Jaguaribara. Por pelo menos 20 dias, até o início da estação chuvosa, a barragem do Castanhão, neste município, terá suas comportas abertas para aumentar a capacidade de armazenamento de água das chuvas deste ano. Para isso, escoarão para o Rio Jaguaribe e, daí, ao mar, 500 milhões de metros cúbicos de água (ou cinco bilhões de litros). A abertura se dará no próximo sábado, com vazão total de 100 metros cúbicos por segundo, através de quatro comportas. A ideia é reduzir o nível do açude de 102,1 para 101 metros acima do nível do mar.
A decisão foi tomada na última quinta-feira, numa reunião entre a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e Defesa Civil. Numa reunião realizada, no mês passado, em Limoeiro do Norte, o presidente da Cogerh, Francisco Teixeira, já havia anunciado a importância de se liberar água do Castanhão para que houvesse suporte às águas das precipitações deste ano. "O Castanhão é um regulador de cheias", justificou Teixeira.
O fechamento das comportas deve acontecer no dia 26 de fevereiro, cerca de uma semana após o novo prognóstico da Funceme para o verão chuvoso deste ano, que será dado em 20 de fevereiro. Mesmo com as comportas ainda fechadas, o açude libera 23 metros cúbicos por segundo para a calha do rio Jaguaribe. Até ontem, o Castanhão acumulava 5,2 bilhões de metros cúbicos (a capacidade total é de 6,7 bilhões), com 78% de reserva de água.
.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário