quarta-feira, 20 de maio de 2009

Banda de Música Municipal de Alcântaras




Após 15 anos de existência, a Banda de Música Municipal de Alcântaras passa por reformulação.


Fundada em 1994, na gestão do então prefeito José Ramos Freire, a Banda Municipal iniciou suas atividades no primeiro semestre do mesmo ano; foi formada pelo regente maestro José Gerson de Araújo, e após alguns meses de preparação, fez sua primeira apresentação no dia 11 de agosto, e posteriormente no mês de outubro seguinte, passou a animar pela primeira vez as festividades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A partir de então passou a participar dos principais eventos culturais e sociais em geral; festas religiosas católicas,eventos evangélicos, esportivos, cívicos, entre outros. Em 1998, houve o primeiro concurso público, e os músicos passaram a fazer parte do quadro efetivo de funcionários da prefeitura.


Sua primeira crise começou após as eleições municipais de 2000, onde músicos foram demitidos sem alguma devida explicação. Superado o problema,adquiriu instrumentos próprios, mas mesmo assim voltou a funcionar muitas vezes de maneira precária; falta de material, manutenção de instrumentos, e até mesmo a falta de regente e ensaios por um período de mais ou menos dois anos.


No entanto,ainda sua pior fase foi no período entre 2003 e 2004, onde ficou com os vencimentos atrasados em 9 (nove) meses, e mesmo assim não parou suas atividades.


Hoje 2009, a Banda passa por sua primeira grande reformulação, e dos atuais componentes da Banda, somente 8 faziam parte da formação inicial de 15 anos atrás, um deles era Marcio Kleber Alcântara Silva, que recentemente,numa reunião com o prefeito Rimundo Gomes Sobrinho e os músicos presentes, foi anunciado sua nomeação como técnico regente. Novos instrumentos e equipamentos,como bateria armada, que dão suporte a prática cultural da musica foram e ainda estão sendo investidos, além de novos músicos que estão sendo formados.


Outro requisito a ser trabalhado de agora em diante será a investida na teoria musical, com nivelamento aperfeiçoamento dos músicos. Oficinas e cursos de aperfeiçoamento em outras cidades será rotina, ou mesmo na cidade, garante um dos coordenadores “Marcio Kleber”,que agora faz parte da secretaria de cultura (implantação) mais ainda vinculada a Secretaria de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores