sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quem foi Francisco Cristino Moreira ? "Chico da Bomba"


O Blog Visão Norte, procurou saber um pouco de sua história, e ultilizou também dados dos arquivos do site do TRE-CE para entender um pouco sobre a vida política do ex-prefeito de Coreaú falecido a sete dias.

O popular Chico da Bomba, assim como também o falecido ex-prefeito Luís Carneiro (Luís Dico), certamente será um dos nomes que não será esquecido na política de Coreaú.

Ainda Jovem, em 1976 foi eleito pela primeira vez prefeito de Coreaú pelo ARENA. Francisco Moreira Cristino voltou à prefeitura daquele município em 1989, eleito em 15 de novembro de 1988 pela coligação PDS / PMDB / PMB e PL com uma votação esmagadora em cima da segunda colocada Antônia Marques de Albuquerque 6.402 votos contra apenas 294 da concorrente; ainda houve 1517 votos nulos e 66 em branco naquele pleito político.

14 anos depois voltou à prefeitura de Coreaú na eleição extraordinária de 2002, desta vez pelo o PSDB, pois o eleitos em 2000 prefeito e vice. Luís Dico e Bernadones faleceram antes de completar dois anos de mandato. Francisco venceu na eleição extraordinária os concorrentes Antônio Cristino Moreira (Toinho do Vilar) candidato a prefeito e Francisco Antônio Menezes de Cristino (Chico Antônio) candidato e vice e apoiado dos dos Ferreira Gomes.

Ainda pelo PSDB,em 2004 foi reeleito para o segundo mandato consecutivo; o quarto de sua carreira política à frente da prefeitura de Coreaú. Apesar das pesadas criticas de suas administrações era um político muito querido no município.

Nos últimos anos aprendeu a não perder eleição, evitou mais uma vez que Chico Antônio irmão do atual prefeito de Sobral Leônidas Cristino e preferido dos irmãos Ciro, Cid, e Ivo Gomes voltasse e prefeitura de Coreaú., e como Padrinho político deixou na prefeitura um jovem Político de seu partido , o atual prefeito Carlos Roner.

Na foto histórica no início da década de 1980, os prefeitos de Alcântaras Joaquim cunha freire (ARENA) na esquerda, José Euclides Ferreira Gomes Júnior (ARENA 2), prefeito de Sobral no centro , e Francisco Cristino Moreira ( ARENA) prefeito de Coreaú na direita da foto. Na época, em plena ditadura militar, os três prefeitos da Zona Norte, recebiam para uma série de inaugurações na cidade de Alcântaras o então Governador do Ceará Virgílio Távora.

TCM fará tomada de contas especial em 10 prefeituras cearenses


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) apresentou nesta quinta-feira o relatório da mais recente inspeção realizada. Até julho de 2009, foram inspecionados cinqüenta e oito municípios no interior. Em agosto, outros 17 entram na mira do TCM.

O TCM encontrou indícios de irregularidades nas contas de 10 prefeituras fiscalizadas e elas vão passar por uma inspeção minuciosa. Problemas identificados pelo TCM em Alcântaras, Granjeiro, Ararendá, Catunda e Redenção dizem respeito ao ano de 2009.

De acordo com relatório, a cidade de Alcântaras (foto) é alvo da maior quantidade de suspeitas, por conta de ausência de documentos nas prestações de contas e recibos assinados em branco ou sem data. Segundo a Prefeitura, esses documentos foram recolhidos pelos auditores antes de estarem prontos para passar por análise.

Já em Ararendá, o TCM identificou a emissão de cheques sem fundo. Os municípios de Granjeiro, Catunda e Redenção devem ser investigados por contratações sem licitação e pela falta de emissão de alguns documentos na prestação de contas.

Outros municípios listados para passar pela tomada de contas especial são: Coreaú, Hidrolândia, Ipueiras, Itaitinga e Paracuru. Nesses casos, as possíveis irregularidades ocorreram em 2008.

Entre as outras 17 prefeituras que farão parte do programa de fiscalização do mês de agosto, estão as prefeituras de Juazeiro do Norte, Caucaia, Aracati e Canindé.

Fonte: Por Renato Barros do Portal Ceará Agora
Foto: Arquivo Visão Norte

Tribunal de Contas do Municípios intensifica a fiscalização


O Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, dando continuidade às inspeções nos municípios cearenses, estará no período de 10/08 à 14/08, fiscalizando a Prefeitura e Câmara dos municípios listados abaixo.

Caso tenha denúncias ou informações, ligue para (85) 3230 5158 ou acesse http://www.tcm.ce.gov.br/
Ernesto Saboia Conselheiro - Presidente do TCM.

Lista dos municípios a serem fiscalizados de 10/08 à 14/08:

1) Aracati, 2) Barreira, e 3) Canindé.
4) Caucaia, 5) Chaval, e 6) Fortim.
7) Granja, 8) Icó, e 9) Ipú.
10) Itapipoca, e 11) Jijoca de Jericoacoara.
12) Juazeiro do Norte, 13) Mombaça e 14) Orós.
15) Pacujá, 16) Paramoti, e 17) Tejuçuoca.


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Prefeito cassado de Santana do Acaraú diz que continua no cargo


O Prefeito de Santana do Acaraú, José Sabino (foto), diz que continua no cargo, leia trechos da reportagem de Wilson Gomes colaborador do Jornal o Diário do Nordeste.

“O prefeito, procurado pela reportagem, informou também de que a decisão da juíza eleitoral, Solange Menezes Holanda, teria se tornado sem eficácia devido alguns pontos não terem ficado claros. "Acabo de receber a informação de que o promotor André Tabosa ingressou com o pedido de efeito suspeito para que a juíza eleitoral esclareça alguns pontos que deixam dúvidas, em razão disso continuo sendo prefeito até que o mérito seja apreciado", esclareceu Sabino.”

“Até o fim da manhã de ontem, os indiciados ainda não tinham sido notificados da decisão, apenas Carlos Farias que esteve no Fórum para receber a notificação. Caso a decisão da juíza não seja revogada, quem deverá assumir o cargo de prefeito é o atual presidente da Câmara dos Vereadores, Francisco Eliésio da Cunha (PC do B), mas Francisco Eliésio manifestou desinteresse em assumir o cargo. No caso do seu impedimento, quem deverá assumir a chefia do Executivo será a juíza Cintia Nóbrega Pereira, que atuava como juíza auxiliar da Comarca de Caucaia e que foi nomeada para substituir Solange Holanda na Comarca de Santana do Acaraú. Ela foi promovida para a Comarca de Pacatuba. A posse da nova juíza na Comarca de Santana do Acaraú só deverá acontecer na próxima segunda-feira, até lá a cidade poderá ficar sem prefeito.”

“Na zona norte, a Justiça Eleitoral já determinou o afastamento dos prefeitos de Alcântaras, Acaraú, Granja, Santa Quitéria e do vereador Marco Antônio Prado, da cidade de Sobral. Todos permanecem no cargo por força de liminar.”

Fonte: Diário do Nordeste

Faleceu José Custódio " Zé da Loja"

Tomamos conhecimento do falecimento do Sr. José Custódio Ferreira, popularmente Zé da Loja. Acontecido por volta das 20:00 horas de ontem (05/08).

O mesmo passava por sérios problemas de Saúde a na manhã de ontem seu quadro clínico se agravou e o mesmo foi levado as pressas para Sobral onde não resistiu e veio a óbito.

Zé da Loja era homem de forte influência na Religião Católica, participava de movimentos, como: Ministro da Palavra e da Eucaristia, Terço dos Homens, SSVP e outros seguimentos. Durante muito tempo trabalhou no seu tradicional comercio na rua Antunino Cunha no Centro de Alcântaras-ce, onde deixou para tratar de sua saúde.
DESCANSE EM PAZ!
Desejamos a família e amigos as nossas mais sinceras condolências.
Fonte: Blog Alcântaras

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Santana do Acaraú, Lula morais anuncia cassação de prefeito


Em pronunciamento na sessão plenária da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira (05), o deputado Lula Morais (PCdoB) anunciou a sentença da juíza eleitoral Solange Menezes Holanda cassando todos os candidatos eleitos, ou não, das coligações Unidos Pra Vencer, Unidos Pra Mudar e Esperança de Um Tempo novo, de Santana do Acaraú. Com a decisão, fica afastado do cargo o prefeito José Maria Sabino.

Lula Morais informou que todos os implicados foram condenados por abuso de poder econômico. Os então candidatos apresentaram o telefone do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Acaraú como a linha de contato com o cartório eleitoral, utilizando também o fax da entidade sindical. O deputado esclareceu que a lei 9.504 de 30 de setembro de 1997 veda a utilização dos recursos de sindicatos em campanha eleitoral.

Três dos implicados, conforme o deputado, são dirigentes do sindicato: Francisco Acácio do Nascimento, Francisco Carneiro e José Ferreira. O prefeito José Maria Sabino era, na época da campanha, advogado do sindicato.

Os demais réus “confessos” são Roberto Carlos Farias, Ana Cristina Alves, Antonio Gomes Neto, Arcanjo Benedito Vando Vasconcelos, Ezequiel Brito de Oliveira, José Expedito Tomás Arcanjo, José Linhares Filho, Luiz Vasconcelos, Elisângela da Mota, Avelino de Sousa, Reginaldo do Nascimento, Cristian Ponte, Francisco Nei, Francisco dos Santos José Carneiro e José Vilmar. Todos utilizaram o telefone do sindicato.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fonte: Por Luciano Augusto do Portal Ceará Agora
Foto: Jornal Correio da Semana

Frases de Hoje



"O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão."

outra:
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento; e o segundo, semelhante a este é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas."


Jesus Cristo
Imagem:Web

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Festival de Quadrilhas de Alcântaras,confira o que aconteceu !

Quadrilha Canpeã, foto Blog Alcântaras
Valdonys

Apresentação de Quadrilhas
Quadra da Colégio Inocência
Área de passeio do Colégio
Quadra do Colégio
Amanhecendo o dia
6:00 da manhã de domingo

Um dos maiores festivais regionais de quadrilhas do Ceará, apos 13 anos de tradição não poderia ser diferente; a cidade de Alcântaras recebeu um numero expresso de visitantes nas dependências do colégio Inocência e nas principais ruas do bairro Bela Vista.

Este ano o festival deverá ficar marcados por alguns fatos inusitados, no segundo dia sexta-feira alguns tremores de terra abalaram a cidade, ainda na sexta feira outros dois fatos; o acidente com o ônibus que transportava o grupo Império Nordestino de Santana do Acaraú, ninguém ficou ferido grave, mesmo assim o grupo foi se apresentar conseguiu a sexta colocação; o outro acontecimento foi à morte do ex-prefeito de Coreaú anunciada para o público presente.
Apesar dos acontecimentos inesperados muita alegria, Valdonys Abriu a noite ao seu estilo e o forró estourado encerrou a noite. No primeiro dia quinta-feira teve as bandas Forró Real e Sacode

No sábado algumas bandas, entre elas o Show de Taty Girl e forro adoro fecharam a noite e foi até depois das 6:00 da manhã.

A Quadrilha “Queima Fogueira” de Itapiúna foi à campeã da principal modalidade. Veja os resultados aqui: http://www.blogalcantaras.blogspot.com/
Fotos: do Visão Norte

Municípios da Zona Norte tem Revisão Eleitoral adiada

Sobral , Meruoca, Alcântaras e Forquilha ,não terão mais revisão eleitoral, pelo menos por enquanto, o motivo segundo o Jornal Diário do Nordeste de Hoje, é a falta de recursos previstos para a realização dos trabalhos.

O TSE começaria este mês à recontagem de eleitores para utilização do sistema de voto biométrico em 2010.O recadastramento dos eleitores serviria como parte de metas necessárias para testar o novo sistema de votação eletrônica a ser implantado no país.
Veja a reportagem completa aqui: VOTO BIOMÉTRICO

domingo, 2 de agosto de 2009

Morre o ex-prefeito de Coreaú, “Chico da Bomba”.

Faleceu no início da noite de sábado o ex-prefeito do município de Coreaú. A notícia pegou todos de surpresa; a mensagem de falecimento foi dada a milhares de pessoas que assistiam o Festival de Quadrilhas em Alcântaras onde lá havia muitas pessoas da cidade de Coreaú. Francisco Cristino Moreira, o conhecido “Chico da Bomba”, foi um político vitorioso em Coreaú, exerceu a chefia do poder executivo daquele município por mais de uma vez e ao sair deixou o seu sucessor o atual prefeito Carlos Roner no seu lugar.

"As informações dão conta que ele chegou em estado gravíssimo à Santa Casa de Sobral e não resistiu".( Blogs de Sobral).

Na minha visão a perda de uma liderança política, seja ela quem for, é também uma perda para a democracia. Pois assim com menos líderes ela se torna mais enfraquecida.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores