segunda-feira, 21 de março de 2011

GOVERNO ESTADUAL DO CEARÁ REALIZA EVENTO EM SOBRAL COM FOCO NO PROJETO SÃO JOSÉ III

O Prefeito Antônio Fonteles, de Meruoca, foi um dos gestores a receberem os benefícios entregues pelo governador Cid Gomes. Prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda foi anfitrião
Foto Wilson Gomes

Presente em 177 dos 184 Municípios do Ceará, o Projeto São José prioriza os 40 com menor desenvolvimento social

Sobral. Este Município serviu, na manhã de ontem, como porta de entrada para a entrega de equipamentos de subprojetos de mecanização agrícola e de subprojetos de abastecimento de água para associações da região. O evento, que faz do Projeto São José III e que beneficiará 5.700 famílias, começou com três horas de atraso, sob um forte calor. Contou com a presença do governador do Estado, Cid Gomes, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, deputados estaduais, prefeitos da região, lideranças rurais e vereadores de várias cidades. O auditório do Centro de Convenções ficou pequeno para o número de pessoas que comparecerem à solenidade.

Na chegada, o governador Cid Gomes teve que enfrentar um pequeno grupo de manifestantes, que solicitava uma intervenção junto a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e liberação de convênios para a universidade.

Agricultura familiar

Dentro do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Projeto São José trabalha no fortalecimento da infraestrutura básica e da organização da agricultura familiar, com implantação de sistema de abastecimento de água, melhorias sanitárias e mecanização agrícola das comunidades rurais, focando no desenvolvimento sustentável. Além disso, atua no financiamento de projetos com foco nas cadeias produtivas prioritárias e emergentes, principalmente a piscicultura, a ovinocaprinocultura e a apicultura, totalizando R$ 9,2 milhões.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o Projeto São José está presente hoje em 177 dos 184 Municípios do Ceará, com prioridade para os 40 de menor Índice de Desenvolvimento Social (IDS). "Apesar do Projeto São José já ter se encerrado em julho de 2009, o governador Cid Gomes, com recursos próprios do Estado, vem mantendo a liberação de projetos desde a época até os dias atuais. E nesse ano de 2011, mais duas regiões estão sendo beneficiadas: Cariri e região Norte", disse Nelson Martins.

Os investimentos são realizados a partir de demandas da própria comunidade que elege suas prioridades, participando da elaboração do subprojeto técnico. De 2007 a 2010, o São José realizou 1.362 assistências entre abastecimento d´água, eletrificação, mecanização agrícola, ações produtivas e sociais, beneficiando mais de 27 mil famílias e investindo cerca de R$ 100 milhões. Mas nem todas as associações foram contempladas com os recursos.

"Estamos há mais de oito anos lutando por recursos para a construção de uma barragem, que irá beneficiar mais 70 famílias. O projeto está na Superintendência de Obras Hidráulicas do Governo do Estado (Sohidra), aguardando liberação. E vamos cobrar por isso hoje", disse Marlou Júnior Rodrigues, presidente da Associação dos Assentados Lagoa do Mato, localizado no Distrito de Aracatiaçu, Município de Sobral.

"Vamos utilizar o trator hoje adquirido para preparar o roçado para o plantio, antes do inverno. Ao contrário do que acontece hoje, quando o inverno começa é que conseguimos preparar a terra com maquinário alugado", disse José Vagner de Albuquerque, presidente da Associação Jordão das Caraúbas, da Cidade de Quixeramobim, no Sertão Central, uma das comunidades beneficiadas com o projeto mecanização agrícolas.

Participação

Os recursos do Projeto São José III, são adquiridos com a participação de 90% do Governo do Estado, dos quais 15% do Tesouro do Estado e 75% de empréstimos contraídos junto ao Banco Mundial. A comunidade participa com 10% do custo do subprojeto, geralmente com mão de obra e materiais.

Durante a solenidade na Zona Norte, Cid Gomes fez a entrega de 94 veículos, 100 motocicletas, 475 computadores e 206 estações de trabalho que vão reforçar a estrutura de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a agricultura familiar cearense.

A ação faz parte do Pacto Federativo - O Compromisso Mais Nordeste Mais Amazônia Legal, lançado no ano de 2008, que busca coordenar ações entre os três níveis de governo para reduzir desigualdades nas duas regiões.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado
Avenida Bezerra de Menezes, 1820, Fortaleza Telefone: (85) 3101.2473
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores