sábado, 11 de julho de 2009

Povoado de Carmolândia Festeja Nossa Senhora do Carmo


Prossegue até amanhã as festividades de Nossa Senhora do Carmo no Povoado de Carmolândia no Município de Alcântaras.
Carmolândia fica a 5 km da cidade e tem seu percurso praticamente feito pela rodovia que liga Alcântaras a Sobral CE-241.

Durante hoje e amanhã, o local receberá muitos visitantes, visto que é um dos festejos mais tradicionais da Serra da Meruoca.
Os dois dias finais seguem com a seguinte programação:
Dia 11/07 – Visitantes
Tema: Ser discípulo é dever de todo cristão
19:00 h: Celebração Eucarística [Padre Edmilson]
Coral: de Carmolândia.
Dia 12/07 – Dia da Festa
Tema: Maria, aurora da fé e exemplo de vida missionária.
10:00 h: Celebração Eucarística [Padre Edmilson]
Coral: Vleudócio

Dentre outras programações, terço dos homens, e eventos de convivência social estão acontecendo durante toda a semana.

Com Algumas informações do blog Alcântaras
Imagem: Web

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Psol realiza Congresso Estadual


O Partido Socialismo e Liberdade do Ceará PSOL, realizará o II Congresso Estadual que ocorrerá na sede do partido Av. do Imperador, 1397 - Centro - Fortaleza.

Durante o evento que ocorrerá de hoje até domingo, o ex-vereador de Uruoca, Moésio Mota Braga deverá ser o novo presidente regional da sigla.

"Conheci Moésio na époce de faculdade no Centro de Ciências Humanas CCH da UVA, ele fazendo história e eu Ciências Sociais. Era vereador do PT e saiu para fundar o Psol. No PT dedicou muito trabalho, agora está fazendo o mesmo pelo novo partido."
Imagem: web, ilustração

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Análise sobre o Spaece-Alfa 2008


Depois de muita discussão a respeito do resultado do Spaece-Alfa base 2008, este blog volta a fazer uma análise mais complexa sobre o assunto:


No ultimo dia 22 de Junho de 2009, com base nos dados obtidos no Spaece-Alfa 2008, o governo do Estado divulgou o mapa da Educação no Estado do Ceará. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica avaliou 124 mil alunos do 2° ano do ensino fundamental de 6 mil escolas públicas de todo o Ceará com prova escrita, focalizando principalmente a habilidade de leitura ao final do período letivo.

Depois desta divulgação , houve muita critica há alguns gestores, e aos que obtiveram bons resultados houve muita comemoração por parte dos gestores, secretários municipais e pessoas envolvidas no processo de Alfabetização.

Um desses municípios foi Reriutaba que saltou do 14° lugar no ranking em 2007 para terceira posição em 2008. Ainda municípios da Zona Norte como cruz , Sobral, Groaíras, Uruoca e Tinguá, fazem parte do grupo de 23 municípios do Estado do Ceará que atingiram o índice desejável, ou acima de 150 pontos; em 2007 neste grupo havia somente 14 municípios. Para se ter uma ideia do destaque de Mucambo 1° colocado, atingiu 229,2 de proficiência com o índice de Alfabetização 9,8 enquanto Cruz 2° conseguiu 197 com ide –Alfa de 9,7.

No entanto, a colocação de um ou outro município, não tem muita importância. O que o Sistema quer mesmo e a evolução da Educação dos municípios em relação aos níveis em que estão. Um exemplo, Camocim 92° e Granja 93°, a diferença é que Camocim se inclui no nível suficiente que possui 69 municípios que ficaram entre 125 e 150 pontos, e Granja vem logo em seguida, puxando o grupo do nível intermediário com 82 municípios, que termina com Monsenhor Tabosa 174°.

Ainda no suficiente, Municípios como Meruoca 27°, Alcântaras 29°, Massapê 34°, Moraújo 37°, Martinopole 39°, Hidrolândia 41°, Pacujá 42°,Guaraciaba do Norte 43°,Miraíma 44°, Cariré 49°, são alguns dos municípios da região Norte que faz parte desse grupo. Alcântaras subiu de nível, passando do intermediário para suficiente e caminhando ao lado de Meruoca. Situação complicada é Coreaú 182°, que vê seus municípios filhos Moraújo 37° de quebra ainda com uma escola premiada nota 10 e Frecheirinha 65°. Coreaú ficou com a antepenúltima colocação no estado.

A maior critica que se tem feito, é em relação ao desempenho da capital Fortaleza; abaixo um trecho da reportagem do Diário do Nordeste do dia 27/06/2009.

Para os parlamentares do PSDB, baixos resultados é motivo para amplo debate da Educação na Capital.

O deputado Fernando Hugo (PSDB) criticou ontem, durante sessão na Assembleia Legislativa, a queda da qualidade do ensino de Fortaleza, segundo resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece-Alfa) apresentado no último dia 22. Em 2008, a Capital cearense ficou na 89ª posição. Este ano caiu para a 104ª.


O parlamentar esclareceu que o Spaece-Alfa identifica o nível de proficiência dos alunos. Este ano o referido sistema avaliou 124 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental de seis mil escolas públicas do Estado do Ceará.Além de ter caído no Spaece, segundo Fernando Hugo, o Índice de Desempenho Escolar (Ide-Alfa) apresentado por Fortaleza apenas conseguiu nota 4,5, quando o mínimo é 5. “Isso não é herança maldita, como podem dizer alguns deputados da base petista. Isso é irresponsabilidade administrativa”. (Diário do Nordeste)

Veja a relação dos piores e melhores resultados com seus respectivos níveis de proficiência e índice Alfa:

Ibaretama: 70,8 e 2,6 Potiretama: 93,8 e 4,2 Coreaú: 93,9 e 4,3 Poranga: 94,6 e 4,6 Ararendá: 96,9 e 4,5 Catunda:96,9 e 4,5 Ererê: 97 e 4,5 Araripe: 97,8 Senador Sá: 98 e 3,9 Jaguaribe: 99,9 e 4,5.

Mucambo: 229,2 e 9,8 Cruz:197 e 9,7 Reriutaba:184 e 9,2 Tarrafas: 181,8 e 7,9 Graça: 178,9 e 8,8 Mauriti: 178,9 e 8,4 Itaiçaba: 176,4 e 8,5 Jijoca de Jericoacoara: 175,8 e 8,8 Independência: 174,7 e 7,6 São Gonçalo do Amarante: 171,7 e 7,8.

Vale lembrar, que o ideal é que todos os municípios atingem o melhor nível e fique nivelado entre si, e assim elevar e manter um bom nível educacional do Estado. Aqueles que não evoluírem, além de ficarem para traz ,também perderão recursos financeiros influenciado pelo ICMS.


Fontes: Jornal o Povo 23/07/2009 e Diário do Nordeste.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Painel Funarte promove encontros musicais em Sobral



Em apenas seis dias, os interessados terão a oportunidade de participar de cursos de regência e dinâmica de coro.

Teve início, ontem, e prossegue até o próximo sábado, na Escola de Música Maestro José Wilson Brasil, em Sobral, o Painel Funarte de Regência Coral. Com uma iniciativa da Fundação Nacional de Artes, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado e Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, os painéis oferecem cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical, com duração de seis dias. Este ano o encontro já aconteceu em Palmas (TO) e João Pessoa (PB) e agora chega em Sobral (CE).

O objetivo, segundo os organizadores, é buscar e criar oportunidades para que grupos de todo o País possam aprimorar suas técnicas, refinar os repertórios e trocar experiências uma das mais democráticas atividades musicais. “Esse é um projeto muito antigo, que esteve parado por um longo período e que em 2006 foi retomado e aprimorado pela Funarte. Hoje, a gente já encontra professores remanescentes desses projetos. Por isso que a Funarte retomou o Painel de Regência Coral”, disse Maria José Queiroz, mais conhecida por Zezé Queiroz, assessora da Diretoria do Centro da Música da Funarte e coordenadora do Painel.(Reportagem:Diário do Nordeste 07/07/2009).
"Marcio Kleber, resposável pela Banda Municipal de Alcântaras, além de outros músicos colegas de Alcântaras e Coreaú estão participando. Aliás o Marcio está aproveitando todas as oportunidades de aprimoramento musical que aparece na região. Recentemente participou de cursos em Tauá-ce."

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Novo Conselho Comunitário de Defesa Social toma posse


Com a presença de varias autoridades, policiais do Estado do Ceará e da Região Norte. O novo conselho comunitário de defesa social (CCDS) de Alcântaras tomou posse na ultima manhã de sábado 04/07.


Entre as presenças dos secretários municipais, vereadores e vários representantes da sociedade civil, o destaque da participação foi mesmo a presença de vários militares. Entre eles, cabo Hamilton, Tenente B. Queiroz, Subtenente Silveira, comandante do destacamento policial de Alcântaras, os Sargentos Sousa e Cleber da Companhia de Policiamento do meio Ambiente (CPMA), O comandante do 3º BPM Cel Gilvandro (Foto) na ocasião fez muitos elogios as cidades de Alcântaras e Meruoca.

Antes da assinatura do termo de posse houve palestra sobre segurança publica, e durante o evento, uma bela apresentação da Banda Municipal de Alcântaras.

Assim ficou a nova Diretoria Executiva :

Presidente: Cleonice Aguiar de Carvalho
Vice – Presidente: Maurício Lúcio do Carmo

1º Secretário: Miguel Marcelo Facundo de Melo
2º Secretário: Antônio Alexandro Albuquerque Alcântara

Diretor de Relações Públicas: Joaquim Benício Filho
Diretor de Direitos Humanos: Luis Francisco da Silva
Diretor de Patrimônio: Antônio Pereira Costa

Conselho Fiscal: Fernando Silva Lima
Euclides Jorge de Oliveira
Maria Meneses Sombra
OBS. :Junto com a Diretoria também foi empossado o Conselho Consultivo

Com algumas informações do blog Alcântaras
Foto: Arquivo do Jornal Correio da Semana

Norte de Alcântaras festeja o Sagrado Coração de Jesus

A recente capela a festejar seu padroeiro foi à localidade do Sitio Norte.
A Festa do Sagrado Coração de Jesus iniciou-se no dia 28/06 e terminou ontem, 05/07 – dia da Festa, onde houve Celebração Eucarística com Padre Edmilson as 10:00 com o tema: Escuta ó família, o Senhor teu Deus. A comunidade do Norte é conhecida na região serrana pela famosa cachoeira conhecida como “Bica do Inácio”.

Seus percursos de aceso, são feitos pela estrada do sítio Algodões, ou ainda pelo Sitio Fidalgo, e de quem vem das regiões de Meruoca, entrando no município de Alcântaras pela estrada baixa grande.

Com algumas informações do Blog Alcântaras

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores