sábado, 22 de junho de 2013

DE ONTEM PARA HOJE, VOLTOU A CHOVER EM ALCÂNTARAS E OUTROS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ

Até o meio dia deste sábado 22/06, ainda não tinha possibilidades para que o sol fosse visto no Céu de Alcântaras e com um 'sereno' por quase toda manhã. O clima era realmente de inverno (período chuvoso). Mesmo com as precipitações pluviométricas registradas no município desde a noite de ontem, até o presente momento, os dados da Funceme na internet, não mostrava registros de chuva na cidade.
Veja as informações da Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), para as chuvas das últimas 24 horas, nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba:

Macro Região 1 - Litoral Norte:

Prata (Bela Cruz) 7.0 mm, Bela Cruz 5.0 mm e Sinhá Saboia (Sobral) 1.9.

Macro Região 5 - Ibiapaba:

Pires Ferreira 17.6 mm, Mucambo 15.0 mm, Ibiapina 15.0 mm, Ac. Forquilha (Forquilha) 13.0 mm Reriutaba 7.0 mm, São Benedito 5.8 mm, Guaraciaba do Norte 5.0 mm e Sitio Vambira Vicosa do Ceara 4.2 mm.

ACONTECE HOJE (22/06), A ÚLTIMA NOVENA DOS FESTEJOS DE SÃO JOÃO BATISTA NO SÍTIO PRATA- ALCÂNTARAS

Comunidade festeja também 20 anos de existência da festa local

Acontece hoje, noite de sábado no sítio Prata em Alcântaras, a última novena dos Festejos de São João Batista.

Na noite de ontem, debaixo de muita chuva, aconteceu mais uma tradicional novena da Festa, e a celebração da Missa com o Pároco de Alcântaras Pe. Edmílson. Prata fica a cerca de 3,5 Km do Centro de Alcântaras, e sua comunidade engloba ainda os sítios Penha, Tope e João Pinto. O trajeto pela cidade é feito pela Av. Antônio Rocha Freire, tendo outras opções como estrada da Ventura via sítio Penha ou sítio São Roberto, ou ainda pela região do sítios Silva e Macacos. 
Na imagem, o altar da Igreja/capela de São João Batista, que em 2013 completa 20 anos e tem uma das mais belas igrejas da zona rural do município de Alcântaras e Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Localidade também ganhou uma bela Praça em 2011, o que melhorou ainda a estrutura física e adjacências da Igreja.
Devido a chuva de ontem, motoristas poderão ter problemas com atoleiros em vias que dão acesso a entrada do povoado.

TRAGÉDIA EM PATOS DISTRITO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL: PELO MENOS 6 MORTOS EM ACIDENTE COM ÔNIBUS NA BR-222

Um acidente na madrugada desta sábado (22) deixou pelo menos 6 pessoas mortas na BR-222, km 182, no distrito de Patos, em Sobral. De acordo com o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Gilvandro Oliveira,  entre os mortos estão 5 mulheres, que não foram identificadas e um policial militar do Pará, identificado como José Anderson Silveira da Silva. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que cerca de 30 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas à Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Entre os feridos, estão os motoristas José de Oliveira e José Maria Cardoso de Sousa.

O ônibus de dois andares da empresa Expresso Lobato com 52 passageiros, em sua maioria do sexo feminino, saiu de Belém no estado do Pará com destino a Fortaleza. Conforme o depoimento de um dos passageiros à Polícia, o motorista dirigia em alta velocidade e capotou. Entretanto, segundo os bombeiros, ainda não é possível dizer a causa do acidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Sobral, o órgão foi acionado às 2h e todos os feridos já foram resgatados. A Perícia Forense de Sobral está no local. O proprietário da empresa Expresso Lobato, Deo Lobato, se encaminhou ao local do acidente, conforme uma funcionária
Motoristas:

José Corpes de Oliveira
José Maria Cardoso de Souza

Passageiros:

Adelson de Lima de Oliveira
Aderson Braga Neri
Alda Maria de Souza Rodrigues
Alda Maria Lima de Freitas
Ana Lúcia de Oliveira Guedes
Ana Maria Pantoja de Lima
Anderson Luiz Coutinho
Ângela Braga Neri
Antônia Maria Barbosa Evangelista
Benedita Euziel Ponte Aquino
Betânia dos Prazeres David
Camila Messias Oliveria
Cleide Teixeira Amaral
Cleidinei Soares Guimarães
Cleonira Meireles Silva
Clezionete Carvalho Lima
Diele de Fátima Rodrigues
Dircicléia Albuquerque Borges
Dircinha Pires de Moraes
Edileuza do Socorro S. Pinheiro
Edineuma Costa Moraes
Elenice do Socorro de Souza Pereira
Eliane de Araújo Maia
Eliane do Socorro Bitencourt
Elizete Viana
Eunice Maues Costa
Fernanda Andréia de Souza Dias
Graciete do Socorro F. da Silva
Jamila Messias Oliveira
José Augusto Ferreira Frazão
Lucirene Rosa Ferreira
Luis Carlos Oliveira da Silva
Maria da Conceição Maues da Costa
Maria Isabel dos Santos Ferreira
Maria Madalena Bitecourt Vilhena
Maria Nete Nascimento Macedo
Maria Rita de Oliveira Cardoso
Marinilva Gomes de Lima
Marlene Ferreira Pinheiro
Neuma Lucia Oliveira Barbosa
Neuza de Souza Rodrigues
Roberto Teixeira da Silva
Rosete Batista de Amaral
Rosimere da Conceição Jade
Ruth Carolina Vieira das Chagas
Sabrina Souza de Lima
Silvia Cristina da Silva Bezerra
Sônia Maria Pimentel
Suelen Maria de Souza
Sueli Rodrigues dos Santos
Sulen Freira Vieira
Tânia Maria Ramos Oliveira

Todos de Belém do Pará
Expresso Lobato Transportes e Turismo LTDA
Placa OFR 5799 / Ananideua-PA

Fonte: DN/Fotos Janilson Neves/Sobral
Via Sobral 24h e Camocim Polícia 24h

DIVULGADO RANKING DE MELHOR ESCOLA NOTA 10: "ALCÂNTARAS FICA ISOLADO ENTRE OS MUNICÍPIOS VIZINHOS, SEM ESCOLA PREMIADA"

Festa do PAIC Alcântaras, realizada em março de 2012

Entre as 150 Escolas Nota Dez, há escolas de Sobral, Meruoca, Coreaú, Massapê e Moraújo. ISOLADO! "Nenhuma escola de Alcântaras aparece na lista de Escolas do Prêmio Escola Nota Dez - Spaece-alfa 2012 promovido pelo Governo do Estado" 

Os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) foram apresentados nesta sexta-feira, 21, às 9h30min, no Centro de Eventos do Ceará, pelo governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela. O secretário executivo do Ministério da Educação, Paulo Paim, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, estiveram presentes. Foram avaliadas 231.680 crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental de 8.595 escolas públicas em 2012. Durante a solenidade, foi realizada a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5), do Governo do Estado.

Os dados serão utilizados como base para para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino. A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.

Escola Nota Dez
Em sua quinta edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5).

Os primeiros 12 municípios com melhor avaliação receberam um troféu das mãos do Governador, foram eles: Pedra Branca, Quixeramobim, Jijoca de Jericoacoara, Pedra Branca, Guaraciaba do Norte, Brejo Santo, Abaiara, Pedra Branca, Taua, Nova Olinda, Pedra Branca, Guaraciaba do Norte.

Veja links com o ranking das escolas premiadas no Ceará:





Matéria original Redação O POVO Online
Com informações da Secretaria de Educação do Ceará
Na seguencia, Colocação, Nome da Escola, e município que pertence:

36 MONSENHOR MANUEL HENRIQUES DE ARAUJO EEF MASSAPE
67 VICENTE ANTENOR FERREIRA GOMES EIEF SOBRAL
78 PERY FROTA EIEF SOBRAL
81 RAUL MONTE EF SOBRAL
87 FRANCISCO AGUIAR EIEF SOBRAL
88 FREDERICO AUTO CORREIA EIEF SOBRAL
95 ODETE BARROSO EIEF SOBRAL
100 MOCINHA RODRIGUES EF SOBRAL
104 FRANCISCO MONTE EIEF SOBRAL
106 OSMAR DE SA PONTE EIEF SOBRAL
108 PADRE PALHANO EIEF SOBRAL
113 NOSSA SENHORA DA CONCEICAO EEF MORAUJO
116 MANOEL MARINHO EF SOBRAL
117 MIRIAN MOTA EMEIF COREAU
131 MARIA DO CARMO ANDRADE EIEF SOBRAL
132 DEPUTADO FRANCISCO MONTE EEIF MERUOCA
139 CENTRO COMUNITARIO FRANCISCO CANUTO EEF MASSAPE
147 HENRIQUE SEVERINO DUARTE EEIF MERUOCA

Ainda na lista temos escolas de Forquilha, Cariré, Groaíras, Mucambo, Graça, Pacujá, Varjota, e várias cidades da Serra da Ibiapaba e Vale do Acaraú. Confira a lista completa das Escolas clicando em Escola Nota 10.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO "SINDICAN" SOBRE O PROCESSO DE INDIVIDUALIZAÇÃO DO FGTS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS – SINDICAN vem a público informar que após reunião com os profissionais do escritório control Max contabilidade responsáveis pelo processo de individualização do FGTS dos servidores desta municipalidade, esclarecer o que o atraso no processo se deu por várias razões dentre elas podemos destacar:

Que foi solicitada ainda em abril do corrente ano, através do Município e do Ministério Público do Trabalho, que nos fosse enviado uma BASE ATIVA e INATIVA, para que através deste relatório, pudéssemos ter 100% de segurança no processo de finalizar as invidualizações, sem causar prejuízos a nenhum servidor, e assim fazermos um trabalho de forma justa e correta.

Que a GIFUG/FO (departamento da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL) de Fortaleza tem demorado fazer o processamento das etapa de cadastramento, e da etapa de lançamento de valores, pois foi identificado que muitos servidores que já receberam valores (pelos cálculos…INDEVIDAMENTE), além de existir muitos outros casos com valores bloqueados.

Que estar agendado uma reunião com o pessoal da GIFUG/FO em Fortaleza para o dia 24/06/2013 para agilizarmos o processo de individualização do FGTS.

Ademais reconhecemos que o processo de individualização do FGTS do pessoal de Alcântaras estar demorado muito mais que o prometido, mas que estar se dando tão somente por razões burocráticas e processuais. Pois todos os esforços tem sido concentrado para que possamos finalizar o trabalho o quanto antes.

Em razão disso pedimos mais uma vez encarecidamente aos servidores municipais paciência e compreensão, pois o nosso compromisso é de fazer um trabalho serio honesto e justo e que todos possam ter seus direitos garantidos.



Alcântaras – Ce 21 de Junho de 2013



FRANCISCO BARBOSA DA SILVA
Presidente do Sindican

OLHA AÍ, NOSSA TORCIDA NA VITÓRIA DO BRASIL SOBRE O MÉXICO NO JOGO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES REALIZADO EM FORTALEZA

"Torcedores brasileiros e mexicanos", 2 X 0  para o Brasil. Quem nos envia as belas imagens são os torcedores e nossos leitores alcantarenses, Márcio e Marlãndia, diretamente da Arena Castelão, um dos palcos da Copa do Mundo de 2014.
Jogo realizado na última quarta-feira dia 19/06.
"Foi um espetáculo BRASIL  & MEXICO. Nada contra a Seleção e sim, contra a corrupção! "

(Márcio Mota é Coord. de Compras da Empresa GD7 Distribuidora)
Ao fundo a "Arena Castelão"
Atacante Neymar, autor de um dos gols e destaque da partida

quinta-feira, 20 de junho de 2013

ONDA DE PROTESTOS PELO BRASIL CHEGA A SOBRAL, PRINCIPAL CIDADE DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ

Protesto em Sobral reúne mil pessoas e pede fim da violência. Manifestação pacífica ocorreu no fim da tarde desta quinta.

Manifestantes sobralenses fizeram uma marcha na Boulevard do Arco, nesta quinta-feira (20), contra a violência na cidade. A caminhada pacífica se concentrou às 17h e saiu em marcha para a Câmara dos Vereadores após as 18h. Manifestantes defendem ainda que vereadores andem de bicicleta; lembrando que a Câmara dos Vereadores gastará R$ 76 mil mensais com o aluguel de 19 carros.

Com aproximadamente mil pessoas entre estudantes, trabalhadores e até aposentados, eles levavam cartazes que pediam mais investimento em saúde, educação e segurança pública. Com gritos de guerra como “Abaixa a Corrupção” e “Ei! Você ai sentado, também está sendo roubado”, convidavam a população que assistia. Vestidos de preto, os manifestantes diziam estar de luto pelo tempo que ficaram parados.

Um dos manifestantes levava o cartaz “Vereadores de Bike, essa ideia eu apoio”, lembrando que a Câmara dos Vereadores gastará R$ 76 mil mensais com o aluguel de 19 carros para os vereadores que rodarão pela cidade, sem identificação.

Até a publicação desta matéria, do jornal (Diário do Nordeste), não houve relatos de violência.
Foto acima: Jéssyca Rodrigues
A foto do Blog Sobral de Prima, mostra os manifestantes ocupando de forma pacífica um dos símbolos de Sobral, o Arco do Triunfo "Nossa Senhora de Fática."

SELO UNICEF: "MUNICÍPIOS APROVADOS RECEBEM CARROS"

Entre as autoridades presentes no evento da entrega de premiação, o governador Cid Gomes; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque; o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo; a presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Adriana Pinheiro Barbosa; a coordenadora do Unicef, Ana Márcia Diógenes; e os prefeitos dos municípios agraciados.

Crateús. Hoje, os prefeitos dos 20 municípios cearenses que mais evoluíram em dez dos 32 indicadores acompanhados pelo Selo Unicef Município Aprovado - versão 2012 receberão a premiação de três veículos pelo governo do Estado, totalizando 60 carros. A entrega aos prefeitos será feita em Fortaleza, no Centro de Eventos - Pavilhão Oeste - Bloco A, em solenidade marcada para as 9h30.

Crianças e adolescentes das cidades que se comprometem com as metas do programa, como Itaiçaba, têm mais chances de acesso a politicas públicas especiais nas áreas de saúde, educação e assistência social

Aratuba, Brejo Santo, Croatá, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Iguatu, Iracema, Itaiçaba, Itarema, Jaguaruana, Jijoca, Dep. Irapuan Pinheiro, Orós, Palhano, Paracuru, Porteiras, Potiretama, Sobral e Várzea Alegre são os municípios que se destacaram e receberão a premiação.

A decisão de premiar os municípios foi anunciada pelo governador Cid Gomes como parte da programação de certificação dos 66 municípios cearenses com o Selo Unicef Município Aprovado. Os carros devem ser utilizados pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Secretaria municipal da área da Assistência Social.

A iniciativa do governo estadual representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido nos municípios agraciados na sexta edição do Selo Unicef para melhorar os indicadores sociais e a qualidade de vida da população infanto-juvenil.

Para a coordenação do Unicef, a premiação vem de encontro à grande demanda dos municípios. "O reconhecimento é muito importante e uma necessidade dos municípios, que agora terão um aparelhamento melhor. Os Conselhos e a Secretaria utilizarão muito bem os veículos e poderão prestar um melhor atendimento às crianças e adolescentes", destaca a coordenadora Ana Márcia Diógenes

O Selo Unicef - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que as prefeituras podem conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo órgão, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

O projeto começou no Ceará, no ano de 1999. Naquela primeira edição do Selo, dos 170 municípios inscritos, 27 receberam o certificado. Em 2004, experiência parecida foi desenvolvida pelo Unicef no Estado da Paraíba e em 2006, após a realização de três edições bem sucedidas no Ceará, a participação foi ampliada para municípios de mais dez Estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE).

Juntos com o Ceará, estes formam os 11 Estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido" - documento que atesta o compromisso assumido em 2004 pelos governadores destes Estados em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.

Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É dado um prazo aos municípios que não possuem um CMDCA ativo, a contar do prazo final das inscrições, para apresentar a lei de criação do conselho e a ata da primeira reunião. Segundo o órgão, a aprovação dos municípios é feita com base em avaliações técnicas. Nelas, o município é avaliado dentro do seu grupo.

Silvania Claudino
Repórter (Diário do Nordeste)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

AGORA VÁI! " PREFEITO DE ALCÂNTARAS ANUNCIA BENEFÍCIOS PARA DISTRITO DE CARMOLÂNDIA"

Entre as obras, o asfaltamento da entrada do Povoado, e a conclusão da Quadra de Esporte, paralisada pouco antes do atual Gestor assumir o comando do município em junho de 2011.

"O prefeito de Alcântaras, Eliésio Fonteles (PSB) anuncia para os próximos dias uma reivindicação antiga do povo do Distrito de Carmolândia - o asfaltamento da CE ao Distrito. Além do asfaltamento de Carmolândia, o distrito deve ganhar Quadra de Esporte, equipamento que movimentará a comunidade desportiva e a juventude. Quem nos  repassa as informações é o assessor de comunicação, Assis Nascimento."(Do Blog Sobral de Prima)

Promessa e sonho antigo: O capeamento asfáltico da entrada de Carmolândia, sub-distrito localizado nas imediações da CE-241 Alcântaras-Sobral, promessa feita publicamente ao Vereador Aírton da Carmolândia no dia 13 agosto de 2010, e "talvez" por essa "simbologia do pedido feito e aceito" pelo representante de Carmolândia que este asfalto ainda não chegou ao povoado e priorizaram algumas ruas em Alcântaras ao invés da entrada daquela localidade. Naquele mesmo dia Cid Gomes também garantiu outras obras para Alcântaras, cumprida até agora, somente o asfaltamento da Rodovia Iraudo Cristino (Alcântaras Coreaú). Sobre a Quadra de Esportes, não se sabe o motivo da Empresa responsável ter paralisado a obra, outra quadra paralisada também no mesmo período, se encontra na localidade de Sítio Silva (foto)

MELHORIA NO ATENDIMENTO: BRADESCO DE ALCÂNTARAS COM FUNCIONAMENTO NORMALIZADO

Depois de muitas reclamações, o Posto Avançado do Bradesco de Alcântaras melhora o atendimento aos clientes. A situação era frequente deste o assalto no final de 2012.

Entre as reclamações, a falta de dinheiro em Caixa Eletrônico e no Bradesco Expresso localizados em comércios da cidade, o que provocava filas aguardando dinheiro, além do atendimento especializado reduzido a alguns dias da semana. A nova gerência local está com atendimento de segunda a sexta-feira no horário de 09h às 12h e de 13h às 16h, além de atendimento especial nos dias de pagamento dos aposentados.

A situação bancária em Alcântaras tinha piorado após o assalto ao carro forte e a gerência local a cerca de 06 meses, no final em dezembro de 2012.

Veja mais notícias relacionadas, clicando nos links abaixo:

ATENDIMENTO TRE-CE NOS DIAS 19 E 26 DE JUNHO


A referência dos dias, são devidos aos Jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante a competição da Copa das Confederações, onde foi determinado ponto facultativo nas repartições do Estado.

TRE. Os cartórios eleitorais, na capital e na maioria dos municípios do interior, além da secretaria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não atenderão ao público nos dias 19 e 26, mas nas quatro zonas eleitorais que compreendem sete municípios – Aquiraz, Juazeiro do Norte, Sobral, Forquilha, Alcântaras, Crateús e Ipaporanga – o atendimento do recadastramento biométrico para os eleitores será realizado normalmente.

 A decisão foi tomada para que os eleitores que fizeram o agendamento com antecedência não sejam prejudicados. Na quinta-feira (20), o atendimento nos cartórios eleitorais, em todo o estado, e na sede do TRE, na capital, será normalizado.

Reeditado por visão Norte 
Com G1/Ceará

terça-feira, 18 de junho de 2013

PACOTI-CE: CÂMARA MUNICIPAL AFASTA PREFEITO

O prefeito em exercício de Pacoti , Walmir Saraiva Maciel (PSB), foi afastado do cargo por maioria da Câmara Municipal. Isso, em razão de uma série de denúncias apresentadas por Edson Leite Araújo (PSB), que venceu as eleições, mas não assumiu por problema de contas desaprovadas pelo TCM e questiona junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Assumiu a Prefeitura de Pacoti, em sessão da Câmara Municipal realizada nessa segunda-feira, a vereadora Maria Orquídea Jacaúna Lima (PDT), até que seja julgado o mérito de ações e recursos que envolvem a gestão municipal.

Blog Eliomar de Lima

SUPERLOTAÇÃO: “presídios estão com 3,5 mil detentos acima da capacidade no Ceará”

Somente no 9º DP, foram 23 fugas neste ano 

Delegacias também estão superlotadas. A presença dos presos nas unidades impede que a Polícia Civil exerça a função original, que é a de investigar.

Assaltos, roubos, sequestros e homicídios estão cada vez mais recorrentes no Ceará. E se você soubesse que não existem mais vagas nem em delegacias nem em presídios do estado para receber acusados de crimes? As delegacias e os presídios do Ceará estão superlotados.

A população carcerária cearense é de 18.715 detentos, destes 13.845 estão cumprindo pena no sistema fechado e 4.870 cumprem nos sistemas semiaberto e aberto. De acordo com a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), atualmente há déficit de, aproximadamente, 3,5 mil vagas.

De janeiro a maio deste ano, a Sejus recebeu 3.529 presos das delegacias, que também estão superlotadas. Já em todo o ano passado, 4.531 presos da Delegacia de Capturas e Polinter foram encaminhados para os presídios. Quantidade que corresponde à capacidade de quase cinco Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs).

Problema grave

De acordo com o Ministério Público, no Ceará existem quase 58 mil mandados de prisão em aberto. Número preocupante, já que não existem vagas no sistema penitenciário para acomodar os presos. Enquanto isso, muitos ficam nas delegacias.

No 9º Distrito Policial, na Praia do Futuro, por exemplo, já foram contabilizadas 23 fugas de detentos somente neste ano. Segundo o delegado titular da unidade, Raimundo Derval, a presença dos presos nas delegacias impede que a Polícia Civil exerça a função original, que é a de investigar.

“Os policiais acabam tendo que levar para audiência, Instituto Médico Legal (IML) e presídios. Tudo isso deixa o principal de lado, que é a investigação para fazer um serviço que é da Secretaria de Justiça”, afirma.

Matéria completa no Jornal Tribuna do Ceará
(FOTO: Marcos Dublê/TV Jangadeiro

BANCO DO BRASIL É CONDENADO A PAGAR R$ 7 MIL POR IMPEDIR ENTRADA DE AGENTE PENITENCIÁRIO EM AGÊNCIA DE SOBRAL

O Banco do Brasil deve pagar indenização de R$ 7 mil por impedir a entrada do agente penitenciário R.P.M.F., com arma, em agência. A decisão é do juiz Hyldon Masters Cavalcante Costa, titularda Comarca de Groaíras, distante 273 km de Fortaleza.

Segundo os autos (nº 1555-75.2011.8.06.0082), em fevereiro de 2011, R.P.M.F. se dirigiu à agência bancária no Município de Sobral para realizar depósito. Ele se identificou como funcionário do sistema penitenciário, mas foi impedido de entrar pelo gerente, apesar de ter mostrado carteira funcional e o registro da arma.

Alegando ter sofrido constrangimento, o agente ajuizou ação na Justiça, requerendo indenização por danos morais. Na contestação, a instituição financeira defendeu que agiu dentro das normas legais vigentes. Em razão disso, afirmou inexistir dano a ser reparado.

Ao julgar o processo no último dia 20 de maio, o juiz entendeu que o consumidor teve cerceado o direito de entrar no estabelecimento. “Não se pode admitir, que um agente, após identificado, seja impedido de ingressar na agência para realizar transação bancária”.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa segunda-feira (10/05).

Fonte: TJ/CE

segunda-feira, 17 de junho de 2013

APENAS 3,58% DOS ELEITORES APTOS NO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS FIZERAM O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Dos mais de 9.000 eleitores do município de Alcântaras, apenas 3,58%, fizeram o recadastramento eleitoral que visa o uso da urna biométrica nas eleições de 2014. Os números são referentes ao último dia 07 de junho.

Mais de 96% dos eleitores aptos do município não fizeram o recadastramento, e pelo andamento de como está sendo feito o trabalho, dificilmente a meta será atingida. Mesmo com os 9006 eleitores aptos na última eleição de 2012, historicamente entre 1.500 a 2.000 eleitores já não participam das eleições, pois um grande percentual de alcantarenses, que mesmo tendo o domicílio eleitoral no município, estes tem que se ausentarem por um determinado período a trabalho, o que pode dificultar mais ainda o recadastramento.

O outro problema; por enquanto, o recadastramento só é realizado na sede do cartório da 24ª zona eleitoral em Sobral, e nem mesmo os sobralenses estão sendo atraídos pelo serviço, que até agora pouco mais de 10 % procuraram o cartório.

3,58% dos eleitores de Alcântaras, é o universo equivalente a 322 pessoas que fizeram o recadastramento. Muito longe dos cerca de 7.500 que tradicionalmente participam das eleições. Como o brasileiro tem a tradição de deixar para a última hora, será muito difícil.

Se não for feito o trabalho no próprio Cartório em Alcântaras,  dificilmente a meta será concluída. 

CADASTRO PARA VOTO BIOMÉTRICO ATINGE 12% DA META NO CEARÁ

Nos sete novos municípios que terão voto biométrico no Ceará, 12% se recadastraram. Eleitor que não comparecer pode perder o título.

Sete novos municípios cearenses contarão, em 2014, com votação biométrica, aquela em que o eleitor é identificado pela impressão digital. Nos municípios de Alcântaras, Aquiraz, Crateús, Forquilha, Ipaporanga, Juazeiro do Norte e Sobral, os eleitores que não fizerem o recadastramento correm o risco de ter o título de eleitor cancelado. O recadastramento teve início entre março e abril deste ano e, segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), até o último dia 7, apenas 12% dos eleitores tinham se recadastrado.

O prazo para recadastramento se encerra em alguns municípios no dia 29 de novembro e, em outros, em 13 de dezembro. O ideal é que a população busque o serviço o mais breve possível, evitando deixar para a última hora, quando aumentam as chances de se enfrentar longas filas.

Não por acaso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou campanha em emissoras de televisão e rádio de todo o País nesta semana, tanto para divulgar a votação biométrica, como para convocar os eleitores das 490 cidades que passarão pelo recadastramento em todo o Brasil. A meta de TSE é concluir o recadastramento de todos os eleitores brasileiros no fim da década.

Ao todo, 436.113 eleitores cearenses serão afetados pela medida. Em 2012, o município de Eusébio já teve a experiência da votação biométrica. Com a inclusão destes sete novos municípios, a modalidade alcançará a cobertura de 7% do Estado.

Até agora, os municípios de Aquiraz e Crateús estão mais adiantados no processo, com 18,53% e 18,28% dos eleitores recadastrados, respectivamente. Em seguida, vêm Juazeiro do Norte (10,89%), Sobral (10,31%), Forquilha (7,36%), Alcântaras (3,58%) e Ipaporanga (3,15%).

Mais segurança

O recadastramento se dá por meio de agendamento prévio, que pode ser realizado pelo site do próprio TRE-CE, onde o eleitor destes municípios poderá escolher data, horário e local de atendimento. A votação biométrica promete aumentar a segurança do processo eleitoral, eliminando a possibilidade de fraude.

O Povo Online

domingo, 16 de junho de 2013

ANIMAL CAUSA ACIDENTE E DEIXA MOTOCICLISTA, NATURAL DO MUNICÍPIO DE MERUOCA, MORTO


Na noite de sexta-feira (14), foi registrado por volta das 20h30min um acidente na CE Elísio Aguiar - que liga Jaibaras à Cariré - próximo a localidade de Maracajá.

A vítima natural da cidade de MERUOCA identificado por Aristides de Melo Vasconcelos, 24 anos, era bastante conhecido por pessoas do futebol amador como BETIM, pilotava uma moto Titan de cor preta com placa de Sobral, HWM 1357.

Segundo informações, o trecho onde aconteceu o acidente é bastante perigoso por conta dos animais solto. A motocicleta que a vítima dirigia colidiu com o animal que estava no meio da estrada, vindo o motociclista e o animal (boi) morrerem no local.

Outras informações dão conta de que BETIM tem familiares que moram no Bairro Vila União, na cidade de Sobral. O corpo da vítima foi dirigida ao IML (Instituto Médico Legal) de Sobral e o corpo do animal foi aberto por moradores das dependências do local do acidente para a retirada de carne para o consumo.
Fonte: Portal Sobral na Mídia | Fotos: Edgley Sousa (Via Camocim Polícia24h)

3 MINISTÉRIOS MAIS 7 ÓRGÃOS ABREM PRAZO PARA 3,7 MIL VAGAS NA SEGUNDA

Cargos são de todos os níveis de escolaridade. Salários chegam a R$ 8.300 no Ministério das Comunicações.

O Ministério da Fazenda abriu concurso público para 347 vagas em cargos de nível superior, para analista técnico-administrativo (qualquer área de formação), arquiteto, contador, engenheiro e pedagogo (acesse o edital).

Os salários de analista técnico-administrativo (192 vagas), contador (47 vagas) e pedagogo (19 vagas) são de R$ 3.977,42. Já para arquiteto (31 vagas) e engenheiro (58 vagas) são de R$ 5.081,18. São 15 vagas na Bahia, 14 no Ceará, 129 no Distrito Federal, 1 no Espírito Santo, 2 no Maranhão, 21 em Minas Gerais, 2 em Mato Grosso do Sul, 2 em Mato Grosso, 17 no Pará, 2 na Paraíba, 14 em Pernambuco, 22 no Paraná, 29 no Rio de Janeiro, 2 no Rio Grande do Norte, 24 no Rio Grande do Sul e 51 em São Paulo.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.esaf.fazenda.gov.br das 10h do dia 17 de junho até as 23h59 do dia 30 de junho. A taxa é de R$ 90. O concurso terá prova objetiva de conhecimentos básicos, prova de objetiva de conhecimentos específicos e prova discursiva.

A prova de conhecimentos básicos terá as disciplinas de língua portuguesa, atualidades, raciocínio lógico-quantitativo, direito constitucional, direito administrativo e informática básica. Serão convocados, por edital, a ser publicado no Diário Oficial da União, para realização da prova discursiva, todos os candidatos aprovados nas provas objetivas. As provas objetivas, para todos os cargos, serão aplicadas em dois turnos, na data provável de 1º de setembro, em todas as 27 capitais.

Ministério da Justiça
O Ministério da Justiça abriu concurso para 125 vagas de nível superior. As vagas são para Brasília (acesse o edital). Os cargos são de analista técnico-administrativo (100 vagas), administrador (10 vagas), contador (1 vaga), economista (4 vagas) e engenheiros (área civil – 8 vagas - e elétrica – 2 vagas). O salário é de R$ 5.081,18 para economista e engenheiros e de R$ 3.980,62 para analista técnico-administrativo, administrador e contador.

As inscrições devem ser feitas de 17 de junho a 8 de julho pelo endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mj_13. A taxa é de R$ 65.

A seleção terá provas objetivas e prova discursiva, que serão realizadas na cidade de Brasília. As provas objetivas e a prova discursiva para todos os cargos terão a duração de 4h30 e serão aplicadas na data provável de 25 de agosto, no turno da manhã. Até a data provável de 15 de agosto, será publicado no Diário Oficial da União edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

Ministério das Comunicações
O Ministério das Comunicações abriu processo seletivo para 119 vagas temporárias para técnicos de nível superior. Os salários vão de R$ 3.800 a R$ 8.300 (acesse o edital). O prazo de duração dos contratos será de um ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de 5 anos.

As vagas são para os projetos Redução de Estoque de Processos de Radiodifusão, Cidades Digitais, Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, Sistema de Alerta de Emergência, Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga, TV Digital, Lançamento do Satélite Brasileiro e Sistema Unificado de Informações sobre Telecomunicações, além de atividades não vinculadas a projetos.

As oportunidades serão distribuídas entre atividades técnicas de suporte e atividades de complexidade intelectual em vários níveis e especialidades. Todos os candidatos devem ter nível superior. Além de exigir graduações em várias áreas, algumas funções exigem experiência de até 5 anos.

Os cargos são divididos em nível III, nível IV e nível V, com remunerações de R$ 3.800,00, R$ 6.130,00 e R$ 8.300,00, respectivamente. Para concorrer, o candidato deve observar se preenche os requisitos da especialidade de interesse, das 25 listadas em edital. Elas englobam diversas áreas de conhecimento, entre Administração, Arquivologia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia, Estatística, Informática, Tecnologia da Informação e outros.

As inscrições devem ser feitas de 17 de junho a 8 de julho pelo site www.cespe.unb.br/concursos/MC_13. As taxas vão de R$ 85 a R$ 110.

A seleção será realizada por meio de provas objetivas, em Brasília, na data prevista de 18 de agosto, no turno da tarde, com duração de 3h30.

Veja a lista de outros concursos no G1

POLÍCIAS RODOVIÁRIAS REGISTRAM 21 ACIDENTES NAS ESTRADAS CEARENSES

Acidentes aconteceram entre 7h do último sábado (15) e 7h deste domingo (16).
  
As Polícias Rodoviária Estadual (PRE) e Federal (PRF) registraram 21 acidentes com 12 feridos nas últimas 24h nas rodovias cearenses. No total, foram registrados 4 acidentes fatais.

Um dos acidentes com vítima aconteceu às 23h do último sábado (15) no km 59 da CE-359, em Ibaretama, a 134 km de Fortaleza. Uma colisão entre um carro e uma moto provocou a morte de José Everardo de Lima, 47. A vítima conduzia a moto, não era habilitada e não usava capacete na hora do acidente, segundo a PRE.

Já na PRF, foi registrado a colisão transversal entre um caminhão e uma moto no km 59 da BR-020, localidade de Urucutuba. O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (16) e deixou como vítima Anderson Soares dos Santos, 25, que conduzia a moto. O homem morreu no local.

Diário do Nordeste Online
Imagem: Arquivo, apenas ilustração

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores