quinta-feira, 2 de outubro de 2014

(CLIMA) FUNCEME REGISTRA CHUVA EM 24 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Na manhã de hoje, moradora saiu para o trabalho usando guarda-chuva
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 24 municípios do Ceará na noite desta quarta-feira e madrugada desta quinta, 02. As precipitações foram localizadas, mas ocorreram em várias regiões e não são comuns para esta época do ano.

As dez maiores chuvas registradas pela Funceme ocorreram nos seguintes municípios: Ipueiras (49mm); Arneiroz (36mm); Choró (28mm); Cedro, em Várzea da Conceição (23mm); Crateús (15.6 mm); Ipueiras (15mm); Ibicuitinga (14.9mm); Lavras Da Mangabeira (14.2mm); Iguatu (14mm) e Ibaretama (12mm).

Há 12 dias que a Funceme não registrava chuvas significativas no Ceará. No último dia 19 de setembro, houve precipitação em 28 municípios, sendo a maior em Várzea Alegre (33mm). No início do mês de setembro houve registros, mas em menos de cinco municípios e com reduzida pluviometria.

De acordo com o meteorologista da Funceme, Leandro Valente, a influência de áreas de instabilidade atmosférica que se formam por causa da presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o Nordeste brasileiro, deixou o tempo instável. “A aproximação desse sistema, cujo centro está no Oceano Atlântico, favorece a ocorrência de chuvas”, explicou Valente. “Nas bordas do CAN há precipitações, enquanto que no centro fica desfavorável”.

A Funceme prevê para hoje (quinta-feira) a ocorrência de chuvas isoladas no Litoral Norte, na Serra da Ibiapaba, na região Jaguaribana e no Sul do Ceará.

Para amanhã e sábado deverá persistir sobre o Nordeste brasileiro, o sistema Cavado de Altos Níveis (CAN). Dessa forma, áreas de instabilidade atmosférica podem ocasionar chuvas isoladas no Centro-Sul e na faixa litorânea entre a madrugada e manhã. No decorrer do dia, céu entre nublado e parcialmente nublado em todas as regiões cearenses.

Fonte: Diário do Nordeste (Foto: Honório Barbosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores