sábado, 9 de agosto de 2014

É HOJE, A ÚLTIMA NOVENA DA FESTA DE SÃO VICENTE DE PAULO, EM SÃO BERNARDO - ALCÂNTARAS

Fotos: Arquivo VN
O sítio São Bernardo festeja o padroeiro São Vicente de Paulo, os eventos religiosos se encerraram no domingo 10/08, e hoje uma multidão deve comparecer a localidade para participar da última novena da festa religiosa.

Além da festa religiosa, haverá festa social, até a manhã de domingo dias dos Pais. São Bernardo fica a 5 Km ao Sul da cidade de Alcântaras, o aceso é feito pela estrada que dá acesso ao Povoado de Rosápoles.

CASA DA CULTURA DE SOBRAL APRESENTA A EXPOSIÇÃO ‘BEM DO BRASIL’

Casa da Cultura de Sobral (Foto: Web, divulgação)
A exposição itinerante “Bem do Brasil”, que reúne peças de todas as regiões do país para mostrar a variedade da cultura brasileira, permanecerá na Casa da Cultura até o dia 17 de agosto (domingo), aberta à visitação das 08h ao meio-dia e das 14h às 21h, de terça a sexta-feira; aos sábados de 09h ao meio-dia e das 17h às 21h e aos domingos das 17h às 21h.

A Mostra integra a programação de Aniversário da Cidade e é promovida e patrocinada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e reúne também desenhos, pinturas, gravuras e esculturas de importantes artistas brasileiros, retratando a diversidade do patrimônio cultural nacional.
Maiores informações pelos telefones (88) 3611 2712 e 3611 2956.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

(ATÉ O DIA 03 DE SETEMBRO) PREFEITURAS TÊM NOVA DATA PARA INFORMAR PERDAS NAS LAVOURAS

Municípios tem até 3 de setembro para solicitar vistorias de perdas nas lavouras dos agricultores familiares.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário prorrogou o prazo para prefeituras solicitarem vistoria de perdas nas lavouras dos agricultores familiares. Agora os gestores municipais têm até 3 de setembro, exclusiva e excepcionalmente para a safra 2013/2014, para comunicar perdas dos participantes do programa federal de garantia de safra, bem como indicar vistoriadores. A portaria foi divulgada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7) e já está em vigor.

Perda nas lavouras
A garantia de safra é concedida para agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo e provê uma renda mínima às famílias que tiveram sua safra prejudicada por eventos climáticos e que vivem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Para receber o benefício, o agricultor deve procurar a unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou Sindicato Rural mais próximo de sua residência e se inscrever no Programa. Após a inscrição, o agricultor deve realizar o pagamento de boleto emitido pela Prefeitura do seu Município.

Em caso de perda da safra, a prefeitura solicita vistoria ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Constatada a perda igual ou superior a 50% da safra no município, inicia-se o pagamento por meio de cartão de pagamento da Caixa.

Fonte: Cearanews7 (Com informações do Portal Brasil)

HOMENS PODEM DOAR SANGUE 4 VEZES POR ANO E MULHERES ATÉ 3 VEZES

Estimativa do Ministério da Saúde indica que se cada brasileiro doasse sangue duas vezes por ano, não faltaria sangue para transfusão no Brasil. Mas apenas 1,8% dos brasileiros são doadores regulares, o que faz com que o nível dos estoques dos hemocentros públicos esteja sempre abaixo do ideal. Por isso as constantes campanhas e mobilizações realizadas para estimular a população a doar sangue.

 Pelos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, homens podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes por ano, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes por ano. No Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, é responsável pela política de sangue e tem capacidade para atender às exigências da sociedade, em se tratando de sangue e hemoderivados para suprir as necessidades da população.

Para doar sangue basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade, só podem doar se apresentarem o Termo de Consentimento para menores de 18 anos, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio.

Mais informações clique AQUI.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS REALIZA LEVANTAMENTO DE ACERVO

Mais de 200 livros não foram devolvidos pelos usuários.

A Biblioteca Municipal Francisco Cunha Freire realiza desde o início de agosto um levantamento de usuários inadimplentes com a devolução de livros emprestados pelo ente público.Segundo a coordenação da Francisco Cunha pelo último levantamento realizado mais de 200 livros emprestados não foram devolvidos pelos leitores desde o ano de 2009. 

A situação que tem comprometido a conservação e preservação do acervo total de mais de 5.200 exemplares disponível para consulta publica deve ser solucionada em breve, isso porquê todos os leitores em com situação de pendência identificada pela Biblioteca deverão receber a partir de segunda-feira,11 de agosto,  uma carta de notificação contendo o tombo, nome do livro, data de empréstimo, data de devolução e tempo de atraso. Depois de recebido o documento os usuários deverão devolver os exemplares no prazo de quinze dias, sob pena de pagar multa e/ou devolver um novo exemplar a Biblioteca. Pelo dados já colhidos pela equipe que realiza os trabalhos, desde outubro de 2009 usuários da sede da zona rural não teriam assinado a devolução do material o que configura como apropriação indébita de patrimônio publico.

 Em Julho passado um caso semelhante registrado no Memorial Padre Cícero em Juazeiro do Norte resultou em ação impetrado pelo Ministério Publico que afirmou que caso as obras não fossem devolvidas os usuários e/ou o responsável pelo Memorial poderiam ser penalizados judicialmente. Ainda segundo a Biblioteca Municipal tão logo seja finalizado o processo de notificação o nome dos usuários serão publicados na Rádio Local e na internet para o conhecimento dos mesmos.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

DEPUTADOS DEFINEM DIAS DE SESSÕES NO PERÍODO ELEITORAL

A Mesa Diretora e o Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa do Ceará decidiram, na tarde desta quarta-feira (06/07), que o Plenário da Casa funcionará às terças-feiras no período eleitoral. O presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), salienta que, sempre que necessário, os deputados serão convocados a qualquer dia para deliberar matérias importantes. Além disso, os demais órgãos da Casa seguem com funcionamento normal.  A decisão vale a partir da próxima semana (11/08) e se estende até as eleições (05/10).

“A quase totalidade dos deputados é do Interior. Precisávamos tomar uma atitude para que o Plenário da Casa não ficasse vazio”, afirma Zezinho Albuquerque. Ele explica que muitos deputados concorrem à reeleição e queixam-se do fato de não estar no dia-a-dia das bases eleitorais e, desta forma, poderiam ser prejudicados na disputa eleitoral. 

Já os deputados Eliane Novais (PSB), Fernanda Pessoa (PR), Ely Aguiar (PSDC) e Roberto Mesquita (PV) manifestaram-se contrários à decisão. “Nos sentimos engessados em não podermos exteriorizar aquilo que pensamos (no Plenário)”, afirma Roberto Mesquita. "Hoje, no País, não se admite mais fazer corpo mole. No mínimo, a gente poderia trabalhar duas vezes na semana", disse Eliane Novais.

Participaram da reunião os deputados: Zezinho Albuquerque (Pros), Manoel Duca (Pros), Fernando Hugo (SD), Tin Gomes (PHS), José Sarto (Pros), Sérgio Aguiar (Pros), Ronaldo Martins (PRB), Roberto Mesquita (PV), Eliane Novais (PSB), Fernanda Pessoa (PR) e Ely Aguiar (PSDC).

Da Assessoria de Imprensa 

COMEÇA A VALER HOJE MULTA PARA PATRÃO QUE NÃO ASSINAR CARTEIRA DE DOMÉSTICA

O Instituto Doméstica Legal prevê que o número de formalização no setor aumente de 10% a 15%.

A partir de hoje (7), a informalidade do trabalhador doméstico pode resultar em multa de até R$ 805,06 para o patrão. A previsão está na Lei 12.964/14.  Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad) 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 6,35 milhões de domésticos no Brasil, 4,45 milhões (70% da categoria) são informais.

O Ministério do Trabalho fará a fiscalização por meio de denúncias. Para fazer uma denúncia, o trabalhador, um parente ou pessoa próxima deve procurar uma unidade regional do ministério - Agência do Trabalhador, Delegacia do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho - onde terá de preencher um formulário com os dados do empregador. O patrão será notificado a comparecer a uma Delegacia do Trabalho para prestar esclarecimentos. “Caso o empregador não compareça, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público do Trabalho para que tome as providências cabíveis”, garantiu o coordenador-geral de Recursos, da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Roberto Leão.

Segundo ele, não haverá fiscalização nas residências. "Em momento nenhum a gente vai fiscalizar a casa das pessoas. De acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal, o lar é inviolável. As pessoas não podem ingressar a não ser que tenham autorização judicial”, esclareceu à Agência Brasil.

Mias informações clique AQUI
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

SOBRE AS CONQUISTAS DOS DIREITOS PARA AS EMPREGADAS DOMÉSTICAS

Charge Sinfrônio para o Diário do Nordeste em 07/08/2014.

MOTO ROUBADA EM ALCÂNTARAS FOI ENCONTRADA NA CIDADE DE SOBRAL

Av. Antônio Rocha Freire. Fito: arquivo
A  moto modelo Honda Pop, tinha sido tomada por assalto na última segunda-feira dia 04 de agosto na Av Antônio Rocha Freire (foto) em Alcântaras e foi encontrada na cidade de Sobral no dia seguinte. As informações são do destacamento policial local.

Ocorrência Policial de Alcântaras-CE:
"Comunico a População de Alcântaras, e a quem interessar, que a moto de marca Honda, sendo uma pop, ano 2010, cor laranja, que foi roubada ontem, por volta das 12h00, em Alcântaras, acaba de ser recuperada na cidade de Sobral; que hoje pela manha fomos a sobral, fizemos varias diligencias, inclusive na casa do (vulgo Fábio cola) acusado desse roubo, que o mesmo não foi localizado, nem a moto, por volta das 17h30, recebemos uma ligação da Policia Militar em sobral, que a citada moto foi recuperada, e sera entregue ao proprietário senhor Fernando, que a vitima reside nas imediações do sitio Prata/Alcântaras-CE."

Francisco Lindon Johnson (5 de Agosto, via Facebook)

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

(POR QUESTÃO DE RECONHECIMENTO!) CONSTRUÇÃO DO COLÉGIO INOCÊNCIA FOI NA GESTÃO DE JOSÉ RAMOS FREIRE

Provavelmente um erro histórico no Memorial Descritivo da futura obra na quadra do Colégio Inocência provocou um outro erro involuntário no blog Alcantarense Portal Jovem, mas por questão de correção e, até mesmo de justiça, méritos ou reconhecimento, achamos por bem esclarecer um pouco dos fatos históricos com relação a escola.

José Ramos Freire prefeito em sua primeira gestão de 1983-1988, construiu o Colégio Inocência Alcântara Freire, ou seja, há quase 30 anos. A sua primeira gestão, também atribui-se a construção de outros importantes prédios públicos da cidade, e que ainda hoje estão entre os maiores, são eles: a Sede da Secretária de Educação do Município e também  o que nós chamamos de Hospital Municipal. 

Por ironia do destino, era ele o Secretário de Obras da Ampliação realizada em 2011, feita na gestão Raimundo e Antônio Marcos quando reinaugurado. Outro, que também teve participação na idealização da Escola, foi Antônio Rocha Freire, ex-prefeito e também professor na mesma. Ou seja nada haver com o nosso saudoso ex-prefeito in memoriam como no Memorial publicado.
José Ramos trabalhou na construção original década de 80, e na ampliação em 2011

COLÉGIO INOCÊNCIA PODERÁ GANHAR COBERTURA NA SUA QUADRA DE ESPORTES

O local em 2014 passará por reformas de modo a melhor servir a comunidade escolar , bem como a população da sede urbana de Alcântaras. 

Conforme o memorial descritivo anexado no processo licitatório nº1707.01/2014/2014  a área total a ser coberta deve ser de  746,36m² com dimensões máxima de 23m X30m devendo todo os serviços serem executados comprovadamente com material de boa qualidade em observâncias as Normas Técnicas Brasileiras. Devido os serviços encontrarem-se em ambientes movimentados, deverá ser executado um tapume de chapa de madeira compensada de 6mm com altura mínima de 2,20m de modo a impedir o acesso a obra por parte de estranhos ou crianças que estejam em horário escolar. Além de revolvimento de terra; nova fundação; o telhado metálico deverá ser feito em forma de arco com telhas de aço galvanizado além de outros serviços que totalizam o montante de R$ 235.338,49. A licitação que encontra-se publicada foi realizada na última  segunda-feira, as 10:00 na Sede da Prefeitura Municipal, entretanto até o fechamento desta edição (Portal Jovem) o nome da empresa vencedora não haveria sido divulgado no portal das licitações do TCM.

A obra deve ser financiada com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em todo o município outros dois equipamentos também já haveria sido licitados sendo uma quadra poliesportiva coberta com vestiário para o Sitio Espirito Santo e Sitio Belém.
Com informações do blog Portal Jovem

SENADO APROVA NOVAS REGRAS PARA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS

Imagem, web
Texto foi costurado em acordo com Planalto e vai para sanção presidencial. Projeto cria regras para criação, emancipação e fusão de municípios.

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (5), com 52 votos favoráveis e 4 contrários, projeto de lei que estabelece novos critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. O texto seguirá para sanção da presidente da República.

O projeto foi elaborado após a presidente Dilma Rousseff vetar integralmente, no ano passado, uma proposta semelhante, sob o argumento de que aumentaria as despesas públicas.

Diante da ameaça de derrubada do veto pelo Congresso, a base aliada no Senado elaborou um novo texto, em acordo com o governo federal, aumentando critérios para a emancipação de municípios.

A principal mudança em relação à proposta vetada por Dilma é a quantidade mínima de habitantes exigida para a criação de um município.

Para evitar novo veto presidencial, o relator Valdir Raupp (PMDB-RO) atendeu ao pedido do governo e, nas regiões Sul e Sudeste, aumentou a exigência de 12 mil habitantes para 20 mil habitantes. No Nordeste, o texto vetado por Dilma previa população de 8,4 mil. Agora, são 12 mil. No Centro-Oeste e no Norte não houve alteração na exigência de 6 mil moradores.

De acordo com o relator, 200 novos municípios deverão ser criados nos cinco anos após a sanção do projeto.

O projeto ainda facilita a fusão dos municípios, ao reduzir o número de assinaturas necessárias ao requerimento que dá início ao processo de fusão ou incorporação – de 10% para 3% da população da região envolvida.

Área mínima
A matéria aprovada nesta terça excluiu a exigência de tamanho mínimo para a emancipação dos municípios, o que deverá ser decidido pela Assembleia Legislativa de cada estado. A versão inicial exigia uma área mínima de 200 km² nas regiões Norte e Centro-Oeste e de 100 km² nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.
A exigência de área mínima, segundo o relator, tratava-se “mais de uma condição impeditiva do que restritiva”. “É para que o município a ser criado seja economicamente viável, independentemente do seu tamanho geográfico”, explicou Raupp.

Imóveis
Pelo projeto, a região de um município que pretenda se emancipar e se tornar um novo município precisa ter "número de imóveis superior à média observada nos municípios que constituam os 10% de menor população do estado".

Para se alcançar essa exigência mínima, o projeto permitirá contabilizar todos os edifícios e casas existentes na área que pretende se emancipar. A proposta original só autorizava considerar os imóveis localizados no núcleo urbano.

Exigências mínimas
De acordo com a proposta, o primeiro passo para a criação de um município é a apresentação, na Assembleia Legislativa, de um pedido assinado por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada, no caso da criação ou desmembramento. Se a situação for de fusão ou incorporação, o requerimento de criação deverá ser subscrito por 3% dos eleitores residentes em cada uma das cidades envolvidas.

Após o pedido, a Assembleia terá que coordenar um "estudo de viabilidade" do novo município, que deverá comprovar, por exemplo, se há na região condições de arrecadação suficientes para sustento próprio.
Se houver viabilidade financeira e populacional, com base nos critérios estabelecidos na lei, será realizado o plebiscito que definirá a criação ou não do novo município. Em comparação com o projeto vetado por Dilma, a nova proposta pretende desburocratizar o Estudo de Viabilidade Municipal.

Pelo texto, o estudo será contratado pelo governo estadual e não mais pelo grupo diretamente interessado na separação ou aglutinação. Além disso, o EVM não precisará mais ser submetido ao Tribunal de Contas do estado. O estudo precisará ser concluído no prazo de 180 dias após sua contratação pelo poder público e terá validade de 24 meses após a sua conclusão.

Plebiscito
Realizado um plebiscito, se a maioria da população aprovar a criação do município, a Assembleia elaborará e votará uma lei estabelecendo o nome e limites geográficos. A instalação do município se dará oficialmente com a posse do prefeito e vice-prefeito.

Se a população rejeitar a nova cidade, não poderá haver novo plebiscito com a mesma finalidade no prazo de 12 anos. O projeto vetado por Dilma previa prazo de 10 anos para a realização de nova consulta popular.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

terça-feira, 5 de agosto de 2014

(MERUOCA) GEORGE MARTINS E CARLOS JOSÉ REÚNEM CORRELIGIONÁRIOS POLÍTICOS

Fotos: Web, divulgação
Carlos José Ex-prefeito interino e atualmente vereador Presidente da Câmara, e George Martins candidato a Prefeito na Eleição Suplementar de 2013; os dois são os principais nomes de oposição na política do município de Meruoca.

O vereador Carlos José do Pimenta e o ex-candidato a Prefeito de Meruoca, George Martins, estarão reunindo o grupo político sob seus comandos, na terça-feira (05), no restaurante Encontro das Brisa, no entroncamento Meruoca - Alcântaras, para acertarem agendas de visitas nos distritos e localidades, para divulgação das candidaturas de Eunício Oliveira para governador, Vice-Governador Roberto Pessoa, Candidato a deputado estadual Fernanda Pessoa e deputado federal, Genecias Noronha.

Informa Carlos José, que na reunião desta terça-feira (05), os candidatos apoiados por eles não estarão presentes.

Com informações blog Política em Evidência

MOTO É TOMADA DE ASSALTO EM ALCÂNTARAS

Assalto a mão amarda ocorreu na Av. Antônio Rocha Freire.

Na última segunda-feira, 04, uma moto Honda Pop foi roubada em uma dos principais logradouros de Alcântaras, zona norte do Ceará. Segundo o proprietário Fernando Cavalcante, residente no Sitio Prata, o veículo teria sido levado por volta das 13 horas após dois homens armados abordarem um pedreiro que trabalhava em sua residência e precisou deslocar-se até a sede do município para efetuar uma compra em um depósito de construção.

O veiculo cor laranja teria como referência o adesivo de Nossa Senhora na frente. Após renderem o condutor  na Avenida Antônio Rocha Freire os bandidos teriam fugido em direção a cidade de Sobral. 

Post Francisco Freire (Portal Jovem)

CANDIDATO ODORICO MONTEIRO LANÇA COMITÊ CENTRAL HOJE EM FORTALEZA

Grato pelo convite!
O candidato petista, Odorico Monteiro, lança hoje 5/8, o seu comitê central de campanha em Fortaleza. 

Após 25 anos de gestão pública na área da saúde em cidades como Icapui, Quixadá, Sobral e Fortaleza, além de passagem pelo Ministério da Saúde, Odorico agora coloca seu nome para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. O espaço, localizado na esquina das avenidas da Universidade e Domingos Olímpio espera receber aproximadamente mil pessoas para o evento.   

Da Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

(FUTEBOL) GUARANY PERDE A SEGUNDA E SEGUE SEM PONTUAR NO BRASILEIRO

Foto: Edinardo Abreu/Guarany S.C.
A equipe do Cacique do Vale foi até São Luís/MA enfrentar o Moto Club em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Série D e voltou para Sobral sem pontuar. Na capital maranhense, o time comandado por Edson Leivinha, perdeu para os donos da casa por 3 a 1.

O Moto Club abriu o placar aos 23 minutos, quando Henrique saiu da marcação e mandou no canto direito de Eliardo. Depois do gol o bugre reagiu e até criou algumas chances. Mesmo assim, quem balançou as redes foi o mandante. Aos 43, Fabiano caiu na área e o árbitro marcou pênalti. O mesmo bateu e converteu, ampliando para 2 a 0.

No intervalo o técnico Leivinha substituiu Wesley por Sadrak, dando mais volúpia na lateral esquerda. No decorrer do segundo tempo o Guarany sofreu duas baixas. A primeira com a expulsão do lateral Cláudio Allax e a segunda com a saída do volante João Neto, com fortes dores nas costas, quando Leivinha já havia feito as três modificações. Com dois a menos, o Cacique ainda conseguiu diminuir. Tininho deixou Rodrigo Dantas em boas condições para marcar aos 30 minutos. Pouco tempo depois Felipe recebeu dentro da área e chutou forte para assinalar o terceiro do Moto, dando números finais ao duelo. Fim de jogo: Moto Club 3 x 1 Guarany de Sobral.

Com o resultado o bugre permanece na última posição do Grupo A2, ainda sem pontuar. O próximo confronto do Cacique do Vale acontece contra o Interporto-TO, no estádio do Junco em Sobral/CE.

Da Assessoria de Comunicação do Guarany

ESCOLAS PÚBLICAS TÊM ATÉ HOJE PARA ADERIR AO MAIS EDUCAÇÃO

Hoje (4) é o último dia para que as escolas públicas de todo o país façam a adesão ao Programa Mais Educação, que oferece recursos para a oferta de educação integral. Atualmente, 49 mil escolas participam do programa, e a meta é chegar a 60 mil.

A jornada da educação integral deve ser, no mínimo, de sete horas diárias ou 35 horas semanais. Durante o período em que estão na escola, os estudantes recebem três refeições.

As escolas escolhem até cinco atividades nos macrocampos do programa, entre eles o de acompanhamento pedagógico (obrigatório), educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Pelo Mais Educação, as escolas são selecionadas com base em critérios como baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), as que têm entre seus estudantes, em sua maioria, filhos de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e escolas em regiões de vulnerabilidade social. A liberação de recursos financeiros é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, e a adesão é pela internet.

A oferta de educação integral está também no Plano Nacional de Educação, que estabele metas para o setor nos próximos dez anos. Segundo o plano, a educação integral, que atualmente chega a aproximadamente 30% das escolas públicas, deve atingir 50%, pelo menos. Além do programa federal, alguns estados e municípios oferecem os próprios programas.

Da Agência Brasil 

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA SERÁ UM DOS HOMENAGEADOS PELO TCM NESTA SEGUNDA

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), será um dos homenageados pelo Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com a Medalha do Mérito Municipal Governador Raul Barbosa, na próxima segunda-feira (04/08), às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará.

Além do parlamentar, serão homenageados também: a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); o ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos do Brasil, José Leônidas Menezes Cristino; o conselheiro ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Germano Francisco de Almeida; o ministro ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto; o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Marcos César Cals de Oliveira; e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Antônio Leite Tavares.

A honraria, instituída em 2002, é concedida anualmente àqueles que, de alguma forma, tenham contribuído para o desenvolvimento dos municípios cearenses ou prestado relevantes serviços ao TCM.

Da Assessoria de Imprensa 

GOVERNADOR VISTORIOU ADUTORAS NESTE ÚLTIMO FIM DE SEMANA

O governador Cid Gomes esteve visitando neste fim de semana alguns trechos de adutoras que estão sendo implantadas no Estado. Formado em Engenharia Civil, o governador tem agendado trechos em Canindé, Caridade, Irauçuba, Miraíma, Varjota, Nova Russas, Crateús e Alcântaras.

As adutoras possuem engate rápido e foram difundidas no Ceará. Ao todo, são 417 quilômetros de tubulação, que deverá beneficiar 286 mil habitantes.

Fonte: Blog Eliomar de Lima

CARTEIRA DE MOTORISTA POPULAR VALIDA INSCRIÇÕES NO MUNICÍPIO DE CAMOCIM

A validação das inscrições no Programa Carteira de Motorista Popular dos moradores do Município de Camocim será feita no período de 04 a 08 de agosto (de segunda a sexta-feira), das 8 horas às 17 horas. 

O atendimento será feito na Praça Severino Morel, Centro de Camocim, onde ficará estacionada a unidade móvel do DETRAN-CE. A documentação que deverá ser apresentada é a seguinte: originais e cópias da identidade, CPF e comprovante de residência.

Além disso, os candidatos devem comprovar que integram a população de baixa renda, conforme os quatro critérios para o cadastramento feito apenas pela Internet (www.detran.ce.gov.br) no Programa Carteira de Motorista Popular.

Da Assessoria de Imprensa e Comunicação do Detran-CE

ABERTURA DOS TRABALHOS DA CÂMARA DE ALCÂNTARAS BASTANTE MOVIMENTADA, E COM EXPECTATIVAS DA ELEIÇÃO DA NESA DIRETORA

Sessão bastante movimentada na abertura dos trabalhos legislativo da Câmara de Alcântaras na última sexta-feira (1/08). 

Para o Presidente da casa Manoel Albuquerque "este período será bastante movimentado entre vereadores da situação e oposição até porque se trata-se de eleição de presidência de câmara e os ânimos ficam acirrados."

Para a vereadora Cleuvilândia "é uma satisfação voltar os trabalhos até porque estava com saudades. Hoje (sexta 01/08) foi uma sessão bem movimentada, inclusive apresentado alguns requerimentos de interesse da população. Foi apresentado um projeto para antecipação da eleição da câmara, acredito que vai ser possível, até porque está tudo dentro da legalidade. Dependente de ser antecipado ou não estamos tranquilo, ou que a eleição seja agora, ou seja em dezembro vamos esperar como vai ser o desenrolar dessa polêmica."

(Com informações e imagens Blog Andarilho da Notícia)

Até que algum fato novo aconteça, o atual Presidente da Câmara Manoel Albuquerque, e a a vice-presidenta Cleuvilândia, ambos vereadores da situação, disputarão a presidência da casa. Vantagem para a vereadora que atualmente conta com o apoio da maioria, ou seja 05 dos 09 possíveis votos.


DE VOLTA!

Depois de um final de semana fora da internet, estamos de volta!

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores