sexta-feira, 7 de outubro de 2011

07 DE OUTUBRO, FALTA "UM ANO" PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012

São exatos 365 dias, ou 1 ano, dia 07 de o outubro de 2012, os municípios brasileiros estarão escolhendo os seus futuros governantes para o período de 2013-2016.

Faltando um ano para as eleições municipais de 2012, de hoje a 365 dias, neste mesmo horário muitos prefeitos pelo Brasil já estarão praticamente eleitos e faltando somente da contagem dos votos das urnas eletrônicas. Alguns sendo reeleitos, outros eleitos pela primeira vez, e outros se despedindo do poder.

Novos partidos e novas caras nas eleições do próximo ano; mais para a maioria a velha política continuará a mesma de sempre.

Em Alcântaras será uma espécie de 2º tempo de um jogo que começou em junho deste ano de 2011.

MEMÓRIA: FALECEU O SR. JOSÉ ALCÂNTARA CARVALHO

Faleceu ontem 06/09, o Sr. José Alcântara Carvalho conhecido (Zé da Pata)

Sr. José, era responsável em entregar os jornais Diário do Nordeste e O Povo em nossa cidade. Seu Zé era irmão do ex-prefeito Joaquim Ximenes Carvalho (Quinca Tibúrcio) e do ex-vice-prefeito Antônio Alcântara Carvalho (Antônio Moceiro). É tio do atual vice-prefeito Joaquim e do Presidente da Câmara Antônio Marcos.

É conhecido na cidade, não pelos parentes políticos, mas sim pela simplicidade de sua pessoa e pela família que constituiu. O seu enterro será a partir das 17:00 hs no cemitério São José, no bairro Bela Vista Alcântaras.

Meus sinceros sentimentos a família, Dona Zezinha, Iuná, Rony, Beto e Robinho.

TRE-CE MARCA TRÊS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES PARA O DIA 13 DE NOVEMBRO

Icapuí, Ararendá e Antonina do Norte serão os próximos municípios cearenses a realizarem eleições.

Mais três municípios, que tiveram seus prefeitos cassados pelo TRE do Ceará, vão poder escolher seus novos prefeitos, no próximo dia 13 de novembro. As eleições suplementares serão realizadas nos municípios de Icapuí, Ararendá e Antonina do Norte.

A decisão dos juízes da Corte do TRE-CE aconteceu na sessão de hoje (6/10). As Resoluções, que definirão o calendário das eleições, estão sendo elaboradas pelos assessores dos juízes Raimundo Nonato Silva Santos e Cid Marconi Gurge de Souza, e deverão ser publicadas no Diário da Justiça do TRE-CE desta sexta-feira (7/10).

Com informações do TRE-CE

Só lembrando, este ano já ocorreram eleições suplementares em Alcântaras (05/06), Jardim e Umirim (04/09), e por último em Altaneira (02/10).

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ LANÇARÁ EDITAL DE CONCURSO NA PRÓXIMA SEMANA

A Comissão responsável deve lançar edital na próxima semana. Concurso ofertará 100 vagas, sendo 63 para convocação imediata.

A Organizadora de Concursos Públicos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB) será responsável pela realização do concurso da Assembleia Legislativa do Ceará, segundo o presidente da comissão encarregada pela seleção na Casa, César Frota.

Segundo Frota, o contrato com a Cespe/UNB já foi assinado. A comissão e a organizadora estão finalizando o edital. “Esperamos concluir até amanhã (7). Queremos lançar o edital já na semana que vem”, ressalta Frota.

De acordo com a comissão organizadora, o concurso ofertará 100 vagas, sendo 63 para convocação imediata e 37 para cadastro de reserva. Aprovados no cadastro de reserva podem ser chamados até dois anos após a divulgação do resultado.

A mesa diretora da Assembleia Legislativa confirma que há cargos disponíveis para as seguintes áreas: administração, ciências atuariais, ciências contábeis, ciências econômicas, design gráfico, direito, engenharia de pesca, estatística, fonoaudiologia, geografia, história, informática, jornalismo, língua portuguesa, publicidade e sociologia.

Segundo o presidente da Assembleia, Roberto Cláudio (PSB), o Poder Legislativo cearense não realizava concurso público desde o início da década de 1980.

 Do G1 CE (Diana Vasconcelos)
(Foto: Leonardo Heffer/Colaboração)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

NÚMERO DE QUEIMADAS AUMENTA NO NORTE DO CEARÁ

Corpo de Bombeiros de Sobral precisa de reforço de equipes de Fortaleza. Em setembro de 2011, órgão registrou 2010 queimadas na região.

O número de queimadas na Região Norte do Ceará aumentou seis vezes em um ano, segundo o Corpo de Bombeiros. O órgão registrou 210 casos de queimadas em setembro de 2011, 450% a mais se comparado ao mesmo mês em 2010, quando foram registradas 38 ocorrências.

Para atender a tantos chamados, o comandante do Corpo de Bombeiros de Sobral, capitão Roberto Moraes, teve de pedir reforço de Fortaleza. Na Região Norte, são apenas três carros e 35 bombeiros para cuidar de 56 municípios. “Essas ocorrências são provocadas geralmente pelo homem. Eles ateiam fogo para limpar seus terrenos e ao redor das estradas. Muitas ocorrências são verificadas nas CEs e Brs”, diz Moraes.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a causa das queimadas não se restringe à temperatura elevada, mas também ao fato de ter chovido bastante este ano e as árvores terem se desenvolvido bem, bastando apenas uma pequena faísca para causar um grande incêndio. A população está preocupada com a incidência de fogo nas matas. “Isso faz muito mal às crianças. Aqui tem muito recém-nascido e pessoas doentes”, afirma a moradora Sheila Ripardo.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a multa para quem for flagrado fazendo queimadas pode variar de R$ 450,00 a R$ 9.000,00.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

terça-feira, 4 de outubro de 2011

OFICIAIS DO RONDA DO QUARTEIRÃO PESQUISAM MODELO DE GESTÃO DA GRENDENE EM SOBRAL

A matriz da Grendene S/A, em Sobral, recebeu um grupo de 47 oficiais e sargentos que fazem parte da gestão local do Programa Ronda do Quarteirão da Polícia Militar do Ceará para uma vista de compartilhamento de experiências de administração. A visita foi uma iniciativa do Núcleo de Policiamento Comunitário de Sobral, simplesmente chamando de "Ronda", que esta subordinado a "Célula" da Região Norte que abrange 11 municípios.

Na Terça- feira dia 27/09/11, o grupo de visitantes, liderado Supervisor da Célula Regional do Ronda para a Zona Norte, Cel. Mendonça, foi recebido na empresa pelo Gerente de Operações do Nordeste da Grendene, Nelson Rossi. A programação teve início logo após o almoço oferecido em um dos restaurantes da fábrica, e contou com apresentação do modelo de gestão da Grendene pelo Sr. Rossi seguida de uma vista técnica sobre o processo produtivo conduzida pelos coordenadores Sandro Felicetti e Mauro Rigatti.

O comandante do Ronda de Sobral, Capitão Jadilson Pereira, destacou a importância de conhecer parâmetros de uma grande empresa, ressaltando pontos como a motivação e o foco nas metas, percebido em todos os colaboradores com quem conversou. "A cordialidade da equipe da Grendene foi marcante na nossa visita", destaca o comandante.


Tanto a Grendene como Ronda desenvolvem programas de aproximação com a comunidade visitando empresas e outras instituições. Na Grendene este programa chama-se “Portas Abertas” e em 2010 recebeu 27 grupos de diferentes instituições totalizando 919 pessoas.

SOBRE O RONDA
O Ronda começou a operar em Sobral em setembro de 2009 e atua em 10 áreas que se chamam “Quarteirões” tendo uma viatura para cada área e mais uma de fiscalização (11 ao todo) coordenadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança de Sobral que recebe ocorrências pelo telefone 190 e as distribui imediatamente, conforme o caso para a Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros. Atualmente, 125 policiais fazem parte do Ronda do Quarteirão em Sobral. 

Por Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

APÓS COBRANÇA DO PORTAL JOVEM PREFEITURA RESPONDE AOS UNIVERSITÁRIOS

Em resposta a postagem do Blog Portal Jovem e republicada aqui, a prefeitura postou no Facebok e em seu blog, mensagem de esclarecimento aos universitários.

Confira:
ESCLARECIMENTO AOS UNIVERSITÁRIOS


A Prefeitura Municipal de Alcântaras, através de sua Asssessoria de Comunicação informa os reais motivos pela qual o  ônibus (MARCA:  M.BENZ/OF MODELO:1315)  esteve transportando os estudantes no período noturno na ultima segunda-feira (03.10.11). 

O novo transporte alugado para realizar o translado da referida classe até Sobral, pertence a uma empresa que presta serviços tercerizado a Prefeitura no período noturno, entretanto nesta segunda-feira o veículo esteve realizando uma viajem até Canindé-CE, levando durante o dia alguns romeiros para prestigiar a festa de São Francisco das Chagas e sofreu atrasos durante a volta, o que desencandeou a utilização do ônibus acima descrito afim de não prejudicar que os alunos universitários perdessem aula naquele dia.

A Prefeitura ainda informa aos universitários que está estudando e negociando a viabilização de um novo transporte para os universitários da manhã.Para maiores informações entrar em contato com nossa equipe através do e-mail: prefeituradealcantaras.ce@gmail.com

Assessoria de Comunicação da PMA 

A resposta do blog PJ
Apesar da resposta a Acessoria de Comunicação do Governo Municipal, não esclareceu o trecho em que citamos "Na reportagem que a TV Verdes Mares exibiu o Prefeito Eliésio Fonteles disse que irá resolver esse problema em um mês (setembro). O tempo tá passando, e o Sucatão já voltou... " e nem definiu concretamente um prazo para a regularização do transporte pela manhã.


Ainda sobre esse assunto, hoje 04/09, alguns comentários publicados no Chat do Blog Alcântaras/Bela Vista Fm, criticavam as recentes publicações do Portal Jovem.

PSD COMEÇA HOJE A FILIAR MEMBROS

Com vistas às eleições 2012, nove deputados e 45 prefeitos cearenses deverão se filiar à nova sigla nos próximos dias.

O Partido Social Democrático (PSD) inicia hoje o processo de filiação de membros que pretendem disputar mandatos de prefeitos e vereadores nas eleições do próximo ano, no Ceará. O presidente da comissão provisória estadual do Partido, Almircy Pinto, informou que estão confirmadas as filiações de pelo menos 45 prefeitos, oito deputados estaduais e um deputado federal. Conforme acrescentou, três vereadores de Fortaleza também teriam manifestado desejo de disputar as eleições pela nova sigla.

Pelo menos sete dos dez parlamentares eleitos na Assembleia Legislativa do Ceará pelo PSDB deverão se filiar ao PSD até o próximo dia 7 de outubro, quando se encerra o prazo para que pretensos candidatos às eleições 2012 troquem de partido. Os deputados Gony Arruda, Rogério Aguiar, Osmar Baquit, Moésio Loiola, Professor Teodoro, Cirilo Pimenta e Neném Coelho já se comprometeram com a nova sigla, segundo o presidente estadual Almircy Pinto.

Além dos tucanos, outro deputado estadual confirmado a migrar para a nova legenda é Leonardo Pinheiro (PR). Da bancada cearense no Congresso Nacional, apenas o deputado federal Manoel Salviano (PSDB) teria confirmado a ida para o PSD.

Última hora

O presidente Almircy Pinto afirmou que, além desses parlamentares, três vereadores com mandato na Capital manifestaram o desejo de disputar as eleições do próximo ano pelo PSD, mas preferiu não revelar os nomes, justificando que apenas nos próximos dias essa questão será definida. Isso porque a comissão provisória em Fortaleza ainda não foi estruturada. "Essa definição vai acontecer de última hora, então é melhor não citar nomes", declarou Almircy.

O PSD recebeu o registro nacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (27), ficando apto a disputar as próximas eleições. No final da tarde de ontem, o partido recebeu, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a senha que dá acesso ao sistema para registro de filiados.

"A partir de amanhã (hoje), começamos a filiação e já devemos estar atingindo uma marca grande de filiações de candidatos a prefeitos e a vereadores e também de militantes. Já temos esquema montado no Estado todo. As comissões provisórias estão com as fichas de filiação preenchidas, então até 5 de outubro, devemos estar com isso bem adiantado", disse.

Estruturadas

Segundo informou, pelo menos 45 prefeitos no exercício do mandato no Ceará deverão se filiar ao PSD nos próximos dias, mas, conforme adiantou, ainda não é possível fazer um balanço preciso. Dentre os gestores que deverão migrar para a sigla estão os de Pedra Branca, Monsenhor Tabosa, Mombaça, Nova Olinda, Araripe, Piquet Carneiro e Nova Russas.

No Ceará, o PSD pode disputar as eleições nos 112 municípios nos quais foram estruturadas comissões provisórias. Mas, de acordo com Almircy Pinto, a expectativa é de que o partido dispute cerca de 80 prefeituras e, nas demais, se coligue com partidos que hoje formam a base aliada do governador Cid. "A meta é procurar manter pelo menos o número de prefeitos que a gente vai começar. Então é eleger pelo menos 45 prefeitos em 2012", disse Almircy.

Em relação à disputa nas Câmaras Municipais, Almircy Pinto salientou que ainda não é possível definir uma meta, tendo em vista que o número de candidatos do partido dependerá das articulações para coligações nos municípios, o que, segundo ele, já vem ocorrendo.

Fonte: Reportagem do Jornal Diário do Nordeste

Situação Local

Em Alcântaras, o PSD também participará das eleições municipais de 2012. A sigla que é uma alternativa do grupo ligado ao Governo Cid Gomes, aqui em Alcântaras nasce como oposição ao PSB que atualmente comanda a prefeitura. É um negócio meio complicado mesmo, até porque o PSB de Alcântaras, tem mais é a  cara do PR de Roberto Pessoa prefeito de Maracanaú. O PR que é inimigo  nº 1 do PSB no Ceará.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SUCATÃO VOLTA A TRANSPORTAR UNIVERSITÁRIOS DE ALCÂNTARAS A NOITE

Do Portal Jovem "Todos os universitários ainda são contra o sucatão, viu!"

Nossa equipe constatou que o "Sucatão" transportou os Universitários do turno da Noite no dia de hoje (segunda-feira, dia 03 de outubro). Não sabemos se continuará assim. E ainda fomos informados que o famoso busão ainda continua transportando os Universitários do turno da manhã.

Os Universitários diante do fato fica se perguntando que Poder Público é esse que não atende às reivindicações da população e de uma classe especial. Foi feita manifestações, pedidos, cobranças, reuniões, comunidade no orkut, reportagem da TV Verdes Mares e o Poder Público ainda nada fez, só promessas. Saibam que a Constituição Federal diz que o Poder vem do Povo, mas os Universitários querem saber se esse Poder que emana do povo só é exercido nas eleições.

Cobrar é reivindicar é um ato de cidadania e não de politicagem.

Na reportagem que a TV Verdes Mares exibiu o Prefeito Eliésio Fonteles disse que irá resolver esse problema em um mês. O tempo tá passando, e o Sucatão já voltou!

Fomos informados ainda que o motorista do Turno da noite está com dois meses de salários atrasados, e que essa volta do Sucatão de hoje pode ser consequencia disso. Mas é só especulação.

A Nova Administração já deixou bem explícito que não gosta quando o PORTAL JOVEM noticia este tipo de coisa. Mas estamos aqui é para informar, simplesmente! Se não querem que noticiemos este tipo de coisa, então faça por onde!


domingo, 2 de outubro de 2011

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS INSTALA COMISSÃO PROCESSANTE PARA APURAR ATOS DO PREFEITO

Entre os denunciantes, o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - SINDICAN, Francisco Charlys Moreira de Menezes.

Em sessão longa e agitada, a Câmara Municipal de Alcântaras aprovou por maioria e instalou uma Comissão Processante para investigar denúncias apresentadas contra a administração do Prefeito de Alcântaras Eliésio Fonteles.

Entre as denuncias, envolvem o Procurador do Município Aristótato Canuto de Oliveira. Segundo a denúncia apresentada à função de procurador geral do município está sendo supostamente exercida por seu filho Sérgio Luís. Além das denúncias, Sérgio, que supostamente estaria decidindo assuntos importantes na prefeitura, também estaria travando os trabalhos do Sindicato, com a não resposta de ofícios e requerimentos.

O documento foi assinado pelo Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal - SINDICAN Charlys Moreira de Menezes e o Sr. Anastácio Felismino Sales.

Charlys apresentou as denúncias, segundo ele com provas, aos vereadores, em uma sessão que lotou todas as dependências da Câmara Municipal de Alcântaras, além do entorno do prédio. Segundo o Sindicalista em pronunciamento na casa legislativa, além da Câmara, também foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual e Federal, Polícia Federal e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Tudo sobre as denúncias apresentadas na sessão de sexta-feira dia 30 de setembro, em breve serão divulgadas ao público para o conhecimento de todos. esclareceu Charlys.
Vereadores aprovaram a Comissão Processante por 6 votos contra 3

ESCOLA DE ALCÂNTARAS, É A MELHOR DA REGIÃO DE SOBRAL (CREDE 6) ENTRE AS ESCOLAS PÚBLICAS NO ENEM 2010

 A Escola Estadual Francisco de Almeida Monte da cidade de Alcântaras ficou com o 1º lugar no ranking das dez melhores escolas da região de Sobral (CREDE 6).

Ainda, no Estado do Ceará, ficou com a 14ª posição, com nota de 545,07. Lembrando que esse índice é medico com base na participação a partir de 75%. A escola também vem se destacando no Spaece, onde teve dois alunos premiados em 2008, seis alunos em 2009 e onze alunos em 2010.
Clique na imagem para melhor visualizar.
Banner 1, do Blog Kléber Teixeira

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores