sexta-feira, 17 de julho de 2009

Artistas da Região Norte expõem em Fortaleza




Sobrado apresenta a exposição Estrelas do Norte

O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento vinculado a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), apresenta a exposição “Estrelas do Norte”, que reúne artistas e obras significativas da Zona Norte do Estado do Ceará. São 37 artistas que comemoram a evidente expressão pessoal, regional e universal. A curadoria da exposição é de Dodora Guimarães.

A idéia da exposição foi centrada na participação de novos artistas, mas sem deixar de destacar artistas seminais como Raimundo Cela e Zenon Barreto, ambos nascidos em Sobral, que tem uma grande contribuição à história da arte cearense e brasileira. Assim, em “Estrelas do Norte” acontece um diálogo entre jovens promissores e inventores como o escultor Ivan que, nos anos 70 em Ubajara, foi capaz de provocar o surgimento de outras gerações de artífices, a exemplo de Frank Castro e Matias. Diálogo que visa quebrar o isolamento em que vivem Chico Marçal e Acélio Alves, de Sobral, e outros artistas igualmente instigantes, como Guido Darezzo, de Crateús, e os irmãos pintores Edsim e Zezim, da Meruoca.

Entre os expositores estão pintores e desenhistas com trajetórias também históricas: Cleoman Fontenele, de Viçosa, Tarcísio Félix, de Granja, Audifax Rios, de Santana do Acaraú, e o gravador Francisco de Almeida, de Crateús. Tanto Batista, como Félix, Audifax e Almeida, é necessário que se diga, estão aqui e lá, em curtas ou temporadas mais extensas eles animam a cena cultural da terra. A citar das novas gerações a presença de Wilson Neto, iniciado em Sobral, e Rian Fontenele, de Ubajara.

Fonte: http://www.ce.gov.br/ Secretaria de Cultura
Imagem; Web

2 comentários:

  1. QUALO E OS NOMES DOS ARTISTAS QUE NASCERAM AQUI LA NA REGIAO NORTE????????????????????????????
    ESPERO SUA RESPOSTA..........

    ResponderExcluir
  2. São artistas da "região Norte do Ceará", na própria postagem tem os nomes de alguns.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores