quarta-feira, 15 de julho de 2020

EDUCAÇÃO BÁSICA: MUNICÍPIOS DE COREAÚ E MERUOCA SÃO DESTAQUES NO IDEB DE 2017, NO CEARÁ E BRASIL

Fotos: Divulgação internet
Ceará tem 10 dos 20 municípios mais bem avaliados em qualidade do ensino fundamental, diz estudo do Banco Mundial.

O Banco Mundial publicou um relatório técnico, nesta terça-feira (14), no qual dez municípios do Ceará aparecem entre os 20 municípios brasileiros com as melhores avaliações de qualidade da educação no ensino fundamental, considerando as duas etapas (1º a 5º ano e 6º ao 9º ano). Os números são do Índice de Desenvolvimento da Educação Bási​ca (Ideb) de 2017 e apresentam os maiores valores contabilizados desde a existência da ferramenta, em 2005.

O Ideb mede a qualidade dos diversos níveis da educação em todo o território nacional e é o resultado do cálculo entre a nota de proficiência dos estudantes em Português e Matemática, de acordo com a Prova Brasil; e o fluxo de alunos aprovados – se todos passarem de ano, neste caso, o resultado é um.

Em uma escala de zero a 10, Sobral aparece como o primeiro lugar do país, apresentando nota 9,1 no Ideb de 2017. Segundo o estudo, a cidade foi a única do território nacional a passar da nota 9. Entre os índices 8 e 9, estão as cidades de Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Ararendá e Jijoca de Jericoacoara. Frecheirinha, Coreaú, Meruoca e Brejo Santo estão com taxas próximas a 8. Embora a pesquisa não indique o índice da cidade de Catunda, o município atingiu índice 8,2, em 2017.

Apesar de apenas os dez municípios estarem nas melhores posições do Brasil, o relatório avalia que “quase todos os 184 municípios cearenses deixaram de apresentar níveis muito baixos de qualidade educacional em termos de aprendizado e aprovação escolar, e seus resultados atuais estão entre as melhores pontuações do Ideb em nível nacional”.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores