sábado, 26 de março de 2016

O MILAGRE DA RESSUREIÇÃO

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste.

EX-PRESIDENTE DA CNBB PEDE RESPEITO À CONSTITUIÇÃO PARA SUPERAR CRISE POLÍTICA

Dom Geraldo Lyrio, durante cerimônia da Semana Santa
O arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, pediu respeito à Constituição e preservação das instituições para superar a atual crise política do país. Em entrevista à Agência Brasil na noite dessa sexta-feira (25), durante as cerimônias da Semana Santa em Mariana (MG), o bispo defendeu mais serenidade e menos radicalização. "É um pedido que vale tanto para o governo federal e sua base, quanto para a oposição".

Dom Geraldo Lyrio foi presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2007 a 2011. Ele explicou que ainda não há uma posição oficial do conjunto do episcopado brasileiro, mas que cada bispo, como cidadão, tem o direito expressar seu pensamento livremente. "A conjuntura nacional será um ponto forte das discussões da próxima assembleia-geral da CNBB, no início de abril, e existe a possibilidade de posições serem assumidas de forma oficial", informou.

Declarando-se sem posição político-partidária, ele alertou que o povo brasileiro é o mais sacrificado no atual momento. Para o arcebispo, há muitas soluções propostas que são voltadas a interesses pessoais e não aos interesses da nação. "Esperamos que o direito prevaleça, que não se ultrapasse aquilo que é da Justiça, que as instituições possam ser preservadas e que a Constituição seja respeitada".

Posições

Em dezembro do ano passado, quando o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), autorizou a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, a Comissão Brasileira Justiça e Paz, da CNBB, divulgou nota questionando os motivos do parlamentar. Segundo o texto, a atitude de Cunha não continha "subsídios que regulem a matéria” e ele demonstrou estar agindo por interesse pessoal.

Nos últimos dias, circulou nas redes sociais um vídeo do bispo dom Ailton Menegussi, da Diocese de Crateús (CE), em que apresentou aos fiéis sua posição contra o impeachment. "Nós não vamos apoiar simplesmente a troca de governos, de pessoas interesseiras, que estão apenas querendo se apossar porque são carreiristas", disse durante cerimônia religiosa.

Da Agência Brasil. Foto: Leo Rodrigues

quinta-feira, 24 de março de 2016

TARDE DE FORTE CHUVA NA REGIÃO DE SANTA BÁRBARA EM ALCÂNTARAS

Uma forte chuva atingiu a região de Santa Bárbara no norte de Alcântaras, e raios assustaram a população da cidade.

A chuva começou a partir das 4:30 da tarde e se estendeu por um bom período de tempo. Segundo populares algumas residências tiveram problemas com alagamentos.

Essas fotos são de um riacho que não  corria água a 4 anos. O "tempo fechou", e o temporal também foi sentido na em algumas localidades do município vizinho de Meruoca, já na cidade de Alcântaras, os raios/trovões assustaram os moradores, mas não chegou a chover na sede do município.

INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS NO IFCE SOBRAL TERMINAM SEXTA-FEIRA

São 245 vagas em sete cursos técnicos gratuitos. Inscrição é pela Internet.

As inscrições do processo seletivo para os cursos técnicos do campus de Sobral do  Instituto Federal do Ceará (IFCE) seguem até sexta-feira, 25 de março. O processo seletivo é para o semestre 2016.1, que inicia no dia 15 de junho. Ao todo, são ofertadas 245 vagas em sete cursos técnicos. As inscrições são exclusivamente pela internet.

As vagas são para sete cursos técnicos gratuitos: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho. Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio. As aulas são no turno da noite, com exceção do curso de Segurança do Trabalho, que será ofertado à tarde. Cada curso conta com 35 vagas.

Para a inscrição, é cobrado o valor de R$ 40, que pode ser pago até o final do expediente bancário do dia 28 de março. A data de realização das provas será 24 de abril. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (http://qselecao.ifce.edu.br), onde poderá também consultar o edital para obtenção de mais informações.

Serviço:
Inscrições no processo seletivo 2016.1
Quando: até 25 de março
Valor da taxa de inscrição: R$ 40
Cursos ofertados: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente,  Panificação e Segurança do Trabalho

quarta-feira, 23 de março de 2016

DIA "19 DE MARÇO" EM VENTURA, VEJA ALGUMAS IMAGENS

No último dia antecedendo a Semana Santa, no sábado 19 de Março, a sede do Distrito Ventura recebeu inúmeros visitantes para homenagear de forma especial o Padroeiro local São José que também é padroeiro do Estado do Ceará.

O dia não foi celebrado com chuvas, o forte sol tomou conta do clima, mas não tirou o brilho da festa, que além de prestigiada por muitos populares, também recebeu a visita de inúmeros políticos, autoridades municipais e detentores de cargos públicos no município.  Caravanas de políticos tanto da oposição como da situação assediados por populares, mas tudo em clima de paz da festa.

A data também marcou a inauguração da campo de futebol de Ventura e do Aniversário do Padre Marcone, responsável pela Área Patoral do Distrito.
Missa na Capela de São José
Movimentação após a missa
Aniversariante Padre Marcone, recebeu os Parabéns da Banda de Música
Leilão foi bastante prestigiado

ESTUDANTES PODEM CONCORRER A PARTIR DE HOJE A BOLSAS REMANESCENTES DO PROUNI


A partir de hoje (23), o Ministério da Educação (MEC) vai oferecer as bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados poderão se inscrever pela internet. O prazo final para que isso seja feito é o dia 31 de março.

Podem concorrer professores da rede pública, além dos estudantes que fizeram alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa ter, no mínimo, 450 pontos na média no Enem. As inscrições serão pelo site do ProUni.

As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês e as bolsas parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Os professores estão dispensados do critério de renda.

Aqueles que se candidatarem terão dois dias úteis para comprovar as informações prestadas na inscrição nas instituições e ensino. Cabe ao estudante verificar o local, a data e o horário de atendimento e demais procedimentos. 

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior. Na primeira edição de 2016, o ProUni ofertou 203.602 bolsas para 30.931 cursos. As bolsas que não foram preenchidas em nenhuma das chamadas regulares serão ofertadas nesta etapa.

O edital de seleção para as vagas remanescentes do ProUni foi publicado na semana passada no Diário Oficial da União.

Agência Brasil

terça-feira, 22 de março de 2016

NOTA DE PESAR - EXPEDITO SITÔNIO CUNHA

"Na tarde deste 21 de março, tivemos uma daquelas notícias, em que nós alcantarenses costumamos ficar chocados. No caso de ontem, o infarto que tirou 'desta vida' o nosso amigo Expedito Sitônio.

Muito triste e dura a realidade! Para as pessoas que pretendem prestar uma última homenagem seu corpo se encontra velado na sua residência no Bairro do Junco próxima a igreja São Vicente de Paulo em Alcântaras. A missa será será às 16:30 na Igreja Matriz de Alcântaras.

A família, os meus mais sinceros sentimentos pela irreparável perda!

COMPOSIÇÃO PARTIDÁRIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MUDA EM QUASE 50%

Foto: Edson Júnior Pio
Com o fechamento da chamada janela partidária, na última sexta-feira (18/03), o número de partidos com representação na Assembleia Legislativa do Ceará passou de 23 para 18 legendas. 

As mudanças nas bancadas ocorreram a partir da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 91/2016 pelo Congresso Nacional, no dia 18 de fevereiro, que deu um prazo de 30 dias para que os detentores de mandato eletivo tivessem a oportunidade de trocar de partido sem perder o mandato por infidelidade partidária. Na atual legislatura, mudaram de partido 22 deputados (47,8% da composição da Assembleia).

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), com dez parlamentares, possui hoje a maior bancada, seguido pelo Partido Progressista (PP) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), ambos com seis parlamentares.

O PDT, que era representado apenas pelos deputados Ferreira Aragão e Evandro Leitão, tornou-se a maior legenda partidária na AL, com a filiação dos deputados Antônio Granja, José Sarto, Ivo Gomes, Manoel Duca, Robério Monteiro, Sérgio Aguiar e Zezinho Albuquerque, que deixaram o Pros, e a adesão do deputado Júlio César Filho, que era do Partido da Mulher Brasileira (PMB). Com a saída do parlamentar, o recém-criado PMB, que tinha cinco deputados, ficou com quatro representantes na Casa.

O Partido Social Democrático (PSD) e o Partido dos Trabalhadores (PT) têm três deputados. Já o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido da República (PR) ficam com dois representantes. O PHS (Tin Gomes), PRB (David Durand), SD (Aderlânia Noronha), DEM (João Jaime), PRP (Joaquim Noronha), PEN (Bruno Gonçalves), PSDC (Ely Aguiar), PSB (Heitor Férrer), PSDB (Carlos Matos) e Psol (Renato Roseno) têm apenas um representante na AL.

Atualmente, encontram-se licenciados, para atuar como secretários no governo Camilo Santana, os deputados Jeová Mota (PDT), Mirian Sobreira (PDT) e Osmar Baquit (PSD). Os suplentes Professor Teodoro (PSD), Fernando Hugo (PP) e Rachel Marques (PT) estão no exercício dos mandatos, substituindo os parlamentares licenciados.

O deputado Carlomano Marques (PMDB), licenciado para tratamento de saúde, foi substituído pelo suplente Leonardo Araújo (PMDB). E o deputado Carlos Felipe (PCdoB), que pediu licença para tratar de interesse particular, foi substituído pelo suplente George Valentim (PCdoB).

Os partidos Pros, PSL, PV, PPS e PTN deixam de ter representantes na Assembleia Legislativa do Ceará.

Assessoria de Imprensa – AL/CE

COMITÊ DE PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS RECEBE DEMANDAS DA SOCIEDADE CIVIL

Foto: Marcos Moura
O Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência realizou, na tarde desta segunda-feira (21/03), a primeira audiência pública no Complexo de Comissões da Casa. 

Os presentes chamaram a atenção para a necessidade de fortalecer a participação dos jovens, oferecer escolas em tempo integral e profissionalizante, estruturar programas de orientação familiar e mediação de conflitos, estimular a cultura de paz, garantir direitos de crianças e adolescentes e fazer o debate sobre consumo de drogas e racismo, entre outros pontos. Essas sugestões serão consideradas na elaboração do relatório final do trabalho.
Segundo o presidente do comitê, deputado Ivo Gomes (PDT), serão realizadas mais 12 audiências, sendo quatro em Fortaleza e nove na Região Metropolitana e interior do Estado.

A próxima audiência será realizada na terça-feira (29/03), no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O encontro será realizado na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Ícaro de Souza Moreira, a partir das 18 horas.

Ivo Gomes ressaltou ainda que os 24 pesquisadores já estão em campo, buscando “identificar a trajetória de vida desses garotos e garotas”. A abordagem envolve tanto famílias de adolescentes assassinados como jovens que cumprem medidas socioeducativas pela prática de atos infracionais.

O relator do comitê, deputado Renato Roseno (Psol), informou que busca entender a vida desses adolescentes, do ponto de vista individual, familiar, comunitário e institucional. “Queremos mergulhar e nos perguntar sobre a vida desse adolescente e dinâmica familiar”, afirmou.

Já a deputada Augusta Brito (PCdoB) ressaltou o caráter democrático do comitê, com representação de diversos setores da sociedade. “Acredito que vai gerar bons frutos”, avaliou.

Durante a audiência, os participantes dividiram-se em quatro grupos para discutir as razões da violência entre crianças e adolescentes. O chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, frisou a importância de ouvir as propostas das entidades e sociedade. “Essa audiência dá início ao processo de escuta”, disse.

Também participaram da audiência a presidente da Comissão de Infância e Adolescência, deputada Bethrose (PMB); o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), deputado Zé Ailton Brasil (PP); o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude do Ceará, Davi Barros; o promotor de Justiça Hugo Mendonça; a coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Camila Silveira; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Nadja Bortolotti, além de representantes de outros órgãos estaduais, municipais, de universidades, da sociedade civil e lideranças comunitárias.

Assessoria de Imprensa – AL/CE

MORADORES DOS BAIRROS E DISTRITOS DE SOBRAL DEBATEM SOBRE OS PROBLEMAS DA COMUNIDADE

O deputado federal Moses Rodrigues (PMDB-CE) continua mantendo uma agenda intensa nos bairros e distritos de Sobral, sempre discutindo temas de suma importância para a comunidade. No último sábado (19), Moses  visitou o distrito de Patriarca, onde esteve reunido com lideranças e populares, e realizou visitas aos comércios locais.

“São muitos os problemas relatados pela população, vários casos de violências foram citados e o que mais me chamou atenção foi o descaso com a segurança, onde moradores relataram que só tem uma viatura no distrito”, destacou Moses. Além da insegurança, a população abordou os problemas relacionados à saúde no distrito. Segundo os moradores, faltam médicos e medicamentos, outro ponto abordado foi à falta de saneamento básico e a seca.

Ainda no sábado, Moses Rodrigues esteve em visita na localidade de Pedra Branca. Recebido pela população, o deputado conversou com moradores e lideranças do local, que solicitaram  melhorias nas áreas de educação, saúde e segurança. De Pedra Branca o deputado seguiu para a localidade de Emasa, no distrito de Aracatiaçu, onde participou de um leilão na paróquia de São José. De lá o parlamentar seguiu para o bairro Sumaré, onde conversou com populares que relatam como foco principal a insegurança do bairro.

Na manhã de domingo (20), o parlamentar esteve novamente no bairro Sumaré, onde realizou visitas a comerciantes e moradores do bairro. Durante a passagem do deputado, a população solicitou ações que promovam o desenvolvimento local.

Ainda em Sobral, Moses esteve reunido com lideranças e com um grupo de jovens. O encontro aconteceu no bairro Colinas. No local, os jovens cobraram projetos que visem o incentivo a cultura e a formação de jovens e adultos. Em diálogo com o deputado, os jovens expuseram alguns problemas enfrentados pelos jovens nos dias atuais, bem como a dificuldade de conseguir o primeiro emprego e a formação, fatores que são importantes para inserção no mercado de trabalho.

Finalizando a agenda o deputado participou de um almoço, na Lagoa do Mato, no distrito de Aracatiaçu. No encontro, o deputado conversou com moradores que pediram por melhorias na região.

Da Assessoria de Imprensa 

domingo, 20 de março de 2016

AUTORIDADES E TRABALHADORES DISCUTEM MP SOBRE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS RURAIS

Foto: Edson Junior Pio
A Medida Provisória (MP) 707/15, que trata da prorrogação dos prazos para a renegociação das dívidas dos produtores rurais, foi debatida na manhã desta sexta-feira (18/03), em sessão especial no Plenário 13 de Maio, aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT).

O senador Fernando Bezerra (PSB-PE), presidente da Comissão Mista que discute a MP, destacou a necessidade de debater o projeto com representantes dos segmentos rurais de todo o País. De acordo com ele, o Ceará é o segundo Estado nordestino a sediar encontro do colegiado sobre o tema. Pernambuco foi o primeiro.

“Nesses encontros, queremos mais ouvir do que falar. Queremos ouvir as queixas e demandas dos representantes da agricultura empresarial e da agricultura familiar, colhendo subsídios para o nosso relatório, que vai ser apresentado em abril”, salientou o senador, ao informar que o projeto recebeu 93 emendas.

Estiveram presentes ao evento o senador José Pimentel (PT-CE); os deputados federais Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e José Airton Cirilo (PT-CE); o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antônio Rodrigues de Amorim; o representante do Banco do Brasil, Maurício de Mesquita Siqueira; o presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento; o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Marcos Holanda, entre outras autoridades.

MIRANDO "O PODER", PMDB E PSDB DISCUTEM FIM DA REELEIÇÃO

Imagem: Divulgação internet
As cúpulas do PMDB e do PSDB no Senado começam a articular um acordo que passa pelo apoio dos tucanos a um eventual governo do vice-presidente da República Michel Temer, presidente nacional do PMDB, caso a presidente Dilma Rousseff sofra o impeachment no Congresso. A negociação passa pela aprovação de uma emenda constitucional que impõe o fim da reeleição e que poderá ser votada em breve pelo Congresso.

A avaliação é de que a medida poderia permitir o apoio dos tucanos a um eventual governo Temer até 2018 sem que ele pudesse se reeleger, o que "zeraria" o jogo da sucessão presidencial. Para o PMDB do Senado, isso seria positivo para conseguir agregar o apoio do PSDB no governo Temer, uma vez que os tucanos detém umas das maiores bancadas no Congresso Nacional e serão importantes numa eventual transição política. Também impediria que o hoje vice se mantivesse no poder por um período prolongado.

No ano passado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o líder do partido na Casa, Eunício Oliveira (CE), e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) se posicionaram publicamente a favor da iniciativa. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), também declarou apoio ao fim da reeleição.

Especialistas em direito constitucional ouvidos pelo Estadão consideram que, se houver um impeachment da presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer assumir o governo, ele poderia concorrer nas próximas eleições gerais. A aprovação de uma PEC até lá impediria que Temer concorresse novamente.

O senador Antonio Carlos Rodrigues (PSB-SE), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, disse à reportagem que vai propor em breve o fim da reeleição no seu parecer.

Um dos principais senadores do PSDB contrários ao fim do instituto da reeleição, Aloysio Nunes Ferreira (SP) afirmou que essa discussão, no momento, é "inteiramente inoportuna". "O problema político imediato é o fim do governo", disse. "É uma mesquinharia que não ajuda na busca da unidade que precisamos para enfrentar o impasse", completou.

Doutor em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo, Erick Wilson Pereira disse que, somente com a aprovação da PEC, é que Temer não poderia concorrer em 2018. Ele destacou o fato de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem entendimento formado que um vice quando assume durante o mandato do titular pode concorrer a uma eleição. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

ESTADÃO conteúdo (Via Jornal O POVO)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores