Após 15 anos de existência, a Banda de Música Municipal de Alcântaras passa por reformulação.
A partir de então passou a participar dos principais eventos culturais e sociais em geral; festas religiosas católicas,eventos evangélicos, esportivos, cívicos, entre outros. Em 1998, houve o primeiro concurso público, e os músicos passaram a fazer parte do quadro efetivo de funcionários da prefeitura.
Sua primeira crise começou após as eleições municipais de 2000, onde músicos foram demitidos sem alguma devida explicação. Superado o problema,adquiriu instrumentos próprios, mas mesmo assim voltou a funcionar muitas vezes de maneira precária; falta de material, manutenção de instrumentos, e até mesmo a falta de regente e ensaios por um período de mais ou menos dois anos.
No entanto,ainda sua pior fase foi no período entre 2003 e 2004, onde ficou com os vencimentos atrasados em 9 (nove) meses, e mesmo assim não parou suas atividades.
Hoje 2009, a Banda passa por sua primeira grande reformulação, e dos atuais componentes da Banda, somente 8 faziam parte da formação inicial de 15 anos atrás, um deles era Marcio Kleber Alcântara Silva, que recentemente,numa reunião com o prefeito Rimundo Gomes Sobrinho e os músicos presentes, foi anunciado sua nomeação como técnico regente. Novos instrumentos e equipamentos,como bateria armada, que dão suporte a prática cultural da musica foram e ainda estão sendo investidos, além de novos músicos que estão sendo formados.
Outro requisito a ser trabalhado de agora em diante será a investida na teoria musical, com nivelamento aperfeiçoamento dos músicos. Oficinas e cursos de aperfeiçoamento em outras cidades será rotina, ou mesmo na cidade, garante um dos coordenadores “Marcio Kleber”,que agora faz parte da secretaria de cultura (implantação) mais ainda vinculada a Secretaria de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário