terça-feira, 10 de novembro de 2009

SEM TRANSPORTE GRATUITO, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ALCÂNTARAS PEDEM O FIM DO IMPASSE


Se não bastasse a peneira do vestibular para entrar na faculdade, e as horas de estudos para conseguir terminar o curso, estudantes ainda tem outro problema, que é se deslocar diariamente e chegar até a instituição de ensino superior. Hoje uma comissão de estudantes encaminhará uma nota ao prefeito pedindo o fim da situação e a solução para o problema.

Os estudantes universitários de Alcântaras, sem transporte para se deslocar a Sobral desde a segunda quinzena de outubro, ainda aguardam por uma solução da prefeitura. O problema já é de conhecimento de todos, e foi ocasionado depois de uma denuncia que muitos alegam ser mais um capítulo da velha política partidária de interior.

A situação poderia ser outra, se os estudantes universitários fossem realmente assistidos como deveria. Assim dá mesma forma que dá o direito, por outro lado não existem mecanismos que garantem isso. A constituição federal prevê a educação como dever do Estado, segundo ela, a Educação é um bem público.

Segundo o MEC, “Hoje, apenas 9% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos está cursando o ensino superior, número bem abaixo da Argentina, que tem 32%, dos Estados Unidos, com 50%, e do Canadá, com 62%. O Plano Nacional de Educação (2001/2010) prevê uma taxa de escolarização de 30% da população. O Estado brasileiro precisa promover políticas efetivas que garantam o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior expandindo as IFES para regiões que careçam de escolas superiores, criando vagas públicas nas universidades não estatais e privadas e ampliando os cursos noturnos nas universidades públicas já instaladas. O desafio da inclusão social é um dos temas centrais da reforma.”

Não adianta a criação de escolas se não criarem mecanismos para que os estudantes cheguem até ela, em Alcântaras, o problema com transporte é um exemplo disso. Não tendo alternativa, hoje uma solicitação feita pelos alunos será encaminha para que a administração municipal resolva o problema, pois, entende-se que o município é o principal interessado pela qualificação dos estudantes, pois dos estudantes é que vem o desenvolvimento futuro. Além disso, é o poder público mais próximo, capaz de trabalhar pelo bem comum.

O que não queremos, é que o município de Alcântaras sai das estatísticas, e que os estudantes tenham mais tranquilidade em seus estudos com os seus direitos garantidos.

SOLICITAÇÃO

Ilmo Senhor Prefeito Municipal de Alcântaras Raimundo Gomes Sobrinho, desde ano de 2005 estamos sendo beneficiados com a ampliação do Transporte escolar Universitário que continuou sendo oferecido no turno da noite durante a semana e passou a ser ofertado no turno da manhã e inclusive aos sábados bem como no período de férias por ocasião dos cursos de graduação oferecidos pelo FECOP.

No ano de 2007 tivemos um bom reforço quando o microônibus do Projeto Alvorada passou a transportar os alunos Universitários. Infelizmente, pessoas interessadas apenas na política partidária, numa total falta de bom senso denunciaram está ida dos estudantes no referido veiculo.

É de conhecimento de Vossa Senhoria que alguns dos Universitários não têm se quer condições financeiras para custear a faculdade e muito menos para pagar um transporte diário de ida e volta a Sobral. Alguns alunos já estão encerrando suas matrículas para continuarem depois e alguns pensam até em desistir do seu curso.

Vale ressaltar que estes estudantes formam a sociedade intelectual que futuramente trará melhorias e avanços na construção e desenvolvimento Municipais. Desta forma, pedimos que se sensibilizasse com a nossa situação e forneça um veiculo para que possamos continuar sonhando com um futuro melhor para toda a população Alcantarense. Sem mais para o momento e certos de sua compreensão e atendimento, antecipamos agradecimentos e subescrevemo-nos.

Alcântaras, 10 de Novembro de 2009
Cópia da solicitação:Enviada por um representante dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores