quinta-feira, 29 de junho de 2017

QUEIMADAS: SUSPENSAS AUTORIZAÇÕES PARA USO DE FOGO CONTROLADO NO CEARÁ

Foto: Alcântaras (Arquivo VN)
Suspensão das autorizações de fogo controlado obriga o agricultor familiar a adiar as queimadas para janeiro de 2018.

Estão suspensas até o mês de dezembro as queimadas controladas no Ceará. O recesso coincide com o período de estiagem no estado - quando a mata fica seca e mais vulnerável ao fogo - e tem como objetivo proteger a cobertura florestal da caatinga. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (28), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A suspensão das autorizações de fogo controlado obriga o agricultor familiar a adiar as queimadas para janeiro de 2018, quando a Semace voltará a analisar os pedidos de autorização. As solicitações que tramitam na autarquia também ficam paradas, até o fim do recesso. A medida não afeta as empresas que produzem carvão vegetal, que cumprem outro procedimento de licenciamento para a queima de lenha.

De acordo com o diretor Florestal da Semace, Djalma Paiva, 170 pedidos de autorização de fogo controlado tramitam por ano na autarquia, originados da agricultura familiar. Senador Pompeu e Piquet Carneiro são os municípios que mais demandam. “Todas as prefeituras estão sendo acionadas para que as secretarias de meio ambiente e de agricultura divulguem a proibição e impeçam as queimadas”, informou o diretor.

Denúncia
As queimadas realizadas no período da proibição devem ser denunciadas ao Disque Natureza, pelo telefone 0800.2752233. O responsável pagará multa, calculada de acordo com a área atingida e o rendimento lenhoso estimado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores