quinta-feira, 28 de maio de 2009

Terra treme em Alcântaras e municípios da Zona Norte


Ontem Dia do Desafio em Alcântaras, com várias atividades programas para o evento, nem a terra ficou parada. O tremor que ocorreu por volta das 18:30 voltou a assustar moradores da cidade de Alcântaras e regiões rurais de municípios próximos.(Coreaú,Meruoca,Sobral e Massapê)

Não temos a magnitude de tremor, mas experiência de outras ocasiões, estima-se que seja um tremor de variação pequena entre 2,0 (micro tremores) a 2,9 que também são considerados de variação muito pequena.

Abalos sísmicos, tremor de terra ou, “O terremoto é uma oscilação rápida e freqüentemente violenta da superfície da Terra (do solo ou do fundo do oceano) provocada pela fricção interna das partes móveis da crosta terrestre. Enquanto os tremores suaves podem ocorrer em qualquer região do globo, os grandes terremotos geralmente ocorrem perto das bordas das principais placas que constituem a crosta e ao longo das elevações no meio do oceano, onde uma nova crosta está em formação.”

No entanto, alguns terremotos podem ser causados pela ação do homem, como é o caso do que aconteceu recentemente na Coréia do Norte dia 25 de maio com um Teste Nuclear,que atingiu 4,7 de magnitude.
Se quiser saber algo mais sobre terremotos, uma dica de um site muito interessante, http://www.tremordeterra.blogspot.com/
Foto: Arquivo, sismógrafo no Sítio São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores