terça-feira, 13 de setembro de 2016

GRANJA-CE: JUSTIÇA ELEITORAL CASSA REGISTRO DE CANDIDATURA DO PREFEITO ROMEU ALDIGUERI

Igreja Matriz de Granja: (Foto: Arquivo Visão Norte)
A juíza Ticiane Silveira Melo do cartório eleitoral de Granja indeferiu o registro da candidatura do prefeito Romeu Aldigueri. De acordo com a decisão, Aldigueri não pode disputar a eleição de 2016 para o mesmo cargo, pois estaria indo para um terceiro mandato consecutivo. 

Eleito prefeito em 2012, Romeu também assumiu a prefeitura de Granja em 2009, por decisão judicial quando cassou do cargo na época o então prefeito Esmerino Arruda por 17 dias. Para embasar sua sentença, a juiza citou varias decisões recentes dos tribunais superiores como o TSE e STF que vão neste sentido. ” O TSE já definiu que a assunção à chefia do Poder Executivo, por qualquer fração de tempo ou circunstância, configura exercício de mandato eletivo e o titular só poderá se reeleger por um único período subsequente “, escreveu.

O fato não é novidade no Ceará. Nas últimas eleições municipais de 2012, o estado acompanhou dois casos semelhantes a esse de Granja ocorridos nas cidades de Groaíras e Mulungu. Em ambos, a justiça eleitoral, tanto em primeira instância quanto no TRE-CE, indeferiu os registros dos ex-prefeitos José Almir e José Mansueto para evitar o que seria um terceiro mandato consecutivo. O caso de Mulungu era bem parecido com o de Granja, pois em 2007, por decisão judicial, Mansueto assumiu a prefeitura por 17 dias e o TRE local, em decisão unânime, negou o seu registro, alegando que com a sua vitória na eleição subsequente de 2008, José Mansueto era, portanto, inelegível em 2012 para mais um período seguido.

Com Blog Sobral de Prima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores