sábado, 24 de dezembro de 2011

COMBATE À DENGUE: ALCÂNTARAS E MAIS SETE CIDADES ZERAM INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI

Oito cidades cearenses conseguiram zerar o índice de infestação pelo mosquito da dengue este ano, a maioria são municípios na zona norte.

Os Municípios que alcançaram esta meta são Sobral, Alcântaras, Meruoca, Pacujá, Cruz, Carnaubal, Deputado Irapuan Pinheiro e Granjeiro. Nota-se que apenas dois não se localizam na zona norte do Ceará, são eles; Deputado Irapuan Pinheiro no Sertões cearenses e Granjeiro no sul do estado.

Destaco na foto acima o ex-secretário de Saúde de Alcântaras Nascimento, por ter combatido fortemente a infestação do mosquito em Alcântaras.
Agente de Endemias Wellington com equipamento próprio da Secretaria de Saúde de Alcântaras.

Parabéns a toda a equipe "Coordenação e Agentes de Endemias."

Mais detalhes no links abaixo:
MOBILIZAÇÃO CONTRA O DENGUE

SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA O COMBATE

Mais detalhes sobre o conteúdo acima no Diário do Nordeste

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA APROVA 14º SALÁRIO AOS PROFESSORES DE ALCÂNTARAS

Sessão aconteceu na manhã de quinta-feira 22/12. Apesar da polêmica todos os vereadores presentes votaram a favor do pagamento do abono salarial aos professores da rede pública municipal de Alcântaras.

A atual administração pública municipal está concretizando em Alcântaras um acontecimento nunca antes acontecido na história de nosso município, que é o pagamento do 14º salário para os professores. A medida foi tomada devido a sobra de dinheiro destinado à educação. Os professores também fizeram sua parte cobrando e alertando o Poder Público para que se concretizasse o benefício adquirido.

O que tem levado muita gente a questionar é a posição do SINDICAN. Alguns professores mesmo chegaram a comentar que em anos anteriores o sindicato lutou bravamente em prol dos mestres e demais servidores e se mostra agora omisso, ou pouco engajado na causa dos professores alcantarenses. O vereador Manoel Albuquerque PSB (foto) também chegou a se perguntar o porque do Presidente do SINDICAN, Charlys Menezes, não compareceu à Sessão extraordinária, ocorrido nesta quinta-feira (22/12), que aprovou o 14º salário, já que ele tem uma certa representatividade diante da classe, e em tempos passados, na greve dos servidores, por exemplo, estava ao lado dos trabalhadores e agora, o que houve? Pergunta o vereador.
Vereador Manoel Albuquerque questionou posição de Charlys Menezes do SINDICAN
Charlys Menezes disse a nossa equipe que não foi à Sessão, porque não tinha necessidade, e além do mais ele não tinha reunido a diretoria para deliberar sobre isso. Charlys disse ainda que é totalmente a favor do 14º salário e que pode haver muitas conversas retorcidas por aí!

O fato é que o 14º salário se transformou numa grande polêmica em Alcântaras, uma vez que os vereadores da atual oposição inicialmente se mostraram contra o pagamento deste abono. Um dos argumentos é que pode prejudicar a aposentadoria da classe do professores. Antônio Marcos, presidente da Câmara, por exemplo, se pronunciou na última Sessão ordinário que era contra, mas os fortes professores não se calaram e foram a luta e dessa forma estarão recebendo seus bônus a partir do dia 31 de Dezembro!

Com texto de Douglas Alcântara (Portal Jovem)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PARABÉNS PORTAL JOVEM, E MUITO SUCESSO!

Pelo que lembro, o Visão Norte foi o primeiro blog seguidor do Portal Jovem e até hoje é um de seus maiores parceiros, se não o maior, pois sempre fiz questão de divulgá-lo, por vários motivos, um deles e a criatividade de seus conteúdos.

O blog Portal Jovem completou seus primeiros 100 mil acessos nesta semana, no entanto destaco esta marca não pelo número, mas apenas para lembrar como um marco do atual reconhecimento, pois é uma blog criado ainda em 2009 e que passou muito tempo para ficar merecidamente no atual status, sendo que desde o seu início sempre mostrou conteúdos de excelente qualidade e a disposição dos alcantarenses.

Também quero dizer que nem sempre concordei com tudo, mas entendo que as vezes a emoção pode interferir na razão e todos nós estamos sujeitos a isso. Mesmo assim destaco, tudo é importante.

Sempre acreditei, sempre gostei, e teve alguns conteúdos que me marcaram muito. E se hoje ele caiu no gosto principalmente dos alcantarenses, no meu já faz muito tempo.

Parabéns Portal Jovem.
 Douglas e Francisco, além dos outros que fizeram parte no início do Portal.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MEMÓRIA: MUSEU VAI RETRATAR HISTÓRIA DA ZONA NORTE

Professor de História está organizando, na Serra da Meruoca, um espaço voltado para a cultura da região Norte. No distrito de Palestina, as peças (piano, imagens sacras, penteadeiras, cômodas, armários, guarda-roupas, que datam do século XVIII) estão sendo restauradas para exposição.

Meruoca Contar a história da Zona Norte por meio de objetos. Essa é a ideia do professor aposentado de História, Paulo Emílio. Ele está montando o Museu Histórico da Zona Norte, no Sítio Monte Olimpo, no Distrito da Palestina, na Meruoca.

Numa altitude superior a 750 metros, o novo espaço reunirá peças (piano, imagens sacras, penteadeiras, cômodas, armários, guarda-roupas, utensílios domésticos, cristais, rádios, máquinas de costura, cadeiras, serras manuais gigantes, pressa de queijo, lampiões, chaleiras e adornos), que datam do século XVIII. Todos estão sendo restaurados para exposição. Paulo Emílio está recebendo acervo que pode ser doado ou até mesmo adquirido pelo professor.

Mais de cinco mil objetos estão sendo catalogados. Elas foram pertencentes às famílias de dom José Tupinambá da Frota, Frota Aguiar, Marinho de Andrade e Visconde de Sabóia. "São peças com mais de 200 anos que contam a história da Zona Norte", destaca Paulo Emílio. Há ainda a projeção de um museu biológico com exposição de serpentes e fotos de animais da região. Com todos atrativos naturais da Meruoca, Paulo Emílio toca um projeto de turismo histórico, que está dentro do Plano de Revitalização do Turismo na cidade, hora em desenvolvimento pela Prefeitura e Sebrae.

O projeto do Monte Olímpio abrange anfiteatro, áreas para camping, estacionamento, restaurante, bar, parque infantil, brinquedos de aventura para adultos, cachoeira, adega, dancing (boate), chalés, trilhas, casa de farinha, engenho, casa de taipa, praças, lunário e um acesso via estrada de calçamento. É exatamente esta estrada que Paulo Emílio está reivindicando no Plano de Revitalização do Turismo. "São pouco mais de dois quilômetros que precisam ser calçamentados para dar um acesso melhor ao Monte Olimpo. É um sonho que quero realizar", diz o professor. Bastante entusiasmado com o projeto, ele vai avançando nas obras. O restaurante panorâmico está praticamente pronto. "Nele vamos ter espaços que retratarão nossa história de dominadores e dominados. Quero chocar mesmo, mostrando as realidades de classes sociais. No restaurante teremos mesas sofisticadas com mesas rústicas, como mesas de giral. Como pesquisador da nossa história, quero passar isso para quem chegar a conhecer o nosso espaço", afirma Paulo Emílio.

Mas este turismo histórico ecológico que o professor quer colocar no Monte Olimpo vai muito mais além. Ele organiza um verdadeiro complexo de recepção. "Aqui teremos um estacionamento para 100 carros; restaurante e bar panorâmicos; adega; área de camping familiar e camping individual; casa de farinha; engenho; casa de fazenda; casa de taipa; anfiteatro; dancing; área vip para convenção com auditório de 150 lugares; e muito verde".

Jovens

O professor tem grande apreço pela área para a juventude. "Aqui eles poderão acampar com suas barracas com condição de colocar um som, computador, chapinha e outros aparelhos, pois cada ilha de camping tem uma torre de energia elétrica", informa.

E a preocupação em atrair jovens para conhecer o potencial natural e histórico da Zona Norte do Ceará fez com que Paulo Emílio construísse um anfiteatro para 1,8 mil pessoas. "Aqui poderemos fazer apresentações culturais. Temos a Associação Luar da Serra, que terá sede aqui. Ela é responsável por belas apresentações de quadrilhas juninas, do bumba meu boi e outras manifestações tradicionais nossas", revela.

Iluminação

Toda iluminação do Sítio Monte Olimpo é feita em luminárias a base de garrafões coloridos de vinho. O bar terá arquitetura rústica com cadeiras em madeira bruta (sabiá, pau branco, jurema e angico). "O nosso bar vai obedecer toda legislação ambiental e sanitária. Tanto que os banheiros têm ventilação natural, são individualizadas para homens, mulheres, crianças (com fraldário e mamário) e portadores de necessidades especiais". Toda esta ideia do professor nasceu de declaração de uma sobrinha em 2007. Ela disse: "Tudo isso aqui é lindo". Com isso, ele começou a planejar o Monte Olimpo, sítio herdado da família, para ser espaço de contação de história, resgate cultural e turismo ecológico.

MAIS INFORMAÇÕES 

Museu Histórico Zona Norte
Sítio Monte Olimpo
Palestina - Meruoca
Fones: (88) 9642.0654/ 9462.2080

Lauriberto Braga (Diário do Nordeste)
Repórter

EDUCAÇÃO: Municípios cearenses receberão R$ 90,9 milhões para construção de creches

No total, 41 prefeituras apresentaram demandas através do Plano de Ações Articuladas.

O Ministério da Educação (MEC) confirma um total de 41 municípios cearenses selecionados para receber creches através do Programa Proinfância (PAC 2). De acordo com informações do líder do Governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), as prefeituras já cumpriram as exigências legais e devem ter os recursos liberados ao longo de 2012.

Os prefeitos desses municípios apresentaram suas necessidades por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) dentro do primeiro prazo estabelecido pelo MEC – 30 de novembro de 2011. Outros 10 municípios têm até 30 de janeiro de 2012 para cumprir com todos os requisitos legais.

Além dos recursos para a construção de creches, o MEC também vai liberar verbas para a construção e cobertura de quadras poliesportivas. O primeiro valor já empenhado – de R$ 490 mil – destina-se à construção de quadra no Município de Quixadá.

O Proinfância também prevê dinheiro para a aquisição de equipamentos e mobiliário. O objetivo é aumentar a oferta de educação básica para crianças em idade pré-escolar, principalmente nos municípios nordestinos.

Até 2014, o governo federal prevê a construção de 1.966 novas escolas de educação infantil na região. Conheça abaixo a relação dos municípios com creches confirmadas e recursos previstos em reais:

Acaraú (2.658.614); Acopiara (1.316.469); e Aquiraz (1.444.999);

Boa Viagem (2.899.989); Camocim (1.239.773); e Campos Sales (1.419.005);

Cascavel (1.322.689); Catarina (1.450.000); e Crateús (1.429.824);

Crato (4.350.000); Eusébio (1.449.989); e Fortaleza (11.049.289);

Granja (2.891.201); Ibiapina (1.284.154); e Icó (2.799.988);

Iguatu (4.348.307); Ipueiras (619.672); e Irauçuba (1.310.848);

Itapajé (1.454.547); Itapipoca (1.450.000); e Juazeiro do Norte (4.542.304);

Maracanaú (3.528.952); Maranguape (2.907.323); e Massapê (1.454.377);

Mombaça (1.450.001); Morada Nova (1.342.557); e Nova Russas (1.201.053);

Pacatuba (3.932.543); Parambu (1.290.281); e Pentecoste (1.334.263);

Quixadá (1.330.000); Russas (2.899.976); e Santana do Acaraú (1.212.651);

Santa Quitéria (2.602.619); Senador Pompeu (1.329.943); e Sobral (4.359.030);

Tamboril (1.276.898); Tianguá (1.450.000); e Trairi (1.361.915);

Ubajara (679.971);  e Viçosa do Ceará (1.239.767).

Por: Luciano Augusto (Portal Ceará Agora)
Imagem apenas ilustrativa link

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SOBRE A MORTE DO DITADOR DA COREIA DO NORTE

Charge extraída do Blog Eliomar de Lima

Quem foi o ditador da Coreia do Norte AQUI

MEC DIVULGA RESULTADOS DO ENEM 2011

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos inicialmente para o início de janeiro. Os candidatos que participaram das provas aplicadas em outubro podem consultar sua pontuação a partir desta quarta-feira, 21, no site do exame.

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.

Agência Brasil /com O POVO Online

ABALOS SÍSMICOS: Novos epicentros são registrados no Estado

Este ano foi de grandes revelações para estudiosos de abalos sísmicos, verificando expansão na Zona Norte

Sobral. A terra não para de tremer na Zona Norte do Ceará. Último boletim da Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil (RSisne), baseada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aponta que os abalos sísmicos agora estão sendo registrados em sete epicentros diferentes. Até o ano passado eles eram comuns na Serra do Rosário, entre Meruoca, Alcântaras e Sobral. Mas, a partir de 2011, começaram a ser anotados epicentros mais constantes em Massapê, Morrinhos, Granja, Senador Sá, Frecheirinha, Hidrolândia e Santana do Acaraú. Este ano foram anotados 400 abalos, sendo 30 somente agora em dezembro.

Os pesquisadores da RSisne estudam com mais acuidade a possibilidade cada vez mais real de surgimento de fendas nos epicentros registrados nessas sete cidades da Zona Norte. O chefe da RSisne e coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, professor Joaquim Mendes Ferreira, confirma os novos tremores em cidades diferentes da Zona Norte cearense e acrescenta que não há como prever se ocorrerão abalos de magnitude maior do que dois na escala Richter, como os que aconteceram na primeira quinzena deste mês.

Um dos membros da Defesa Civil de Sobral, sub-tenente Marcos Costa, tem a missão de tranquilizar os moradores dos Municípios da Zona Norte. Segundo ele, não há motivo para temor, pois a Defesa Civil está junto da população para orientar em tudo que for preciso.

"O prefeito Clodoveu Arruda e o coordenador da Defesa Civil de Sobral, Jorge Trindade, têm uma preocupação muito grande juntamente com o major Morais, que é o coordenador regional da Defesa Civil, para que a gente faça todo mapeamento com as famílias. Então, nos acompanham diuturnamente para que se dê toda segurança a nossa população. A Prefeitura não deixa faltar nada. Estamos colados com a sociedade nessa região sísmica ", informa Marcos Costa.

Marcos Costa orienta como se deve proceder em caso de tremor. "As pessoas não devem entrar em pânico. A Defesa Civil pede para que as pessoas coloquem a terceira ripa no telhado das casas. Elas têm que deixar, nas casas, uma área de fuga, como afastar as cadeiras e móveis, que possa liberá-las em direção às portas. A partir daí, elas devem fugir para uma área que seja aberta. Não pode ficar debaixo de plantas. Não pode ficar em área coberta. Tem que ficar numa área mais ampla, bem aberta, como um campo de futebol ou então correr para o quintal".

O sub-tenente Costa destaca que todas estas medidas só devem ser tomadas em caso de grandes tremores. "Na nossa Região, as placas tectônicas não indicam fortes terremotos como as pessoas comentam", afirma.

Magnitude

Conforme estudos de cientistas internacionais os abalos só são mais sentidos pela população quando há registro de mais de quatro graus de magnitude. Na Zona Norte cearense, apenas três eventos passaram da magnitude quatro, mas não causaram danos humanos, e sim materiais - rachaduras em casas. Há registro de abalos maiores que quatro graus em Irauçuba, com 4.9 em 1991; Meruoca, com 4.2 em 2008; e Groaíras, com 4.0 em 1988. De 2008 até agora, os abalos sísmicos se intensificaram na Zona Norte.

Nesse período, foram anotados 4.030 tremores. Somente em 2011, houve 400. E agora, em dezembro, as estações sismográficas de Sobral (Jordão e Embrapa), Morrinhos, Massapê e Santana do Acaraú registraram 30 abalos. Todos eles com magnitude variando de 0.1 a menos de quatro.

Falhas

A Zona Norte cearense está localizada sobre falhas geológicas, que ultimamente vêm se acomodando. "A Região de Sobral é a segunda em importância no Nordeste do Brasil, perdendo somente para a (região) relacionada à Bacia Potiguar, que abrange o Rio Grande do Norte e o leste do Ceará, onde também ultimamente vêm acontecendo abalos", revela Joaquim Mendes.

Estudos da RSisne apontam que o nível de sismicidade brasileira, apesar de não ser alarmante, precisa ser considerado em determinados projetos de engenharia, como centrais nucleares, grandes barragens e outras obras de porte, com forma de dar maior segurança.

"É necessário dar atenção especial ao padrão das construções situadas nas áreas de maior risco sísmico, preocupando-se com a qualidade das edificação", salienta o professor Joaquim Ferreira, que é doutor em sismicidade intraplaca, esforços tectônicos, sismicidade induzida e riscos sísmicos.

MAIS INFORMAÇÕES:
Defesa Civil de Sobral
Avenida Gerardo Rangel, 500 Bairro Derby
Fones: 156 e (88)3611.6002.

NÚMERO

7 Municípios apresentaram tremores de terra este ano, conforme especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

LAURIBERTO BRAGA (Diário do Nordeste)
REPÓRTER

LUTO: Policial Militar morre na Santa Casa de Sobral

O sargento da PM Porfírio Barbosa, 56 anos, que se encontrava internado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, morreu no final da tarde de terça-feira, 20. 

O policial se encontrava internado há vários dias, com problemas nos rins. A família ainda não informou o horário de sepultamento.

O quadro clínico do militar se agravou após apêncite se romper. O paciente foi levado para UTI, onde permaneceu internado até a hora da sua morte. O corpo do sargento será velado em sua residência situada no Conjunto Grajaú.

Porfírio Barbosa, trabalhou muito tempo no Fórum Doutor José Saboia. Era torcedor do Guarany de Sobral. 
Fonte: Blog Wilson Gomes.

Sargento Porfírio, é irmão do Toinho Porfírio da Sapataria Pormassoli de Alcântaras, outro grande torcedor do Gruarany de Sobral.

SEDAMA ALCÂNTARAS INICIA ATIVIDADES COM SELECIONADOS PARA ESTÁGIO

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente - SEDAMA, divulgou na manhã da última segunda-feira, 19, os candidatos selecionados para realizarem estágio no departamento. Segundo a SEDAMA, os estagiários iniciaram suas atividades nesta terça-feira 20/12. 

A Secretaria que na semana passada (dia 12.12) abriu duas vagas para estagio NÃO reumerado, para estudantes das áreas de Ciências Agrárias e Biológicas e Cursos Técnicos em saneamento ambiental, fruticultura, irrigação e área afins, registrou um total de 07 candidatos inscritos. Após o período de inscrição  foi realizado uma triagem do currículo, perfil e perspectivas apresentadas pelos mesmos para a análise  e escolha dos estudantes a estagiarem nesta secretaria no período de 20.12.11 a 30.01.2011. 

Após analisado cada critério o resultado oficial dos candidatos escolhidos ficou assim representado:

01 - Viviany Caetano Freire Aguiar -  Estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente
02 - José Igo Freire -Estudante de Tecnologia em Saneamento Ambiental

Maiores informações:

Sede da SEDAMA, situada a Rua Pedro Carmo
(88) 3640.1085  ou sedama.alcantaras@gmail.com

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CISTERNAS DE PLÁSTICO CAUSAM POLÊMICA NO SEMIÁRIDO

Segundo um integrante Pastoral da Terra, a medida descarta  o trabalho histórico da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), na construção de cisternas de placa.

Quixadá: O protesto de um membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT) está causando polêmica em dezenas de comunidades rurais do Ceará. Roberto Malvezzi, conhecido por Gogó, resolveu demonstrar sua indignação diante de uma recente medida adotada pela presidenta Dilma Roussef. Segundo o integrante da CPT ela resolveu doar centenas de cisternas de plástico para os nordestinos, descartando o trabalho histórico da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), na construção de cisternas de placa.

Além de interromper o fortalecimento de atividades comunitárias, a decisão interrompe também o processo pedagógico realizado pela ASA junto às comunidades beneficiadas com o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). O trabalho de agrônomos engajados no Programa, junto às comunidades, orientando na implantação de hortas com a água de cisterna, de mandalas, de barragens subterrâneas e irrigações simples por gotejamento também será prejudicado.

Gogó demonstra preocupação com a continuidade do trabalho da ASA, premiado no Brasil e outros lugares do mundo. Por esses motivos critica  a postura da presidenta e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, lembrando que os milhões de beneficiados envolvidos na convivência com o semiárido  vão entender as razões da decisão e vão retribuir com a generosidade que lhes é peculiar. “O povo do semiárido jamais esquecerá que, no Natal de 2011, ganhou como presente da presidenta Dilma Roussef uma cisterna de plástico”.

Fonte: Diário do Nordeste Online
Foto: Ministério da Integração Nacional

JOAQUIM CONTINUA SENDO O PREFEITO DE ALCÂNTARAS

A informação divulgada ontem aqui, de que o Prefeito afastado Eliésio Fonteles teria voltado a administrar a Prefeitura de Alcântaras não tem confirmação oficial nesta manhã de terça-feira 20/12.

O que se sabe é que o atual prefeito continua sendo mesmo o vice-prefeito eleito Joaquim Carvalho.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ELIÉSIO FONTELES VOLTA A PREFEITURA DE ALCÂNTARAS NO SEU TERCEIRO DIA DE AFASTAMENTO


No final da tarde de hoje (19/12), os simpatizantes de Eliésio Fonteles receberam com alegria a notícia de que o mesmo voltou à administrar a Prefeitura de Alcântaras.

Eliésio foi afastado de seu cargo pela Câmara Municipal na últimua sexta-feira, e hoje 03 dias após o mesmo recorreu na justiça e ganhou direito através de liminar de voltar a execer seu cargo a frente do município de Alcântaras.

E assim a novela que se iniciou tempos atrás parecia ter tido um fim, com as eleições suplementares de 2011, mas pelo que se percebe ainda serão escrito mais alguns capítulos.

As informações são do blog Alcântaras

Atualizando:
Tivemos a informação ainda na noite de ontem 19/12, que a informação colhida através do blog Alcântaras ainda não tinha nada de oficial, e portanto pode ter sido um entendimento precipitado de algumas pessoas.

CONCURSO DO INSS: 119 vagas para o Estado do Ceará


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou na última sexta-feira (16), no Diário Oficial da União, a abertura de concurso para 1.875 vagas. Ao todo, são 375 vagas para o cargo de perito médico previdenciário e 1,5 mil para técnico do seguro social. As vagas são distribuídas nas Agências da Previdência Social nos 26 estados e DF. No Ceará, são 119 chances.


CHANCES NO CEARÁ
INSS publica edital com 1.875 oportunidades

No Ceará, são ao todo 119 vagas, sendo 4 para perito médico e 115 para técnico, apenas em municípios do Interior

O Instituto Nacional do Seguro Social disponibilizou, nesta sexta-feira (16), o tão aguardado edital do concurso que vai preencher um total de 1.875 vagas nos cargos de perito médico previdenciário (375) e técnico do seguro social (1.500).

Para o cargo de perito médico previdenciário, o candidato deve possuir nível superior em medicina e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). A remuneração pode chegar a R$ 9.070,93, com gratificações e auxílio alimentação.

Já para técnico do seguro social, o interessado deve ter concluído o nível médio. O salário totaliza R$ 4.496,89, com as gratificações extras.

Ceará na lista

As vagas são distribuídas nas Agências da Previdência Social nos 26 estados e Distrito Federal. No Ceará, são ao todo 119 oportunidades, sendo quatro para perito médico e 115 para técnico, apenas em municípios do Interior do Estado.

Para médico as chances são em Assaré (1), Icó (1), Itapipoca (1) e São Benedito (1). As oportunidades de nível médio são para as agências de Acaraú (7), Amontada (1), Aracoiaba (1), Araripe (1), Assaré (1), Aurora (2), Baturité (6), Bela Cruz (2), Boa Viagem (3), Brejo Santo (1), Campos Sales (4), Canindé (1), Cariré (2), Cedro (1), Coreaú (1), Crateús (3), Cruz (3), Forquilha (1), Guaraciaba do Norte (2), Ibiapina (2), Icó (4), Ipu (2), Ipueiras (3), Irauçuba (3), Itapagé (2), Itarema (2), Jaguaruana (2), Jardim (2), Lavras da Mangabeira (2), Marco (3), Mauriti (2), Milagres (2), Mombaça (3), Morada Nova (1), Morrinhos (3), Nova Russas (2), Ocara (2), Orós (2), Pacajus (1), Pedra Branca (2), Paracuru (1), Parambu (3), Quixeramobim (2), Santana do Acaraú (1), Santa Quitéria (2), São Benedito (3), Senador Pompeu (1), Sobral (3), Tabuleiro do Norte (2), Tamboril (2), Tauá (3) e Viçosa do Ceará (2).

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período entre os dias 19 de dezembro e 11 de janeiro de 2012, exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). Os valores das taxas de participação são de R$ 51,70 (técnico) e R$ 61,70 (perito).

As serão aplicadas no dia 12 de fevereiro de 2012, nos períodos da manhã (perito) e da tarde (técnico). No Ceará, as provas serão em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

DADOS

119 vagas estão em oferta no Ceará, sendo 4 para perito médico e 115 para técnico do seguro social, com lotação em 53 cidades do interior cearense. Fortaleza não foi incluída

9,07 mil reais é a remuneração do perito médico previdenciário, com acréscimo de gratificação de desempenho de atividade de perícia médica previdenciária (GDAPMP) e auxílio alimentação.



MAIS UMA VEZ A TRISTE CENA SE REPETE!

Essa queimada foi registrada na manhã desta segunda-feira 19/12. Pela imagem menos de 1km da cidade de Alcântaras e muito próximo ás margens do Açude Pinga.

Sei que isso poderá se transformar em uma bela lavoura de filho e feijão, mas não me acostumo com a cena, ver o verde sendo transformado em fumaça e em cinzas, afora outras problemas causados a biodiversidade.

EMPENHADO O RECURSO QUE GARANTIRÁ A REFORMA DA CATEDRAL DE SOBRAL

Após intenso trabalho, acaba de ser empenhada a emenda individual de Autoria do Deputado Pe. José Linhares que assegurará a Reforma da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na Cidade de Sobral.

A nota de empenho nº2011NE800924, no valor de R$1.267.500,00 (hum milhão, duzentos e sessenta e sete mil e quinhentos reais) garantirá a tão esperada restauração deste monumento histórico, cultural e religioso que há muitos anos vinha sofrendo com as deteriorações causadas pela a ação do tempo.

(Por José Lúcio Ribeiro)

MUDANÇAS EM PARÓQUIAS DA DIOCESE DE SOBRAL

Mudanças atingem principalmente as paróquias de Coreaú e Santa Quitéria.

Com quase 16 anos de Paróquia, o Padre João Batista Nery de Abreu, estará deixando a cidade de Coreaú – Paróquia de Nossa Senhora da Piedade – no próximo dia 08 de janeiro (2012). O rodízio realizado pela Diocese de Sobral, leva Pe. Nery para Santa Quitéria, e manda para Coreaú, o Padre José Lucione, que se encontrava na Paróquia da maior cidade do estado – Santa Quitéria – há 7 anos.
Outras mudanças na Igreja:

- Padre Emídio Moura deixa Reriutaba e assumirá a paróquia de Bela Cruz, no dia 22 de janeiro.
- Padre Herlandino Sampaio Paiva, também deixa Santa Quitéria e assumirá dia 08 de janeiro, a paróquia de Pires Ferreira.

Com Sobral de Prima

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores