segunda-feira, 22 de junho de 2009

Professor Teodoro propõe a criação da Região Metropolitana de Sobral


O deputado Professor Teodoro (PSDB) informou, em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira (17/06) da Assembléia Legislativa, que deu entrada em projeto de indicação sugerindo a criação da Região Metropolitana de Sobral (RMS). Dessa forma, ele segue o exemplo do Governo Estadual em defender a descentralização do desenvolvimento no Ceará. Há duas semanas, o Executivo enviou mensagem ao Parlamento criando a Região Metropolitana do Cariri (RMC). Também em tramitação na Casa está a proposta do deputado Idemar Citó (PSDB) para a formalização da Região Metropolitana dos Inhamuns (RMI).

Professor Teodoro justificou sua propositura argumentando que Sobral é o principal município da Zona Norte do Estado e oferece diversos tipos de serviço que fomentam a economia local. Além disso, conforme ele, já há indícios de conurbação com Forquilha e Massapê. Para estudiosos, a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades em conseqüência do seu crescimento geográfico é uma das principais constatações de formação de metrópoles. “Já se configura, assim, uma região metropolitana, com seu raio de ação se espalhando em torno de 100 km”, pontuou.

Pelo texto do tucano, comporiam a RMS os municípios de Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras. Com a aprovação, ele disse esperar um maior planejamento e execução de políticas públicas voltadas para essas 19 localidades, que, incluídas numa RM, seriam envolvidas em programas do Governo Federal e beneficiadas com recursos destinados exclusivamente a conglomerados urbanos.

De acordo com o parlamentar, os equipamentos hoje existentes em Sobral também credenciam o município a ser a “sede” da Região. Como exemplo, Teodoro citou os três museus da cidade, o Teatro São João e a Casa de Cultura, classificados por ele como “expressões da pujança cultural da Princesa do Norte”. “Essa discussão (sobre a RMS) já existe há um certo tempo e há uma aceitação de Sobral exercer essa função de carro-chefe”, revelou.

Em apartes, os deputados Vasques Landim e Moésio Loiola, ambos do PSDB, parabenizaram o correligionário pela sugestão da criação de uma região metropolitana. Os dois corroboraram com a tese de que isso alavancará o desenvolvimento da Zona Norte.

Vasques enalteceu o indicativo de que a RM leve o nome de Sobral. Na opinião dele, o município pólo sempre deveria titular a Região. “Na RMC, tentei dar o nome de Juazeiro do Norte, mas não tive êxito. Sua idéia é brilhante e certamente será apoiada por todos’, previu. Já Moésio afirmou que a criação de uma RM vem para agregar os grandes municípios aos menores. Com isso, sugeriu a criação de uma Região Metropolitana para a Ibiapaba e outra para Itapipoca. “Esse poder agregador é importante”, considerou. (BC/CG).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Assembleia
Por Jornal Correio da Semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores