segunda-feira, 26 de julho de 2010

PRINCESA NO NORTE: "mais de dois séculos de conquistas"

Caderno especial mostra a história e os avanços conquistados nas áreas sociais pela cidade de Sobral

Sobral. Esta cidade da Zona Norte do Estado, considerada como uma das melhores cidades do Brasil no que diz respeito a qualidade de vida, chega aos 237 anos de emancipação política. Lá estão instaladas diversas universidades, o que comprova a intensa atividade cultural da cidade. Principal município da região, o segundo mais importante em termos econômicos e culturais do Estado e o terceiro em número populacional do Ceará - com cerca de 190 mil habitantes -, ficando atrás da Região Metropolitana de Fortaleza e Juazeiro, no Cariri.

O estudo dos primeiros caminhos traçados na região foi fundamental para a compreensão da formação do espaço territorial sobralense. As trajetórias das boiadas constituíram caminhos que convergiam para a área em que se localizava a Fazenda Caiçara. Esta, geograficamente bem disposta, pela proximidade das águas do Rio Acaraú e do celeiro dos gêneros alimentícios na Serra da Meruoca, aglutinou em seu entorno atividades que fixaram os novos moradores e trabalhadores.

A Fazenda Caiçara servia ainda como ponto de referência na região da Ribeira do Acaraú, para a organização das boiadas com destino a Pernambuco, Maranhão e Bahia. Da fazenda, as boiadas partiam em comboio para proteger-se contra saqueadores e índios bravios. Assim, capitaneada pelo comércio do gado, iniciou-se uma rede de trocas na região. Dos centros comerciais receptores da carne seca, eram trazidos diversos produtos e escravos que ali chegavam pelos portos de Camocim e Acaraú.

Reportagem completa, clique  AQUI Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores