Foi lançado na tarde de ontem 12/10 a pedra fundamental e assinado o contrato entre a empresa Fraumar Construções Ltda e a Câmara Municipal de Alcântaras para a construção da sede própria do Legislativo Municipal alcantarense.
O novo endereço será na avenida Antônio Rocha Freire.
O Vereador e presidente da Câmara Antônio Marcos juntamente com o prefeito Raimundo Gomes Sobrinho entregaram a cheque da primeira parcela e primeira fase da construção da obra que ao todo custará mais de 150.000.
Estiveram presentes ao evento alguns vereadores, além do vice-prefeito, funcionários da câmara e da prefeitura municipal, secretários municipais, convidados e populares. Durante o evento Antônio Marcos Ximenes presidente da Câmara Municipal concedeu uma entrevista ao programa Tribuna e Plenário do Radialista Oliveira Domingos para a rádio Tupinambá de Sobral que cobria o evento no local.
Histórico
O município de Alcântaras, emancipado em 1957 e instalado em 1959, nunca teve uma sede própria do poder legislativo e quase sempre funcionou em prédio anexo a Prefeitura Municipal.
No mandato do ex-vereador e presidente da Câmara José Gomes do Nascimento (Zé Manduca) 1997 a 2000, a Câmara foi transferida para um prédio alugado localizado na Rua Monsenhor José Furtado no bairro Bela Vista, no entanto em 2001 retornou a prefeitura, pois embora alugado, não era legal funcionar em prédio privado, pois segundo a lei orgânica do município a câmara deveria funcionar em um prédio público.
Com o desentendimento do então presidente da Câmara Raimundo Nonato Ximenes Albuquerque e o Prefeito Joaquim Ximenes Carvalho em 2002, a câmara foi despejada da prefeitura e posteriormente passou a realizar algumas sessões ao ar livres na praça pública João Capristano em frente à Igreja Matriz da cidade. Depois do ocorrido, a justiça determinou a volta da Câmara para seu devido lugar.
Independência
Com a construção da sede própria, o poder legislativo municipal passará a ter total independência sobre poder executivo. Afinal se são poderes diferentes, a câmara municipal como órgão fiscalizador do executivo, não poderia ficar dependendo do outro poder, mesmo que fisicamente. Assim cada um ficará no seu devido lugar trabalhando para o bem comum de todos.
Terreno onde será construída a nova Câmara Municipal de Alcântaras
Nenhum comentário:
Postar um comentário