quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ALCÂNTARAS “SAFRA DO CAJÚ É PREJUDICADA PELO EXCESSO DE CHUVAS”


Desde segunda-feira 16 de Novembro,o clima vem mudando na Serra da Meruoca, pequenas chuvas vem ocorrendo nas madrugadas e nas manhãs. Nestes dias o ar tem deixado à sensação do clima de inverno.

Hoje pela manhã em Alcântaras, o céu amanheceu completamente nublado, seguido de um rápido sereno que pegou muita gente de surpresa. Na última segunda na localidade do Sitio Belém aconteceu pequenas precipitações de chuva, e durante toda a semana estava ameaçando ocorrer o mesmo na cidade.

Essa mudança no clima tem ocasionado um desequilíbrio na natureza e também algumas perdas para os agricultores. A safra de caju iniciada em Outubro, já está dando sinais de não ser a mesma do último ano. A perca provavelmente esta associada ao longo período de chuva que tem caído durante todo o ano de 2009, onde deste Janeiro apenas os meses de Setembro e Outubro não tem visto cair água, mesmo que algumas vezes seja em pouco volume, ela quase sempre veio.

O município tem na safra de castanha de caju, um enorme impulso na economia local, o que neste ano será muito enfraquecida. Na previsão dos compradores e produtores de castanha o volume total deverá alcançar um volume muito abaixo dos cerca de 2.000 a 1.500 toneladas de castanha que é produzida em uma boa safra ou em uma considerada normal.

A análise foi confirmada pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário do município Francisco Eneudo, segundo ele, o excesso de chuvas ocasionou o aparecimento de pragas como à antracnose e outras, além do atraso da florada, prejudicando a cultura local.

Foto: Sítio Laginha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores