sábado, 11 de setembro de 2010

SÍTIO SANTA BÁRBARA EM ALCÂNTARAS, REALIZA A FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 2010

 Apesar do nome Santa Bárbara, a comunidade celebra a festa em homenagem a Nossa Senhora das Graças. O movimento religioso segue até domingo.

A Capela do Povoado de Santa Bárbara, apesar de ter sua Igreja um das mais novas do município , possui um tradicional festejo sendo um dos melhores de Alcântaras e região serrana. Diferente também é o modelo arquitetônico da Igreja.


O sítio, que fica distante 8 km ao norte da cidade de Alcântaras, está festejando sua Padroeira Nossa Senhora das Graças, e além deste sábado 11/09 e domingo 12/09 que são os principais dias do Festejo, onde há bastante devoção religiosa, também há alguns eventos de caráter cultural para os visitantes. A maioria  vindos de todo o município de Alcântaras

Além de visitantes de Alcântaras, é esperado também visitante da região de Meruoca; São Vicente e Anil entre outros. De Meruoca tem seu acesso pela a estrada do sítio Alegre, e de Alcântaras pela a estrada do Sítio Norte.

No detalhe da foto, a entrada para o interior da igreja que é feita pelas laterais. Dentro, a igreja também não possui paredes laterais. Outro destaque  fica por conta das pinturas no altar.

As imagens são de sexta-feira 10/09/2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CONCURSO SEDUC-CE: Governador assina nomeação dos professores concursados

A posse coletiva dos profissionais está marcada para o dia 20 de setembro. O início do exercício nas escolas acontece no dia 1º de outubro.

O governador Cid Gomes assinou na tarde desta quinta-feira (09) a nomeação dos 3.088 professores concursados que vão atuar  na rede pública estadual de ensino. A posse coletiva dos profissionais está marcada para o próximo dia 20/09/2010 e o início do exercício em cada escola será no dia 01/10/2010. O Concurso foi realizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação(Seduc) e do Planejamento e Gestão(Seplag).  A nomeação dos professores será publicada no Diário Oficial do Estado de 13/09/2010.

O Concurso foi realizado em quatro etapas: prova escrita; prova prática; programa de capacitação profissional e exames de títulos. Na primeira etapa, os candidatos responderam 60 questões objetivas de múltipla escolha. A segunda fase oportunizou aos inscritos uma mostra da  atuação de cada um durante aula ministrada na disciplina em que o candidato estava concorrendo. Na terceira, houve um programa de capacitação profissional com carga horária de 180 h/a. A quarta e última fase abrangeu o exame de títulos. Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior em nível de licenciatura plena.

Atualmente, a rede estadual é responsável pelo atendimento de 540 mil alunos em 642 escolas. Conforme acompanhamento da Seduc, a matrícula no Ensino Médio corresponde a 382 mil estudantes. Nesse nível de ensino, o currículo abrange as seguintes disciplinas: História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Matemática; Física; Biologia; Química; Língua Inglesa; Língua Espanhola; Língua Portuguesa; Artes e Educação Física.
.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Seduc:
Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br) 85-31013972

ASSALTO A AGÊNCIA DOS CORREIOS DE HIDROLÂNDIA

Bang bang no interior: tiroteio, fuga e assalto a agência dos Correios em Hidrolândia

2 homens em uma moto assaltaram na manhã desta quinta (9) a agência dos Correios de Hidrolândia (foto) a 251 km da Capital. Na ação, um PM a paisana percebeu a ação e reagiu. Houve troca de tiros.

Na fuga, a dupla tentou manter uma senhora refém e realizou, de maneira frustrada, assalto a um carro. "Levaram bem menos de R$ 1 mil", afirma o delegado Barreto, da Polícia Civil de Santa Quitéria.

Bandido está ferido

"Eles fugiram por um matagal e lá encontramos um dos capacetes com sangue", completou. A dupla segue foragida.

Fonte: Quixelô Notícias: www.quixelonoticias.blogspot.com

A IMAGEM: Por trás do Sorriso, a ingenuidade, o “orgulho” e esperança

O sorriso puro e ingênuo de uma criança, e esperança de contribuir para o mundo com pessoas melhores, e o orgulho e amor dos pais que fazem questão de declarar para o mundo que a amam

Essa é a garotinha Ana Kêmilly Freire Gomes, que hoje 10/09 está completando 08 anos de alegria. Essa alcantarense cursa o 3º ano do Ensino Fundamental e é filha do casal Francisco Costa Gomes  (Kelder) e Aline Helen Freire Gomes.

Dos pais: Que a cada passo que você der seus desejos de crescer e de se aperfeiçoar seja superado pelas dificuldades das lutas, pois sua resistência é grande e você há de vencer todos os obstáculos.

Abra as janelas de sua alma e deixe o sol invadir cada pedacinho de você, ele levará as tristezas e decepções para bem longe, e então o seu sorriso de felicidade me trará a certeza de que meu esforço com você não foi em vão.
Eu te parabenizo com emoção e felicidade,  pois somente acontecimentos bons te aconteçam.
Feliz Aniversário!

TE AMAMOS MAIS QUE TUDO VOCÊ É NOSSO TESOURO:
ALINE E KELDER

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MAIS DETALHES SOBRE O ACIDENTE NA BR-222 QUE VITIMOU TRÊS PESSOAS DA CIDADE DE MUCAMBO

A Polícia Rodoviária Federal informou que o motorista perdeu o controle do veículo, capotou várias vezes.
Por: Márcio Dornelles (Portal Ceará Agora)

 Um veículo Hilux capotou na manhã desta quinta-feira (9), no quilômetro 160 da BR-222, em Irauçuba, e fez três vítimas fatais. O acidente aconteceu por volta das 8h30, quando o veículo, com cinco ocupantes, seguia no sentido Fortaleza-Sobral.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o motorista perdeu o controle do veículo, capotou várias vezes. João Rodrigues de Castro, o condutor do carro, ficou preso às ferragens e morreu. Maria Iracema Portela e outra pessoa, ainda não identificada, também perderam a vida no grave acidente.

O inspetor Darlan Antares disse que as pessoas que estavam no banco traseiro foram arremessadas para fora do veículo, pois estavam sem o cinto de segurança. As duas pessoas sobreviventes foram encaminhadas à Santa Casa de Misericórdia, de Sobral. Uma delas com escoriações graves.

Foto: Blog Wilson Gomes

ACIDENTE NA BR-222 EM IRAUÇUBA MATA TRÊS PESSOAS DA CIDADE DE MUCAMBO


Três pessoas todas residentes na cidade de Mucambo, região norte, perderam a vida numa acidente de trânsito, na manhã desta quinta-feira, 9. 

As vítimas viajavam numa Hylux, quando por volta das 8h40, o motorista João Rodrigues, dono de um restaurante perdeu o controle do veículo., no km 160, da BR 222, município de Irauçuba. O motista e mais duas ocupantes morreram no local. Mais duas outras foram encaminhadas para Santa Casa de Sobral.

Fonte: Blog do Wilson Gomes

NOVO CURSO DA FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA: Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável

O Curso é promovido pelo o Jornal O Povo através da Fundação Demócrito Rocha (FDR) e é totalmente grátis. Você pode acompanhar o curso pelo site ou pelos fascículos do jornal.

O curso Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável faz parte de um projeto que procura disseminar a compreensão pública sobre o tema, considerando a atualidade e interesse que tais questões vêm causando aos 6 bilhões de habitantes do planeta Terra.

Para ir direto fazer sua inscrição clique AQUI

FRASES: "A CONSCIÊNCIA"


"Às vezes, lavando as mãos sujamos a consciência." (Autor desconhecido)

"A consciência é o melhor livro de moral e aquele que menos se consulta." (Blaise Pascal)

"Seja senhor da tua vontade e escravo da tua consciência." (Aristóteles)

"Cuidamos apenas de encher a memória, e deixamos vazios o entendimento e a consciência." (Michel de Montaigne)

"O silêncio é a comunhão de uma alma consciente consigo mesma."
(Henry David Thoreau)

Do blog: “A consciência é individual e não coletiva e por isso não pode ser compartilhada, uns tem e outros não, uns são perceptivos e outros não. A Maioria se esquece do que não deveria; consciência falha.”

“É por esses esquecimentos que muitos acabam se engasgando por mesquinharia."

Frases do Site Quente.com
Imagem: Web

OVNIS: Moradores dizem ver objeto luminoso no céu de Sobral

População do Distrito de Bonfim acreditam que Objetos Não Identificados estão aparecendo em Sobral

Sobral. Moradores da localidade de Bonfim, distrito que fica a 14 quilômetros da sede deste Município, estão assustados com a aparição de uma luz forte no céu desta região. A luz de cor avermelhada tem perseguido e apavorado os moradores há mais de um mês.

O motoqueiro Antonio Eugênio de Souza conta que é uma destas vítimas dos Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis). Ele conta que retornava de Sobral, na companhia da mulher e da filha, quando foi perseguido, por aproximadamente 30 minutos, por essa luz estranha. "A luz clareava toda a vegetação e, para fugir dela, tive que entrar na casa de uma pessoa amiga. A luz só foi embora quando um outro motoqueiro passou pela estrada", disse.

Para o presidente do Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica (CSPU), Jacinto Pereira, o relato do motoqueiro está sendo investigado pelo Centro. "Acreditamos que ele deva ter visto uma luz num ponto fixo. Como estava em movimento acreditou que estava sendo seguido. Ao parar, a luz também deixou de lhe seguir", disse Pereira, acrescentando que mesmo assim o caso está sendo investigado pelo CSPU.

Forte calor

Outros moradores dizem que não são vítimas apenas de perseguição. Eles contam que sentiram um forte calor com aproximação da luz. "Eu estava pescando. Era aproximadamente 18 horas, quando um clarão apareceu na minha frente. Não tive muito medo, mas a calor me deixou preocupado. No dia não tive coragem de contar para ninguém", contou o pescador Raimundo Nonato Clementino.

Na praça do Distrito de Bonfim (foto), as pessoas se reúnem e, nas rodas de conversa, o assunto sobre a aparição dos Ovnis já virou o tema central.

Existem moradores da comunidade que também testemunharam o objeto que permaneceu por alguns minutos "fixo" no céu e depois "desceu" escondendo-se atrás da vegetação seca às margens do Rio Acaraú. "Uma grande bola parecida com a lua chegou a pairar sob a localidade em direção ao curso do Rio Acaraú", contou a dona de casa Rosimeire Vieira Souza, que reside na localidade de Malhada Vermelha.

Jacinto Pereira também contesta estes depoimentos. "Na verdade, o que elas viram foi o Planeta Venus, que nesse horário costuma mudar de intensidade". Ele dá uma dica para quem gosta de observar o céu durante a noite a procura desses objetos. "Não se deve procurar pela luz brilhando e sim pela sombra. Se em algum ponto do céu o brilho das estrelas ficou encoberto é porque algum objeto estranho está cruzando aquele espaço".

Há relatos de moradores de outras cidades que estão sendo investigados pelo CSPU. Muitos acreditam em discos voadores.

Reportagem completa no Diário do Nordeste

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

BRASIL TEM 14,1 MILHÕES DE ANALFABETOS SEGUNDO IBGE/Pnad

“Tema presente no disurso de qualquer candidato em campanha, a educação não chegou a 14,1 milhões de brasileiros. Hoje, o País tem 9,7% do total da população, de acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Na comparação com 2008, houve queda de 1%. Naquele ano, a taxa de analfabetismo era de 10%. De 2004 a 2009, a taxa recuou 1,8 p.p. (ponto percentual).

No Nordeste, 18,7% da população é analfabeta, ante 19,4% em 2008 e 22,4% em 2005. No Norte, os analfabetos representam 10,6% da população; no Centro-Oeste, significam 8%, e 5,7% no Sudeste. No Sul, essa proporção é de 5,5%. Entre os analfabetos, predomina a população mais velha. Do total de pessoas sem estudo, 92,6% têm 25 anos ou mais. Entre as pessoas com 50 anos ou mais, 21% não sabem ler e escrever. De 40 a 49 anos, são 9,3% de analfabetos.

Na avaliação dos indivíduos de 15 a 17 anos, 1,5% são analfabetos. Entre a população de 18 a 24 anos, essa proporção chega a 2,1%. A Pnad mostra melhora no nível de escolaridade da população. Do total da população com mais de 25 anos de idade, 10,6% tem nível superior completo, ante 8,1% em 2004. Entre essa parcela da população, 12,9% não têm instrução – contra 15,7% em 2004. Outros 36,9% têm o ensino fundamental incompleto, e 8,8% finalizaram o ensino fundamental. Já 23% da população têm o ensino médio completo.”

 Blog Eliomar de Lima (Com IBGE)
Imagem: Web

GAROTINHA JOCÉLIA DESFILA EM CARRO DE BOMBEIROS EM SOBRAL

Você lembra da garotinha Jocélia, 9 aninhos, que tem um doença rara(62 casos no mundo) e depois de uma cartinha solidária, enviada ao Gugu Liberato,  apresentadador da Rede Record(TV), foi mostrada ao mundo, direto de Sobral? Lembra? Pois é, as autoridades daqui agora também lembraram dela. E ontem a pequena JOCÉLIA desfilou no "carro dos Bombeiros" pelo desfile do 7 de setembro. Legal!!

Antes, não tinha um fogão a gás para cozinhar a comida dela e de sua familia, dividia uma casa humilde com muitos irmãos, e sem nenhuma perpectiva de NADA. E "nenhuma autoridade" lembrava que Ela existia.
E aí veio o 4º poder, a mídia, e tudo mudou...Ôbbaaaa!!!!!

Agora, de casa nova e toda mobilhada, doada pelo programa do Gugú, com apoio da TGC e vários parceiros. Visitou os melhores laboratórios e clínicas do Brasil, e poderá ir tratar-se no exterior. Tudo sem ônus prá ninguém. Quem Legal!!

Legal? Acho que faltou a mão da "assistência social e da saúde", do município, do Estado e do País. Até parece que Ela não era desta terra...

DO BLOG - O bom é que ontem, Ela foi a atração da "indepedência", desta vez de forma REAL.

Fonte: Blog Política e Algo Mais (Bené Fernandes)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM ALCÂNTARAS

O prefeito de Alcântaras em exercício, Antônio Marcos, a presidenta da Câmara de vereadores Toinha Sergino, além de Secretários municipais, demais autoridades e público presente, participaram na manhã de hoje 07 de Setembro do tradicional hasteamento das bandeiras na Praça Gregório Cunha.

O ato cívico faz parte das comemorações da Independência do Brasil. Onde a bandeira do Brasil foi hasteada pelo representante do destacamento policial, a bandeira Estadual do Ceará pelo prefeito em exercício Antônio Marcos e a bandeira municipal pela vereadora Toinha Sergino.

Para o final da tarde, aconteceu o tradicional desfile cívico promovido pela Escola Maria Raulino e a noite uma Gincana cultural. Durante o dia também aconteceram competições esportivas que foram promovidas pela Secretaria de Cultura e Desporto de Alcântaras.


Após os discursos e a entoação dos hinos Nacional e Municipal, Antônio Marcos e o Secretário de Cultura Miguel Marcelo com Banda Municipal de Alcântaras. No Ginásio Deputado Rogério Aguiar, uma multidão compareceu para assistir de perto a gincana do dia 07 de Setembro 2010.

Escrito por Edilson Angelo

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CONCURSOS SOMAM MAIS DE 21.500 VAGAS DE EMPREGO PELO PAÍS

“Pelo menos 81 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (6) e reúnem 21.541 vagas para todos os níveis de escolaridade. O salário chega a R$ 17.785,34 no Tribunal de Contas do Amapá.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Pelo menos cinco órgãos abrem as inscrições nesta segunda, são eles: Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba, Conselho Regional de Química da 18ª Região (Piauí), Prefeitura de Nova Odessa (SP), Senac do Amapá e Prefeitura de Trindade do Sul (RS).”

* Do Portal G1, mais detalhes dos concursos AQUI.

Fonte: Blog do Eliomar

FERIADO DO DIA 7 DE SETEMBRO É ANTECIPADO COM FESTA EM ALCÂNTARAS

É logo mais a noite de 06/09, no Káthia Club de Alcântaras, véspera de feriado, a festa de com a Banda Comboy do Forró

A festa que antecipa o feriado do dia 7 de Setembro, está sendo promovida pelo colega Júnior Ximenes e  sendo chamada pacificamente de "1º segunda sem Lei."

As novidade da noite, ficam mesmo por conta do local, o tradicional Club da cidade, o Káthia Club, há tempos não recebia uma banda de Forró, a outra novidade é a Banda Comboy que se originou em Alcântaras, antes chamada de Performance do Forró.

MEMÓRIA VIVA


No último domingo 05/09, Lurdes Fernandes recebeu no sítio Quandu muitos parentes a amigos para festejar os seus 80 anos de vida, a maioria deles dedicado ao trabalho, ao acolhimento de amigos e familiares na sua vida simples mais muito honesta.

Maria de Lurdes Ferandes, ou Dona Lurdes, durante muitos anos trabalhou em Sobral, e na sua terra, entre outras atividades que exerceu, também foi costureira, comerciante a agropecuarista.

Dona Lurdes é a tão conhecida senhora do casarão branco, localizada próximo a estrada Quandu-Rosápoles. Era uma das filhas do casal Rosa Fernandes e Raimundo Gomes do Nascimento (Raimundo Justino), líder comunitário que entre os seus herdeiros deixou o seu nome a um Sobrinho, Raimundo Gomes Sobrinho último prefeito eleito de Alcântaras, e inúmeros parentes espalhados por Alcântaras e Sobral.

80 anos de vida:

“Uma dádiva extraordinária. A Deus a Gratidão, o Louvor e a Glória”

Vida: Uma linda experiência!
Amigos:Ter e Ser, é Maravilhoso!
Família: Presente de Deus, é tudo de bom a qualquer tempo!

Parabéns Dona Lurdes: Homenagens de Amigos e Parentes

RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA CONSELHO TUTELAR DE ALCÂNTARAS


Realizou-se ontem a Eleição para o Conselho Tutelar de Alcântaras (Mandato Setembro/2010 - Setembro/2013). Houve um grande comparecimento às urnas, visto que o voto era opcional. (blog Alcântaras)

A partir das 18:30 horas teve início a apuração das urnas, que obteve o seguinte resultado final.

CLASSIFICAÇÃO
NOME DO CANDIDATO
TOTAL
% DA VOTAÇÃO GERAL
07
ANA GLÁUCIA
352
13,27%
06
MARIA APARECIDA
310
11,69%
08
CLAUDEMIR CARVALHO
247
9,31%
04
SOLANGE DO WILSON
242
9,13%
10
MARQUIM DA MARAVILHA
234
8,82%
02
OZIELMA
216
8,14%
05
SUELY
201
7,58%
01
ATALIBA NETO
190
7,16%
12
LEANDRO
189
7,13%
10º
09
FERNANDINHO
151
5,70%
11º
11
JARDEL
144
5,43%
12º
03
SANDRA
137
5,18%
Votos Válidos
2613
98,54%
Votos Brancos
24
0,90%
 Votos Nulos
15
0,56%
Total Votantes
2652
100%


CONFIRA A VOTAÇÃO POR URNA:

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores