segunda-feira, 18 de julho de 2011

GUIA DAS CIDADES APRESENTA PERFIS DOS MUNICÍPIOS CEARENSES

O Anuário 2011-2012 mostra cada município em fichas com informações retiradas do Censo 2010. Sobral é citada no Anuário como um dos destaques na educação; o município ganhou cinco vezes o Selo Unicef.
 
O Censo 2010 mostrou que o Ceará tem 8,4 milhões de habitantes, vivendo no território de 148 mil km², nos 184 municípios. Dessa população, 75,1% está na zona urbana e 24,9% vive zona rural. E essa gente está distribuída pelas 227 páginas iniciais do Anuário do Ceará 2011-2012, no capítulo Guia das Cidades.

Como uma expedição pelas terras cearenses, o Guia explora meticulosamente os municípios e disponibiliza fichas, com mais de 90 informações, sobre cada um deles. Elas abordam diversos aspectos, como demografia, política, economia, cultura e infraestrutura.

O capítulo também apresenta rankings com os melhores e piores desempenhos em parâmetros como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB). O percurso é em ordem alfabética. Começa por Abaiara e vai até Viçosa do Ceará.

Barroquinha, distante 413 quilômetros de Fortaleza, possui o pior IDH do Estado. Alcântaras, cidade entre arbustos de caatinga e com uma população de 10.773 alcantarenses, pode se orgulhar por ser uma das nove cidades cearenses a manter em zero a taxa de mortalidade infantil.

Os municípios cearenses de Sobral e Jucás destacam-se na área de educação. Eles estão entre as mais agraciadas com o Selo Unicef. Cada uma tem com cinco premiações.

Criado no ano de 1999, o Selo é entregue para os municípios que obtiveram melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

SERVIÇO

Lançamento do Anuário do Ceará 2011-2012
Data: 21/7, às 20 horas
Local: La Maison
Evento exclusivo para convidados
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Guia das Cidades apresenta um capítulo com as cidades e regiões administrativas do Ceará, um guia rápido dos municípios, fichas de 183 municípios do Interior, fontes e glossário e a evolução dos municípios. A capital cearense, Fortaleza, tem capítulo exclusivo na obra.

A “BIOGRAFIA” DAS CIDADES

O Anuário do Ceará 2011-2012 traça a linha de evolução dos municípios cearenses. Um gráfico mostra como o Estado foi se constituindo ao longo de mais de 400 anos.

O trabalho foi elaborado pelo economista Cláudio Ferreira Lima, que usou como fontes o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

“Para quem for estudar os municípios do Ceará, é importante conhecer esses desdobramentos. É importante compreender que as cidades de hoje não são como no século XVIII ou no século XIV, porque elas foram subtraídas para dar origem a novos municípios”, explica Cláudio Ferreira Lima.

A linha parte de Aquiraz, a mais antiga cidade cearense, criada em 1699. Foi dela que se emanciparam Eusébio, em 1987, Pacajus, em 1890, e Cascavel, no ano 1833. Cascavel, por sua vez, deu origem a Beberibe em 1892 e a Pindoretama em 1987.

O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores