sábado, 22 de março de 2014

CEARÁ SEM DROGAS MOBILIZA SOCIEDADE E LIDERANÇAS POLÍTICAS DE LIMOEIRO DO NORTE

O município de Limoeiro do Norte, na região jaguaribana do Estado, sediou na manhã desta sexta-feira (21/03), o terceiro encontro da campanha Ceará sem Drogas, promovido pela a Assembleia Legislativa.  Realizada no Colégio Diocesano Padre Anchieta, a iniciativa visa mobilizar a sociedade cearense em torno da prevenção e do enfrentamento à dependência química. 

Idealizador da ideia, o presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), comemorou o sucesso da campanha e pediu o empenho da sociedade no combate a esse mau. “Hoje são mais de 370 mil famílias que sofrem nas capitais brasileiras por causa das drogas e nosso desafio é impedir o avanço, mas é necessário o compromisso de todos no combate a esse problema”, ressaltou. 

“Essa campanha não deve ficar apenas aqui, ela deve ser levada as escolas e lares das famílias cearenses. Digo que esse é um projeto de todos os cearenses, é algo apartidário, é o nosso alerta para que as pessoas não entrem nesse mundo”, afirmou Zezinho.

O comentarista e ex-jogador da seleção brasileira, Walter Casagrande, compartilhou sua experiência e luta contra a dependência química. Em uma palestra com pouco mais de uma hora, Casagrande relatou momentos difíceis da sua recuperação e aconselhou as pessoas a não experimentarem as drogas. “A droga é algo pesado, chega um momento que ela se torna mais importante do que a sua própria mãe. O preconceito contra o dependente químico é maior do que contra os homossexuais”, ressaltou. 

O ex-atleta definiu a campanha Ceará sem Drogas como um uma oportunidade de alertar os jovens a não entrarem na dependência química. “Esse trabalho voltado para juventude é fundamental. O projeto da Assembleia do Ceará deveria ser copiado por todos os estados brasileiros”, pontuou. 

Informações da Assessoria de Imprensa – AL/CE

VEÍCULO ROUBADO DE ALCANTARENSE, FOI ENCONTRADO!

O veículo é pertencente ao Sr. Valto Lino, tinha sido roubado por "um carona" no caminho de Fortaleza a Sobral.

O fato ocorreu por volta de 6:00 a 7:00 horas da manhã do dia de 16/03/2014 (domingo). Um Corolla de cor Prata, Placa de Alcântaras-Ce/ OCM-7674, aconteceu entre as cidades de Catuana e Croatá-CE no caminho para a capital de Fortaleza.

Sem mais informações, nessa última noite de sexta-feira, tivemos a informação de o carro foi encontrado abandonado fora de uma estrada, e já está de posse do proprietário.

APÓS CLIMA TENSO, SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS É CANCELADA!

Após clima tenso, a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Alcântaras, foi cancelada, mesmo com a presença da maioria dos vereadores.

Confusão, palavras de baixo calão, ofensas, é apenas o que podemos resumir do pouco sobre o que ocorreu nesta sexta-feira 21/03 na sede do Poder Legislativo municipal. O CLIMA literalmente esquentou devido a reação contraria sobre a chapa alternativa pré-lançada da eleição da mesa diretora, mesmo ainda sem data definida para ocorrer.

Muitos esperavam ansiosos pela sessão, e não entendiam o que estava acontecendo, enquanto isso, a Bela Vista FM retransmitia o Programa a "Voz do Brasil" e não a sessão como previsto. Depoimentos de alguns  dos próprios vereadores, é de que o negócio lá foi feio, lamentável e vergonhoso, e por isso não dá para relatar!

(CAMPEONATO CEARENSE) GURARANY DE SOBRAL PERDE INVENCIBILIDADE DIANTE DO CEARÁ

Gol do Ceará foi marcado por Tadeu. Foto: Kleber Gonçalves (DN)
Em partida realizada no Estádio Presidente Vargas e valendo pela 7ª rodada da 2ª fase do Estadual, o Guarany de Sobral perdeu a invencibilidade pelo placar de 1 x 0 para o Ceará.

Gol de Tadeu aos 12 minutos da 2º tempo de jogo, considerado ilegal e muito reclamado pelo Guarany. ainda assim, o time de Sobral ocupa a segunda (2ª) colocação no hexagonal do campeonato.

O jogo foi realizado na capital Fortaleza, onde o Grarany enfrentará neste domingo o Fortaleza, também no PV.

sexta-feira, 21 de março de 2014

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA CE - 241 EM ALCÂNTARAS

Imagem, apenas ilustração
Hoje por volta das 21:30 hs da noite, um acidente com vítima fatal ocorreu nas proximidades do sítio Algodões na Cidade de Alcântaras. 

O motociclista que estava sem capacete e conduzindo uma motocicleta Honda Titan 125 seguia no sentido Alcântaras-Sobral e acabou passando direto em uma curva e vindo a falecer no local. A  Polícia Militar já se encontra no local realizando os devidos procedimentos e a identidade do motociclista ainda não foi confirmada. (Do blog Portal Jovem).

Ainda segundo informações o jovem é de origem da localidade de sítio Milagre, e anteriormente foi visto pela cidade pilotando a moto embriagado. É conhecido pelo Edinardo e atualmente residia em uma rua nova que fica localizada nas proximidades entre o sítio Caldeirão e o Bairro Bela Vista (Loteamento Chico Moceiro).

Atualizada às 10:34 de 22/03/2014

PREFEITO DE IBICUITINGA RETORNA AO CARGO CINCO DIAS APÓS SER CASSADO

Foto: Web, divulgação
O prefeito de Ibicuitinga retornou ao cargo nesta sexta-feira, 21, cinco dias após ser cassado por abuso de poder econômico e político durante a eleição de 2012. Edmilson Gomes  entrou com medida cautelar e vai aguardar no cargo o julgamento de recurso.

Ele e o vice-prefeito estavam afastados desde a última segunda. Segundo a Justiça, a Prefeitura contratou 717 servidores temporários em 2012. O número é maior do que nos anos anteriores, quando foram contratadas 442 pessoas (2009); 609 (2010); e 577 (2011). Muitos dos contratos se encerravam entre julho e setembro, tendo sido prolongados irregularmente por portarias. Após as eleições, muitos dos contratados foram dispensados.

O advogado do prefeito, Fernandes Neto, afirma que o aumento do número de contratos é natural, por incremento dos programas federais nos Municípios. “Não tem município que não tenha esse crescimento normal de servidores temporários. Até porque o Governo Federal tem implementado diversos programas temporários”.

Ele destaca que todas as contratações respeitaram o prazo legal para ano de eleição – de até 5 de julho – e que os números seriam insuficientes para desequilibrar a eleição. Já o chefe de gabinete do prefeito de Ibicuitinga, Nonato Saraiva, muitas das nomeações teriam sido emergenciais, para evitar parada nos serviços.

A Justiça no entanto, rejeita tese de contratações emergenciais. “Não houve situação de excepcionalidade ou de emergência que impusesse esse incremento de servidores, tanto que as contratações não tiveram por fim o preenchimento de vagas em serviços emergenciais, atípicos, vinculados, por exemplo, à sobrevivência, à saúde ou à segurança”, diz a decisão.

Enquanto Edmilson estava afastado, havia assumido o segundo colocado da eleição de 2012, Francisco Anilton Maia.

Com informações do MP-CE (Via Portal Ceará Agora)

RESUMO DAS ÚLTIMAS CHUVAS DE ONTEM (20/03) PARA HOJE (21/03) NO ESTADO DO CEARÁ

CE-241, saída de Alcântaras para Sobral
A Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME) registrou precipitações em 64 localidades de 53 municípios do Estado do Ceará nas últimas horas, sendo que a maior chuva ocorreu na cidade de Pacoti 34.6 mm. Acompanhe o registro de chuvas relativa ao período de 7:00 de 20/3/2014 às 7:00 de 21/3/2014 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Litoral Norte: Meruoca (sede) 34.0, Moraújo (sede) 6.0, Campanário (Uruoca) 15.0, Paracuã (Uruoca) 14.0, Martinópole (sede) 11.5, Uruoca (sede) 10.0, Massapê (sede)  9.1, Santana do Acaraú (sede)  8.0, Sambaíba (Granja) 7.8, Barroquinha (sede) 6.3, Sobral (sede)  5.0, Aranaú (Acaraú) 4.1, Chaval (sede) 4.0, Cruz (sede) 3.6, Sinhá Sabóia (Sobral) 2.3, Granja (sede) 1.0 e Camocim (sede) 1.0.

Ibiapaba: Manhoso (Viçosa do Ceará) 20.0, Viçosa do Ceará (sede) 8.0, São Benedito (sede) 7.0, Tianguá (sede) 4.8, América (Ipueiras) 3.7, Coreaú (sede) 2.0, e Sitio Vambira (Viçosa do Ceará) 1.6.

10 maiores chuvas por Municípios no dia!

Pacoti (Posto: Pacoti) : 34.6 mm
Meruoca (Posto: Meruoca) : 34.0 mm
Arneiroz (Posto: Arneiroz) : 30.2 mm
Viçosa Do Ceara (Posto: Manhoso) : 20.0 mm
Moraújo (Posto: Moraújo) : 16.0 mm
Porteiras (Posto: Sitio Saco) : 15.0 mm
Uruoca (Posto: Campanário) : 15.0 mm
Uruoca (Posto: Paracuã) : 14.0 mm
Cedro (Posto: Várzea da Conceição) : 13.0 mm
Martinópole (Posto: Martinópole) : 11.5 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 64
Total de municípios com chuva em todo o estado: 53
Dados extraídos às : 12:05 de 21/3/2014 (Dados Funceme)

OBS: Apesar da forte ameaça de chuvas, não ocorreram precipitações na cidade de Alcântaras, mas sim na região rural do Distrito de Ventura. Para  hoje, 21/03, a tarde é de sol e de chuvas já ocorridas.

(COM AS CARTAS NA MÃO!) VEREADORA CLEUVILÂNDIA - PT SERÁ A NOVA PRESIDENTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Foto: Arquivo VN, legislatura 2008 -2012
Caso se confirme, será a primeira vez que uma mulher será eleita Presidente do Poder Legislativo de Alcântaras.

Um entendimento entre parte de vereadores da situação e oposição, formaram a chapa alternativa que compõe hoje e maioria da Câmara. A opção da liderança do Executivo Municipal, preferia o atual Presidente Manoel Albuquerque, e com isso puxaram o vereador José Cunha do PSD (oposição) para a situação (PSB-PROS) e assim garantir a sua reeleição.

Esqueceu de combinar com os colegas!

Do outro lado, a própria vereadora articulou a sua chapa para a eleição da Câmara, conseguindo levar o Vereador Régis do Bonfim e assim desarticulando as pretensões do atual Presidente.

Assim se não houver nenhum fato novo, a nova mesa diretora será composta: 

Cleuvilândia - PT. Presidenta.
José Maurício PSD -Vice-Presidente
Régis do Bonfim PMDB - 1º Secretário
Aírton da Carmolândia - PSD 2º Secretário

Tem ainda o voto (endosso) do Vereador Antônio Marcos, que também participou da reunião da elaboração da chapa, mas ficou de fora. Com isso a Câmara hoje mostra que está composta por vereadores da oposição, situação, mas ensaia uma certa independência ou autonomia em relação ao Poder Executivo. Assim, o Prefeito, que já vinha demostrando fragilidade no controle administrativo, começa a perder espaço no controle político com o RACHA de seus vereadores.

LIMOEIRO DO NORTE SEDIA O TERCEIRO ENCONTRO DA CAMPANHA "CEARÁ SEM DROGAS"

A Campanha Ceará sem Drogas chega nesta sexta-feira (21/03), ao município de Limoeiro do Norte. O encontro será no Colégio Diocesano Padre Anchieta, às 11h.

Idealizada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), a campanha tem o objetivo de discutir e mobilizar a sociedade para a importância da prevenção e do combate ao uso de entorpecentes.

Este será o terceiro encontro da campanha, que já passou pela Capital e pelo município do Crato. Na ocasião, haverá a palestra do ex-jogador Walter Casagrande, que passou por tratamento contra a dependência química.

Por Aline Pedrosa (Jornalista) 

quinta-feira, 20 de março de 2014

(REFERENCIA EM MEIO AMBIENTE EM ALCÂNTARAS) ECOS É ENTREVISTADA POR ALUNOS DE CURSO TÉCNICO

Na última semana integrantes da Entidade Cooperativista Sustentável (ECOS) participaram de um ciclo de entrevistas a respeito do papel da Organização frente a defesa ambiental de Alcântaras, bem como a importância do engajamento pessoal nas causas ambientais. 

A pesquisa cujo fazia parte de um dos módulos dos Cursos de Qualificação Profissional de Auxiliar Administrativo e Auxiliar em Recursos Humanos teriam como objetivo identificar organizações e pessoas que atuam na área ambiental em Alcântaras. Representando a Ecos participaram das entrevistas o Presidente Aderson Silva Alcântara e a Secretaria Administrativa Karla Lorena Freire Alcântara.

Em quatros anos de atuação no município a ECOS em outras ocasiões participou de pesquisas em cursos do Senac, Diário do Nordeste, Rádio Tupinambá, Cursos de Graduação da UVA e escolas.

Francisco Freire (Do blog da ECOS, Via Portal Jovem)

RESUMO DAS ÚLTIMAS CHUVAS DE ONTEM (19/03) PARA HOJE (20/03) NO ESTADO DO CEARÁ

Rua Guilherme do Reis,Alcântaras-CE (sem chuvas ontem)
A Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME) registrou precipitações em 89 localidades de 77 municípios do Estado do Ceará nas últimas horas, sendo que a maior chuva do ocorreu na cidade de Salitre 64.0 mm. Acompanhe o registro de chuvas relativa ao período de 7:00 de 19/3/2014 às 7:00 de 20/3/2014 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.


Litoral Norte: Parazinho (Granja) 41.0, Paracuã (Uruoca) 26.0, Bela Cruz (sede) 17.0, Camocim (sede) 11.0, Cruz (sede) 7.0, Barroquinha (sede) 4.3, Uruoca (sede) 4.0, Martinópole (sede) 3.0, Chaval (sede) 1.0, e Sinhá Saboia (Sobral) 0.7

Ibiapaba: Groaíras (sede) 22.0, Reriutaba (sede) 19.0, Cariré (sede) 17.0, Guaraciaba do Norte (sede) 16.0, Picada (Guaraciaba do Norte) 16.0, Tianguá (sede) 13.4, Hidrolândia (sede) 13.0, Ipu (sede) 7.0 Açude Araras (Varjota) 6.8, Carnaubal (sede) 6.0, Açude Forquilha (sede) 2.4, Manhoso (Viçosa do Ceará) 2.0, São Benedito (sede) 1.0 e Mucambo (sede) 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia!

Salitre (Posto: Salitre) : 64.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 43.0 mm
Granja (Posto: Parazinho) : 41.0 mm
São João Do Jaguaribe (Posto: São João do Jaguaribe) : 39.0 mm
Redenção (Posto: Redenção) : 38.0 mm
Barreira (Posto: Barreira) : 30.0 mm
Orós (Posto: Palestina) : 27.4 mm
Uruoca (Posto: Paracuã) : 26.0 mm
Ibicuitinga (Posto: Ibicuitinga) : 24.4 mm
Groaíras (Posto: Groaíras) : 22.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 89
Total de municípios com chuva em todo o estado: 77
Dados extraídos às : 11:20 de 20/3/2014 (Dados Funceme)

Previsão do tempo para hoje (20/03/2014)
Devido à formação de um Cavado de Altos Níveis (CAN) e atuação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) há possibilidade de chuvas isoladas em todo o Estado, principalmente entre a tarde e a noite.

ATENÇÃO EDUCADORES DE ALCÂNTARAS E CIDADES VIZINHAS! UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO

Pós Graduação em: "Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira"

Início provável: Abril/2014,  em Alcântaras-CE
Mais informações com a Articuladora Local: Milvane Vasconcelos (88) 9238-2160 Claro / (88) 8861-3605 Oi / (88) 3640-1071

“ Venha fazer parte dessa empresa de sucesso”.

SOBRE A VISITA DE DILMA AO CEARÁ!

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordesre

(SERVIDORES MUNICIPAIS) PREFEITURAS ESTÃO EM ATRASO NA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

Foto: Silvana Claudino
A efetivação de funcionários conforme manda a lei ainda é um desafio para muitas Prefeituras cearenses. A maior carência de quadro efetivo é na área da Educação, no setor de professores

Os melhores salários ainda são para médicos. Porém, muitos municípios apresentam déficit de profissionais. No Cariri, por exemplo, sindicatos apontam falta de pessoal nas funções de médicos, enfermeiros e odontólogos

Russas. O acesso aos cargos públicos é regulamentado pela Constituição Federal, em texto consolidado até a Emenda Constitucional nº 66 de 13 de julho de 2010. A contratação deve ocorrer por meio de prévia aprovação em concurso público, mas a lei também garante a contratação temporária em caso de urgência. Porém, o que se observa é que a gestão pública de várias cidades se transformou em um verdadeiro "cabide de empregos", o que acaba por justificar o comodismo dos gestores e a demora na realização do concurso.

Há casos, como o de Russas, em que o último concurso foi realizado em 2002, há 12 anos. De lá para cá, dois concursos foram realizados, mas, devido a irregularidades, um foi cancelado e o outro aguarda decisão do Tribunal de Justiça.

De acordo com o promotor de Justiça Leonardo Marinho de Carvalho Chaves, a contratação temporária só deve ocorrer em uma situação de extrema urgência, mas se não for o caso, todo o cargo público só pode ser preenchido diante de concurso público. "Uma vez havendo a necessidade do município de contratar pessoas, e essas pessoas estão sendo contratadas sem concurso público, a necessidade do concurso já se demonstra. E a contratação sem concurso se dá em hipóteses restritas, tipo uma calamidade pública no município ou uma situação de extrema urgência", ressalta.

Para o excesso de contratações temporárias, o promotor ressalta que o Ministério Público (MP) vem atuando na fiscalização, desde a recomendação para realização do concurso público, bem como a fiscalização durante o processo, para combater as possíveis irregularidades.

De janeiro até agora o MP assinou, juntamente com as Prefeituras das cidades de Pacajus, Icó, Carnaubal e Granja, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que sejam realizados concursos públicos nestes municípios.

Leia a matéria completa no Diário do Nordeste



quarta-feira, 19 de março de 2014

(SOBRAL) DILMA ROUSSEFF ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE 19 MIL CISTERNAS

Cid Gomes e Dilma Rousseff participaram de cerimônia em Sobral nesta quarta-feira (19)
 Foto: Kid Junior
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (19) em Sobral, a presidente Dilma Rousseff anunciou o investimento de R$ 244 milhões na construção de 19 mil cisternas para consumo humano e aproximadamente 8 mil cisternas de produção, parte integrante do conjunto de obras de infraestrutura hídrica no Ceará.

Juntamente com o prefeito de Sobral, Veveu Arruda e o governador do Estado, Cid Gomes, a presidente aproveitou a celebração do feriado de São José, padroeiro do Ceará e dos agricultores, para assinar também a ordem de serviço de 110 cisternas simplificadas em 37 municípios cearenses através do programa de abastecimento Água para Todos.

Dilma Rousseff ressaltou a importância do conjunto de ações anunciadas pelo Governo Federal no combate à seca no Ceará: "Nós estamos aqui hoje em uma ação que considero muito importante que é garantir através das cisternas que nós tenhamos uma ação em relação a convivência com a seca. Nós, seres humanos, temos o poder de nos preparar para que a gente continue vivendo enquanto ela surge e nos ataca", afirmou.

A presidente e o governador do Estado destacaram a importância simbólica da data para anunciar um conjunto de ações de convivência com a seca, uma vez que, segundo o imaginário popular, chuva no dia do padroeiro do Estado é prenúncio de um inverno com bastante chuva. Segundo Cid Gomes, essa data simboliza a data limite de esperança para os cearenses e foi aproveitada para entregar o maior conjunto de benefícios de toda a história do Estado.

Projeto São José III

Durante a cerimônia, foram entregues para licitação 363 projetos para abastecimento de água, que beneficiarão mais de 25 mil famílias em 149 municípios. Também foi anunciado o início das obras de 30 projetos de abastecimento do Projeto São José III.

Agricultura familiar

O Governo Federal também fez a entrega simbólica de cerca de 30 mil títulos de propriedade rural para agricultores cearenses. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, a titulação trará mais segurança para os proprietários e aumentará a capacidade de participação dos agricultores nos programas de apoio no Ceará.

Mais Médicos

Dilma Rousseff também anunciou a vinda de mais 157 profissionais do programa Mais Médicos até o final do mês. Segundo a presidente, dos 743 médicos pedidos para o Estado, 571 já estão atuando no Ceará. "Nós já temos 571 médicos em atividade beneficiando 1 milhão e 900 mil pessoas. Isso é muito importante porque cumpre aquilo que nós prometemos", afirmou.

Abastecimento de água na Capital

Em cerimônia realizada durante a manhã desta quarta-feira (19) em Fortaleza, a presidente Dilma Rousseff inaugurou o trecho V do Eixão das Águas, obra que deverá aumentar em 50% a oferta de água tratada na Capital e eliminará problemas de risco de desabastecimento na cidade pelos próximos 30 anos. A presidente também realizou a entrega de 172 máquinas dos 'kits seca' para 141 prefeitos do Estado. O equipamento deverá beneficiar 195 mil agricultores familiares.

Otimismo

A presidente deixou uma mensagem de otimismo ao se despedir do público que lotou o Parque das Exposições nesta tarde em Sobral: "Nesse dia de São José ficou claro que ele está deixando um sinal para nós, choveu ontem e hoje e espero que chova daqui pra frente. Aqui quando chove, vocês falam 'que tempo bonito'. Me despeço desejando um tempo bonito para todos nós".


AS CHUVAS DE ONTEM (18) PARA HOJE, 19 DE MARÇO, DIA DO PADROEIRO DO ESTADO DO CEARÁ SÃO JOSÉ

Em Alcântaras, a chuva de ontem foi de 5.00 milímetros
A Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME) registrou precipitações em 145 localidades de 104 municípios do Estado do Ceará nas últimas horas, sendo que a maior chuva do ocorreu em Iborepi no município de Lavras da Mangabeira 129.0 mm. Acompanhe o registro de chuvas relativa ao período de 7:00 de 18/3/2014 às 7:00 de 19/3/2014 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Litoral Norte: Moraújo (sede) 40.0, Icaraí de Amontada (Amontada) 33.0, Sinhá Sabóia (Sobral) 23.0, Meruoca (sede) 16.0, Lagoa do Carneiro (Acaraú) 11.2, Camocim (sede) 11.0, Pessoa Anta (Granja) 9.0, Camilos (Meruoca) 8.0, Panacui (Marco) 8.0, Santana do Acaraú (sede) 7.0, Prata (Bela Cruz) 6.6, Morrinhos (sede) 6.0, Granja (sede) 5.8, Alcântaras (sede) 5.0, Aranau (Acaraú) 3.4, Uruoca (sede) 2.0.

Ibiapaba: Hidrolândia (sede) 34.0,Picada (Guaraciaba do Norte) 25.0, Flores (Ipu) 14.0,Graca (sede) 13.0, Reriutaba (sede) 11.0, Ubauna (Coreaú) 10.4, Tianguá (sede) 7.2, São Benedito (sede) 7.0, Pires Ferreira (sede) 6.5, Amanaiara (Reriutaba) 6.0, Sitio Urubu (Coreau) 5.0,  Sitio Vambira (Viçosa do Ceará) 3.2, Frecheirinha (sede) 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia!

Lavras da Mangabeira (Posto: Iborepi) : 129.0 mm
Alto Santo (Posto: Alto Santo) : 119.0 mm
Jaguaribara (Posto: Jaguaribara) : 95.4 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Mangabeira) : 90.1 mm
Cedro (Posto: Cedro) : 78.3 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Arrojado) : 77.0 mm
Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 63.0 mm
Várzea Alegre (Posto: Várzea Alegre) : 57.6 mm
Eusébio (Posto: Eusébio) : 57.0 mm
Alto Santo (Posto: Logradouro) : 55.4 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 145
Total de municípios com chuva em todo o estado: 104
Dados extraídos às : 11:55 de 19/3/2014 (Dados Funceme)

Previsão do tempo para o dia 19/03/2014 (hoje)
A atuação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deixa as condições atmosféricas favoráveis a ocorrência de chuvas em todo o Ceará, principalmente entre a tarde e a noite.

HOJE É DIA DE SÃO JOSÉ PADROEIRO DO CEARÁ, E DIA DE FESTA NO DISTRITO DE VENTURA EM ALCÂNTARAS

Hoje é o dia 19 de março, uma data importante no Ceará, pois é dia de José, Padroeiro do Estado. Dia não somente de Fé, mas também de esperanças de dias melhores pela expectativas de mais chuvas no estado.

Para a Vila (sede) do Distrito de Ventura, é também dia de Festa, pois é onde a capela mais antiga do município de Alcântaras tem como padroeiro São José, e por isso o lugar festeja o seu Santo protetor por duas vezes ao ano, sendo hoje no tradicional dia 19/03 e durante a festa principal realizada somente no final mês de agosto.

Para hoje, estão programas pela manhã, missa e o popular leilão. O dia é movimentação no distrito.

Imagens arquivos 
Tradicional leilão do dia 19 de março de 2012

NÃO DEIXE DE LER MAIS SOBRE O DISTRITO DE VENTURA E A FESTA DE SÃO JOSÉ, CLICANDO AQUI.

(EM IBICUITNGA) JUSTIÇA CASSA MANDATO DE PREFEITO E OPOSITOR ASSUME MUNICÍPIO

Foto: Web, divulgação
Ibicuitinga: O prefeito de Ibicuitinga, José Edmilson Gomes (foto), mais conhecido como Deca, teve o seu mandato eleitoral cassado na manhã desta segunda-feira, 17. 

O candidato adversário nas eleições de 2012, Francisco Anilton Pinheiro Maia, foi empossado no inicio da tarde na Câmara de Vereadores. A decisão foi tomada pelo juiz eleitoral da Comarca local, Felipe Augusto Rola Pergentino Maia.

Deca é acusado por seu opositor de abuso de poder e corrupção nas últimas eleições municipais. A decisão da Justiça se estendeu ao vice-prefeito do Município, José Maria Fernandes, da Coligação “Ibicuitinga no Caminho Certo”. Ambos não foram localizados pelo Diário Sertão Central, todavia assessores informaram que eles já ingressaram com recurso na Justiça Eleitoral. Por enquanto Anilton Maia é oficialmente o prefeito de Ibicuitinga.

Fonte: Blog Diário Sertão Central (DN)

DILMA ROUSSEF VISITARÁ SOBRAL NESTA QUARTA-FEIRA 19/03 DIA DE SÃO JOSÉ

Prefeito de Sobral Veveu Arruda vai receber a Presidente 
O Prefeito Veveu receberá a Presidente Dilma e o Governador Cid em Sobral, a partir das 16h desta quarta-feira (19), no Parque de Exposições João Passos Dias. Na ocasião, também serão liberados 363 projetos de abastecimento d'água para o Ceará. Serão beneficiadas 19.075 famílias com investimento de R$ 85,5 milhões.

Projeto São José III;serão autorizados também R$ 20 milhões para início das obras de 30 projetos de abastecimento d'água com esgotamento sanitário e para 13 projetos de reuso de água, que vai beneficiar mais de 3 mil famílias cearenses.

Informações Blog Wilson Gomes

CÂMARA DE MERUOCA DISPONIBILIZA OUVIDORIA DO LEGISLATIVO À POPULAÇÃO

A Câmara Municipal de Meruoca representada pelo seu presidente, o vereador Carlos José Pimenta, implantou na última terça-feira,17, a Ouvidoria do Legislativo, atendendo a requerimento encaminhado pelo vereador Francisco Olímpio.

O novo serviço disponibilizará urnas nas quais a população poderá depositar suas reclamações, reivindicações e sugestões. De acordo com José Pimenta a implantação do órgão “servirá para aproximar ainda mais a população dos que a representam”.

O Presidente da UVC, Audic Mota, é um dos apoiadores da iniciativa do vereador “é importante que todas as Câmaras Municipais disponham desse espaço para que a população se manifeste”, afirmou.

Fonte: ASCOM/UVC (informações do site da Câmara de Meruoca)

terça-feira, 18 de março de 2014

AS CHUVAS DE ONTEM (17/03/2014) PARA HOJE (18/03/2014) NO ESTADO DO CEARÁ


A Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME) registrou precipitações em 105 localidades de 86 municípios do Estado, sendo que a maior chuva do estado ocorreu no município de Campos Sales (Posto: Barao de Aquiraz) : 64.6 mm. Acompanhe o registro de chuvas relativa ao período de 7:00 de 17/3/2014 às 7:00 de 18/3/2014 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.


Uruoca  (sede) 49.0, Barroquinha (sede) 28.2, Granja  (sede) 26.0, Camocim (sede) 18.0, Bela Cruz  (sede) 11.0, Cruz (sede) 10.8, Prata (Bela) Cruz 8.6, Chaval (sede) 8.0, Martinopole  (sede) 7.5 Miraima  (sede) 7.4, Itarema  (sede) 6.0, Icarai de Amontada (Amontada) 6.0, Aranau  (sede), 4.1 Meruoca  (sede) 4.0 e Acarau  (sede) 2.0.

Graça (sede) 34.0, Guaraciaba do Norte (sede) 16.0, Açudes Araras (Varjota) 14.0, Picada (Guaraciaba do Norte) 8.0, Carnaubal (sede) 6.0, São Benedito  (sede), Tianguá (sede), Poranga (sede) 2.0, Sitio Vambira (Viçosa do Ceará) 1.2 e Sitio Urubu (Coreaú) 1.0.

10 maiores chuvas por Municípios no dia!

Campos Sales (Posto: Barao de Aquiraz) : 64.6 mm
Uruoca (Posto: Uruoca) : 49.0 mm
Crato (Posto: Lameiro) : 47.0 mm
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 38.0 mm
Palmacia (Posto: Palmacia) : 35.2 mm
Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore) : 35.2 mm
Juazeiro Do Norte (Posto: Juazeiro Do Norte) : 35.0 mm
Russas (Posto: Russas) : 34.8 mm
Graca (Posto: Graca) : 34.0 mm
Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 28.2 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 105
Total de municípios com chuva em todo o estado: 86
Dados extraídos às : 12:15 de 18/3/2014 (Dados Funceme)

NEXTA SEXTA-FEIRA (21), LIMOEIRO DO NORTE SEDIA ENCONTRO DA CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS

A Campanha Ceará sem Drogas continua a percorrer o interior do Estado, com o objetivo de discutir e mobilizar a sociedade para a importância da prevenção e do combate ao uso de entorpecentes. Na próxima sexta-feira (21/03), será a vez do município de Limoeiro do Norte sediar o debate sobre o problema. O encontro será no Colégio Diocesano Padre Anchieta, às 11h.

Idealizada pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), a campanha passará por várias cidades do Interior, reunindo lideranças políticas, educadores, estudantes, profissionais da saúde e a população.

“A campanha chega a mais uma região do Estado com a intenção de mobilizar estudantes para dizer não às drogas. Esse trabalho encabeçado pela Assembleia é de conscientização e alerta para juventude cearense”, afirma Zezinho Albuquerque.

Nesse terceiro encontro, o ex-jogador Walter Casagrande, que passou por tratamento contra a dependência química, irá contar mais uma vez a sua experiência, para alertar os jovens sobre os perigos das drogas. Já houve um encontro em Fortaleza e outro no município do Crato.

No dia 9 de março, a campanha realizou uma ação na Capital, no início do clássico Fortaleza e Ceará, com o intuito de integrar o esporte e chamar a atenção dos torcedores para o assunto. Na ocasião, foram exibidas faixas com a mensagem da campanha “Ceará sem Drogas – uma luta de todos nós”.

Fonte: Assessora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

(CONFIRMADO PELO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL) NOVE CIDADES DO INTERIOR VÃO RECEBER ADUTORAS DE MONTAGEM RÁPIDA

Na foto (Divulgação): Adutora sendo construída em Meruoca
Onzes cidades do interior do Ceará vão receber nove adutoras de montagem rápida, como ação emergencial para melhorar a convivência da população com a seca. Os 410,5 km de adutoras estão orçados em R$153.737.374,56 do Governo Federal. 

O valor foi confirmado nesta segunda-feira, 17, durante reunião em Brasília entre o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa. 

As nove adutoras vão atender à demanda dos municípios de Cridade, Canindé, Tauá, Irauçuba, Quiterianópolis, Potiretama, Crateús, Nova Russas, Caririaçu, Alcântaras e Maranguape.

O projeto de adutoras de montagem rápida utiliza tubos fabricados em aço corten, material que tem em sua composição elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. O fabricante estima que os tubos de aço corten tenham a durabilidade média de 10 anos, portanto, os equipamentos ficarão a disposição do Estado para outras ações de abastecimento, pois poderão ser reutilizados em locais distintos.  

Fonte: Redação O POVO Online  Em 17/03/2014 - 20h50


(IFCE) CLASSIFICADOS NA LISTA DE ESPERA DO SISU SÃO CONVOCADOS

Há vagas em 16 campi do IFCE, englobando Capital e Interior.

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) estará convocando os classificados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas, que englobam Capital e Interior, serão ocupadas por estudantes que comparecerem na chamada que acontecerá na próxima terça-feira (18). No campus de Fortaleza, a chamada ocorrerá em dois dias (18 e 20).

A chamada dos inscritos nessa etapa será realizada por ordem de classificação, no campus em que o candidato manifestou interesse para concorrer às vagas remanescentes. A convocação será realizada às 9h da manhã e o candidato deverá comparecer ao local pessoalmente ou representado por procurador legalmente constituído.

No total, são 877 vagas para 54 cursos superiores de 16 campi para os cursos superiores dos campi de Fortaleza, Baturité, Jaguaribe, Tauá, Tianguá, Acaraú, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral.

O candidato deverá estar presente no momento em que seu nome for citado, portanto de documento oficial de identidade com foto e assinatura, caso contrário, perderá o direito à vaga.

Fonte: Diário do Nordeste Online

segunda-feira, 17 de março de 2014

EM MAIS UM DIA DE CHUVAS, ALCÂNTARAS REGISTROU 30,1 MILÍMETROS. VEJA O RESUMO DAS CHUVAS DE ONTEM PARA HOJE NO ESTADO DO CEARÁ

O município de Alcântaras registrou a sua melhor chuva do ano em 2014, foram 30,1 milímetros na sede durante a tarde de ontem (domingo) 16 de março. A Funceme ainda registrou precipitações em 192 localidades de 133 municípios do Estado, sendo que a maior chuva do estado ocorreu na cidade de Camocim 100.0 mm. Acompanhe também o registro de chuvas relativa ao período de 7:00 de 16/3/2014 às 7:00 de 17/3/2014 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Litoral Norte: Camocim (sede) 100.0, Meruoca (sede) 51.0, Moraújo (sede) 46.0, Sinhá Saboia (Sobral) 44.4, Pessoa Anta (Granja) 35.0, Prata (Bela Cruz) 32.0, Alcântaras (sede) 30.1, Martinópole (sede) 22.5, Camilos (Meruoca) 20.0, Campanário (Uruoca) 20.0, Barroquinha (sede) 19.3, Cruz (sede) 17.0, Sobral (sede) 16.0, Lagoa do Carneiro (Acaraú) 14.3, Miraíma (sede) 12.2, Uruoca (sede) 12.0, Santana do Acaraú (sede) 11.0, Granja (sede) 11.0, Massapê (sede) 9.2, Amontada (sede) 9.0, Chaval (sede) 8.0, Bela cruz (sede) 7.0 e Acaraú (sede) 2.0

Ibiapaba: Guaraciaba do Norte (sede) 97.0, Ibiapina (sede) 85.0, Reriutaba (sede) 85.0, Picada (Guaraciaba do Norte) 84.0, Pacujá (sede) 55.4, Betânia (Hidrolândia) 48.0, Morrinhos Novos (Guaraciaba do Norte) 47.2, Forquilha (sede) 46.0, Limoeiro (Guaraciaba do Norte) 42.0, Açude Forquilha (sede) 41.0, Ubajara (sede) 40.0, Cariré (sede) 40.0, Pires Ferreira (sede) 35.0, São Benedito (sede) 34.8, Groaíras (sede) 34.4, Ipu (sede) 32.2, Nova russas (sede) 31.0, Ubauna (Coreaú) 30.6, Nova Betânia (Nova Russas) 30.0, Hidrolândia (sede) 30.0, Mucambo (sede) 26.0, Sitio Urubu (Coreaú) 26.0, Tianguá (sede) 22.2, Ipueiras (sede) 22.0, Frecheirinha (sede) 20.0, Matriz (Ipueiras) 19.6, Ipaporanga (sede) 18.0, Carnaubal (sede) 18.0, Aroeiras (Coreaú) 17.6, Croata (sede) 16.3, Amanaiara (Reriutaba) 16.0, Coreaú (sede) 16.0, Sitio Vambira (Viçosa do Ceará) 14.6, Viçosa do Ceará (Viçosa do Ceará) 10.0, Poranga (sede) 8.0, Manhoso (Viçosa do Ceará) 8.0 e São Jose das Lontras (Ipueiras) 7.2

10 maiores chuvas por Municípios no dia!

Camocim (Posto: Camocim) : 100.0 mm
Guaraciaba Do Norte (Posto: Guaraciaba Do Norte) : 97.0 mm
Santa Quiteria (Posto: Trapia) : 93.0 mm
Reriutaba (Posto: Reriutaba) : 85.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 85.0 mm
Guaraciaba Do Norte (Posto: Picada) : 84.0 mm
Russas (Posto: Russas) : 58.0 mm
Pacuja (Posto: Pacuja) : 55.4 mm
Madalena (Posto: Madalena) : 51.4 mm
Meruoca (Posto: Meruoca) : 51.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 190
Total de municípios com chuva em todo o estado: 133
Dados extraídos às : 11:35 de 17/3/2014 (Dados Funceme)

(FUTEBOL) NO CAMPEONATO CEARENSE, DE VIRADA, GUARANY VENCE MAIS UMA E SEGUE INVICTO

Jogadores comemoram o segundo gol do Guarany
Debaixo de chuva e saindo atrás no placar o Cacique conseguiu a vitória e chegou aos 12 pontos na tabela de classificação. Gugu e Thiago Furlan marcaram os gols do triunfo sobre o Guarani de Juazeiro.

O futebol não foi o mesmo das últimas duas partidas, mas a vontade de vencer levou o Guarany a mais uma vitória no Campeonato Cearense. Quem saiu na frente foram os visitantes. Sadrak aos 35 minutos do primeiro tempo chutou de fora da área e abriu o placar. Dois minutos depois Gugu subiu alto e empatou a partida no Junco.

Na etapa complementar o domínio foi do bugre sobralense. E aos 25 minutos Furlan chutou, a bola desvio no adversário e encobriu o goleiro Cley. Daí em diante foi só administrar e terminar o jogo com mais três pontos conquistados.

A equipe escalada por Vladimir de Jesus conteve: André Zuba; Ivonaldo, Joécio, Juliano e Zeca; Zé Augusto, Dudu, Santos e Tininho; Gugu e Thiago Furlan. Agora o Guarany de Sobral tem doze pontos, com três vitórias e três empates e segue na vice-liderança. O próximo desafio é fora de casa contra o Ceará, na Arena Castelão, dia 21 de março. (Fonte: Site oficial do Grarany de Sobral)
Jogador alcantarense, Tininho segue titular da equipe de Sobral (Foto: Divulgação Facebook)

PROCURA-SE VEÍCULO ROUBADO, UM COROLLA DE PLACA OCM-7674 ALCÂNTARAS-CE. EM CASO DE SUCESSO, HAVERÁ RECOMPENSA!

O Veículo foi roubado por volta de 6:00 a 7:00 horas da manhã deste dia de 16/03/2014. Um Corolla de cor Prata, Placa de Alcântaras-Ce/ OCM-7674, aconteceu entre as cidades de Catuana e Croatá-CE (caminho de Fortaleza), quem tiver notícias sobre o carro entre em contato, pois se houver sucesso, haverá Gratificação ! 

Fone: (88) 8814-6308
(88) 9275-9296
(88) 9402-7599
(88) 8834-8119
E-mail: jusyan_@hotmail.com

Grato!

domingo, 16 de março de 2014

EM TARDE CHUVOSA, ALCÂNTARAS REGISTROU 23,6 MILÍMETROS. VEJA O RESUMO DAS CHUVAS DE ONTEM PARA HOJE NO ESTADO DO CEARÁ

Rua Antunino Cunha no Centro de Alcântaras-CE
O município de Alcântaras registrou uma das melhores chuvas do ano, foram 23,6 milímetros na sede durante a tarde de ontem (sábado) 15 de março. A Funceme ainda registrou precipitações em 113 localidades de 72 municípios do Estado, sendo que a maior chuva do estado ocorreu na cidade de Ipaumirim 108.4 mm. Acompanhe também o registro de chuvas relativa ao período de 7:00 de 15/3/2014 às 7:00 de 16/3/2014 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Litoral Norte: Camílos (Meruoca) 25.4, Alcântaras 23.6, Parazinho (Granja) 20.0, Sambaíba (Granja) 17.2, Pesso Anta (Granja) 13.0, Icaraí de Amontada (Amontada) 11.0, Santana do Acaraú (sede) 5.0.

Ibiapaba: Sitio Urubu (Coreaú) 25.0, Poranga (sede) 22.0, Manhoso (Viçosa do Ceará) 18.0, Ipueiras (sede) 15.3, São Benedito (sede) 15.0, Graça (sede) 10.0, Pires Ferreira (sede) 7.5, Coreaú (sede) 7.0, Sitio Vambira Viçosa do Ceará  5.2, Matriz (Ipueiras) 4.5, Mucambo (sede) 3.0 e Açude Forquilha (sede) 1.2.

10 maiores chuvas por Municípios no dia!

Ipaumirim (Posto: Ipaumirim) : 108.4 mm
Banabuiú (Posto: Banabuiú) : 101.4 mm
Quixeramobim (Posto: São Miguel) : 90.0 mm
Solonópole (Posto: Solonópole) : 87.0 mm
Ipaumirim (Posto: Felizardo) : 85.8 mm
Jaguaretama (Posto: Fazenda Coque) : 83.0 mm
Ipaumirim (Posto: Canauna) : 80.0 mm
Senador Pompeu (Posto: Senador Pompeu) : 79.6 mm
Quixeramobim (Posto: Encantado) : 78.0 mm
Choro (Posto: Choro) : 78.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 113
Total de municípios com chuva em todo o estado: 72
Dados extraídos às : 13:15 de 16/3/2014 (Dados Funceme)

OBS: O dia de hoje domingo  16/03 é de sol na cidade em Alcântaras, com intenso movimento de pessoas em direção a região do Pinga (banho) e Sítio Caldeirão.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores