito pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece-Alfa) será uma das bases para o repasse do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços ( ) aos municípios. “Além dessa (avaliação), vamos levar em consideração o desempenho escolar no 5º e no 9º ano”, avisou Cid.

Além da educação, a forma elaborada pelo Governo para a distribuição do imposto também passa pelo desempenho na redução da mortalidade infantil e ações no meio ambiente. O critério anteriormente adotado tinha como meta somente o contingente populacional, beneficiando municípios como Fortaleza e Maracanaú, que não ficaram entre os 20 melhores avaliados pelo Spaece-Alfa. “Houve municípios que ganharam e perderam. Vai ser este o critério a partir deste ano”, destaca Cid.

A lista da avaliação de alunos alfabetizados mostrou que o porte do município nem sempre é a melhor referência quando o critério é alfabetização. Mucambo, Cruz, Reriutaba e Tarrafas ficaram com as melhores posições. “Não é o fato de o município ser grande ou pequeno que vá ser decisivo de suas escolas ensinarem bem seus alunos”, completa.

Este Blog fez um resumo de como funciona os níveis de avaliação, e destaca alguns municípios na Zona Norte no resultado do Ceará no SPAECE-ALFA

No nível desejável, acima de 150 pontos são 23 municípios, entre eles Mucambo 1°, Reriutaba 3°, Graça 5° e Sobral 13° colocados.

No nível suficiente, entre 125 e 150 pontos, são 69 municípios, entre eles Meruoca 27°, Alcântaras 29°, Massapê 34° e moraújo 37° colocados.

No Intermediário, entre 100 e 125 pontos, são 82 municípios, entre eles Granja 93°, Morrinhos 170° e Santana do Acaraú 171°colocados.

No nível alfabetização incompleta, entre 75 e 100 pontos, estão Senador Sá 177°, e Coreaú 182°, ou seja Coreaú se destaca na Zona Norte como o 3° pior do estado.

No nível não alfabetizado, nível que mede até 75 pontos. Apenas um município, Ibaretama 184°, ultima colocação.

Fonte: Jornal o Povo.

Chuvas de Junho em Alcântaras


Quando se pensava que tudo tinha acabado, o inverno volta a surpreender; ontem quando se aproximava da meia noite, uma forte chuva começou a cair e banhar o município de Alcântaras e demais localidades da Serra da Meruoca. A chuva se estendeu por toda a madrugada e só deu sinais de parar quando se aproximava das 7:00 horas da manhã de hoje. há notícias de que também choveu em Sobral, mas só a partir das 3:00 da madrugada.
Agora, se aproximando do meio dia ,em Alcântaras o céu está completamente nublado e o clima muito frio. O clima de inverno resurge, e com isso agrava a situação das estradas municipais, que ainda não estavam totalmente recuperadas e deverá sofrer uma breve paralisação nas atividades de recuperação até que pare realmente de chover.

Foto; Arquivo

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Professor Teodoro propõe a criação da Região Metropolitana de Sobral


O deputado Professor Teodoro (PSDB) informou, em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira (17/06) da Assembléia Legislativa, que deu entrada em projeto de indicação sugerindo a criação da Região Metropolitana de Sobral (RMS). Dessa forma, ele segue o exemplo do Governo Estadual em defender a descentralização do desenvolvimento no Ceará. Há duas semanas, o Executivo enviou mensagem ao Parlamento criando a Região Metropolitana do Cariri (RMC). Também em tramitação na Casa está a proposta do deputado Idemar Citó (PSDB) para a formalização da Região Metropolitana dos Inhamuns (RMI).

Professor Teodoro justificou sua propositura argumentando que Sobral é o principal município da Zona Norte do Estado e oferece diversos tipos de serviço que fomentam a economia local. Além disso, conforme ele, já há indícios de conurbação com Forquilha e Massapê. Para estudiosos, a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades em conseqüência do seu crescimento geográfico é uma das principais constatações de formação de metrópoles. “Já se configura, assim, uma região metropolitana, com seu raio de ação se espalhando em torno de 100 km”, pontuou.

Pelo texto do tucano, comporiam a RMS os municípios de Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras. Com a aprovação, ele disse esperar um maior planejamento e execução de políticas públicas voltadas para essas 19 localidades, que, incluídas numa RM, seriam envolvidas em programas do Governo Federal e beneficiadas com recursos destinados exclusivamente a conglomerados urbanos.

De acordo com o parlamentar, os equipamentos hoje existentes em Sobral também credenciam o município a ser a “sede” da Região. Como exemplo, Teodoro citou os três museus da cidade, o Teatro São João e a Casa de Cultura, classificados por ele como “expressões da pujança cultural da Princesa do Norte”. “Essa discussão (sobre a RMS) já existe há um certo tempo e há uma aceitação de Sobral exercer essa função de carro-chefe”, revelou.

Em apartes, os deputados Vasques Landim e Moésio Loiola, ambos do PSDB, parabenizaram o correligionário pela sugestão da criação de uma região metropolitana. Os dois corroboraram com a tese de que isso alavancará o desenvolvimento da Zona Norte.

Vasques enalteceu o indicativo de que a RM leve o nome de Sobral. Na opinião dele, o município pólo sempre deveria titular a Região. “Na RMC, tentei dar o nome de Juazeiro do Norte, mas não tive êxito. Sua idéia é brilhante e certamente será apoiada por todos’, previu. Já Moésio afirmou que a criação de uma RM vem para agregar os grandes municípios aos menores. Com isso, sugeriu a criação de uma Região Metropolitana para a Ibiapaba e outra para Itapipoca. “Esse poder agregador é importante”, considerou. (BC/CG).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Assembleia
Por Jornal Correio da Semana.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores