sábado, 17 de outubro de 2015

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NESTE DOMINGO EM TRÊS REGIÕES

Imagem: Internet
Brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar seus relógios às 23 horas deste sábado (17) para o início do horário de verão, que deverá durar até o dia 21 de fevereiro do próximo ano.

Segundo a previsão, o horário de verão deste ano deverá resultar em uma economia de R$ 7 bilhões no setor elétrico. Nos últimos 10 anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%. Isso equivale aproximadamente ao consumo mensal de uma cidade do porte de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

Blog Eliomar de Lima (com a Agência Brasil)

CALOR EM UMIRIM PRESERVOU CORPO DE MULHER QUE ESTAVA INTACTO APÓS 1 ANO ENTERRADO

Foto: Reprodução TV Jangadeiro
O corpo da mulher estava intacto, inclusive com vestimentas e pulseira de hospital. Médico legista explica que preservação é natural

O corpo da mulher encontrado intacto em Umirim, interior do Ceará, mesmo após cerca de um ano enterrado, foi preservado devido à alta temperatura no município, localizado a 110 quilômetros de Fortaleza.

De acordo com o médico legista Francisco Simão, diretor do Serviço de Verificação de Óbitos, em ambientes de temperaturas elevadas, o processo de desidratação é forte. Em Umirim, a temperatura média é de 35ºC. Em uma urna funerária, a temperatura sobe para 60ºC. “A pele e a gordura se unem, se fundem, e se depositam sobre os ossos, como se fosse uma plastificação”, explica.

A conservação do corpo chamou a atenção de moradores da cidade. A mulher, de 53 anos, estava internada em Hospital de Itapipoca, dias antes de falecer. A pulseira da unidade de saúde foi preservada.

Clique AQUI para saber mais informações sobre esse caso.

CEARÁ É GOLEADO, FORTALEZA DECEPCIONA E FUTEBOL CEARENSE CHEGA AO FUNDO DO POÇO

Imagem: Internet
O Fortaleza decepcionou mais uma vez na Série C do Campeonato Brasileiro, ao deixar escapar o acesso à Série B, diante de uma Arena Castelão superlotada. O time tricolor não saiu do 0 a 0 com o Brasil de Pelotas, neste sábado (17), e se mantém na terceira divisão.

Já o Ceará foi goleado pelo Criciúma, por 3 a 0, e praticamente decretou sua queda para a Série C do próximo ano. O time, que lutava subir uma posição na tabela de classificação, acabou caindo mais uma.

Blog Eliomar de Lima

ALUNO COM ISENÇÃO DE TAXA QUE FALTAR AO ENEM 2015 VAI PERDER BENEFÍCIO

Portaria do Ministério da Educação publicada ontem (16) no Diário Oficial da União determina que candidatos isentos da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não comparecerem nos dois dias de provas, sem justificar a ausência, perderão o benefício para a próxima edição.

A portaria desta sexta-feira muda formalmente uma regra publicada anteriormente, que dizia que apenas os estudantes isentos que terminam o ensino médio em 2015 seriam penalizados caso faltassem o exame. Agora, a punição se estende a todos os isentos. A medida não é novidade, porque já havia sido informada em maio deste ano.

Via Blog Sobral de Prima

(INTERNET) TÉCNICOS REALIZAM MONTAGEM DE EQUIPAMENTOS EM ESCOLAS RURAIS DE ALCÂNTARAS

Internet nas escolas
Escolas rurais de Alcântaras começaram a receber na última semana os serviços de instalação dos equipamentos de internet de alta velocidade. 

A ação que faz parte do rol de benefícios liberados pelo Programa de Ações Articuladas - PAR, vai beneficiar cinco escolas municipais da pequena cidade serrana, que contarão com sinal de web via satélite.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação as unidades educacionais beneficiadas serão  a   Manoel Fernandes Rodrigues em Fidalgo, José Martins de Sousa em Algodões; Perolina Fernandes Albuquerque no povoado de Carmolândia, José Napoleão Ximenes no Povoado de Rosápolis e Domingos Policarpo Ferreira em Lanchinha. 

Em Ventura, onde a Francisco Reinaldo de Maria também foi beneficiada, técnicos estiveram realizando a montagem da antena de captação do sinal na última quarta-feira,14.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

CID GOMES ASSINA FICHA DE FILIAÇÃO AO PDT E CHAMA MICHEL TEMER DE CHEFE DA QUADRILHA

O ex-ministro da Educação e ex-governador do Ceará Cid Gomes assinou neste sábado, 17, em Fortaleza, ficha de filiação ao PDT. Durante a cerimônia, realizada no Ginásio do Náutico Atlético Cearense, ele acusou o vice-presidente da República, Michel Temer, de ser o chefe da quadrilha de achacadores que assola o Brasil. E disse que o PMDB não irá avançar com o PMDB na presidência.

“Se as coisas estão ruins hoje, não é voltando ao passado com uma oposição conservadora e golpista que iremos melhorar”, disse.
“Muito menos o Brasil pode avançar se entregar a Presidência da República ao símbolo do que há de mais fisiológico e podre na política brasileira, que é o PMDB liderado por Michel Temer, chefe dessa quadrilha que achaca e assola o nosso País” , completou Cid Gomes.

Ele também recomendou ao PDT se engajar na campanha que pede a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Disse que o partido precisa traçar um projeto de país para disputar a Presidência em 2018 e que esse projeto passa pela liderança do irmão dele, Ciro Gomes, também recém filiado ao PDT.

O discurso de Cid foi feito durante a convenção do PDT cearense. Apenas a metade da quadra do ginásio estava ocupada por militantes. A organização começou a retirar o excesso de cadeiras antes mesmo do final do evento.

Fonte: Site Ceará Agora

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SESSÃO DA CÂMARA DE ALCÂNTARAS: "DIA 16 NÃO VAI HAVER TRIBUNA" (?)

Durante a última sessão da Câmara Municipal de Alcântaras, mais um assunto causou um grande bate-boca na casa.

O tema não era nenhum projeto polêmico, e sim um visivelmente desalinhamento entre o ex-presidente da Câmara Monoel Albuquerque e a atual Presidente Cleuvilândia Menezes PT. Devido a festa da Padroeira e por sugestão da Presidente, a maioria dos vereadores concordaram em não fazer  uso da tribuna neste dia 16, por outro lado o vereador Manoel sugeriu que: assim como em outros anos, que neste período não realizasse sessão. A presidência achou pelo melhor funcionamento da casa a realização da sessão e assim o adiantamento de andamentos de possíveis projetos. O ex-presidente não concordou e avisou que se houver sessão, iria a tribuna.

Eu vou falar!
Eu vou me inscrever e eu vou falar!  (Manoel)
Não vai falar, só vai falar se eu deixar!
Eu quero ver se você faz isso!
Dia 16 não vai ter tribuna, o plenário decidiu..., aqui é De-mo-cra-cia! (Cleuvilândia).

O restante da conversa, durante a após a sessão, é só imaginar!!!

CÂMARA DE ALCÂNTARAS REALIZA SESSÃO NESTA SEXTA-FEIRA (16)

Foto: Sessão do último dia 02 de outubro de 2015 (VN)
Por conta da festa encontro legislativo não terá grande expediente.

A Câmara Municipal de Alcântaras, realiza neste dia 16 mais uma sessão ordinária, entretanto diferentemente dos demais encontros não haverá grande expediente em virtude do município está celebrando os Festejos de sua Padroeira.

De acordo com a Presidente da Casa, Cleuvilândia Menezes, para este encontro legislativo apenas o Projeto de Resolução Nº 003/2015 de 30 de Setembro de 2015 deverá ser votado pelos edis, que por maioria concordaram em não haver o uso da tribuna neste dia.

A próxima sessão ordinária deve acontecer dia 30 de outubro em caráter itinerante na comunidade do Sitio Silva.

Com Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

BASTANTE ANIMADA, COMEÇOU A FESTA DA PADROEIRA DO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS N.S DO PERPÉTUO SOCORRO

Já começou bastante animada a Festa da Padroeira de Alcântaras N.S do Perpétuo Socorro.

Alvorada musical nas primeiras horas de quinta-feira, queimas de fogos por toda a cidade. Durante a noite a festa foi muito bem recebida pela população que lotou a Praça em frente a Igreja Matriz. Com o tema central; "Eucaristia e Missão" a festa de 2015 promete ser uma das melhores dos últimos anos e já está tendo bastante receptividade dos fieis.
Imagens: divulgação Paróquia de Alcântaras

CASAL SIMPLES DÁ BOAS VINDAS A FESTA DA PADROEIRA DE ALCÂNTARAS

Alcântaras é mesmo uma cidade de tradições diferentes e de bons exemples.

Um desses já virou tradição, é o caloroso café da manhã do casal Dona "De Lurdes" e Seu Nezion oferecido a Banda Municipal de Alcântaras após a queima de fogos e alvorada de abertura da festa.

O Bordão tradicional "Minha casa é pequena, más meu coração é muito grande" 
Os músicos são muito gratos Dona De Lurdes!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

PRESIDENTA DA CÂMARA DE ALCÂNTARAS PRESTIGIA FESTA COM PROFESSORES DA ESCOLA JOSÉ MARTINS DE SOUSA

Aproveitando a passagem do Dia do Professor, 15 de outubro, a presidente da Câmara de Alcântaras, Cleuvilândia Menezes, que também é professora, participou da festa dedicada aos mestres na Escola Municipal José Martins de Sousa, levando o seu abraço aos profissionais da educação. 

Na oportunidade, a presidente levou sua mensagem de carinho e respeito com os profissionais, renovado a sua proposta de sempre lutar no legislativo por melhores condições de trabalho para todos.
Blog Política em Evidência (Marcelo Marques)

(CRISE FINANCEIRA) MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS ATRASA PAGAMENTO DE SERVIDORES TEMPORÁRIOS

A crise financeira que atinge o país, já reflete no aperto das contas públicas da Prefeitura de Alcântaras, Zona Norte do Ceará. Na cidade o calendário de pagamento  divulgado no início ano, informava o deposito dos salários dos servidores para outubro  entre os dias 08 e 11 do mês corrente, mas até o momento apenas os funcionários estatuários e/ou efetivos tiveram os valores creditados em conta.

Segundo as especulações o motivo para o atraso estaria relacionado a queda nos repasses do FPM e a insuficiência de dinheiro em caixa para o pagamento de todos os funcionários vinculados ao poder municipal. No Ceará onde o Tribunal de Contas notificou as prefeituras para a necessidade de programação financeira, foi evidenciado por meio de oficio circular a atenção dos gestores em priorizar a aplicação de recursos com as atividades essenciais como o pagamento do funcionalismo publico e décimo terceiro.

Para o Sindicato dos Servidores Públicos de Alcântaras, o problema ocorre pelo motivo das prioridades da atual gestão estarem invertidas, como a exemplo os gastos exorbitantes com licitações e a concessão de gratificações a servidores privilegiados, que somente com adicional de formação de professores seriam aplicados mensalmente o montante de R$ 7.877,90, pagos a vigias, auxiliares de administração, fiscal de tributos, auxiliares de limpeza dentre outros.  

Ainda de acordo com o SINDICAN dados oficiais do TCM demonstram que  a Prefeitura pagaria em média R$ 949.425,23 com folha de pagamento/mês sendo que mais de R$ 200  mil seriam destinado aos (381) contratos e outros R$ 95.120 as (95) funções comissionadas. Já os numero de efetivos seria de 497 pessoas com calculo de pagamento na ordem dos R$ 495 mil.

A Prefeitura que não divulgou os motivos do atraso, haveria  planejado o pagamentos dos servidores para a última Quarta-Feira, 14, porém agora cogita creditar os valores até o dia 20 de outubro, período relativamente curto quando considerado a próxima previsão de pagamento, prevista para o próximo dia 09 de novembro.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

LEILÃO DO DETRAN OFERTA 670 LOTES DE CARRO, MOTOCICLETA E SUCATAS NOS DIAS 15, 16 E 17

Com a oferta de 670 lotes, acontece nesta quinta-feira (15), até sábado (17), o leilão de veículos apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e que estão no depósito há mais de três meses, sem que seus proprietários os tenham resgatado. A hasta pública será feita no pátio da Montenegro Leilões, na Rua Ademar Paula, 1000, Esplanada do Castelão, das 10h às 13h.

No primeiro dia, serão ofertados 121 lotes de sucata de motocicleta (moto sem documento por isso não podem mais circular na via pública). No segundo dia, sexta-feira (16), serão leiloados os 460 lotes de motocicleta. E no último dia, será a vez dos 33 lotes de sucatas de veículos (por não possuírem documento, não podem mais circular na via pública) e 56 lotes de veículos. Todos os lotes podem ser visitados no local do leilão.

Nos lotes de veículos, os cinco lotes de lances de maior valor são os de números 646, no valor de R$ 7.800,00, um Fiat - Punto HLX 1.8 – 2009/2010; seguido dos lotes 632, no valor de R$ 6.800,00, referente a um Toyota - Corolla XEI18VVT – 2005/2005; 638, no valor de R$ 6.500,00, referente VW - Fox 1.0 – 2008/2009; 653, no valor de R$ 6.000,00, referente a um Ford - Ecosport XLS1.6 Flex – 2005/2006; 643, no valor de R$ 5.800,00, referente a um Fiat - Strada Fire Flex – 2007/2008; e o lote 655, no valor de R$ 5.800,00, referente a um GM - Classic Spirit – 2008/2008. Há lotes de veículos com lance inicial no valor de R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00.

Nos lotes de motocicleta, os cinco de maior lance inicial são os de números 124, no valor de 3.800,00, referente a uma Honda - CB 300R – 2014/2014; 340, no valor de R$ 2.800,00, referente a uma Honda - CB 300R – 2011/2011; 212, no valor de R$ 2.600,00, referente a uma Honda - CB 300R – 2011/2011; e 474, no valor de R$ 2.500,00, referente a uma Honda - CG150 Start – 2015/2015. Há muitos lotes de motos com valor do lance inicial de R$ 300,00 e R$ 400,00.


Da Assessoria de Imprensa e Comunicação do Detran-CE
Site do Governo do Ceará

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA DOMINGO

Foto: Arquivo Agência Brasil
No próximo domingo (18), à 0h, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo,de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico.

De acordo com o MME, quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor, porque as linhas de transmissão ficam menos sobrecarregadas. Para as hidrelétricas, a água conservada nos reservatórios pode ser importante no caso de uma estiagem futura. Para os consumidores em geral, o combustível ou o carvão mineral que não precisou ser usado nas termelétricas evita ajustes tarifários.

Segundo o ONS, no horário de verão 2014/2015, a redução da demanda no horário de ponta foi cerca de 2.035 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, equivalente ao dobro do consumo de Brasília em todo o período em que esteve em vigor. No Subsistema Sul, a redução foi 645 MW, correspondendo a uma economia de 4,5%.

Os ganhos obtidos pela redução do consumo de energia global, que leva em conta todas as horas do dia, foram de cerca de 200 MW médios no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 65 MW médios no Subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.

De acordo com a assessoria de imprensa do ONS, a estimativa de economia para o horário de verão 2015/2016 será divulgada nos próximos dias e não deve ser muito diferente do ano passado.

Atualmente, o horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o carnaval, caso em que é postergado para o domingo seguinte.

Da Agência Brasil

VEM AÍ O "SARAU DA JUVENTUDE" - DIA 17 DE OUTUBRO EM ALCÂNTARAS

O Sarau da Juventude tem por objetivo mostrar o quanto é talentosa a juventude de Alcântaras. Acontecerá dia na noite de 17 de Outubro (Sábado)!

Inscrições com Flúvio Ximenes, Fábio Rocha e Karlos Ruan Freire. Mais informações clicando AQUI.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PRESIDENTE DA AL/CE ANUNCIA RETOMADA DA CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS EM AQUIRAZ

A campanha institucional Ceará sem Drogas, da Assembleia Legislativa, será retomada no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no próximo dia 29. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), nesta terça-feira (13/10), em entrevista ao programa Narcélio Limaverde, na Rádio FM Assembleia.

O ex-jogador de futebol e atual comentarista de esportes Walter Casagrande fará palestra sobre o tema durante o encontro em Aquiraz. Casagrande, que já foi dependente químico, vai conversar com os jovens sobre sua experiência com as drogas e o processo de reabilitação – vivência está narrada no livro biográfico “Casagrande e seus demônios”.

Segundo afirmou o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, a campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade cearense em torno da prevenção e do enfrentamento à dependência química. “Convidamos a juventude da Região Metropolitana a participar do próximo encontro da campanha Ceará Sem Drogas”, conclamou.

Neste ano, estudantes de Fortaleza, Viçosa do Ceará (Serra da Ibiapaba) e Nova Russas (Sertão dos Inhamuns) acompanharam as palestras.

Defesa do uso consciente da água

Ainda na entrevista, o deputado Zezinho Albuquerque defendeu que a população pratique o uso consciente da água, campanha encampada pelo governador Camilo Santana (PT) que foi abraçada pelo Poder Legislativo. “É muito importante economizarmos água. Cada um de nós, ao escovar os dentes, tem que fechar a torneira. Se vai tomar banho, desliga o chuveiro”, exemplificou.

Zezinho Albuquerque também fez um balanço de ações recentes realizadas pelo Governo do Estado, com o apoio da Assembleia Legislativa, para dotar o Ceará de melhores condições em setores como saúde, combate às drogas e convivência com a seca.

Assessoria de Imprensa – AL/CE (Foto: Bia Medeiros)

PRF REGISTRA 71 MORTES EM TODO O PAÍS DURANTE O FERIADO PROLONGADO

Durante os quatro dias de feriado prolongado, iniciado na última sexta-feira (9) e finalizado ontem (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 1.037 acidentes e 71 óbitos em rodovias federais que cortam o país.

De acordo com balanço preliminar divulgado hoje (13), durante o mesmo período, homens da corporação fiscalizaram 92.038 pessoas e emitiram 19.958 multas, além de recolher 508 veículos por diversas irregularidades.

“Excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares, embriaguez ao volante e a falta de itens de segurança, tal como cadeirinhas e cintos de segurança, foram pontos focais das ações”, informou a PRF.

A Operação Aparecida registrou ainda 24.746 testes de etilômetros feitos em rodoviais federais. Ao todo, 497 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcooll, sendo que 80 deles excederam os limites tolerados pela legislação e foram presos.

Agência Brasil

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

CORTES NO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR CAUSARÁ IMPACTOS NA SAÚDE DE ALCÂNTARAS

Os cortes no programa Farmácia Popular deverão provocar falta de acesso a medicamentos a cerca de 1,1 milhão de pacientes que  adquirem os remédios por meio do sistema de coparticipação feito pelo Governo Federal e o setor farmacêutico em todo Brasil.

A cidade de Alcântaras que está entre  os 4.4 mil municípios do Brasil com estabelecimentos privados onde operam a Farmácia Popular também deverá sentir os impactos negativos na oferta de alguns medicamentos subsidiados  onde os descontos podem chegar até 90%.

De acordo com a Farmácia Mais Saúde, que opera na cidade pelo Programa Farmácia Popular, as primeiras informações repassadas pelo Ministério da Saúde apontam que os medicamentos grátis para Hipertensão, Diabetes e Asma não estariam na lista prevista para corte. Porém mesmo assim a medida caso seja aprovada pelo congresso trará  impactos profundos na sociedade alcantarense em geral, principalmente para a população mais carente que não tem condições financeiras para desembolsar uma quantia maior para comprar medicação, evidenciou Samuel Fernandes.

Ainda segundo o farmacêutico e empresário do ramo, as estratégias serão recorrer aos postos de saúde e outras unidades básicas de atendimento. O que que tratá transtornos para quem necessita de medicação adequada para tratar doenças, considerando que  nestes locais, infelizmente, a falta de medicamento seria uma realidade constante.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

SECRETARIA DE CULTURA DE ALCÂNTARAS COMEMOROU O DIA DA CRIANÇA NA PRAÇA GREGÓRIO CUNHA

No última sexta-feira dia 09, a Praça Gregório Cunha em Alcântaras ficou pequena diante da multidão de crianças no evento em comemoração ao seu dia.

A Prefeitura Municipal de Alcântaras, através da Secretaria de Cultura proporcionou uma programação dedicada as comemorações do Dia da Criança 2015. A data comemorada hoje (12) foi antecipada na sexta-feira 09 com o parquinho infantil Gleydson Brinquedos na Praça Gregório Cunha. 

A comemoração ainda contou com cineminha com direito a pipocas, algodão doce, além do parquinho liberado para a criançada.

"CONTAS" CUNHA E DILMA

Charge do Pelicano para o "Jornal A Tribuna - SP".

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores