sábado, 16 de janeiro de 2016

CEARÁ JÁ REGISTRA 19 CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE NESTE ANO

Imagem: Divulgação internet
Neste ano, o Estado do Ceará já registrou 19 casos confirmados de dengue , segundo dados divulgados, na tarde desta sexta-feira, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Ainda de acordo com o boletim, 209 casos suspeitos foram notificados ao longo das últimas duas semanas.

Os números foram anunciados no mesmo dia em que o Ceará recebeu mais de R$ 6,9 milhões em investimento ara combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika vírus.

Ainda segundo as informações da pasta, 31,5% dos pacientes confirmados em 2016 tem entre 20 e 29 anos. Essa é também a faixa etária que mais teve casos confirmados no ano passado, com 22,9% dos 55,5 mil casos identificados nos 172 municípios.  Os jovens de 15 a 19 anos também estão na faixa de risco, representando 26,3% dos casos em 2016 e 12,1% no ano passado. Nenhum óbito foi registrado este ano.

Via Blog Eliomar de Lima

GUARANY DE SOBRAL PROTOCOLA DOCUMENTOS E AGUARDA PARECER DA FCF PARA VOLTAR AO ESTADUAL

Diretor jurídico Thiago Donato . (Foto:Divulgação)
A diretoria do Guarany de Sobral protocolou na Federação Cearense de Futebol a certidão correta da Receita Federal. O documento foi adquirido após quitação do débito, que girava em torno de 14 mil reais, e foi protocolado através do e-mail corporativo, antes mesmo dos dirigentes seguirem para Fortaleza para apresentarem as vias originais.

A FCF recebeu a documentação e encaminhou para a assessoria jurídica da entidade, que deve apresentar um parecer na manhã da próxima segunda-feira. A esperança dos diretores do Cacique do Vale é que a decisão seja favorável e que a portaria que decretou o rebaixamento da equipe seja revogada. “Protocolamos uma petição administrativa, mostramos que estamos em dia e esperamos que tudo volte ao normal”, comentou o diretor jurídico do Bugre Thiago Donato.

No caso de uma decisão favorável ao Guarany, quem perderia a vaga no estadual seria o Itapajé. O Galo da Serra ganhou a condição de disputar a elite com o rebaixamento do Tiradentes e foi beneficiado com a queda do Bugre, após a volta do Tigre ao torneio.

Blog Fabiano Rodrigues

DELAÇÃO DE NESTOR CERVERÓ NA LAVA JATO

Charge Clayton para o Jornal O Povo em 16/01.2016

SISU TEM MAIS DE 2,7 MILHÕES DE INSCRITOS; RESULTADO SERÁ DIVULGADO DIA 18

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu inscrição de 2.712.937 candidatos, segundo balanço divulgado hoje (15) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de inscrições chegou a 5.275.613, uma vez que cada candidato pode fazer duas opções de curso. O resultado da chamada única será divulgado segunda-feira (18), na página do programa.

O número de participantes no Enem de 2015 diminuiu em relação ao de 2014. Foram 5,8 milhões no ano passado e 6,2 milhões em 2014. Apesar disso, o volume de inscritos no Sisu foi praticamente igual. No ano passado, 2.791.334 se inscreveram no processo seletivo.

As inscrições terminaram às 23h59 de ontem (14). Nesta edição, o Sisu oferece 228.071 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. 

O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos às vagas em instituições públicas de educação superior em todo país. Podem participar os estudantes que tenham participado do exame em 2015 e não tenham tirado nota 0 na redação.

Os candidatos selecionados farão matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados poderão participar da lista de espera, cuja inscrição será de 18 a 29 de janeiro.

Da Agência Brasil

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

(INFERNO ASTRAL) GUARANY DE SOBRAL ESTÁ REBAIXADO PARA A SÉRIE B DO CEARENSE E PODE SER SUSPENSO

Foto: Divulgação internet
Uma certidão da Receita Federal que teria (no condicional) uma assinatura falsificada, rebaixou o Guarany de Sobral para a Série B do Campeonato Cearense. A documentação apresentada pelo clube, dentro do prazo exigido pela Federação Cearense de Futebol, constaria de uma certidão “sem autenticidade”, como confirmou o assessor jurídico da FCF ao Blog do Fabiano Rodrigues, Eugênio Vasques. “Nós recebemos a documentação e aplicamos o que determina a lei, o clube apresentou uma certidão que não era autêntica e, dessa forma, terá que ser rebaixado”, explicou.

O assessor jurídico afirmou que o Guarany de Sobral foi punido com a queda para a Série B por se tratar de uma medida prevista na justiça desportiva. “O clube não pode ser punido duas vezes, então o rebaixamento é uma sanção e ele joga a competição mesmo que não obtenha nenhuma certidão”, garantiu.

No entanto, Eugênio Vasques informou que encaminhou a documentação para o TJDF-CE – Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará – e que o procurador do órgão pode apresentar uma denúncia. Nesse caso, a punição desportiva pode ser maior. “A punição nesse caso pode ser uma suspensão de 180 dias e o clube sequer disputaria a Série B”, afirmou.

Sobre o documento da Receita Federal, o assessor jurídico se esquivou de confirmar a falsidade da assinatura, como chegou a ser noticiado por alguns órgão de imprensa. “Essa é uma atribuição policial”, resumiu. O Tiradentes assume o lugar do Guarany na tabela, mas não estreia contra o Quixadá no domingo, pois o jogo foi adiado.

FCF indica Guarani de Juazeiro como representante cearense na Copa do Brasil

A punição ao Guarany de Sobral pode beneficiar o Guarani de Juazeiro. A Federação Cearense de Futebol encaminhou as certidões apresentadas pelo Cacique do Vale à CBF e indicou o Leão do Mercado (vice da Taça Fares Lopes) para ocupar a terceira vaga cearense na Copa do Brasil. “Apesar da competição não ser nossa, a vaga é, então estamos indicando a mudança”, explicou o assessor jurídico da FCF, Eugênio Vasques.

O presidente da entidade, Mauro Carmélio, esteve pessoalmente na sede da CBF tratando da substituição do representante cearense. Em contato com o Blog do Fabiano Rodrigues, o dirigente disse que ainda depende de uma análise da CBF para confirmar a mudança. “Fizemos a indicação, mas ainda vamos aguardar o parecer da CBF”, confirmou.

Caso o Guarani de Juazeiro herde a vaga, o time enfrentaria o Coritiba e somaria sua segunda participação na Copa do Brasil. Em 2013, o Leão do Mercado enfrentou o Santa Cruz e não passou da primeira fase.

Todas as informações são do Blog Fabiano Rodrigues.

OBS: Na última quarta-feira 13/01, o Guarany ainda perdeu o 2º jogo da Final Taças dos Campeões Cearenses para o Fortaleza.

(AL/CE) DEPUTADOS DESTACAM DIÁLOGO E RENOVAÇÃO DA CASA

Uma Assembleia Legislativa sempre pronta a dialogar, tanto no Plenário, quanto nas Comissões Técnicas, e a renovação da Casa, com o primeiro ano de mandato de alguns deputados, foram destacados como importantes pontos de 2015 por parlamentares.  

O deputado Evandro Leitão (PDT), suplente na legislatura passada e hoje líder do Governo na Casa, avalia como difícil e desafiante a tarefa que exerceu no último ano. Para ele, diálogo e respeito a opiniões contrárias foram marco da Casa em 2015. “Esta também e uma característa da gestão do governador Camilo Santana. Espero, em 2016, dar continuidade a esse trabalho, para o bem da coletividade dos nossos irmãos mais carentes do nosso Estado”, diz.  

O convívio saudável entre os parlamentares no ano de sua primeira experiência no Legislativo foi destacado pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB) . “Ver o contraditório, as divergências, contribuir com o Governo do Estado e ver o mesmo acatando muitas emendas, demonstra que a Casa foi altiva”, afirma. O deputado destaca ainda o diálogo entre AL, a sociedade e o Estado, por meio do secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins.

Para o deputado Joaquim Noronha (PP) o ano foi de matérias e projetos amplamente debatidos e discutidos. “A Assembleia oxigenou, registrando uma produtividade maior ainda”, observa.

O perfil da Assembleia mudou, segundo o deputado Audic Mota (PMDB). De acordo com o parlamentar, em 2016 ele vai continuar trabalhando por um maior diálogo na Casa. “Continuaremos discutindo os principais temas relevantes para o Estado, fiscalizando e questionando o Governo.”

Em seu sétimo mandato como deputado, Fernando Hugo (SD) lamentou que, por motivo de doença, estave ausente do Plenario no ano passado, mas disse que acompanhou através dos veículos de comunicação como a Assembleia trabalhou com os olhos voltados para a melhoria da vida do povo cearense. “Esta Casa cumpriu o seu papel, com uma oposição mais questionadora”, acrescenta. O parlamentar ainda menciona como relevante a condução e a diplomacia do presidente da Casa. “O presidente Zezinho Albuquerque deu um show nisso", afirmou.

Assessoria de Imprensa - AL/CE (Foto: Paulo Rocha)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

CAGECE ENVIA NOTA ESCLARECENDO SOBRE SERVIÇOS REALIZADOS EM RUAS DE ALCÂNTARAS

Rua Monsenhor José Furtado, em Alcântaras
Devido aos serviços realizados na rede de Água e Esgoto da cidade, começam a surgir descontentamentos e reclamações sobre aos danos causados a pavimentação de algumas ruas. Sobre o assunto, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) responsável pelo serviço, envia espontaneamente nota ao blog, com os devidos esclarecimentos a respeito da recomposição da pavimentação asfáltica, para população. Confira

COMUNICADO PARA ALCÂNTARAS

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), informa à população do município de Alcântaras que realizará, ainda no mês de janeiro, a recomposição da pavimentação asfáltica nas ruas que passaram por melhorias no serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade. 

São elas: rua Monsenhor Furtado e Roberto Ximenes, no Centro; rua Lourenço Lopes, no bairro Bela Vista; e rua Joaquim Caetano, no bairro Junco. A recomposição asfáltica é necessária devido aos serviços realizados pela Companhia, como novas ligações de água e esgoto, retirada de vazamentos e ampliações de rede. 

A Companhia ratifica o compromisso e empenho na realização, em caráter de urgência, da recomposição asfáltica nas ruas citadas, no intuito de minimizar os efeitos da obra no trânsito dos bairros.

Para qualquer reclamação ou solicitação a Cagece disponibiliza atendimento 24h através do telefone 0800.275.0195. Além disso, através do Cagece Mobile (aplicativo gratuito, disponível para IOS e Android) qualquer cidadão pode acionar a empresa de forma imediata, pelo celular.

Se preferir, o cidadão também pode procurar o núcleo da Cagece em Alcântaras que fica na rua Raimundo Lauriano, FNS03. Ou ligar para o telefone (88) 3640.1420.

APÓS CINCO ANOS SOB CUIDADOS MÉDICOS, HUMORISTA SHAOLIN MORRE EM CAMPINA GRANDE

Foto: Imagem de Divulgação
Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011, quando sofreu um grave acidente de carro.

Morreu na madrugada de hoje (14) o humorista Josenilton Veloso, conhecido como Shaolin. O humorista de 44 anos estava internado com um quadro de infecção respiratória desde ontem (13) em uma clínica particular, em Campina Grande, na Paraíba, e sofreu uma parada cardiorespiratória.

Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011 em função de lesões sofridas em um acidente de carro. A viúva do humorista, Laudiceia Veloso, informou que na terça-feira (12) ele apresentou um quadro febril que evoluiu para uma infecção e houve a necessidade de internação na Unidade de Terapia Intensiva. A informação foi confirmada pela Clínica Santa Clara, onde o humorista estava internado.

Shaolin começou sua carreira no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, e foi radialista e cartunista político em jornais. Na televisão, participou de programas humorísticos e seu último trabalho foi no programa Tudo é Possível, da Record.

Laudiceia comunicou o falecimento do marido na rede social Facebook, com uma mensagem emocionada: “ #‎LUTO Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha. É com muita tristeza que divido a nossa dor com todos vocês. Recebemos a notícia do hospital, neste momento, que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. As informações sobre velório e local de sepultamento, divulgarei mais tarde. Obrigada a todos pelas orações e pela força!”

Em janeiro de 2011, o carro de Shaolin colidiu com um caminhão numa rodovia que passa por Campina Grande. Ele foi socorrido em estado grave e passou por cirurgias. Shaolin ficou com sequelas das lesões na cabeça e foi transferido para casa.

Da Agência Brasil

ÁRVORE CAI E INTERROMPE TRÁFEGO NA CE-440 EM MERUOCA

Árvores desabou na manhã da última quarta-feira 13
Uma árvore de grande porte caiu e assustou moradores e motoristas que passavam na região de Meruoca, próximo ao Ytacaranha, a árvore (eucalipto) despencou na manhã de quarta-feira (13).

A árvore caída ocupava toda a faixa da CE-440, deixando o tráfego parcialmente interrompido. Conforme o Corpo de Bombeiros, tiveram que ser usado um trator e motoserra para fazer a remoção da árvore. Pelo o tamanho da árvore é de se surpreender, no meio deste acidente natural ninguém chegou a ser ferido.

TERMINA HOJE PRAZO PARA SE INSCREVER NO SISU

Estudantes têm até esta quinta-feira (14) para se inscrever no Sisu Elza Fiuza/Agência Brasil

Hoje (14) é o último dia para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema receberá inscrições até as 23h59, no horário de Brasília. Até a noite de ontem (13), 2.217.738 estudantes haviam feito a inscrição, segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC).

Pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota acima de 0 na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do Sisu. Nesta edição, são ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular.

Quem não foi selecionado ou foi selecionado apenas para a segunda opção de curso pode aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 a 29 de janeiro.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do exame foram divulgadas no dia 8 de janeiro. Mais de 5,8 milhões fizeram o Enem no ano passado.

Últimas notas de corte

Nesta quinta-feira, os candidatos têm acesso às últimas notas de corte, que são as menores para ficar entre os potencialmente selecionados para o curso. A nota de corte é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso. Segundo aviso no portal do Sisu, a nota será divulgada às 9h.

O candidato que já fez a inscrição poderá consultar também, pela última vez, a própria classificação parcial na opção de curso escolhida.

O MEC alerta que essas informações devem servir apenas de referência para ajudar o participante no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga. O candidato pode trocar a opção de curso até o fim do prazo de inscrição, valerá a última inscrição confirmada.

Da Agência Brasil

(FUTEBOL) GUARANY DE SOBRAL TEM VAGA AMEAÇADA NO ESTADUAL; TIRADENTES PODE RETORNAR

Foto: Toni Mota/reprodução
(Do O Povo). Se comprovada denúncia de falsificação de documentos, Cacique do Vale será excluído da competição. Já o Tiradentes continua se articulando para voltar ao certame.

O Campeonato Cearense tem início no próximo sábado, 16, e as polêmicas que precedem a competição prometem continuar até o primeiro apito do árbitro. Não apenas pela luta do Tiradentes para reaver a vaga na disputa. Chegou ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE), nesta quarta-feira, 13, uma denúncia de irregularidade cometida pelo Guarany de Sobral. O clube supostamente teria falsificado certidões para garantir sua vaga na competição. Caso seja comprovado, o Bugre será eliminado do Estadual e terá caso encaminhado para investigação da Polícia Civil. A origem da acusação não foi informada.

Diante da suposta falsificação, o TJDF-CE solicitou à Federação Cearense de Futebol (FCF), na noite desta quarta, as documentações - exigidas pelo Profut - de todos os clubes da Série A e da Série B do Campeonato Cearense para análise e revisão. "Chegou ao conhecimento do Tribunal essa denúncia contra o Guarany de Sobral. O procurador que trouxe a informação achou por bem requerer a documentação de todos, pois precisamos aumentar a transparência, tornar tudo claro antes da competição", afirmou em entrevista ao O POVO o presidente do Tribunal, Jamilson Veras.

Se for confirmada a infração por parte do Cacique do Vale, o clube deverá sofrer consequências para além da esfera do futebol. "Caso seja comprovada a falsificação, já estaremos diante de uma questão criminal. O clube pode ser não apenas excluído do Estadual, como também ser encaminhado para a Polícia Civil, onde será realizada investigação", expôs Veras. O presidente alertou, ainda, que outros clubes podem ter situação revista no Cearense, caso seja encontrada alguma pendência nas documentações dos atuais participantes do campeonato. O prazo para revisão dos documentos é de 24 horas - ou seja, até a noite desta quinta-feira, 14.

Os rubro-negros sobralenses são os adversários de estreia do Ceará no Campeonato Cearense, com partida marcada para o Junco, no dia 24 (domingo), às 16 horas, válida pelo Grupo A2.

Tiradentes ainda pode voltar

Numa possível saída do Guarany de Sobral do Estadual, quem pode assumir a vaga é... O Itapajé. Isso porque a equipe que herdou o lugar do Tiradentes pode mudar o seu caminho de entrada no Cearense. O Tigre da PM trabalha junto ao Departamento Jurídico da FCF para comprovar a adesão ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) e, assim, conseguir retornar ao certame. Campeão da Série B estadual no ano passado, a equipe fortalezense deve conhecer definição sobre o caso antes do começo da Série A.

O retorno do Tiradentes significaria a retirada do Itapajé, que pode conquistar a vaga do Estadual se a exclusão do Guarasol também se concretizar. Um cenário com mais mudanças na tabela da competição.

FCF promete esclarecimentos

Procurado pela reportagem, o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, afirmou que a entidade agendará coletiva para esta quinta-feira, 14, com o objetivo de esclarecer os casos de Tiradentes e Guarany de Sobral. O retorno do Tigre e a saída do Bugre não são descartados pelo dirigente. "Passaremos o parecer do jurídico diante desses dois casos, depois tudo será encaminhado ao TJDF", disse o dirigente.

Além dos dois casos, outra polêmica no Estadual envolveu o Quixadá. O clube ameaçou deixar a competição se a FCF não permitir que seus jogos sejam mandados no Estádio Abilhão, localizado na cidade de origem do time. Porém, as duas partes já trabalham para entrar no consenso para a desistência não se concretizar.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

A CAMPANHA ELEITORAL AINDA NÃO COMEÇOU, MAS ESQUENTA A CORRIDA PELA PREFEITURA DE MERUOCA


(Do blog do Célio Brito). Ganha novas personagens o jogo político de Meruoca, com possíveis lideranças aspirantes ao cargo de prefeito.

Leia mais...

Candidato natural à reeleição, o prefeito Aristides, já tem 06 oponentes aptos a disputar prévias nos seus partidos para concorrer à campanha que começa oficialmente no segundo semestre. Confira quem já se manifestou e a situação de cada um nessa altura do “campeonato eleitoral”.

MANOEL COSTA GOMES (PT);

O prefeito “Aristides”, eleito numa eleição suplementar em 2013, com 64,4% dos votos validos o prefeito Manoel Costa Gomes conhecido por “Aristides” (PT), é microempresário foi lançado para substituir o Ex-prefeito João Coutinho (PT), eleito em 2012, mas que teve impedimento para assumir devido à decisão da justiça, por ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. No entanto, Aristides, teve total apoio de João Coutinho e de todos seus aliados que arregimentaram numa mesma coligação partidos como o PT, PCdoB, PMDB, PRB e PDT fato inédito na cidade. Contudo, como todos os atuais prefeitos de primeiro mandatos, de modo geral, estão enfrentando baixa popularidade por não conseguirem realizar grandes obras, devido à crise em que passa o país ocasionando na redução dos repasses constitucionais. Apesar de, ter finalizado 2015, com as contas administrativas de folha de pessoal, 13º salário, em dias e com andamento em algumas obras, que deverá ser entregues já a parti r de fevereiro. O desafio agora é manter as alianças construída com o PT, na ultima eleição, garantir apoio interno no diretório municipal para sustentar sua reeleição. 

RUBENS LIMA DE VASCONCELOS (PDT);

Ou simplesmente “Rubinho da Boa Vista”, Ex-vereador, Presidente da Câmara e atual vice-prefeito de Meruoca, eleito na chapa do Aristides, em 2013. Ao perceber a baixa popularidade do seu aliado prefeito Aristides, agora almeja voos maiores em postular a vaga de prefeito que irá depender de decisões da cúpula estadual do partido, diga-se de passagem, do presidente do PDT, André Figueiredo (Ministro das Comunicações) e dos irmãos Ferreira Gomes.

FRANCISCO ANTÔNIO FONTELES (PP);

Foi prefeito de Meruoca, na gestão de 2009 a 2012. Sobralense, radicado desde a infância em Meruoca no sítio Almas, onde mantém residência domiciliar até hoje. Teve reconhecido seu vínculo afetivo com o município por meio de um Título de Cidadão Meruoquense. 

Teve sua reeleição prejudicada pela desconfiança do mentor de sua candidatura, o ex-padrinho político e ex-prefeito de Meruoca, João Coutinho (PT), que alegou distanciamento de Fonteles, ao projeto política inaugurado por ele em Meruoca, e ainda por cortejar aproximação com seus históricos adversários. O desconforto era visível entre o prefeito Fonteles e o ex-prefeito João Coutinho, que findou numa prévia do partido de ambos as lideranças que consagrou no voto João Coutinho, apto para a eleição. 

Entretanto, Fonteles, mesmo que respondendo a quatro denúncias criminais oriunda de uma Ação Cautelar de Improbidade Administrativa, proposta pelo Ministério Público do Ceará, relativo aos anos de 2009 a 2012, estar pré-candidato a prefeito pelo Partido Progressista (PP) nas eleições deste ano.

CARLOS JOSÉ DO PIMENTA (SD);

Atual Vereador pelo partido Solidariedade (SD) foi presidente da Câmara, prefeito interino até a realização da eleição suplementar em 2013, herdou o espólio político do seu pai ex-vereador Pimenta, ambos foram militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), na época da gestão do ex-prefeito João Coutinho, mas com os desacertos das principais lideranças petistas na Meruoca, e por não ter sido indicado pelo partido como candidato a prefeito na eleição suplementar, decidiu trilhar independente, rompido com o Coutinho e fora do PT da Meruoca. Não obstante, também é outro que estar pré-candidato a prefeito pelo Partido Solidariedade (SD) nas eleições municipais deste ano. Contudo, para não inviabilizar sua pré-candidatura, aguarda aprovação das contas de gestão no controle de contas do TCM, pelos cinco meses que comandou o executivo meruoquense.

GEORGE LUIZ BERNARDO MARTINS (PR); 

Também foi candidato a Prefeito na eleição suplementar em 2013, pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) onde obteve a soma de 35,96% dos votos validos. Após ter sido revelado Secretário na Administração do ex-prefeito João Coutinho, rompeu com seu líder político e todo o grupo formado pelo Partido dos trabalhadores (PT) da Meruoca, por não concordar com a coalisão política sacramentada com os históricos adversários nas ultimas campanhas da Meruoca, construído com a unidade dos irmãos Ferreira Gomes. Contudo, estar pré-candidato a prefeito pelo Partido da República (PR) para disputar mais uma vez a eleição municipal deste ano. Com o apoio do deputado federal Moses Rodrigues (PPS), e do presidente estadual do (PR), Roberto Pessoa.

CARLA MARA PONTE DAVI (PT); 

Vereadora e atual Presidente da Câmara Municipal de Meruoca têm em seu histórico de vida, uma forte militância no meio popular que lhe garante uma extraordinária popularidade entre a população do seu município. Além de lhe proporciona grande fortalecimento nas relações entre seus pares no comando da casa legislativa. Carla Mara é ex-esposa de João Coutinho, a quem nunca pressionou por cargos no seu governo, ou mesmo, para ser indicada para qualquer cargo público no comando de Meruoca. Foi eleita com o apoio do grupo político de sustentação ao prefeito Aristides e do líder político João Coutinho. 

Agora se apresenta entre os prefeituráveis onde aguarda uma deliberação do grupo político sobre a possibilidade de prévias do seu partido que poderá manter a postulação a reeleição de Aristides, ou mesmo apostar em um novo nome.
JOÃO COUTINHO (PT);

É ex-prefeito de Meruoca por dois mandatos, tendo inclusive conseguido elegido seus dois sucessores e vem anunciado que não pretende mais concorrer à eleição de prefeito, devido o desgaste da sua ultima eleição quando foi impedido de assumir por problemas com a Lei do Ficha Limpa. Mas segundo uma fonte, Coutinho, está totalmente liberado e com certidão de nada consta da justiça para responder qualquer adversário que possa recorrer ao fato. No entanto, há quem diga que sua maior desmotivação seja os gastos de campanha acumulados que vem honrando aos seus credores. Apesar disso, o ex-prefeito tem se “dedicado a sua função publica na sefaz, reservada na sua vida e sempre evita os holofotes”. Hoje trabalha à surdina dentro do PT, para continuar liderando o processo eleitoral e os destinos políticos de Meruoca. Que se não houver consenso e unidade em torno de um nome de peso que possa manter o controle político do grupo em Meruoca poderá aporta como pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar mais uma vez a eleição municipal deste ano.

MORADOR DO ESTADO DO ACRE, NASCIDO EM MERUOCA, CEARENSE COM 131 ANOS PODE SER O HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO

Funcionário do INSS divulgou história do Cearense
(Do Jornal O Povo). O cearense aposentado é pai de três filhos e mora no Acre com a esposa de 62 anos e uma neta de 16 anos, que cria como filha.

Um ex-seringueiro cearense, morador da comunidade Estirão do Alcântara (Acre), pode ser o homem mais velho do mundo, pois com 131 anos desbanca o último homem reconhecido com o título - Yasutaro Koide, 112 anos. A história de João Coelho de Souza foi divulgada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS-AC). A certidão de nascimento do idoso diz que ele nasceu em 10 de março de 1884, em Meruoca (CE). 

O cearense aposentado é pai de três filhos e mora com a esposa de 62 anos e uma neta de 16 anos, que cria como filha. A família disse que ele é bastante lúcido. João recebeu a visita de um funcionário do órgão para a comprovação de vida dele, procedimento que ocorre com pessoas seguradas com mais de 90 anos. 

Segundo Kennedy Afonso, que fez o atendimento na casa do idoso, o cearense foi para o Acre quando tinha 11 anos. "Faço um apelo ao governo do Estado e/ou ao prefeito de Sena Madureira, que determinem ao órgãos competentes para que façam um levantamento e, confirmando-se a veracidade dos fatos, que reivindiquem a inscrição no Livro dos Recordes, com certeza é o homem mais velho na face da terra", disse.
Certidão do nascimento do idoso
Recorde 
Após a morte de Sakari Momoi, aos 112, Yasutaro Koide foi reconhecido como homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records. Koide mora em Nagoya, no Japão, e nasceu em 13 de março de 1902.

Fotos: Reprodução Facebook

ASSEMBLEIA CONVIDA 'SSPDS' PARA INTEGRAR COMITÊ DE PREVENÇÃO A HOMICÍDIOS DE JOVENS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) deverá integrar o Comitê de Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência, lançado em dezembro último pela Assembleia Legislativa. O convite foi feito na tarde desta terça-feira (12/01) pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), durante reunião com o titular da pasta, secretário Delci Teixeira.

Zezinho Albuquerque destacou a importância do trabalho que o Comitê vai desenvolver no combate à violência entre os jovens. Nos próximos dias, a SSPDS irá receber ofício com o convite formal da Assembleia Legislativa. “A Secretaria deverá participar ativamente do Comitê. Agora, o secretário Delci Teixeira deverá indicar um representante para fazer parte dos trabalhos”, afirmou o presidente da Casa.

O presidente do Comitê, deputado Ivo Gomes (Pros), explicou que o grupo tem como principal missão desenvolver pesquisa para identificar as trajetórias de vidas de jovens - com idades entre 10 a 19 anos - que foram assassinados ou praticaram homicídios no período de 2014 a setembro de 2015. Segundo ele, até dia 2 de fevereiro, quando o Comitê será instalado, os deputados e as entidades que integram o grupo estarão elaborando questionários e recrutando pesquisadores. Ao fim dos trabalhos, em julho deste ano, o Comitê deverá emitir um relatório e enviar ao Governo do Estado.

“Vamos nos reunir periodicamente e realizar audiências públicas, na Capital e Interior, sobre este tema e outros assuntos correlatos. Teremos ainda três seminários, com presença de personalidades do Brasil e exterior que possam agregar novidades a estes estudos. Queremos saber por que o adolescente resolve deixar o caminho da esperança e da paz para ingressar no caminho da marginalidade. Há algo sobre isso que ainda não foi explicado a contento”, diz o deputado Ivo Gomes.

Além do convite para ingresso no grupo de trabalho, os deputados solicitaram acesso a dados da secretaria que possam ajudar na pesquisa a ser desenvolvida. Relator do comitê, o deputado Renato Roseno (Psol) detalhou que são importantes as informações sobre em que circunstâncias ocorreram os crimes praticados pelos jovens. “São importantes detalhes como local, horário dos eventos, e ainda informações sobre a elucidação dos crimes”, destacou.

O secretário Delci Teixeira elogiou a iniciativa da AL em criar o Comitê e manifestou apoio da SSPDS em contribuir com os trabalhos. Para o secretário, o tráfico de drogas é o grande motivador de mortes entre jovens.

Participaram ainda da reunião o deputado Leonardo Pinheiro (PSD), vice-líder do Governo na AL; o representante da Unicef no Ceará, Rui Aguiar; o coordenador de políticas para a juventude do Estado, Davi Barros; e Antônio Lima, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

Assessoria de Imprensa - AL/CE (Foto: Divulgação)

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

VEJA AS MUDANÇAS E NOMEAÇÕES QUE ACONTECERÃO NA DIOCESE DE SOBRAL

Entre as Paróquias que haverá mudanças, a de Alcântaras que no último sábado conheceu Padre João Bosco que assumirá o lugar de Padre Edmílson Eugênio a partir de março. O futuro Pároco foi apresentado formalmente ao Conselho Ampliado e principais colaboradores da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alcântaras.

Pe. João Bosco Arruda Linhares assumirá a Paróquia de Alcântaras a partir do mês de março e também será auxiliado por Padre Marcone que continuará em Alcântaras. Padre José Edmílson Eugênio Nascimento será o novo Pároco de Acaraú e trabalhará com Padre Herlandino Sampaio Paiva que é muito conhecido pelos alcantarenses.

Padre Magalhães ficará em Frecheirinha e Padre Elânio em Santa Quitéria: Veja abaixo:

Encontro aconteceu no Centro de Formação Pastoral (CEFORP). Foto: Paróquia de Alcântaras.

Veja as mudanças e nomeações que acontecerão na Diocese de Sobral

1 – Paróquia do Acaraú
Pároco: Padre José Edmílson Eugênio Nascimento;
Vigário Paroquial: Pe. Herlandino Sampaio Paiva;

2 – Paróquia de Frecheirinha
Pároco: Pe. Francisco Alves Magalhães;

3 – Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
Administrador Paroquial: Pe. Fábio Soares Duarte;

4 – Paróquia de Santa Quitéria
Pároco: Pe. Francisco Fábio do Nascimento Araújo;
Vigário Paroquial: Pe. Elânio Carvalho de Alcântaras;

5 – Paróquia do Cristo Ressuscitado
Pároco: Pe. João Batista Nery de Abreu;
Vigário Paroquial: Pe. Francisco Eufrásio Pontes Ribeiro.

6 – Paróquia de Alcântaras
Pároco: Pe. João Bosco Arruda Linhares;
Vigário Paroquial: Pe. José Marcone Martins.

7 – Paróquia da Meruoca:
Administrador Paroquial: Pe. João Paulo Aguiar Bezerra;

8 – Paróquia de Massapê: 
Pároco: Pe. Marcos Neves de Oliveira;
Vigário Paroquial: Pe. Espedito Odilon Coelho;

9 – Paróquia Senador Sá
Pároco: Pe. Raimundo Nonato Leonardo Bastos;

10 – Paróquia de Pires Ferreira
Pároco: Pe. Manoelito Quinto Oliveira;

11 – Paróquia de Aranaú
Pároco: Pe. Mailson Costa Sousa;

12 – Paróquia de Aracatiaçu
 Pároco: Pe. José Maurílio Xavier Lima;

13 – Paróquia da Catedral
Vigário Paroquial: Pe. Marcos Antônio Bezerra Uchôa;

14 – Paróquia de Bela Cruz
 Vigário Paroquial: Pe. Juscelino Pascoal de C. Monteiro;

15 – Paróquia do Patrocínio: 
Vigário Paroquial: Pe. Francisco Jairo Ribeiro Linhares.

Nomeações:
1 – Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição – Fortaleza
 Pe. Antônio Eudes da Cruz;

2 – Vice Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição – Fortaleza
 Pe. Gérson Luiz Peres Gomes;

3 – Reitor do Seminário Diocesano Propedêutico São José
Pe. Raimundo Ítalo Arcanjo de Sousa;

4 – Vice Reitor do Seminário Diocesano Propedêutico São José
Pe. Fábio Soares Duarte;

5 – Vigário Episcopal para os religiosos(as)
Pe. Francisco Alves Magalhães.

6 – Diretor Espiritual do ECC
Pe. João Paulo Aguiar Bezerra;

7 – Pastoral Universitária
Pe. Francisco Jairo Ribeiro Linhares;

8 – Reitor do Santuário Diocesano da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoesnstatt
 Pe. Marcos Antônio Bezerra Uchôa;

9 – Coordenador Diocesano pela Urgência Iniciação à Vida Cristã: Pe. Marcos Antônio Bezerra Uchôa; Cooperador
Pe. Mailson Costa Sousa;

10 – Assessor Diocesano do Setor Juventude
 Pe. Manoel Domício Morais.

11 – Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação – PASCOM
 Pe. Francisco Fábio do Nascimento Araújo.

Estágio Pastoral dos Seminaristas concluintes do curso de Teologia
1 – Jocélio Mendes Medeiros – Paróquia Santana do Acaraú;
2 – José Elmir Gomes – Paróquia de Moraújo;
3 – Valdir Braga – Paróquia de Ipú.

Fonte: Editado por Visão Norte (Com informações Blog Wilson Gomes)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

NOVO CONSELHO TUTELAR DE ALCÂNTARAS TOMA POSSE, SOLENIDADE ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 10.

Aconteceu no dia 10 de janeiro de 2016, às 17h na Câmara Municipal de Alcântaras a Solenidade de posse do novo Conselho Tutelar do município de Alcântaras. Os conselheiros eleitos assumiram o mandato para os próximos de 04 anos

O evento teve a participação de autoridades representando os poderes executivos e legislativos, além de outros convidados e familiares dos novos conselheiros. 

Na ocasião a Presidente do Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Alcântaras a Sra Francisca Daniela Araújo de Sousa Menezes empossou os 5 conselheiros tutelares titulares e fez a entrega de diploma, em seguida realizou a entrega de diploma para os conselheiros tutelares suplentes presentes. Após a solenidade os conselheiros participaram da missa de posse às 19h, na Igreja Matriz.
Informações CRAS Alcântaras, imagens Alcides Mota

AS ÚLTIMAS CHUVAS REGISTRADAS NO ESTADO DO CEARÁ, SEGUNDO A FUNCEME

Ao todo choveu em 82 pontos distribuídos em 68 municípios do Estado do Ceará. Veja as precipitações relativa ao período: 7:00 de 10/1/2016 às 7:00 de 11/1/2016 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, além das 10 maiores chuvas de todo o estado.

Litoral Norte:

Bela Cruz Bela Cruz 13.0
Marco Marco 11.0
Carvoeiro Itarema 10.0
Uruoca Uruoca 6.0
Meruoca Meruoca 5.0
Martinópole Martinópole 4.0
Morrinhos Morrinhos 4.0
Sinha Saboia Sobral 3.6

OBS: a última maior chuva em Alcântaras registrada pela Funceme, ocorreu no período de sexta-feira até a a manhã de sábado dia 09/01. Na ocasião foram 23,6 milímetros.

Ibiapaba:

Ibiapina Ibiapina 35.0
Tiangua Tianguá 18.6
Amanaiara Reriutaba 15.0
Ubajara Ubajara 13.2
Picada Guaraciaba Do Norte 13.0
Hidrolandia Hidrolândia 12.0
Sao Benedito São Benedito 12.0
Guaraciaba do Norte Guaraciaba do Norte 10.0
Ac. Araras Varjota 7.0
Ubauna Coreaú 5.8
Capim 1 Groaíras 5.2
Frecheirinha Frecheirinha 5.0
Groairas Groaíras 4.5
Forquilha Forquilha 4.2
Ac. Forquilha Forquilha 4.2
America Ipueiras 2.0
Mucambo Mucambo 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 35.0 mm
Pentecoste (Posto: Sebastiao De Abreu) : 32.6 mm
Missão Velha (Posto: Missao Velha) : 32.2 mm
Aurora (Posto: Aurora) : 29.0 mm
Quixadá (Posto: Dom Mauricio) : 25.6 mm
Barbalha (Posto: Barbalha) : 22.0 mm
Tianguá (Posto: Tiangua) : 18.6 mm
Aratuba (Posto: Aratuba) : 18.0 mm
Icó (Posto: Ico) : 17.0 mm
Apuiarés (Posto: Apuiares) : 16.0 mm

Dados extraídos às: 14:55 de 11/1/2016 (Funceme)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores