quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE DE ALCÂNTARAS ESCLARECE SOBRE O BLOQUEIO DE RECURSOS DO PSF

A Secretaria de Saúde do município de Alcântaras, já está resolvendo o problema identificado pela CGU. Segundo o Secretário Francisco Santos Gomes (Nascimento) o problema ocorreu devido a duplicidade de cadastro de um médico. As informações são do Jornal o POVO.

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos dos programas Saúde da Família e Saúde Bucal, além do pagamento de Agentes Comunitários de Saúde, em 13 municípios do Ceará. O bloqueio, segundo a portaria nº 202, publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, refere-se ao mês de dezembro e aconteceu porque a Controladoria Geral da União (CGU) identificou irregularidades administrativas em 66 de 280 cidades fiscalizadas em todo o País.


Na lista de municípios cearenses com irregularidades, além de Fortaleza estão Alcântaras, Amontada, Aquiraz, Barreira, Caucaia, Guaiúba, Horizonte, Ipaporanga, Juazeiro do Norte, Mombaça, Nova Russas e Solonópole.


Em Alcântaras, município a 285 quilômetros da Capital, a situação já está sendo resolvida, segundo o secretário da saúde, Francisco Santos Gomes. “A gente tinha um médico trabalhando do município que foi pra outro. Aí deu duplicidade”, explica. De acordo com Gomes, cada equipe de Saúde da Família do Município custa R$ 9,2 mil. Atualmente, são quatro.

Já em Amontada, a 180 quilômetros de Fortaleza, o problema foi operacional. “Foi uma questão de cadastro. Mas já fizemos a correção e solicitamos recurso bloqueado como retroativo”, explica o assessor da Secretaria da Saúde, Humberto Pinheiro Guerra.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A suspensão do repasse acontece quando o Ministério ou instituições fiscalizadoras do governo federal identificam falhas no cadastramento de profissionais do Programa Saúde da Família. Os municípios têm até 90 dias para explicar a falha. Com isso o pagamento é regularizado.


Imagem: Web

Um comentário:

  1. Pelo que consta na reportagem do Jornal O Povo, além de problemas com um médico, foram identificados irregularidades com 07 agentes de saúde do PSF em Alcântaras. Sobre esses agentes, até agora, a Secretaria de Saúde não se pronunciou...

    Abraços!

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores