terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TERRITÓRIO DA CIDADANIA DE SOBRAL "MEMBROS DOS MUNICÍPIOS SE REUNEM E DEFINEM METAS"


Muita dificuldade na coletas de informações, desconhecimento de muitos sobre o próprio território, e a falta de empenho de gestores, secretários municipais, ONG e sociedade civil.

O Território de Sobral se reuniu mais uma vez nesta terça-feira 01 de dezembro, a fim de dar continuidade na elaboração do diagnóstico dos micros territórios e assim poder conhecer e elaborar o documento que definirá o território da cidadania de Sobral.

Dos 17 municípios que compõem a área de Sobral, apenas representantes de 11 municípios esteve presente ao “Centro de Encontro Murmúrio da Natureza”, local do encontro no município de Meruoca.

No encontro se percebeu muita angústia por parte de alguns participantes, de alguns mobilisadores e das pessoas de boa vontade que compareceram ao evento, se perceberam também a diminuição dos participantes em relação aos outros encontros realizados anteriormente.

A plenária comandada pelos consultores da CAPACITE Roni e Marcio, que ouviram descontentamento dos muitos participantes em relação à divulgação dos trabalhos, da importância do território e da pouca participação dos gestores municipais, mesmo se sabendo que dois prefeitos terão que ser escolhido e fazerem parte do Comitê de Atuação.

No final ficaram decididos os encaminhamentos seguintes:
Mobilizar as instituições e movimentos sociais e, reuniões em micros; os municípios que ainda não conseguiram se mobilizar e que necessitam de apoio através de visitas para orientação: Massapé, Senador Sá, Santana do Acaraú, Mucambo, Graça, pacujá, Coreaú, Frecheirinha e Moraújo. Estes municípios terão visitas de apoio com o articulador Osvaldo Aguiar do Instituto Carnaúba e com representantes do núcleo dirigente.

Os municípios que não precisam de tratamento especial, mas que ainda também precisam de orientação, são: Varjota, Cariré, Reriutaba, Meruoca, Alcântara e Sobral.
Também serão realizados eventos com ong´s do território para discutir a responsabilidade social de cada território. Os responsáveis são Janeide (Capacite) e José Maria (Cáritas).

O evento seguiu até o final da tarde, e teve a participação dos Secretários de Agricultura de Meruoca, Francisco Abelardo, de Alcântaras; Francisco Eneudo, o secretário de Cultura de Alcântaras Miguel Marcelo. Entre outros presentes o Secretário de Agricultura de Santana do Acaraú, e o articulador Pedro Pitombeira, os organizadores do Instituto Agropólos e da Capacite, além de representante de vários municípios que formam o território de Sobral.
Este encontro foi a última planária geral do ano de 2009.
.
Escrito por Edilson Angelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores