terça-feira, 1 de setembro de 2009

ALCÂNTARAS, “ESTIMATIVA DO IBGE CONFIRMA CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO.”


O município de Alcântaras após ter decrescido em 1991, confirma os crescimentos populacionais dos últimos censos,1996, 2000 e 2007.

População varia de acordo com o tempo, em recentes números divulgados pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 14/08 sobre os municípios brasileiros, o município confirma a seqüência de crescimento da população. Não temos os números de 1970, mas sabemos que a população daquele ano era maior de que em 1980 e 1991. década em que muitos alcantarenses foram embora para outras regiões do país.

Em 1991 a população alcantarense era de apenas de 8.606, em 1996; 9.166, em 2000; 9.548 e em 2007; 10.270 habitantes. Com base nos últimos 5 recenseamentos incluindo também o de 1980, o IBGE faz um calculo estatístico e simula a população para uma projeção atual e conclui que, em 1° de Julho de 2009, segundo o IBGE Alcântaras possui uma população de 10.816 habitantes. Isso poderá ser confirmado somente em 2010 onde o IBGE prepara um novo censo demográfico geral e não somente uma estimativa.

Serviços de atendimento a população como por exemplo atenção à saúde, a educação e Políticas Públicas especiais como a criança, a gestante e aos idosos certamente tem contribuído para a mudança desse quadro. Mas não podemos garantir que o motivo seja somente este, pois alguns municípios do estado do ceará também possuem estes serviços, e mesmo assim teve a população reduzida, como é o caso de Guaramiranga e mais outros 12 municípios; Reriutaba, Granjeiro, Porteiras, Farias Brito, Tarrafas, Lavras da Mangabeira, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Orós, Arneiroz, Aurora, Chorozinho e Jardim.

Um dos maiores motivos para a volta de crescimento certamente está ligado à exportação de mão obra do município no setor da construção civil para outras regiões do país, diferentemente de antigamente, esses trabalhadores são poucos os fixam residências onde estão, a grande maioria mantém vínculos direto com seus familiares em Alcântaras, muitos com esposas e filhos e mais cedo ou tarde estão de volta. São apenas temporadas que variam de 5 a 1 ano, ou ainda de seis meses ou até menos.

Na foto arquivo a rua Pedro Caetano, uma das mais populosas da cidade e uma das responsáveis pelo crescimento da zona urbana nas ultimas duas décadas, que praticamente dobrou a população da sede. O outro impulso populacional foi o surgimento da comunidade que se autodenomina como bairro Santo Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores