quinta-feira, 26 de maio de 2016

CONTRA O IMPEACHMENT: PROFESSORES PROTESTAM CONTRA SENADOR CRISTOVAM BUARQUE EM FORTALEZA

Fotos: Mauri Melo/ O Povo
Ex-ministro da Educação no governo Lula, Cristovam votou pela admissibilidade do impeachment de Dilma. Professores faziam apelo para que ele mudasse de posição.

De visita a Fortaleza para participar de evento internacional organizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) foi alvo de protesto de professores em defesa do governo de Dilma Rousseff (PT). Ex-ministro da Educação no governo Lula, ele votou a favor da admissibilidade do processo no Senado no último dia 12, mas já anunciou que ainda não decidiu qual será sua posição na próxima votação.

Professores de todos os estados do País, após palestra do senador com tema "Educação Sustentável", levantaram-se com cartazes nas mãos e cobraram explicações de Cristovam. "Senador, não mache sua história", "Ouça a voz da democracia" e "Quero a Dilma de volta", diziam alguns papeis. Mais de 100 educadores lotavam o auditório do Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema, e cerca de 20 seguravam cartazes enquanto outros apoiavam com palmas e palavras de ordem sentados na plateia.

Questionado por um deles sobre como seria possível melhorar a educação com o governo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB), o senador respondeu: "É impossível fazer o que eu defendi aqui (na palestra) com esse governo que está aí e também com o que ficou por 13 anos no poder (Lula e Dilma), mas quem escolheu o Temer foi a Dilma".


Meia dúzia de professores falaram ao microfone, após pedido de Cristovam de que a palavra fosse dada a eles.  A manifestação foi pacífica e, segundo educadores que participaram, espontânea. Ao final da palestra, aproximadamente 11h15min, o senador tirou fotos com vários participantes. Ao chegar no evento no início da manhã, no entanto, o senador foi hostilizado por senhoras que o chamaram de "golpista".

Para Júlia Larré, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e integrante do Coletivo UFRPE pela democracia, a defesa de Dilma foi feita porque "ela foi eleita democraticamente" e "mesmo que tenha cometido erros, merece terminar o seu mandato".

Ela fala de possíveis atrasos que a educação pode sofrer com Temer e ressalta interrupção das bolsas de permanência, que "são muito importantes para estudantes pobres ficarem na universidade".

Cristovam participava da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária, organizada pela Uece em parceria com a Universidade Católica de Brasília e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Ministério da Educação

Cartazes também questionavam a visita do ator Alexandre Frota ao ministro da Educação Mendonça Filho feita nesta quarta-feira, 25, para discutir projetos de educação para o País. Em resposta, o senador e ex-ministro da pasta apenas ironizou encontro.

Sobre ocupações de escolas públicas feitas por alunos em vários estados no País, inclusive no Ceará, Cristovam disse que considera isso "a melhor coisa que está acontecendo no Brasil". 

Um comentário:

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores