sábado, 19 de outubro de 2013

URNA ELETRÔNICA TEM FALHAS QUE PERMITEM ATAQUES E MANIPULAÇÕES, AFIRMAM ESPECIALISTAS

Especialistas defendem o voto impresso como uma medida eficiente para combater fraudes.
  
A urna eletrônica tem falhas que permitem ataques e manipulações de dados, disseram especialistas em segurança digital ouvidos pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. Para eles, o voto impresso poderia aumentar a segurança das eleições.

O voto impresso a partir das eleições de 2014 foi estabelecido em mudança na lei eleitoral sancionada em 2009. A previsão está suspensa desde 2011 por decisão liminar - ou seja, provisória - do Supremo Tribunal Federal, e um projeto em análise no Senado propõe que a impressão do comprovante pela urna eletrônica seja abolida de vez.

Especialista nega que a introdução do voto impresso vá tornar as eleições mais demoradas. FOTO: JL Rosa.

Especialistas ouvidos a pedido do relator da proposta, senador João Capiberibe (PSDB-AP), apontaram falhas na urna eletrônica e defenderam o voto impresso como uma medida eficiente para combater fraudes.

Urna parou na 1ª geração, diz especialista

Pedro de Rezende, professor de Matemática e Criptologia da Universidade de Brasília, explicou que a urna eletrônica foi um avanço, mas o Brasil parou na primeira geração, enquanto já existe a terceira, que permite auditoria de todos os votos contabilizados.

Já Amílcar Brunazo Filho, moderador do Fórum do Voto Seguro na Internet, negou que a introdução do voto impresso vá tornar as eleições mais demoradas.

"O voto impresso já vem sendo usado na Argentina, no México e na Venezuela, o Peru está testando, a Bélgica, os Estados Unidos, eles usam o voto escaneado, não impresso, mas é equivalente. E todos eles apresentam resultados rapidamente, não tem nada dessa história que vai demorar, que vai atrasar, que vai dar problema", afirmou Amílcar Filho.

Vulnerabilidades são "infantis"

Diego Aranha, também professor de Ciências da Computação da UnB, coordenou testes públicos do software de segurança do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E alertou para vulnerabilidades que ele considera "infantis" no sistema, as quais permitem até identificar em quem o eleitor votou.

"Se alguém consegue monitorar a ordem que os eleitores votam e ele é capaz de recuperar os votos em ordem após a eleição, apenas examinando informação que não é privilegiada, informação pública, ele consegue correlacionar exatamente quem votou em quem. Essa fraude do sigilo do voto obviamente permite, não é?, o retorno de uma versão digital do que a gente chama de voto de cabresto no Brasil", observou Diego Aranha.

Autor do projeto da urna eletrônica classifica afirmações como paranoia

O deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que foi o autor do projeto quando era senador, compareceu à audiência e classificou os temores de violação das urnas como `paranoia".

"Existe uma certa paranoia nessa questão da urna eletrônica. Esses mesmos problemas que são apontados, de criptografia, eles existem no Imposto de Renda eletrônico, que é feito pela internet. Quer dizer, o que nós temos que fazer é evoluir, sim. Mas evoluir na segurança, evoluir no tipo de criptografia", afirmou Eduardo Azeredo.

O senador João Capiberibe, no entanto, está convencido de que há falhas que precisam ser resolvidas e defendeu que os gastos com a implantação do voto impresso são um investimento em segurança.

"Não tem custo que pague uma fraude eleitoral. Porque quem frauda eleição é quem tem muito dinheiro para fazer isso. Então você retira a possibilidade de uma representação mais ampla da sociedade brasileira. E já é muito restrita."

No mesmo debate, Diego Aranha observou que ainda que há pontos centrais que podem ser usados para fazer fraudes em larga escala, afetando várias urnas. Ele disse também que a impressão do voto é uma ferramenta para fazer auditorias e para evitar manipulação dos dados.

Matéria do Jornal Diário do Nordeste

AVENIDA ANTÔNIO ROCHA FREIRE ILUMINADA

AV. Antônio Rocha Freire, em Alcântaras-CE

A Avenida Antônio Rocha Freire ganhou iluminação permanente neste mês de outubro. A avenida construída há pelo menos duas  décadas, liga a cidade de Alcântaras a região do Sítio Prata; São Roberto, Penha, entre outros.

Na avenida, também está o endereço da Câmara Municipal e dos dois maiores Clubes Dançante da cidade, inclusive uma das duas casas de Shows a ser inaugurada no dia 26 de outubro.
Imagens Facebook Emanuela Alcântara

HOJE, A SEGUNDA NOITE DA FESTA DA PADROEIRA DE ALCÂNTARAS, N.S PERPÉTUO SOCORRO

Hoje será a segunda noite da Festa, e será dedicada a Juventude, Pastoral da Juventude, Crisma e Capelas de Carmolândia e Lanchinha. O Tema: 'Não podemos nos calar diante do que vimos e ouvimos', com o celebrante Padre Fábio Soares.

Veja um pouco da Primeira Noite dos Festejos, na 'Noite dos Casais', o Tema da Noite: 'Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor', com o celebrante: Padre Luís Carlos da cidade de  Martinópoles.

"A fé deve se transformar em vida na nossa vida"

Durante a homilia o sacerdote destacou: nossa família às vezes por fora é bonitinha, ajeitadinha e por dentro uma podridão e ressaltou que fica emocionado diante de jovens que resistem a uma propaganda de uma vida fútil. A família marca o jeito de ser de cada criança. A fé deve se transformar em vida na nossa vida. 
Com informações e imagens blog da Paróquia de Alcântaras


MERUOCA: VEREADORES APROVAM EM REGIME DE URGÊNCIA O CONCURSO PÚBLICO

Os vereadores de Meruoca, aprovaram na última quinta-feira (17), o Projeto de Lei do Concurso Público, para ser realizado como deseja o prefeito Manuel Costa Gomes (Aristides), ainda no ano de 2013.

Antes de ser aprovado pelos edis, o projeto por três vezes chegou a Câmara com imperfeições e foi devolvido ao executivo para modificações.

Em conversa com a imprensa, o Presidente Carlos José do Pimenta(foto), informou, que depois das correções feitas pela a equipe do prefeito Aristides, os vereadores puderam perceber que o projeto do Concurso Público estava pronto para ser votado. “Colocamos a matéria em votação e os edis aprovaram, colocando antes uma Emenda, estabelecendo que uma Comissão formada por vereadores e pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município, acompanharão todas as fases deste segundo concurso na Meruoca. Depois da aprovação por parte do legislativo, vai a sanção ou veto do prefeito, fase da licitação, escolha da empresa, inscrições, provas, resultados e convocação de quem passar”. Concluiu Carlos José do Pimenta.

Blog Marcelo Marques

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

HOJE, A PRIMEIRA NOITE DA FESTA DA PADROEIRA DE ALCÂNTARAS, N.S PERPÉTUO SOCORRO

Após abertura da Festa da Padroeira de Alcântaras, ocorrida ontem 17/10, hoje sexta-feira 18/10, acontecerá a primeira noite e esta será dedicada aos Casais, Pastoral do Matrimônio - ECC, e Capela de Ventura.
Imagens Blog da Paróquia de Alcântaras

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO SOBRAL CRIANÇA PARA OS DIAS 18, 19 e 20


Programação do 'Outubro Sobral Criança' para os dias sexta-feira 18, sábado 19, e domingo 20 de outubro:


18/10 Sexta-feira

Exibição de vídeos, visitas e observação da Lua na Praça
Horários: 8h, 14h e 17h
Local: Museu do Eclipse
Acesso: Gratuito

Show Dias de Brincadeiras – Taffa Teixeira e Regis Brito
Horário: 16h
Local: Centro de Convenções (Salão Vênus)
Acesso: Gratuito

19/10 Sábado

Exibição de vídeos, visitas e observação da Lua na Praça
Horários: 8h, 14h e 17h
Local: Museu do Eclipse
Acesso: Gratuito

20/10 Domingo

Praça da Criança
Horário: 17h
Local: Praça da Creche Irmã Anízia Rocha

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO "JUVENTUDE: FÉ E MISSÃO, DE 17 A 27 DE OUTUBRO"

Juventude:  fé e missão

O Beato João Paulo II dizia que a “esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”.

Não deixa de ser empolgante que o Papa vislumbre, a partir de uma juventude renovada, a esperança de um mundo melhor. Isto significa que a Igreja reconhece a necessidade de investir muito mais na juventude, trazê-la para o centro das suas preocupações e envolvê-la no debate verdadeiro, honesto e sincero. E acreditar que, se a juventude significa a esperança de um mundo melhor, ela precisa recuperar, nela mesma, a esperança daqueles que no mundo se encontram mergulhados na desilusão, decorrente de um modo de existir e viver alicerçado e alimentado no  materialismo da ideologia consumista. Isso, porque ela mesma, a juventude, é a maior vítima das corrosões sociais e do vazio que a vida moderna, com seus falsos encantos e múltiplas seduções, tem gerado na alma das pessoas.

Enfrentar essa realidade é, sem dúvida, uma urgência da missão evangelizadora da Igreja. O que não será possível sem apostar confiante, na juventude. Contudo, faz-se necessário ir aonde ela se encontra, e conhecer melhor o seu mundo. Apresentar-lhe a proposta redentora do Cristo e chamá-la para o compromisso do Evangelho, sem, contudo, esquecer  de oferecer-lhe o suporte de que necessariamente precisa: a amizade sincera e, sobretudo, a confiança nas suas capacidades.

Chamada a ser presença viva e atualizada do Evangelho de Jesus no mundo, a Igreja se espelha no vigor da juventude. Por essa razão, ela se “vê a si mesma nos jovens” (João Paulo II).  Com o  seu dinamismo, aprende  a importância da  criatividade  pastoral; na sua linguagem atualizada encontra formas e estruturas renovadas  de apresentar a mensagem redentora de Jesus; na sua energia e vitalidade redescobre a presença viva do Cristo,  a inspirar convicção, coragem e segurança no anúncio da esperança e da vida nova.
Concluindo, por tudo que a juventude significa no hoje da sua existência, e por todo o potencial que traz consigo a Igreja a vê como “protagonista” da ação evangelizadora. Não apenas o alvo do seu trabalho missionário, mas um agente evangelizador e transformador da realidade. Pe. Edmilson.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós

Blog da Paróquia de Alcântaras

SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO! A "PROVIDÊNCIA DIVINA"

Quando Cristo voltar à Terra, ele tem que vir primeiramente e imediatamente para Alcântaras!

É que nesta cidade, além de muitos terem se esquecido de Cristo, ainda tem gente que se acha que é o próprio DEUS!
Coitados!

OPORTUNIDADE: 'STDS' OFERTA CURSOS EM ALCÂNTARAS

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS de Alcântaras, está com inscrições abertas para dois novos cursos com um total de 60 vagas. Os cursos são de; "Aproveitamento Integral de Alimentos" e "Curso de Teatro".

Conforme a Gestora do SUAS Valdelice Menezes Costa Maia estariam abertas nesta secretaria 20 vagas para o Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, que deve acontecer por todo  o dia 21 de outubro, das 08 as 17 horas no CRÁS, e pela qual será realizado pelo SESC através do Programa Mesa Brasil, ainda na STDS haveriam outras 40 vagas para um Curso de Teatro, que terá carga horária de 40 horas/aula e deve acontecer as segundas e sexta-feira durante a noite, tendo como publico alvo adolescentes acima de 15 anos de idade. Para ambos os cursos é necessário a apresentação de RG e CPF no ato da inscrição.

Com informações: Blog da PMA

SENADO APROVA NOVAS REGRAS DE CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS

Aprovado ontem pelo Senado, o projeto de lei complementar que define novas regras para a criação de novos municípios segue para sanção presidencial. Proposta foi votada sob intensa pressão.

Após uma intensa pressão nos bastidores, o projeto de lei complementar que define novas regras para a criação de municípios foi aprovado pelo Senado. A proposta abre a possibilidade de criação de pelo menos novos 180 municípios, que poderão se juntar às atuais 5.578 prefeituras e Câmara de Vereadores existentes no País. No Ceará esse número pode chegar a 30. Já analisada pela Câmara dos Deputados, a matéria segue para sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).

A proposta não define o valor a ser gasto para as novas estruturas administrativas, que vão abrigar prefeitos, vereadores e servidores municipais. Estimativas não oficiais, contudo, apontam cerca de R$ 9 bilhões em novos gastos. Isso tem preocupado o Palácio do Planalto, segundo admitem reservadamente parlamentares governistas. O Executivo não tentou barrar a proposta, de olho nas eleições de 2014.

Apenas o tucano Aloysio Nunes (SP), líder do partido na Casa, se declarou abertamente contra a proposta. “Hoje há um número de municípios que já estão com seus limites de gastos absolutamente ultrapassados. Portanto, a situação do País não é a melhor. Em outras circunstâncias de temperatura e pressão, poderia ser aceito”, disse. Ciente da falta de consenso na bancada, ele não orientou os senadores do partido a votarem contra, liberando a votação.

Embora não tenha se manifestado contra, o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), disse que o Senado vai arcar com o ônus de ter facilitado a “proliferação de municípios”. O cearense Inácio Arruda (PCdoB) disse que a proposta cria regras mais rígidas para quem tem condições de se emancipar. “Quem quiser fazer leitura equivocada, que faça”.

Para o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), relator do projeto, só quem nunca morou em distrito é contrário a essa proposta. “Não votar esse projeto é deixar relegada a população a própria sorte”. Até o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), em raro pronunciamento, defendeu a aprovação da matéria, que, na opinião dele, ajuda as localidades desassistidas pelo poder público.

O peemedebista disse que não gostaria de encerrar o debate sobre o assunto sem dar o seu “testemunho” quanto à necessidade das populações que precisam “da presença do poder público neste País de dimensão continental”. Pelos registros do Senado, Barbalho jamais fez um discurso da tribuna desde que tomou posse, em dezembro de 2011. A intervenção entretanto, foi feita de um dos microfones no plenário.

À espera de emancipação

Distritos que aguardam no Ceará

Jurema (Caucaia); Pajuçara (Maracanaú); Antônio Diogo (Redenção); Santa Tereza do Trici (Tauá); Mineirolândia (Pedra Branca); Ponta da Serra (Crato); Palestina (Mauriti); Santa Felícia (Acopiara); São João do Uruaru (Morada Nova); São Pedro do Norte (Jucás); Itapebussu (Maranguape); Amanari (Maranguape); Juritianha (Acaraú); Aranaú (Acaraú); José de Alencar (Iguatu); Iguape (Aquiraz); Camará (Aquiraz); Parajuru (Beberibe); Almofala (Itarema); Lisieux/Macaraú; (Santa Quitéria); Feiticeiro/Nova Floresta (Jaguaribe); Flores (Russas); Monte Nebo (Crateús); Cruxati (Itapipoca); Lima Campos (Icó); Timonha/Adrianópolis (Granja); Amacaru (Missão Velha); Icaraí de Amontada (Amontada); Guanacés (Cascavel); Sucesso (Tamboril, Nova Russas, Crateús)

Fonte: O POVO Online

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

RELIGIÃO: FESTA EM ALCÂNTARAS COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA 17 DE OUTUBRO

Foto: Arquivo, outubro de 2011
Logo que amanhecer o dia, a cidade de Alcântaras praticamente já estará em festa em louvor a sua Padroeira Católica do município, será o dia do Alvorada e da Celebração Eucarística de abertura da Festa.

Como tradicionalmente acontece todos os anos, nas primeiras horas da penúltima quinta-feira de outubro, a Banda de Música do município anunciará que já está iniciando a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizando o alvorada musical. A Festa segue até o domingo dia 27 com a procissão e cerimônia de encerramento.

Boa Festa a todos!

ACEP DIVULGA O GABARITO E AS PROVAS DO CONCURSO SAAE SOBRAL 2013

A ACEP - Associação Cearense de Estudos e Pesquisas acaba de divulgar em seu Site as provas e os gabaritos do concurso público do SAAE 2013.

Para ter acesso as provas clique AQUI.

Para ter acesso ao Gabarito clique AQUI.

LANÇAMENTOS DE LIVROS EM SOBRAL

A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo, convida para os lançamentos dos livros: "O Peso da Luz, Einstein no Ceará" de autoria de Ana Miranda, dia 16 de outubro (quarta-feira) na Casa da Cultura às 19h; "Transitório Diamante" de autoria do poeta Inocêncio Melo, dia 17 de outubro (quinta-feira) na Casa da Cultura às 19h; "O Melhor Tempo" de autoria de Célia Oliveira, dia 18 de outubro (sexta-feira) no Memorial da Educação Superior de Sobral (MESS) às 19h30min em Sobral/CE. Participem!
 "O Peso da Luz, Einstein no Ceará" de autoria de Ana Miranda, dia 16 de outubro (quarta-feira) na Casa da Cultura às 19h;
 "Transitório Diamante" de autoria do poeta Inocêncio Melo, dia 17 de outubro (quinta-feira) na Casa da Cultura às 19h;
 "O Melhor Tempo" de autoria de Célia Oliveira, dia 18 de outubro (sexta-feira) no Memorial da Educação Superior de Sobral (MESS) às 19h30min

Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral
Fones: (88)3611-2712 ou (88)3611-2956

Grato pelos convites!


PADRE ZÉ FAZ PRONUNCIAMENTO SAUDANDO CIRO GOMES NA SECRETARIA DE SAÚDE


O Deputado José Linhares proferiu na Sessão Ordinária de hoje, 15/10, um pronunciamento onde se congratula com a posse do ex-Ministro Ciro Gomes frente à Secretaria Estadual de Saúde do Ceará.

Segundo Linhares: “Ciro Gomes chega em boa hora. Com suas qualidades e experiência, ele está apto a dar o choque de gestão que a crise na saúde exige, neste momento, em todo o País”, conclui.
Confira abaixo a íntegra do discurso do Padre Zé:

OSr. JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, venho à tribuna, hoje, com o objetivo de me congratular com o conterrâneo Cid Gomes, Governador do Ceará, pela feliz iniciativa de colocar à frente da Pasta da Saúde do Estado, o ilustre homem público que é Ciro Gomes. Ao recém-empossado quero, nesta oportunidade, manifestar os meus parabéns e formular votos de sucesso.

O novo Secretário de Saúde tem um grande histórico de serviços prestados ao Brasil e ao Estado do Ceará. Foi Deputado Estadual e Federal, Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional, candidato à Presidência da República, havendo deixado, em todos os momentos e em todos os lugares, a marca da competência, da combatividade e da coragem. Ciro Gomes é um verdadeiro trabalhador da política, que faz da política um meio de servir o País.

Muito trabalho o espera. Agora, em sua nova missão, tem uma enorme luta a vencer, um desafio, contudo, que não está além de sua capacidade. Tenho certeza de que se empenhará, dará o melhor de si para melhorar a saúde do povo cearense, sofrido e castigado pela seca, pela pobreza, em muitos casos pela fome e desnutrição. Ciro Gomes é um ser de comprovada sensibilidade social e, como tal, não descansará enquanto os problemas existentes nessa área não forem, no mínimo, amainados.

Certamente, acabar com as graves mazelas da saúde não é tarefa para uma pessoa apenas, tampouco para um só governo. Mas de algum ponto é preciso começar. A Presidenta Dilma e o Ministro Alexandre Padilha estão rompendo com um estado de coisas secular, que historicamente tem degradado a cidadania do brasileiro e que, hoje, em pleno século XXI, tomou a forma de calamidade.

Ao promover esta verdadeira reviravolta, uma revolução, eu diria, na saúde pública do Brasil, com o Programa Mais Médicos, o Governo Federal precisa da sinergia com as autoridades estaduais e municipais, até porque a sinergia está na base conceitual do SUS. As esferas de poder, todas, têm de se unir, na consonância de objetivos em prol de uma assistência de qualidade ao cidadão. Essa harmonização é, nas circunstâncias, mais do que nunca, fundamental.

O Secretário Ciro Gomes chega em boa hora. Com suas qualidades e experiência, ele está apto a dar o choque de gestão que a crise na saúde exige, neste momento, em todo o País. Aos opositores de ambos, é preciso dizer que Ciro e Cid Gomes construíram carreiras próprias. Suas trajetórias andaram sempre em paralelo e, se agora se encontram, é no sentido de se unirem as forças políticas que cada um representa, de maneira a fazer disso um promissor somatório de possibilidades, em benefício do povo cearense.

Nenhum dos dois, Governador e Secretário, desconhece que o momento é crítico. Já no primeiro dia como Secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes afirmou que recebeu ordens do Governador para resolver o problema dos leitos, na ala de espera do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), conhecido como “piscinão”. 
A solução, para o Secretário, implica melhorar as condições de internação em noventa dias, entendendo que boa parte do problema se resolve com o encaminhamento de pacientes terminais de volta a casa e ao convívio familiar, desde que devidamente acompanhados por uma equipe de saúde. Não se trata, em absoluto, de abandonar o paciente, mas de lhe dar mais conforto e dignidade, quando a vida está prestes a se extinguir. Ao lado disso, Ciro pretende recuperar leitos ociosos onde quer que se encontrem.

A Secretaria tem dívidas que ele estima da ordem R$ 32 milhões, uma de R$ 16 milhões com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISHG) e outra, de mesmo valor, do HGF. E é categórico, ao afirmar: "Nós vamos tentar correr de forma objetiva contra todos os passivos, na urgência que o meu jeito de trabalhar me impõe. Limpar essas coisas, botar as coisas em ordem ou encerrar os assuntos. Porque determinado desgastes também precisam de um minuto de resposta e fim de papo."

Senhor Presidente, em 26 de agosto último, médicos estrangeiros, a maioria cubanos, foram vaiados em Fortaleza, quando da primeira aula do curso então ministrado, porta de entrada obrigatória para atuarem no País. O caso repercutiu na mídia nacional, mas não é um episódio isolado. Serve para reforçar o que todos nós já sabemos: a população se encontra profundamente insatisfeita com os serviços de saúde que tem. Tão descrentes estão as pessoas, que reagem mal, desconfiam muito, não acreditam em mais nada. Cabe às autoridades reverter essas expectativas.

Envolvida na gestão do Programa, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, enquanto integrante do Sistema Único de Saúde, tem a si a missão de fazê-lo dar certo.

Ciro Gomes tem sido um crítico, não de mérito, mas de forma, do Mais Médicos. Segundo ele, “foium Programa bem intencionado, mas foi mal empacotado e mal anunciado".

A partir de agora, porém, as divergências serão, com certeza, postas de lado. Prevalecerão o bom senso e, sobretudo, o interesse da população.

A esse que conheci ainda em formação, meu ex-aluno, por quem alimento estima e admiração, desejo grande sucesso, na condução da Pasta. Que de seu espírito inquieto e realizador, de sua mente criativa e sagaz se produzam iniciativas proveitosas para melhorar os índices da saúde pública e promover o bem-estar de nossos conterrâneos cearenses.
Muito obrigado.

Pe. JOSÉ LINHARES
Deputado Federal
Câmara dos Deputados - Anexo IV - Gabinete 860
Brasília - DF - 70160-900
Tel: (61)3215 5860
Fax: (61)3215 5260

Acho que o Padre exagerou!

MUNICÍPIO DE GROAÍRAS ESTÁ IMPEDIDO DE CONTRATAR NOVOS SERVIDORES TEMPORÁRIOS

O juiz Hyldon Masters Cavalcante Costa, titular da Vara Única da Comarca de Groaíras, determinou que o município se abstenha de contratar novos servidores temporários. O ente municipal terá ainda de rescindir os contratos dos servidores nesta modalidade, com exceção dos professores e dos agentes de saúde, no prazo de 150 dias. Em caso de descumprimento da medida, terá de pagar multa diária de R$ 500,00 por dia. 

Segundo denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), a Prefeitura de Groaíras, distante 273 km Fortaleza, lançou seis editais para contratação de servidores terceirizados temporários. As vagas são destinadas aos cargos de educador físico, enfermeiro, professor, auxiliar de sala, secretário escolar, entre outros. De acordo com o MP, “nenhum dos editais apresentou situação fática e fundamentação jurídica, simplesmente apontou tratar-se de excepcional interesse público, o que por si só nulifica os editais”.

O órgão ministerial ressaltou também que as contratações temporárias são “um instrumento para favoritismos pessoais, conchavos políticos, pagamento em troca de apoio político, para inserir na administração parentes, amigos próximos e toda a espécie benefícios encontráveis e possíveis”. Alegando quebra dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e isonomia, o MP ajuizou ação, com pedido liminar, requerendo a nulidade dos contratos temporários, a rescisão dos contratos firmados, e a nomeação e posse de servidores da área de educação até, no máximo, janeiro de 2014. 

(Tribunal de Justiça do Ceará) Via Sobral de Prima

terça-feira, 15 de outubro de 2013

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ ENTREGA 19.380 CISTERNAS DE POLIETILENO

O Governo do Estado entregou nesta terça-feira (15) 19.380 cisternas de polietileno que vão beneficiar famílias de oito municípios cearenses. A ordem de serviço para fornecimento das cisternas pela empresa  Dalka do Brasil LTDA foi assinada na manhã de hoje pelo vice-governador do Estado, Domingo Filho. Na ocasião ele ressaltou o Ceará como o estado do país a receber mais investimentos na área de abastecimento.

 “Nosso Estado é o que proporcionalmente mas tem recebido investimentos por parte do poder público para garantir o acesso da população a água. Isso demonstra também o quanto o Governo do Estado prioriza essa questão, por que sabemos o sofrimento de quem não tem em casa um reservatório de água para consumo”, destacou Domingos Filho.  

Nesta ação, foram investidos mais de R$ 72 milhões, em parceria com o Governo Federal por meio do Ministério da Integração Nacional, através do Programa Água para Todos. As cisternas serão distribuídas entre os municípios de Amontada (3.317), Bela Cruz (2.376), Cedro (1.779), Fortim (442), São Gonçalo do Amarante (1.277), Trairi (4.252), Várzea Alegre (1.700) e Viçosa do Ceará (4.237). Cada cisterna de polietileno tem a capacidade de armazenar 16 mil litros d'água.

Presente na solenidade, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, lembrou o número de cisternas que já foram implantadas, que já chega a 10.647 e até o final deste ano deve chegar a 14.228 equipamentos instalados. “As cisternas da ordem de serviço assinada hoje devem estar todas implantadas até março do próximo ano, assim será possível aproveitar a água do inverno”, ressaltou. O secretário também lembrou que até o final de 2014 o Ceará vai ter universalizado a água. “Entre cisternas de polietileno e de placa devem ser instaladas até lá 300 mil.  Sem contar outras ações com implantação de sistemas de abastecimento e perfuração de poços”, completou Nelson Martins.

As ações citadas pelo secretário também são parte do Programa Água Para Todos, uma das políticas do Estado do Ceará, em parceria com o Governo Federal, para universalizar o abastecimento d'água no Estado. Segundo ele serão mais de R$ 200 milhões investidos para garantir água de qualidade para a zona rural cearense que se caracteriza pela seca.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

MUNICÍPIO DE TARRAFAS TERÁ ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM DEZEMBRO

Assim como o município de Meruoca que também teve eleições suplementares em 2013, agora poderá ser a vez de Tarrafas. O Município tem 7.395 eleitores. 
  
Os eleitores do município de Tarrafas, a 458 Km de Fortaleza, voltarão às urnas no próximo dia 1º de dezembro para escolher o prefeito e o vice. O calendário das eleições suplementares foi aprovado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), ainda na sessão de segunda-feira (14)

As convenções partidárias destinadas a deliberar sobre coligações e escolha de candidatos serão realizadas no período de 21 e 22 de outubro. Já os candidatos deverão ser registrados no Cartório da 18ª Zona Eleitoral até o dia 24 de outubro.

Tarrafas, com 7.395 eleitores, é a segunda cidade cearense a ter eleições suplementares, em 2013. A primeira foi Meruoca, na região norte, em maio. 

As eleições suplementares em Tarrafas se devem à cassação dos mandatos da prefeita, Lucineide Batista, e do vice-prefeito, Francisco Alves.

Com matéria do Diário do Nordeste (Foto: Francisco Demontier / Arquivo)

15 DE OUTUBRO - HOJE É DIA DO PROFESSOR!

Parabéns a todos o Professores do nosso Brasil, do Ceará e principalmente de Alcântaras.

CORDEL DEDICADO AO MESTRE

 Neste quinze de outubro nós queremos homenagear
Aqueles que nos ensina a como nos disciplinar
Falo aqui do professor, esse grande lutador que muito de si nos dar
Entretanto é sabido, que mesmo apesar de formar tanta gente
nossos mestres hoje em dia, recebem o  insuficiente
e  são muito desvalorizados, até mesmo ignorados, apesar de competentes

Num país como o Brasil, de extensão continental
essa grande figura aqui que falo é mais que profissional
Ele o grande formador do gari ao legislador do parlamento nacional
Por isso caros internautas, que lêem  e curtem a gente
queremos aqui fazer um pedido, que oferecemos como presente
compartilhe esta mensagem, se quizé faça uma postagem
para todos nossos docentes.

Foto: Douglas Alcântara/Texto: Francisco Freire (Portal Jovem)

Parabéns a todos o Professores do nosso Brasil, do Ceará e principalmente de Alcântaras. Só quem já atuou em uma sala de aula, pode compreender o esforço mental e físico do que é ser um professor (a). Admiro a todos, até mesmo os que não possuem o mesmo "dom" de se destacar, mas estão lá atrás do seu sustento.

Parabéns!

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO SOBRAL CRIANÇA PARA OS DIAS 15, 16, 17!


Programação do 'Outubro Sobral Criança' para esta terça, quarta e quinta-feira, 11, 12 e 13 de outubro:

15/10 Terça-feira

Exibição de vídeos, visitas e observação da Lua na Praça do Patrocínio
Horários: 8h, 14h e 17h
Local: Museu do Eclipse
Acesso: Gratuito

Atividades circenses, contação de histórias, espetáculos teatrais, pintura no rosto, escultura em balão e gincanas
Horário: 16h30min 
Local: CRAS Dom José, ( Rua Francisco Costa 380, bairro Dom José)

Projeto: Escola vai ao cinema - Filme: Tainá 3 A origem
Horários: 8h e 14h
Local: Cine Renato Aragão

Visitas ao Centro Histórico 
Horário: 8h15min
Local: Casa do Capitão-Mor
Acesso: Gratuito

Exibição de Média Metragem- As Desventuras de Davi - Cine Falb Rangel e Oficina Madi Educativo
Horário: 14h
Local: Casa da Cultura
Acesso: Gratuito

Musical Infantil e Lançamento do CD “Todos os Contos” – com Betto Rodrigues (Sobral/CE)
Horário: 19h
Local: Theatro São João
Acesso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 ( meia)

Exibição de Curtas Infantis 
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Manoel Mendes Correa – Distrito de Aracatiaçu Acesso: Gratuito

16/10 Quarta-feira

Exibição de vídeos, visitas e observação da Lua na Praça
Horário: 8h, 14h e 17h
Local: Museu do Eclipse
Acesso: Gratuito

Brincando com as palavras – Sequência Didática
Horários: 8h e 14h
Local: Brinquedoteca

Projeto: Escola Vai ao Cinema - Filme: Tainá 3 A origem 
Horários: 8h e 14h
Local: Cine Renato Aragão

Exibição de Média Metragem- As Desventuras de Davi - Cine Falb Rangel e Oficina Madi Educativo
Horário: 08h e 14h
Local: Casa da Cultura
Acesso: Gratuito

Atividades circenses, contação de histórias, espetáculos teatrais, pintura no rosto, escultura em balão e gincanas
Horário: 16h30min 
Local: CRAS Mimi Marinho (Rua Hélio Arruda Coelho s/n, bairro Dom Expedito)

Musical Infantil e Lançamento do CD “Todos os Contos” – com Betto Rodrigues (Sobral/CE)
Horário: 19h
Local: Theatro São João
Acesso: R$ 10,00 ( inteira ) e R$ 5,00 (meia)

17/10 Quinta-feira

Exibição de vídeos, visitas e observação da Lua na Praça
Horários: 8h, 14h e 17h
Local: Museu do Eclipse
Acesso: Gratuito

Brincando com as palavras – Sequência Didática
Horários: 8h e 14h
Local: Brinquedoteca

Projeto: Escola Vai ao Cinema - Filme: Tainá 3 A origem
Horários: 8h e 14h
Local: Cine Renato Aragão

Exibição de Curtas Infantis - Cine Falb Rangel e Oficina Madi Educativo
Horários: 8h e 14h
Local: Casa da Cultura
Acesso: Gratuito

Visitas ao Centro Histórico 
Horário: 15h
Local: Casa do Capitão-Mor
Acesso: Gratuito

Esporte Itinerante
Horário: 18h
Local: Praça José Maria Felix – Distrito de Jaibaras

Atividades circenses, contação de histórias, espetáculos teatrais, pintura no rosto, escultura em balão e gincanas
Horário: 16h30min 
Local: CRAS Jaibaras 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ESPECIALISTAS CHAMAM A ATENÇÃO PARA CONSEQUÊNCIAS DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO

São Paulo - Estudo da Universidade de São Paulo (USP) com 257 mulheres que deram à luz em um hospital público mostra uma prevalência de 28% de depressão pós-parto. O índice é pelo menos duas vezes maior do que o descrito pela literatura mundial, que varia de 10% a 15%. 

A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto de Psicologia e pela Faculdade de Medicina com gestantes que fizeram o pré-natal em unidades básicas de Saúde, no bairro do Butantã, e o parto no Hospital Universitário da USP. Foram avaliadas também a ocorrência do transtorno em 268 mulheres que tiveram filhos em um hospital privado e a taxa ficou abaixo até mesmo da média mundial, com 8% de prevalência.

A análise das estatísticas dos dois hospitais mostrou um conjunto de fatores considerados de risco para a depressão pós-parto. Entre eles, estão a ocorrência de depressões anteriores, qualidade da relação com o parceiro, o apoio social e os anos de escolaridade. "Os fatores apontados devem ser interpretados dentro de um contexto mais amplo e considerados em suas interações. Contudo, as mulheres atendidas no hospital público apresentaram maior número de fatores de risco", esclareceram as coordenadoras do projeto Emma Otta, Vera Sílvia Bussab, Maria de Lima Salum e Morais, em entrevista à Agência Brasil. Nas duas amostras, os recém-nascidos apresentaram condições de saúde semelhantes. A idade da mãe, a escolaridade, o número de visitas pré-natal e de cesarianas foram maiores entre as mães do hospital privado.

As mães e os filhos foram acompanhados nos três anos após o nascimento com objetivo de identificar as interferências da depressão no desenvolvimento cognitivo das crianças. A pesquisa mostra que, embora as mulheres com depressão pós-parto tenham se considerado piores mães, isso não interferiu significativamente na interação deles. "Elas relatavam que o bebê dava mais trabalho, que tinham mais dificuldades nos cuidados com a criança, que eram mais impacientes e que dedicavam menos tempo ao filho", explicam as pesquisadoras.

Já no quarto mês de vida, observadores externos perceberam que as mães com sinais de depressão pós-parto conversavam menos com os bebês, especialmente quando já tinham outros filhos, e também que os filhos procuravam menos o olhar materno. Nessa fase, no entanto, não houve diferença significativa, contudo, em outros comportamentos interacionais nem motores.

Aos 12 meses, por outro lado, os filhos de mães depressivas apresentaram pior desempenho em tarefas de desenvolvimento motor, mas mostraram melhor desenvolvimento da linguagem oral. Para as pesquisadoras, isso pode ser justificado pela maior necessidade de as crianças exibirem comportamentos que chamem atenção de outras pessoas. Por meio da análise de vídeos, também foi possível perceber nessa fase que as crianças exploravam menos o ambiente, manipulavam menos os brinquedos e apresentavam mais movimentos repetitivos na interação com uma pessoa estranha.

Foram feitas análises ainda aos 24 meses e aos 36 meses. Com 2 anos, foram avaliados a empatia e os comportamentos sociais do bebê. Em uma situação experimental, o pesquisador simulou estar desapontado e a maior parte das crianças, independentemente da condição materna, tentou ajudá-lo. Aos 3 anos, foram mais frequentes os casos em que filhos de mulheres depressivas ignoraram as solicitações da mãe.

O estudo mostra que alguns fatores atenuam a influência da depressão materna sobre o desenvolvimento da criança. Em relação às mães, entre outros fatores, são importantes o apoio do parceiro e da família. Por parte da criança, "fatores como temperamento, resistência ao estresse, tempo com a mãe, entre outros, podem ser responsáveis pela variação comportamental".

As pesquisadoras destacam ainda que medidas simples podem ser úteis para diminuir o impacto do transtorno. Uma delas seria adotar uma ficha de atendimento das gestantes com informação sobre ocorrência de episódios anteriores de depressão. "Esse foi um importante fator de risco na nossa amostra", justificam. Outra estratégia seria o rastreamento de indicativos do transtorno durante a gestação ou ainda no primeiro mês após o parto. "Isso permitiria o encaminhamento dessas mulheres para o tratamento do transtorno e, adicionalmente, permitiria planejar o acompanhamento delas com mais atenção", propõem. A capacitação permanente dos profissionais de saúde pública sobre a depressão pós-parto também é considerada uma medida fundamental.

Da Agência Brasil

SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM ALCÂNTARAS: SGT JOHNSON SE REÚNE COM COMUNIDADE DO ST. ESPÍRITO SANTO

No último sábado, 12 de outubro, a comunidade do Sítio Espírito Santo, distante a 1 km da sede de Alcântaras esteve reunida com o Comandante da Policia Militar desta cidade.

O encontro que aconteceu no Colégio João Caetano Freire, teve como objetivo conscientizar os condutores de motocicletas, pais, crianças e idosos sobre a importância do uso do capacete e, quais medidas tem sido adotadas pela PM de Alcântaras de modo a conduzir a campanha que acontece na pequena cidade serrana há 14 dias. Francisco Lindon Johnson de Vasconcelos, que explicou para a comunidade os reais motivos da exigência no uso do equipamento de segurança em todo o município, informou que este trabalho tem o apoio do Ministério Público, da Prefeitura Municipal e da população, que haveria participado de uma enquete sobre a adoção da referida medida. Ainda durante sua fala, o militar citou exemplo de casos envolvendo acidentes de moto, onde as vítimas foram salvas devido o uso do capacete, e ressaltou que o trabalho na Policia Militar em Alcântaras não pretende dificultar a vida dos munícipes, mas é fundamental que a população de conscientize de que menores não podem conduzir veículos automotores, tanto motorista quanto passageiro devem  usar o capacete. evitar andar três pessoas (adultas) sobre uma moto,dentre outras medidas adotadas onde a Polícia Militar tem trabalhado para organizar o trânsito em Alcântaras. 

Ao final da palestra, o SGT Johnson agradeceu a comunidade pelo convite, também parabenizou a mesma pela realização do tradicional evento junino que ocorre no sítio e, disse considerar a quadrilha da localidade muito organizada, bem como ter apreço pela comunidade do Sitio Espirito Santo.

Francisco Freire (Portal Jovem)

SECA DEIXA AÇUDES EM SITUAÇÃO CRÍTICA

Esta é a pior estiagem em 30 anos. A situação pode piorar se não houver chuvas de janeiro a maio de 2014.A ANA acompanha a situação de 45 açudes e seis rios de domínio federal no Semiárido para garantir o abastecimento de água. Foto: José Leomar.

Brasília. A seca que afeta o Semiárido nordestino desde 2011 deixou metade dos 504 reservatórios monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA) com menos de 30% da capacidade de armazenamento de água. "Esta é a pior seca nos últimos 30 anos. Se não tivermos um período de chuvas de janeiro a maio em 2014, para recuperar os reservatórios, a situação ficará gravíssima", disse o superintendente de Regulação da ANA, Rodrigo Flecha Alves.

Para garantir o abastecimento para as pessoas, a ANA restringe o uso da água para atividades produtivas como a irrigação e a piscicultura. A agência acompanha a situação 45 açudes e seis rios de domínio federal no Semiárido. Do total, em 16 açudes e três rios são obedecidas as regras da ANA, abrangendo 91 municípios e cerca de 1,9 milhão de pessoas.

A restrição de uso mais recente foi determinada na segunda-feira (7) para o Rio Piranhas-Açu, que corta a Paraíba e o Rio Grande do Norte, e para os açudes de Coremas e Mãe D´Água, ambos na Paraíba, que estão com 34% e 33% da capacidade de armazenamento de água, respectivamente.

Desde a semana passada, nas cidades de Coremas, Pombal, Cajazeirinhas, Paulista e São Bento, na Paraíba, e Jardim Piranhas e Jucurutu, no Rio Grande do Norte, a água só pode ser retirada do rio e dos açudes para qualquer atividade produtiva três vezes por semana das 2h às 11h. A recomendação da ANA é que não seja feita irrigação entre as 11h e as 17h, pois, nesse período, muita água é perdida por evaporação. A agência também alerta para que nenhum novo tipo de cultura seja iniciado neste momento devido à possibilidade de não haver água suficiente.

"A prioridade de uso dos açudes é para abastecimento humano e consumo animal. É muito importante que os agricultores implementem tecnologias de uso eficiente da água. Não se pode ter no Semiárido irrigação por inundação", disse o superintendente. A ANA monitora constantemente o nível da água.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhece que 1.484 municípios nordestinos e do norte de Minas Gerais estão em situação de emergência por causa da estiagem, afetando 10,67 milhões de pessoas. Segundo o Ministério da Integração, o governo federal investe mais de R$ 16 bilhões para reduzir os efeitos da seca e amenizar as perdas econômicas, por meio de ações emergenciais, obras estruturantes e linhas especiais de crédito.

Investimento

De acordo com a Pasta, desde janeiro de 2012, o governo destinou R$ 916 milhões para a Operação Carro-Pipa. Foram contratados 5.809 carros-pipa para levar água a mais de 3,8 milhões de pessoas em 815 municípios. O Programa Água para Todos entregou 370 mil cisternas e a meta é construir mais 750 mil até 2014. Além disso, o programa prevê a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água para comunidades rurais de baixa renda.

Diário do Nordeste

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores